SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida Very Happy
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
Como fazer Escolha de Controles para Android
NEM SEMPRE AS COISAS SAEM COMO NÓS ESPERAMOS
[____ADMINISTRADOR____] VOTAÇÃO - Eficiência do fórum
DUVIDA COMO CRIAR UM BOTÃO VIA SCRIPT
Script não compila com monodevelop
Meu Canva nao para de tremer o que fazer?
Erros nesse script
A.S TRUCK
[DEVLOG] Projeto - Girl Blade
[____APOIE O FÓRUM E O CANAL E GANHE RECOMPENSAS____]
pathfind (IA) para jogo em 2D? por favor ;/
[Duvida] Sistema Loja de Item's
[DÚVIDA] JOGO ESTILO AGAR.IO NO UNITY 3D
[DÚVIDA] FAZER OBJETO GIRAR EM TORNO DE SI QUANDO CLICAR E ARRASTAR O OBJETO PARA OS LADOS
tutorial dentro do jogo
[SUPER ATUALIZAÇÃO] - Android - Night Hunter RPG, Faça um teste e avalie! Alpha #5
Variável static e script de inventário
PREFAB(clone)
[Ajuda] Loop na array material
Duvidas multiplayer online em terceira pessoa
(AVALIEM) Sistema de IA para pedestre e trafego e ROTAS COM RAIN
[Resolvido]Error na Hora no Build
(Duvida)Folhas Voarem
Script de Mover - Estilo Subway Surfs
KeyStore para colocar jogo na Google Play
[____TÓPICO LIVRE____] FALE O QUE QUISER (Parte 2)
ERRO AO COMPILAR O JOGO
Erro no Script
Como rodar uma animação feita em shape keys do blender na unity?
[RESOLVIDO] DUVIDA AI DO INIMIGO
Contruir No local selecionado pelo usuario
[Duvida] A versao Do Visual Studio Influencia?
Dúvida no uso do If para esta ocasião ?
TEM COMO COLOCAR UM VIDEO NO CANVAS?
Mudar Gráfico
[_____CRONOGRAMA DO CANAL_____]
Problema com Sprite
Script de Mover
[Duvida] ScrollBar
Preciso De Um Pessoa Para Fazer Ums Sprites para Um jogo de escape
TESTAR JOGO MULTIPLAYER ONLINE
Veiculos Para o Unity!
ALTERAR DE KeyCode pra Button (ANDROID)
(Slope Skate) Novo jogo na Play Store
Modulo - Game Play Store
[Servidores Experimentais] No Exit - Beta Aberto
SERVIDOR MULTIPLAYER PARA ANDROID
[Modelo 3D] Ponte + Download grátis!
MULTIPLAYER PHOTON
Você acha essa mecânica de combate divertida ou pobre?
MULTIPLAYER ONLINE [PHOTON]
Não consigo conectar meu pc com meu celular em um multiplayer local?
EFEITO TRANSPARENTE TIPO FANTASMA
Modelo 3D - Pack com 2 portas free
Bug Easy Roads
DUVIDA ANIMAÇÕES INIMIGO
TELEPORTE "A LA MINECRAFT"(ENDERPEARL)
Criação de Servidores para jogos dentre unity
Asset de Movimento de Veiculos (ANDROID)
Como faço para apos uma animação acabar, executar outra ação C#
ESSE EO MEU JOGO QUE EU ESTOU DESENVOLVENDO (VERSAO ALPHA)
alguem sabe como eu posso colocar um joystick para mover a camera
Criando FPS Multiplayer
[AVALIAÇÃO] AVALIEM MEU JOGO MOBILE
MEU JOGO DE TERROR EM DESENVOLVIMENTO E BLOGGUER
[UPDATE DO MEU PROJETO] - Veja e avalie o sistema de combate do meu jogo!
Probleminha na animação 16bit andando...
[Duvida] Canvas, Imagens Na Frente.
[TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
[duvida] Easy Roads
Fighters for honor(Jogo da segunda guerra mundial)
[TUTORIAL] Aprenda C# - Unity 5
Mais um Teste do jogo em andamento
ERRO COM SCRIPT INDETECTÁVEL
Como girar o mundo?
[DÚVIDA FATAL]Movimentação do player
Unity Congelando
PHP e MYSQLI
PAUSE COM POP UP !
[TUTORIAL]Passar de cena ao colidir em objeto ou ao passar certo tempo
[RESOLVIDO] Tela (Screen) Android e Joystick adaptável à tela !
Tela Ajustável (Android)
[DÚVIDA] SOM SAIR QUANDO CHEGAR PERTO DE UM OBJETO
Ajuda Jogo de Luta 2D precisando de AI CPU inteligente
Parentear Objetos por script C#
[TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
BAIXE GRÁTIS MODELOS 3D (FUZIL FOTO REALÍSTICO - 22-06-2017)
ALGUEM SABE COMO POSSO DESATIVAR O LOOP DA ANIMAÇAO
Sistema de Nevoa
COMO EXPORTAR MEU PROJETO E DAR CONTINUAÇÃO POR OUTRO COMPUTADOR ?
MEU JOGO ANDROID
Asset Sistema de rajada
Preciso de Programador e Modelador para jogo de tiro futurista
[Unity] - Criar botão em C#
Bugs da Unity
Defeito com colisao
Erro estranho Invalid AABB a
não esta salvando o score
Ajuda com scripts de inimigo e player'' interação de zumbi e player''
Hoje à(s) 3:54 pm
Hoje à(s) 3:50 pm
Hoje à(s) 3:08 pm
Hoje à(s) 2:39 pm
Hoje à(s) 2:15 pm
Hoje à(s) 11:51 am
Hoje à(s) 11:44 am
Hoje à(s) 11:34 am
Hoje à(s) 10:03 am
Hoje à(s) 9:59 am
Hoje à(s) 9:53 am
Hoje à(s) 7:47 am
Hoje à(s) 5:55 am
Hoje à(s) 5:53 am
Ontem à(s) 10:55 pm
Ontem à(s) 10:55 pm
Ontem à(s) 10:54 pm
Ontem à(s) 10:25 pm
Ontem à(s) 7:49 pm
Ontem à(s) 7:47 pm
Ontem à(s) 7:07 pm
Ontem à(s) 5:21 pm
Ontem à(s) 4:46 pm
Ontem à(s) 4:41 pm
Ontem à(s) 4:21 pm
Ontem à(s) 3:58 pm
Ontem à(s) 3:54 pm
Ontem à(s) 3:48 pm
Ontem à(s) 3:48 pm
Ontem à(s) 3:24 pm
Ontem à(s) 3:18 pm
Ontem à(s) 3:02 pm
Ontem à(s) 2:55 pm
Ontem à(s) 2:53 pm
Ontem à(s) 2:11 pm
Ontem à(s) 2:06 pm
Ontem à(s) 2:05 pm
Ontem à(s) 2:03 pm
Ontem à(s) 2:01 pm
Ontem à(s) 1:52 pm
Ontem à(s) 1:51 pm
Ontem à(s) 1:39 pm
Ontem à(s) 12:16 pm
Ontem à(s) 11:01 am
Ontem à(s) 10:58 am
Seg Jun 26, 2017 10:02 pm
Seg Jun 26, 2017 9:39 pm
Seg Jun 26, 2017 8:56 pm
Seg Jun 26, 2017 8:28 pm
Seg Jun 26, 2017 6:20 pm
Seg Jun 26, 2017 5:45 pm
Seg Jun 26, 2017 5:32 pm
Seg Jun 26, 2017 2:51 pm
Seg Jun 26, 2017 10:37 am
Seg Jun 26, 2017 7:31 am
Dom Jun 25, 2017 11:02 pm
Dom Jun 25, 2017 10:18 pm
Dom Jun 25, 2017 5:51 pm
Dom Jun 25, 2017 3:51 pm
Dom Jun 25, 2017 1:59 pm
Dom Jun 25, 2017 11:50 am
Dom Jun 25, 2017 5:03 am
Dom Jun 25, 2017 2:56 am
Dom Jun 25, 2017 1:57 am
Sab Jun 24, 2017 10:36 pm
Sab Jun 24, 2017 10:12 pm
Sab Jun 24, 2017 9:50 pm
Sab Jun 24, 2017 9:31 pm
Sab Jun 24, 2017 8:27 pm
Sab Jun 24, 2017 7:12 pm
Sab Jun 24, 2017 6:26 pm
Sab Jun 24, 2017 4:44 pm
Sab Jun 24, 2017 3:42 pm
Sab Jun 24, 2017 1:39 pm
Sab Jun 24, 2017 12:41 pm
Sab Jun 24, 2017 12:32 am
Sex Jun 23, 2017 10:38 pm
Sex Jun 23, 2017 6:03 pm
Sex Jun 23, 2017 4:19 pm
Sex Jun 23, 2017 4:19 pm
Sex Jun 23, 2017 4:08 pm
Sex Jun 23, 2017 4:05 pm
Sex Jun 23, 2017 2:02 pm
Sex Jun 23, 2017 12:50 pm
Sex Jun 23, 2017 12:23 pm
Sex Jun 23, 2017 11:44 am
Sex Jun 23, 2017 7:34 am
Qui Jun 22, 2017 9:38 pm
Qui Jun 22, 2017 7:18 pm
Qui Jun 22, 2017 12:34 pm
Qui Jun 22, 2017 12:33 pm
Qui Jun 22, 2017 12:30 pm
Qui Jun 22, 2017 12:10 pm
Qui Jun 22, 2017 9:37 am
Qua Jun 21, 2017 10:19 pm
Qua Jun 21, 2017 8:39 pm
Qua Jun 21, 2017 8:34 pm
Qua Jun 21, 2017 8:08 pm
Qua Jun 21, 2017 7:35 pm
Duarte
Diego Felix
Encracker
Encracker
izacnet
Dom3000
Callyde Jr
ViniciusBr156
dstaroski
thzin
hamerom
dstaroski
Gabriel César O
Gabriel César O
lelouchsdky
marcos4503
JoelMJunior
DuViDoSo
ffabim
paulonotur
Zecandy
Duarte
marcos4503
MarcosSchultz
Duarte
Nyland
MarcosSchultz
MarcosSchultz
thzin
Diego Felix
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
fecirineu
fecirineu
ViniciusBr156
PauloFR
Édipo
Édipo
fecirineu
fecirineu
MateusWTP
fecirineu
rafaelllsd
fecirineu
Willian Wii
marcos4503
Diego Felix
dstaroski
Diego Felix
marcos4503
marcos4503
thzin
marcos4503
glauco
Gabriel César O
hen000
fecirineu
marcos4503
marcos4503
Ghosthy
michelly
LuizFixa3D
tom ramber
Callyde Jr
MarcosSchultz
Zecandy
SmithSchuldiner
Priste_Hell
Mauricio Maggot
LuizFixa3D
Callyde Jr
SmithSchuldiner
tiagoardison
SmithSchuldiner
SmithSchuldiner
Gabriel César O
Callyde Jr
marcos4503
Gregory2017
joabr
marcos4503
bitgames
Callyde Jr
marcos4503
Dom3000
edu094
Gilliard
marcos4503
Dom3000
Dom3000
marcos4503
Robinsandi

[TUTORIAL] SOM DOS PASSOS e MOVIMENTO DA CAMERA

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TUTORIAL [TUTORIAL] SOM DOS PASSOS e MOVIMENTO DA CAMERA

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Set 20, 2014 1:20 am

ATENÇÃO, A PRIMEIRA PARTE DO TUTORIAL SERVE NA UNITY 3 OU UNITY 4... SE VOCÊ JÁ ESTIVER USANDO A UNITY 5, UTILIZE OS SCRIPTS DA SEGUNDA PARTE DO TUTORIAL, QUE SÃO ESPECIFICAMENTE DIRECIONADOS A UNITY 5, PARA EVITAR ERROS 



Intão, há varias maneiras de fazer som de passos na unity:


METODO1
Código:

var som : AudioClip;
var som1 : AudioClip;
function Update () {
 if( Input.GetKeyDown("w") ){
 audioClip = som;
audio.Play();
}
if( Input.GetKeyUp("w") ){
audioClip = som;
    audio.Stop();
}
 if( Input.GetKeyDown("s") ){
 audioClip = som1;
audio.Play();
}
if( Input.GetKeyUp("s") ){
audioClip = som1;
    audio.Stop();
}
}

Jogue este script no seu personagem e jogue um som no seu personagem também, com a opção loop marcada e a opção PlayOnAwake desmarcada. e o efeito está pronto


METODO 2 - AVANÇADO




Arquivos do tutorial: http://www.mediafire.com/download/6h605a8bdzjjiz1/ARQUIVOS.rar


Este medodo permine trocar o som em algum ambiente diferente, por ex: agua, terra, grama, etc.

Jogue este script no seu personagem:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(AudioSource))] // SCRIPT CRIADO POR Marcos Schultz
[RequireComponent(typeof(CharacterController))] // VISITE WWW.SCHULTZGAMES.COM e WEMAKEAGAME.COM.BR
public class PASSOS : MonoBehaviour {
 public AudioClip Madeira,Grama,Terra,Cimento,Metal,Agua,Pulo,SomPadrao;
 private CharacterController controller;
 private bool Pulou,Esperando,EstaNaAgua;
 private float TempoDeEspera,tempoCorridaENormal = 1;
 public float TempoMadeira = 0.6f,TempoGrama = 0.6f,TempoTerra = 0.6f,TempoCimento = 0.6f,TempoMetal = 0.6f,TempoAgua = 0.6f,TempoPulo = 0.6f,TempoPadrao = 0.6f,Aceleracao = 1.3f;
 //variaveis de movimento da camera
 public GameObject CameraDoPlayer;
 public float intensidadeDoMovimento;
 private Vector3 PosicaoInicialDaCamera;
 private float movimentoDaCamera;
 private bool comecarContagem;
 public bool AtivarMovimento;
 void Start (){
 comecarContagem = false;
 PosicaoInicialDaCamera = CameraDoPlayer.transform.localPosition;
 controller = GetComponent<CharacterController> ();
 }
 void Update (){
 RaycastHit hit;
 if (Pulou == false) {
 if (Physics.Raycast (transform.position, Vector3.down, out hit)) {
 if (hit.collider.gameObject.CompareTag ("MADEIRA")) {
 audio.clip = Madeira;
 } else if (hit.collider.gameObject.CompareTag ("GRAMA")) {
 audio.clip = Grama;
 } else if (hit.collider.gameObject.CompareTag ("TERRA")) {
 audio.clip = Terra;
 } else if (hit.collider.gameObject.CompareTag ("CIMENTO")) {
 audio.clip = Cimento;
 } else if (hit.collider.gameObject.CompareTag ("METAL")) {
 audio.clip = Metal;
 } else if (EstaNaAgua == true) {
 audio.clip = Agua;
 } else {
 audio.clip = SomPadrao;
 }
 }
 if (controller.isGrounded && controller.velocity.magnitude > 0.2f) {
 if (!audio.isPlaying) {
 TocarSons ();
 if (comecarContagem == false) {
 movimentoDaCamera += Time.deltaTime;
 }
 if (comecarContagem == true) {
 movimentoDaCamera -= Time.deltaTime;
 }
 }
 }
 if (!controller.isGrounded || controller.velocity.magnitude <= 0.19f) {
 audio.Stop ();
 CameraDoPlayer.transform.localPosition = Vector3.Lerp (CameraDoPlayer.transform.localPosition, PosicaoInicialDaCamera + PosicaoInicialDaCamera * 0.25f* intensidadeDoMovimento, 10 * Time.deltaTime);  
 }
 }
 if (movimentoDaCamera >= TempoDeEspera) {
 comecarContagem = true;
 }
 if (movimentoDaCamera <= 0) {
 comecarContagem = false;
 }
 if (AtivarMovimento == true) {
 CameraDoPlayer.transform.localPosition = Vector3.Lerp (CameraDoPlayer.transform.localPosition, PosicaoInicialDaCamera + PosicaoInicialDaCamera * movimentoDaCamera * intensidadeDoMovimento, 10 * Time.deltaTime);                                                          
 }
 if (Input.GetKeyDown (KeyCode.Space) && Pulou == false) {
 Pulou = true;
 audio.clip = Pulo;
 if (!audio.isPlaying) {
 audio.Play ();
 } else if (audio.isPlaying) {
 audio.Stop ();
 audio.Play ();
 }
 }
 if (Esperando == true) {
 TempoDeEspera -= Time.deltaTime;
 }
 if (TempoDeEspera <= 0) {
 Esperando = false;
 }
 if (Input.GetKey (KeyCode.LeftShift)) {
 tempoCorridaENormal = 1 / Aceleracao;
 } else {
 tempoCorridaENormal = 1;
 }
 }
 void OnControllerColliderHit (ControllerColliderHit hit){
 Pulou = false;
 }
 void OnTriggerEnter(Collider Other){
 if(Other.gameObject.CompareTag ("AGUA")){
 EstaNaAgua = true;
 }
 }
 void OnTriggerExit(Collider Other){
 if(Other.gameObject.CompareTag ("AGUA")){
 EstaNaAgua = false;
 }
 }
 void TocarSons (){
 if (Esperando == false) {
 audio.Stop ();
 if (audio.clip == Madeira) {
 TempoDeEspera = TempoMadeira * tempoCorridaENormal;
 Esperando = true;
 audio.PlayOneShot (audio.clip);
 }
 if (audio.clip == Grama) {
 TempoDeEspera = TempoGrama * tempoCorridaENormal;
 Esperando = true;
 audio.PlayOneShot (audio.clip);
 }
 if (audio.clip == Terra) {
 TempoDeEspera = TempoTerra * tempoCorridaENormal;
 Esperando = true;
 audio.PlayOneShot (audio.clip);
 }
 if (audio.clip == Cimento) {
 TempoDeEspera = TempoCimento * tempoCorridaENormal;
 Esperando = true;
 audio.PlayOneShot (audio.clip);
 }
 if (audio.clip == Metal) {
 TempoDeEspera = TempoMetal * tempoCorridaENormal;
 Esperando = true;
 audio.PlayOneShot (audio.clip);
 }
 if (audio.clip == Agua) {
 TempoDeEspera = TempoAgua * tempoCorridaENormal;
 Esperando = true;
 audio.PlayOneShot (audio.clip);
 }
 if (audio.clip == Pulo) {
 TempoDeEspera = TempoPulo * tempoCorridaENormal;
 Esperando = true;
 audio.PlayOneShot (audio.clip);
 }
 if (audio.clip == SomPadrao) {
 TempoDeEspera = TempoPadrao * tempoCorridaENormal;
 Esperando = true;
 audio.PlayOneShot (audio.clip);
 }
 }
 }
 }

Configure as variaveis de tempo

Jogue os sons nas variaveis de sons

Jogue a camera na variavel da camera

Adicione Tags aos terrenos

Crie um box collider com a opção trigger marcada e ponha a tag " AGUA " nele. e ponha este box collider na agua, para dar o som de água quando entrar no colisor



CASO TENHA APENAS 1 SOM EM CENA, PODE USAR ESTE SCRIPT:





Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(AudioSource))] // SCRIPT CRIADO POR Marcos Schultz
[RequireComponent(typeof(CharacterController))] // VISITE WWW.SCHULTZGAMES.COM e WEMAKEAGAME.COM.BR
public class PASSOS : MonoBehaviour {
 public AudioClip SomDePassos;
 private CharacterController controller;
 private bool Esperando;
 private float TempoDeEspera;
 public float TempoDoPasso = 0.6f;
 //variaveis de movimento da camera
 public GameObject CameraDoPlayer;
 public float intensidadeDoMovimento;
 private Vector3 PosicaoInicialDaCamera;
 public float movimentoDaCamera;
 public bool comecarContagem;
 void Start (){
 comecarContagem = false;
 PosicaoInicialDaCamera = CameraDoPlayer.transform.localPosition;
 controller = GetComponent<CharacterController> ();
 }
 void Update (){
 CameraDoPlayer.transform.localPosition = Vector3.Lerp (CameraDoPlayer.transform.localPosition, PosicaoInicialDaCamera + PosicaoInicialDaCamera * movimentoDaCamera * intensidadeDoMovimento, 10 * Time.deltaTime);  
 if (controller.isGrounded && controller.velocity.magnitude > 0.2f) {
 if (!audio.isPlaying) {
 TocarSons ();
 if (comecarContagem == false) {
 movimentoDaCamera += Time.deltaTime;
 }
 if (comecarContagem == true) {
 movimentoDaCamera -= Time.deltaTime;
 }
 }
 }
 if (!controller.isGrounded || controller.velocity.magnitude <= 0.19f) {
 audio.Stop ();
 CameraDoPlayer.transform.localPosition = Vector3.Lerp (CameraDoPlayer.transform.localPosition, PosicaoInicialDaCamera + PosicaoInicialDaCamera * 0.25f* intensidadeDoMovimento, 10 * Time.deltaTime);
 }
 if (movimentoDaCamera >= TempoDeEspera) {
 comecarContagem = true;
 }
 if (movimentoDaCamera <= 0) {
 comecarContagem = false;
 }                                                        
 if (Esperando == true) {
 TempoDeEspera -= Time.deltaTime;
 }
 if (TempoDeEspera <= 0) {
 Esperando = false;
 }
 }
 void TocarSons (){
 if (Esperando == false) {
 audio.Stop ();
 TempoDeEspera = TempoDoPasso;
 Esperando = true;
 audio.PlayOneShot (SomDePassos);
 }
 }
}





SE VOCÊ ESTIVER USANDO A UNITY 5:




ESTE É O PRIMEIRO SCRIPT


Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(AudioSource))] // SCRIPT CRIADO POR Marcos Schultz
[RequireComponent(typeof(CharacterController))] // VISITE WWW.SCHULTZGAMES.COM e WEMAKEAGAME.COM.BR
public class PASSOS : MonoBehaviour {
 public AudioClip Madeira,Grama,Terra,Cimento,Metal,Agua,Pulo,SomPadrao;
 private CharacterController controller;
 private bool Pulou,Esperando,EstaNaAgua;
 private float TempoDeEspera,tempoCorridaENormal = 1;
 public float TempoMadeira = 0.6f,TempoGrama = 0.6f,TempoTerra = 0.6f,TempoCimento = 0.6f,TempoMetal = 0.6f,TempoAgua = 0.6f,TempoPulo = 0.6f,TempoPadrao = 0.6f,Aceleracao = 1.3f;
 //variaveis de movimento da camera
 public GameObject CameraDoPlayer;
 public float intensidadeDoMovimento;
 private Vector3 PosicaoInicialDaCamera;
 private float movimentoDaCamera;
 private bool comecarContagem;
 public bool AtivarMovimento;
 void Start (){
 comecarContagem = false;
 PosicaoInicialDaCamera = CameraDoPlayer.transform.localPosition;
 controller = GetComponent<CharacterController> ();
 }
 void Update (){
 RaycastHit hit;
 if (Pulou == false) {
 if (Physics.Raycast (transform.position, Vector3.down, out hit)) {
 if (hit.collider.gameObject.CompareTag ("MADEIRA")) {
 GetComponent<AudioSource>().clip = Madeira;
 } else if (hit.collider.gameObject.CompareTag ("GRAMA")) {
 GetComponent<AudioSource>().clip = Grama;
 } else if (hit.collider.gameObject.CompareTag ("TERRA")) {
 GetComponent<AudioSource>().clip = Terra;
 } else if (hit.collider.gameObject.CompareTag ("CIMENTO")) {
 GetComponent<AudioSource>().clip = Cimento;
 } else if (hit.collider.gameObject.CompareTag ("METAL")) {
 GetComponent<AudioSource>().clip = Metal;
 } else if (EstaNaAgua == true) {
 GetComponent<AudioSource>().clip = Agua;
 } else {
 GetComponent<AudioSource>().clip = SomPadrao;
 }
 }
 if (controller.isGrounded && controller.velocity.magnitude > 0.2f) {
 if (!GetComponent<AudioSource>().isPlaying) {
 TocarSons ();
 if (comecarContagem == false) {
 movimentoDaCamera += Time.deltaTime;
 }
 if (comecarContagem == true) {
 movimentoDaCamera -= Time.deltaTime;
 }
 }
 }
 if (!controller.isGrounded || controller.velocity.magnitude <= 0.19f) {
 GetComponent<AudioSource>().Stop ();
 CameraDoPlayer.transform.localPosition = Vector3.Lerp (CameraDoPlayer.transform.localPosition, PosicaoInicialDaCamera + PosicaoInicialDaCamera * 0.25f* intensidadeDoMovimento, 10 * Time.deltaTime);  
 }
 }
 if (movimentoDaCamera >= TempoDeEspera) {
 comecarContagem = true;
 }
 if (movimentoDaCamera <= 0) {
 comecarContagem = false;
 }
 if (AtivarMovimento == true) {
 CameraDoPlayer.transform.localPosition = Vector3.Lerp (CameraDoPlayer.transform.localPosition, PosicaoInicialDaCamera + PosicaoInicialDaCamera * movimentoDaCamera * intensidadeDoMovimento, 10 * Time.deltaTime);                                                          
 }
 if (Input.GetKeyDown (KeyCode.Space) && Pulou == false) {
 Pulou = true;
 GetComponent<AudioSource>().clip = Pulo;
 if (!GetComponent<AudioSource>().isPlaying) {
 GetComponent<AudioSource>().Play ();
 } else if (GetComponent<AudioSource>().isPlaying) {
 GetComponent<AudioSource>().Stop ();
 GetComponent<AudioSource>().Play ();
 }
 }
 if (Esperando == true) {
 TempoDeEspera -= Time.deltaTime;
 }
 if (TempoDeEspera <= 0) {
 Esperando = false;
 }
 if (Input.GetKey (KeyCode.LeftShift)) {
 tempoCorridaENormal = 1 / Aceleracao;
 } else {
 tempoCorridaENormal = 1;
 }
 }
 void OnControllerColliderHit (ControllerColliderHit hit){
 Pulou = false;
 }
 void OnTriggerEnter(Collider Other){
 if(Other.gameObject.CompareTag ("AGUA")){
 EstaNaAgua = true;
 }
 }
 void OnTriggerExit(Collider Other){
 if(Other.gameObject.CompareTag ("AGUA")){
 EstaNaAgua = false;
 }
 }
 void TocarSons (){
 if (Esperando == false) {
 GetComponent<AudioSource>().Stop ();
 if (GetComponent<AudioSource>().clip == Madeira) {
 TempoDeEspera = TempoMadeira * tempoCorridaENormal;
 Esperando = true;
 GetComponent<AudioSource>().PlayOneShot (GetComponent<AudioSource>().clip);
 }
 if (GetComponent<AudioSource>().clip == Grama) {
 TempoDeEspera = TempoGrama * tempoCorridaENormal;
 Esperando = true;
 GetComponent<AudioSource>().PlayOneShot (GetComponent<AudioSource>().clip);
 }
 if (GetComponent<AudioSource>().clip == Terra) {
 TempoDeEspera = TempoTerra * tempoCorridaENormal;
 Esperando = true;
 GetComponent<AudioSource>().PlayOneShot (GetComponent<AudioSource>().clip);
 }
 if (GetComponent<AudioSource>().clip == Cimento) {
 TempoDeEspera = TempoCimento * tempoCorridaENormal;
 Esperando = true;
 GetComponent<AudioSource>().PlayOneShot (GetComponent<AudioSource>().clip);
 }
 if (GetComponent<AudioSource>().clip == Metal) {
 TempoDeEspera = TempoMetal * tempoCorridaENormal;
 Esperando = true;
 GetComponent<AudioSource>().PlayOneShot (GetComponent<AudioSource>().clip);
 }
 if (GetComponent<AudioSource>().clip == Agua) {
 TempoDeEspera = TempoAgua * tempoCorridaENormal;
 Esperando = true;
 GetComponent<AudioSource>().PlayOneShot (GetComponent<AudioSource>().clip);
 }
 if (GetComponent<AudioSource>().clip == Pulo) {
 TempoDeEspera = TempoPulo * tempoCorridaENormal;
 Esperando = true;
 GetComponent<AudioSource>().PlayOneShot (GetComponent<AudioSource>().clip);
 }
 if (GetComponent<AudioSource>().clip == SomPadrao) {
 TempoDeEspera = TempoPadrao * tempoCorridaENormal;
 Esperando = true;
 GetComponent<AudioSource>().PlayOneShot (GetComponent<AudioSource>().clip);
 }
 }
 }
}


CASO TENHA APENAS 1 SOM EM CENA, PODE USAR ESTE:


Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(AudioSource))] // SCRIPT CRIADO POR Marcos Schultz
[RequireComponent(typeof(CharacterController))] // VISITE WWW.SCHULTZGAMES.COM e WEMAKEAGAME.COM.BR
public class PASSOS : MonoBehaviour {
 public AudioClip SomDePassos;
 private CharacterController controller;
 private bool Esperando;
 private float TempoDeEspera;
 public float TempoDoPasso = 0.6f;
 //variaveis de movimento da camera
 public GameObject CameraDoPlayer;
 public float intensidadeDoMovimento;
 private Vector3 PosicaoInicialDaCamera;
 public float movimentoDaCamera;
 public bool comecarContagem;
 void Start (){
 comecarContagem = false;
 PosicaoInicialDaCamera = CameraDoPlayer.transform.localPosition;
 controller = GetComponent<CharacterController> ();
 }
 void Update (){
 CameraDoPlayer.transform.localPosition = Vector3.Lerp (CameraDoPlayer.transform.localPosition, PosicaoInicialDaCamera + PosicaoInicialDaCamera * movimentoDaCamera * intensidadeDoMovimento, 10 * Time.deltaTime);  
 if (controller.isGrounded && controller.velocity.magnitude > 0.2f) {
 if (!GetComponent<AudioSource>().isPlaying) {
 TocarSons ();
 if (comecarContagem == false) {
 movimentoDaCamera += Time.deltaTime;
 }
 if (comecarContagem == true) {
 movimentoDaCamera -= Time.deltaTime;
 }
 }
 }
 if (!controller.isGrounded || controller.velocity.magnitude <= 0.19f) {
 GetComponent<AudioSource>().Stop ();
 CameraDoPlayer.transform.localPosition = Vector3.Lerp (CameraDoPlayer.transform.localPosition, PosicaoInicialDaCamera + PosicaoInicialDaCamera * 0.25f* intensidadeDoMovimento, 10 * Time.deltaTime);
 }
 if (movimentoDaCamera >= TempoDeEspera) {
 comecarContagem = true;
 }
 if (movimentoDaCamera <= 0) {
 comecarContagem = false;
 }                                                        
 if (Esperando == true) {
 TempoDeEspera -= Time.deltaTime;
 }
 if (TempoDeEspera <= 0) {
 Esperando = false;
 }
 }
 void TocarSons (){
 if (Esperando == false) {
 GetComponent<AudioSource>().Stop ();
 TempoDeEspera = TempoDoPasso;
 Esperando = true;
 GetComponent<AudioSource>().PlayOneShot (SomDePassos);
 }
 }
}



Última edição por MarcosSchultz em Ter Jun 07, 2016 8:48 pm, editado 5 vez(es)
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 9030
REPUTAÇÃO : 1454
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] SOM DOS PASSOS e MOVIMENTO DA CAMERA

Mensagem por Dionilson em Qui Fev 05, 2015 12:51 pm

Ola novmente, os dois modos mais avancados em C# esta bugando quando faz o movimento da camera.

Eu tenho um cenario fechado, com as tags cimento, terra, tudo direitinho com mash colider, mas ele faz o movimento da camera corretamente quando quer, buga mais nos cantos e em locais mais apertados, faz o movimento e nao para, e mesmo que ande um pouco mais ele continua bugado.

Dionilson
Iniciante
Iniciante

Masculino PONTOS : 924
REPUTAÇÃO : 1
Idade : 25
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] SOM DOS PASSOS e MOVIMENTO DA CAMERA

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Fev 05, 2015 1:07 pm

teria como fazer um vídeo do problema ou mandar prints para ficar mais facil de analizar???
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 9030
REPUTAÇÃO : 1454
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] SOM DOS PASSOS e MOVIMENTO DA CAMERA

Mensagem por Dionilson em Qui Fev 05, 2015 1:15 pm

Sim vou gravar agora ja posto aqui

Dionilson
Iniciante
Iniciante

Masculino PONTOS : 924
REPUTAÇÃO : 1
Idade : 25
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] SOM DOS PASSOS e MOVIMENTO DA CAMERA

Mensagem por Dionilson em Qui Fev 05, 2015 2:00 pm



Ai esta, ve se vc consegue entender.
isso acontence varias vezes em diferentes lugares.

Dionilson
Iniciante
Iniciante

Masculino PONTOS : 924
REPUTAÇÃO : 1
Idade : 25
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] SOM DOS PASSOS e MOVIMENTO DA CAMERA

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Fev 05, 2015 2:22 pm

Cara, o comando responsavel pelo movimento da camera é este:

Código:
 if (controller.isGrounded && controller.velocity.magnitude > 0.0f) {

}

ele está pedindo, " o controller está no chao " ??? sim, ele está... 1 coisa a menos


segunda coisa que ele está pedindo é:

" a velocidade dele é maior do que 0 ? "  ai que está. se ele está parado, a velocidade é 0 e o personagem não deveria fazer sons de passos O.o


tente checar a sua aba inspector no momento que este bug está acontecendo... veja se a posição do Player nos eixos X ou Y ou Z fica mudando...
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 9030
REPUTAÇÃO : 1454
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] SOM DOS PASSOS e MOVIMENTO DA CAMERA

Mensagem por Dionilson em Qui Fev 05, 2015 2:44 pm

Hum... bom coloquei em debug, e percebi que quando o bug acontece as posicoes X,Y,Z nao fica mudando
mas no script sim, o ESPERANDO ativa e nao desativa, o TEMPO DE ESPERA esta em -0.01704887 antes do bug, no bug fica 0.458 e nao para vai girando sem parar mas n chega a 1.
mais a baixo o MOVIMENTO DA CAMERA n para de girar. e o COMECAR CONTAGEM ativa e desativa o tempo todo. olha a imagem.

Estou usando Unity 4.6.1f1 free


Dionilson
Iniciante
Iniciante

Masculino PONTOS : 924
REPUTAÇÃO : 1
Idade : 25
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] SOM DOS PASSOS e MOVIMENTO DA CAMERA

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Fev 05, 2015 2:55 pm

deve ter algo errado na sua cena... O.o

Código:
if (Esperando == true) {
                  TempoDeEspera -= Time.deltaTime;
            }
            if (TempoDeEspera <= 0) {
                  Esperando = false;
            }

neste trecho a variavel " Esperando " obrigatoriamente fica false

a variavel "Esperando " só fica true quando esta void é chamada: " TocarSons (); "

más ela só é chamada quando o player está em movimento


o seu bug não tem muito sentido... precisaria do projeto para ver o que está acontecendo
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 9030
REPUTAÇÃO : 1454
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] SOM DOS PASSOS e MOVIMENTO DA CAMERA

Mensagem por Dionilson em Qui Fev 05, 2015 3:50 pm

Eu fiz um projeto do zero com apenas o player e o cenário mas da o mesmo, estou fazendo upload do projeto pra te passar o link pra download.

Dionilson
Iniciante
Iniciante

Masculino PONTOS : 924
REPUTAÇÃO : 1
Idade : 25
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] SOM DOS PASSOS e MOVIMENTO DA CAMERA

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Fev 05, 2015 7:29 pm

já sei

troque apenas 2 linhas do seu código:

if (controller.isGrounded && controller.velocity.magnitude > 0.0f) {

e

if (!controller.isGrounded || controller.velocity.magnitude 0=0.0f) {



por estas aqui:


if (controller.isGrounded && controller.velocity.magnitude > 0.2f) {



if (!controller.isGrounded || controller.velocity.magnitude <=0.19f) {




o erro se deve ao motivo de você estar usando mesh collider ( eu acho )

tente ver se isto resolve
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 9030
REPUTAÇÃO : 1454
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] SOM DOS PASSOS e MOVIMENTO DA CAMERA

Mensagem por Dionilson em Qui Fev 05, 2015 7:42 pm

OK, vou testar e mais tarde posto aqui.

Dionilson
Iniciante
Iniciante

Masculino PONTOS : 924
REPUTAÇÃO : 1
Idade : 25
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] SOM DOS PASSOS e MOVIMENTO DA CAMERA

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Fev 05, 2015 8:48 pm

TÓPICO ATUALIZADO


modifiquei os scripts daqui do tópico

fiz alguns testes e modifiquei algumas linhas. não reparei nenhum bug depois disso...
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 9030
REPUTAÇÃO : 1454
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] SOM DOS PASSOS e MOVIMENTO DA CAMERA

Mensagem por Dionilson em Qui Fev 05, 2015 10:21 pm

Fiz o teste e sim funciono perfeitamente, muito obrigado mesmo...

Dionilson
Iniciante
Iniciante

Masculino PONTOS : 924
REPUTAÇÃO : 1
Idade : 25
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] SOM DOS PASSOS e MOVIMENTO DA CAMERA

Mensagem por gabrielskin17331 em Ter Fev 24, 2015 8:25 pm

marcos n deu certo o son dos passos o som n sai e o movimento da camera tambem

gabrielskin17331
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 856
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] SOM DOS PASSOS e MOVIMENTO DA CAMERA

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Fev 24, 2015 11:26 pm

checou as tags? linkou todas as coisas nas variaveis??? o script está no player?

mande uma print da aba Inspector do Player ( na parte do script )
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 9030
REPUTAÇÃO : 1454
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] SOM DOS PASSOS e MOVIMENTO DA CAMERA

Mensagem por gpepino em Seg Mar 30, 2015 10:39 am

onde encontro os arquivos de áudio dos passos?

gpepino
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 823
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] SOM DOS PASSOS e MOVIMENTO DA CAMERA

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Mar 30, 2015 12:24 pm

avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 9030
REPUTAÇÃO : 1454
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] SOM DOS PASSOS e MOVIMENTO DA CAMERA

Mensagem por gpepino em Seg Mar 30, 2015 3:59 pm

obrigado

gpepino
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 823
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] SOM DOS PASSOS e MOVIMENTO DA CAMERA

Mensagem por Lucas Garcia Frade em Qua Abr 01, 2015 7:18 am

Onde esta os scripts para unity 5?

Lucas Garcia Frade
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 1052
REPUTAÇÃO : 6
Idade : 15
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] SOM DOS PASSOS e MOVIMENTO DA CAMERA

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Abr 01, 2015 2:00 pm

neste tutorial mesmo... leia com cuidado e verá
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 9030
REPUTAÇÃO : 1454
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] SOM DOS PASSOS e MOVIMENTO DA CAMERA

Mensagem por eduardo9715 em Ter Abr 28, 2015 7:22 pm

olá amigo o som do pulo não quer sair oque esta a vendo ??

eduardo9715
Membro
Membro

PONTOS : 824
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] SOM DOS PASSOS e MOVIMENTO DA CAMERA

Mensagem por Rafael Santana em Dom Maio 31, 2015 12:00 pm

Muito Obrigado Marcos! Otimo tutorial Very Happy

Rafael Santana
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 768
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] SOM DOS PASSOS e MOVIMENTO DA CAMERA

Mensagem por MarinaGiacchero em Seg Ago 03, 2015 11:50 pm

o meu está dando isso, pq ? ;-;

MarinaGiacchero
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 695
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] SOM DOS PASSOS e MOVIMENTO DA CAMERA

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Ago 04, 2015 12:52 am

Está usando unity 5?
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 9030
REPUTAÇÃO : 1454
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] SOM DOS PASSOS e MOVIMENTO DA CAMERA

Mensagem por Jurassic Game em Sab Ago 15, 2015 4:58 pm

O meu eu coloquei tudo certinho arrumei uns erros que tinha mas quando eu vo da play o jogo fica travado e no relatorio de erros aparece a mensagem: UnityEception Tag:Madeira is not defined!

Jurassic Game
Iniciante
Iniciante

Masculino PONTOS : 688
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] SOM DOS PASSOS e MOVIMENTO DA CAMERA

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Ago 17, 2015 12:49 pm

faltou por tags
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 9030
REPUTAÇÃO : 1454
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] SOM DOS PASSOS e MOVIMENTO DA CAMERA

Mensagem por Guilherme_cj852 em Dom Set 13, 2015 1:09 pm

Olá, como eu adapto esse primeiro script mais simples, para quando eu aperto Shift Junto com o W a velocidade do som aumenta
avatar
Guilherme_cj852
Programador

Masculino PONTOS : 1133
REPUTAÇÃO : 121
Idade : 16
Áreas de atuação : Programador C#
Designer
Iniciante em PHP
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://ugames-studio.weebly.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] SOM DOS PASSOS e MOVIMENTO DA CAMERA

Mensagem por Guilherme_cj852 em Dom Set 13, 2015 1:15 pm

Olá, como eu adapto esse primeiro script mais simples, para quando eu aperto Shift Junto com o W a velocidade do som aumenta
avatar
Guilherme_cj852
Programador

Masculino PONTOS : 1133
REPUTAÇÃO : 121
Idade : 16
Áreas de atuação : Programador C#
Designer
Iniciante em PHP
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://ugames-studio.weebly.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] SOM DOS PASSOS e MOVIMENTO DA CAMERA

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Set 13, 2015 10:02 pm

Basta acessar o seu componente "AudioSource" e aumentar o volume dele, e colocar isto dentro destas linhas:

Código:
if (Input.GetKey (KeyCode.LeftShift)) {
   tempoCorridaENormal = 1 / Aceleracao;
        //comandos para acessar o audio source aqui
} else {
   tempoCorridaENormal = 1;
}
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 9030
REPUTAÇÃO : 1454
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] SOM DOS PASSOS e MOVIMENTO DA CAMERA

Mensagem por joao15pedro em Sex Set 18, 2015 10:58 pm

o meu unity é o 5.2.0 e o som faz um ruido estranho e não dá movimento da camera, e ela ta habilitada no script

joao15pedro
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 653
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] SOM DOS PASSOS e MOVIMENTO DA CAMERA

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Set 19, 2015 12:41 pm

Tem como postar prints da aba inspector e dos sons?
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 9030
REPUTAÇÃO : 1454
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] SOM DOS PASSOS e MOVIMENTO DA CAMERA

Mensagem por joao15pedro em Sab Set 19, 2015 1:46 pm

eu consegui arrumar hoje, era só eu ter copiado o script denovo e os sons, desculpe o incomodo

joao15pedro
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 653
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] SOM DOS PASSOS e MOVIMENTO DA CAMERA

Mensagem por dihvallgaas em Dom Set 20, 2015 8:53 pm

Cara, como posso adicionar sons de passos ''correr , pular'' junto a esse script que é o que vem com unity, personagem 3 pessoa,segue o script :

using UnityEngine;
using System.Collections;

namespace UnityStandardAssets.Characters.ThirdPerson
{


[RequireComponent(typeof(AudioSource))]
[RequireComponent(typeof(Rigidbody))]
[RequireComponent(typeof(CapsuleCollider))]
[RequireComponent(typeof(Animator))]
public class ThirdPersonCharacter : MonoBehaviour
{
[SerializeField] float m_MovingTurnSpeed = 360;
[SerializeField] float m_StationaryTurnSpeed = 180;
[SerializeField] float m_JumpPower = 12f;
[Range(1f, 4f)][SerializeField] float m_GravityMultiplier = 2f;
[SerializeField] float m_RunCycleLegOffset = 0.2f; //specific to the character in sample assets, will need to be modified to work with others
[SerializeField] float m_MoveSpeedMultiplier = 1f;
[SerializeField] float m_AnimSpeedMultiplier = 1f;
[SerializeField] float m_GroundCheckDistance = 0.1f;


Rigidbody m_Rigidbody;
Animator m_Animator;
bool m_IsGrounded;
float m_OrigGroundCheckDistance;
const float k_Half = 0.5f;
float m_TurnAmount;
float m_ForwardAmount;
Vector3 m_GroundNormal;
float m_CapsuleHeight;
Vector3 m_CapsuleCenter;
CapsuleCollider m_Capsule;
bool m_Crouching;


void Start()
{
m_Animator = GetComponent();
m_Rigidbody = GetComponent();
m_Capsule = GetComponent();
m_CapsuleHeight = m_Capsule.height;
m_CapsuleCenter = m_Capsule.center;

m_Rigidbody.constraints = RigidbodyConstraints.FreezeRotationX | RigidbodyConstraints.FreezeRotationY | RigidbodyConstraints.FreezeRotationZ;
m_OrigGroundCheckDistance = m_GroundCheckDistance;
}


public void Move(Vector3 move, bool crouch, bool jump)
{

// convert the world relative moveInput vector into a local-relative
// turn amount and forward amount required to head in the desired
// direction.
if (move.magnitude > 1f) move.Normalize();
move = transform.InverseTransformDirection(move);
CheckGroundStatus();
move = Vector3.ProjectOnPlane(move, m_GroundNormal);
m_TurnAmount = Mathf.Atan2(move.x, move.z);
m_ForwardAmount = move.z;

ApplyExtraTurnRotation();

// control and velocity handling is different when grounded and airborne:
if (m_IsGrounded)
{
HandleGroundedMovement(crouch, jump);
}
else
{
HandleAirborneMovement();
}

ScaleCapsuleForCrouching(crouch);
PreventStandingInLowHeadroom();

// send input and other state parameters to the animator
UpdateAnimator(move);
}


void ScaleCapsuleForCrouching(bool crouch)
{
if (m_IsGrounded && crouch)
{
if (m_Crouching) return;
m_Capsule.height = m_Capsule.height / 2f;
m_Capsule.center = m_Capsule.center / 2f;
m_Crouching = true;
}
else
{
Ray crouchRay = new Ray(m_Rigidbody.position + Vector3.up * m_Capsule.radius * k_Half, Vector3.up);
float crouchRayLength = m_CapsuleHeight - m_Capsule.radius * k_Half;
if (Physics.SphereCast(crouchRay, m_Capsule.radius * k_Half, crouchRayLength))
{
m_Crouching = true;
return;
}
m_Capsule.height = m_CapsuleHeight;
m_Capsule.center = m_CapsuleCenter;
m_Crouching = false;
}
}

void PreventStandingInLowHeadroom()
{
// prevent standing up in crouch-only zones
if (!m_Crouching)
{
Ray crouchRay = new Ray(m_Rigidbody.position + Vector3.up * m_Capsule.radius * k_Half, Vector3.up);
float crouchRayLength = m_CapsuleHeight - m_Capsule.radius * k_Half;
if (Physics.SphereCast(crouchRay, m_Capsule.radius * k_Half, crouchRayLength))
{
m_Crouching = true;
}
}
}


void UpdateAnimator(Vector3 move)
{
// update the animator parameters
m_Animator.SetFloat("Forward", m_ForwardAmount, 0.1f, Time.deltaTime);
m_Animator.SetFloat("Turn", m_TurnAmount, 0.1f, Time.deltaTime);
m_Animator.SetBool("Crouch", m_Crouching);
m_Animator.SetBool("OnGround", m_IsGrounded);
if (!m_IsGrounded)
{

m_Animator.SetFloat("Jump", m_Rigidbody.velocity.y);
}

// calculate which leg is behind, so as to leave that leg trailing in the jump animation
// (This code is reliant on the specific run cycle offset in our animations,
// and assumes one leg passes the other at the normalized clip times of 0.0 and 0.5)
float runCycle =
Mathf.Repeat(
m_Animator.GetCurrentAnimatorStateInfo(0).normalizedTime + m_RunCycleLegOffset, 1);
float jumpLeg = (runCycle < k_Half ? 1 : -1) * m_ForwardAmount;
if (m_IsGrounded)
{

m_Animator.SetFloat("JumpLeg", jumpLeg);

}



// the anim speed multiplier allows the overall speed of walking/running to be tweaked in the inspector,
// which affects the movement speed because of the root motion.
if (m_IsGrounded && move.magnitude > 0)
{
m_Animator.speed = m_AnimSpeedMultiplier;
}
else
{
// don't use that while airborne
m_Animator.speed = 1;
}
}


void HandleAirborneMovement()
{
// apply extra gravity from multiplier:
Vector3 extraGravityForce = (Physics.gravity * m_GravityMultiplier) - Physics.gravity;
m_Rigidbody.AddForce(extraGravityForce);

m_GroundCheckDistance = m_Rigidbody.velocity.y < 0 ? m_OrigGroundCheckDistance : 0.01f;
}


void HandleGroundedMovement(bool crouch, bool jump)
{
// check whether conditions are right to allow a jump:
if (jump && !crouch && m_Animator.GetCurrentAnimatorStateInfo(0).IsName("Grounded"))
{
// jump!
m_Rigidbody.velocity = new Vector3(m_Rigidbody.velocity.x, m_JumpPower, m_Rigidbody.velocity.z);
m_IsGrounded = false;
m_Animator.applyRootMotion = false;
m_GroundCheckDistance = 0.1f;
}
}

void ApplyExtraTurnRotation()
{
// help the character turn faster (this is in addition to root rotation in the animation)
float turnSpeed = Mathf.Lerp(m_StationaryTurnSpeed, m_MovingTurnSpeed, m_ForwardAmount);
transform.Rotate(0, m_TurnAmount * turnSpeed * Time.deltaTime, 0);
}


public void OnAnimatorMove()
{
// we implement this function to override the default root motion.
// this allows us to modify the positional speed before it's applied.
if (m_IsGrounded && Time.deltaTime > 0)
{
Vector3 v = (m_Animator.deltaPosition * m_MoveSpeedMultiplier) / Time.deltaTime;

// we preserve the existing y part of the current velocity.
v.y = m_Rigidbody.velocity.y;
m_Rigidbody.velocity = v;
}
}




void CheckGroundStatus()
{
RaycastHit hitInfo;
#if UNITY_EDITOR
// helper to visualise the ground check ray in the scene view
Debug.DrawLine(transform.position + (Vector3.up * 0.1f), transform.position + (Vector3.up * 0.1f) + (Vector3.down * m_GroundCheckDistance));
#endif
// 0.1f is a small offset to start the ray from inside the character
// it is also good to note that the transform position in the sample assets is at the base of the character
if (Physics.Raycast(transform.position + (Vector3.up * 0.1f), Vector3.down, out hitInfo, m_GroundCheckDistance))
{
m_GroundNormal = hitInfo.normal;
m_IsGrounded = true;
m_Animator.applyRootMotion = true;
}
else
{
m_IsGrounded = false;
m_GroundNormal = Vector3.up;
m_Animator.applyRootMotion = false;
}
}
}
}



dihvallgaas
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 650
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] SOM DOS PASSOS e MOVIMENTO DA CAMERA

Mensagem por dihvallgaas em Dom Set 20, 2015 8:56 pm

se puder ajudar o quanto antes, vlw..

dihvallgaas
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 650
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] SOM DOS PASSOS e MOVIMENTO DA CAMERA

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Set 20, 2015 11:02 pm

Este script não é responsável pelo sistema de emissão dos sons e talz...

O que ocorre é que é mais facil você fazer um sistema próprio do que modificar este script, por que ele requer a edição do próprio script e do script que está na pasta editor, que torna a edição visivel via inspector...

Pra resumir, seria mais facil deixar um sistema pronto aqui do que explicar como editar
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 9030
REPUTAÇÃO : 1454
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] SOM DOS PASSOS e MOVIMENTO DA CAMERA

Mensagem por dihvallgaas em Seg Set 21, 2015 12:25 am

Hum!
o problema é que eu estou usando todo o sistema do animator dele no meu personagem que criei. criar um script do zero teria que configurar todas as animações no novo animator ?

não queria nada complexo, andar correr e pular seriam as animações que me agradaria no momento, porem cada movimento com seus respectivos sons.
vou dar uma estudada aqui e olhar uns tutoriais de c# la no seu canal. vlw
se tiver alguma dica facil para me ajudar, mande pfv. sou iniciando em programação, gosto mais de modelagem.
Abraços e até mais!

dihvallgaas
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 650
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] SOM DOS PASSOS e MOVIMENTO DA CAMERA

Mensagem por anschaumaicon em Qua Set 30, 2015 1:55 am

Boa Noite!
Estive seguindo seu tutorial e estou usando a unity 5 na qual ele acusa o erro na "isGrounded".Mesmo utilizando o código disponibilizado para a unity 5.
Deste já agradeço

anschaumaicon
Iniciante
Iniciante

Masculino PONTOS : 702
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.desenvolvedormaicon.ufsmlablin.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] SOM DOS PASSOS e MOVIMENTO DA CAMERA

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Set 30, 2015 1:22 pm

Cara, é que se você estiver usando o FPSController da Unity 5, vai dar erro... tem que ser o CharacterController da Unity 5 ainda.

Importe o FPSController da Unity 5 que ele já traz todos estes efeitos prontos... dê uma olhada:

avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 9030
REPUTAÇÃO : 1454
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] SOM DOS PASSOS e MOVIMENTO DA CAMERA

Mensagem por anschaumaicon em Qui Out 01, 2015 11:09 pm

Muito Obrigado Marcos pelas dicas. Problema resolvido.

anschaumaicon
Iniciante
Iniciante

Masculino PONTOS : 702
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.desenvolvedormaicon.ufsmlablin.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] SOM DOS PASSOS e MOVIMENTO DA CAMERA

Mensagem por EduSaavedra em Ter Jan 19, 2016 4:19 pm

Muito foda! Era exatamente o que eu procurava.

Parabéns!!!

EduSaavedra
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 561
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Erro no script

Mensagem por jotascouts em Sex Fev 26, 2016 6:01 pm

estou usando a unity 5 e já tentei de tudo mas continua dando esse erro:
Código:
NullReferenceException: Object reference not set to an instance of an object
PASSOS.Update () (at Assets/PASSOS.cs:61)
nessa linha tem esse codigo:
Código:
if (controller.isGrounded && controller.velocity.magnitude > 0.2f)

e também só toca 1 som, o padrão e os outros sons não toca. Os objetos estão com a tag corretamente, quando o player passa por cima do objeto não toca nada.

e também só toca 1 passo não toca 2 passos( como se o player só estive-se com 1 perna).

usei o 2° script e só funciona 1 áudio o padrão os outros não funciona.

oq posso fazer obrigado

jotascouts
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 492
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Erro no script

Mensagem por jotascouts em Sex Fev 26, 2016 6:01 pm

estou usando a unity 5 e já tentei de tudo mas continua dando esse erro:
Código:
NullReferenceException: Object reference not set to an instance of an object
PASSOS.Update () (at Assets/PASSOS.cs:61)
nessa linha tem esse codigo:
Código:
if (controller.isGrounded && controller.velocity.magnitude > 0.2f)

e também só toca 1 som, o padrão e os outros sons não toca. Os objetos estão com a tag corretamente, quando o player passa por cima do objeto não toca nada.

e também só toca 1 passo não toca 2 passos( como se o player só estive-se com 1 perna).

usei o 2° script e só funciona 1 áudio o padrão os outros não funciona.

oq posso fazer obrigado

jotascouts
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 492
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] SOM DOS PASSOS e MOVIMENTO DA CAMERA

Mensagem por hellkiller em Sex Fev 26, 2016 7:39 pm

Poderia mandar um print do inspector!pf..
avatar
hellkiller
Mestre
Mestre

PONTOS : 1366
REPUTAÇÃO : 160
Áreas de atuação : Programação em C#,
Modelagem,
GameArt.
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] SOM DOS PASSOS e MOVIMENTO DA CAMERA

Mensagem por jotascouts em Sex Fev 26, 2016 9:16 pm


jotascouts
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 492
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] SOM DOS PASSOS e MOVIMENTO DA CAMERA

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Fev 27, 2016 6:01 pm

O problema é que este script é feito para Unity 4 e o First Person Controller que vinha nela.

Na Unity 5, temos o FPSController




Este controlador da Unity 5 já vem com estar funcionalidades prontas em parte, más com variáveis restritar para o uso do antigo script
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 9030
REPUTAÇÃO : 1454
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] SOM DOS PASSOS e MOVIMENTO DA CAMERA

Mensagem por jotascouts em Sab Fev 27, 2016 11:00 pm

eu sei q ja vei com essa função só que é limitada, e o codigo ate funciona o problema q nao esta totalmente funcional eu quero saber como arrumar isso

jotascouts
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 492
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] SOM DOS PASSOS e MOVIMENTO DA CAMERA

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Fev 29, 2016 1:29 am

Terei que fazer um tutorial específico para isto... tem que alterar MUITAAA coisa. Praticamente tem que refazer o script para se adequar corretamente ao FPSController da Unity 5
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 9030
REPUTAÇÃO : 1454
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] SOM DOS PASSOS e MOVIMENTO DA CAMERA

Mensagem por DavydMaker em Dom Abr 24, 2016 12:31 pm

Olá Marcos, ótimo tutorial. Mt fodaaaa.
Tem tempo para fazer o script adaptado para o FPSController do Unity 5?
Agradeço se responder ^^.

DavydMaker
Membro
Membro

Masculino PONTOS : 455
REPUTAÇÃO : 1
Idade : 16
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] SOM DOS PASSOS e MOVIMENTO DA CAMERA

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Abr 24, 2016 12:38 pm

Ta anotado já, tenho uma listinha pendente da aba de urgência

-Profiler
-Character conseguir nadar
-Mapear área para instanciar objetos
-Espelhos
-Som dos passos na Unity 5

Tenho que seguir a ordem, más está anotado, e sairá em breve Very Happy
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 9030
REPUTAÇÃO : 1454
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] SOM DOS PASSOS e MOVIMENTO DA CAMERA

Mensagem por DavydMaker em Dom Abr 24, 2016 12:51 pm

Não se preocupe, já sei que vou ser ajudado. Está de bom grado.
Obrigado por responder Very Happy.

DavydMaker
Membro
Membro

Masculino PONTOS : 455
REPUTAÇÃO : 1
Idade : 16
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum