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Quando pegar pontos a fonte aumentar de tamanho?

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Resolvido Quando pegar pontos a fonte aumentar de tamanho?

Mensagem por Hardencio em Dom Set 18, 2016 3:49 pm

Fala guris,

To fazendo um joguinho casual, ai quero que quando o meu personagem pegue um ponto a fonte que conta os pontos de uma aumentada de tamanho e volte como era antes...esse "efeito" tem em bastante jogos e mostra melhor quando o player pega os pontos.

To usando esse script pra fazer os pontos. E quando pontuo chamo a variável pontos em outro script e adc um ++. 

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;

public class  HiScore : MonoBehaviour {

 public static float pontos;
 public static float maxPontos;

 public Text pontosText;
// public Text pontosTextShadow;
 public Text maxPontosText;



 // Use this for initialization
 void Start () {
 maxPontos = PlayerPrefs.GetFloat("maxPontos");
 pontos = 0;
 }
 
 // Update is called once per frame
 void Update () {
 //pontos += Time.deltaTime;
 if (pontos > maxPontos) {
 maxPontos = pontos;
 PlayerPrefs.SetFloat("maxPontos", maxPontos);
 }
 
 pontosText.text = "" + Mathf.Round(pontos);
 //pontosTextShadow.text = "" + Mathf.Round(pontos);
 maxPontosText.text = "Melhor: " + Mathf.Round (maxPontos);
   }
}


Última edição por Hardencio em Ter Set 20, 2016 2:07 pm, editado 1 vez(es)

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Resolvido Re: Quando pegar pontos a fonte aumentar de tamanho?

Mensagem por RenanMSV em Dom Set 18, 2016 4:39 pm

Usa animação. Crie uma animação com o texto aumentando o tamanho e voltano pra sua posicao normal. Depois crie uma boolena que faça com que a animação "toque", configure ela para voltar pro estado vazio ao fim e pronto.

https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Animator.SetBool.html

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Resolvido Re: Quando pegar pontos a fonte aumentar de tamanho?

Mensagem por Hardencio em Seg Set 19, 2016 3:03 am

Opa Renan, obrigado pela ideia..tinha esquecido que daria pra fazer com animação.

Eu fiz aqui porem quando eu pego meu ponto eu deixo a bool true pra executar a animação certo? Ai que vem o problema... Ela só fica true e fica executando sem parar. 

Eu preciso setar ela pra false de novo, sabe como fazer isso? Preciso que quando eu pego o ponto eu deixo ela true e logo volte pra false.

Abraço!

Hardencio
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Resolvido Re: Quando pegar pontos a fonte aumentar de tamanho?

Mensagem por Goustkor em Seg Set 19, 2016 7:35 am

Hardencio escreveu:Opa Renan, obrigado pela ideia..tinha esquecido que daria pra fazer com animação.

Eu fiz aqui porem quando eu pego meu ponto eu deixo a bool true pra executar a animação certo? Ai que vem o problema... Ela só fica true e fica executando sem parar. 

Eu preciso setar ela pra false de novo, sabe como fazer isso? Preciso que quando eu pego o ponto eu deixo ela true e logo volte pra false.

Abraço!
2 motivos, você retirou o loop da animação? Você criou 2 pontos no animator, 1 de texto normal e um expandido, com duas transação uma com true para aumentar o texto e uma como false para voltar ao padrao?

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Resolvido Re: Quando pegar pontos a fonte aumentar de tamanho?

Mensagem por Hardencio em Seg Set 19, 2016 10:10 pm

Retirei o loop sim. 
Oq eu fiz foi:criei um ponto sem nenhuma animação, que quando entra vai pra ele, e criei o outro ponto que é a animação da fonte aumentando. Na transição dessa sem animação para a animação da fonte eu add ela em true. E a volta eu fiz uma transição da com a animação para a sem nada...Porem o loop acontece ai..Quando a bool fica true ele executa a animação logo volta para a normal..mas como ta true ela executa de novo e assim vai...

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Resolvido Re: Quando pegar pontos a fonte aumentar de tamanho?

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Set 20, 2016 12:56 am

Tente isto:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;

public class  HiScore : MonoBehaviour {

   public static float pontos;
   public static float maxPontos;
   public Text pontosText;
   public Text maxPontosText;
   int tamanhoFonteOriginal;
   bool alterar = false, voltar = false;
   float fontSize;

   void Start () {
      tamanhoFonteOriginal = pontosText.fontSize;
      maxPontos = PlayerPrefs.GetFloat("maxPontos");
      pontos = 0;
   }

   void Update () {
      if (pontos > maxPontos) {
         maxPontos = pontos;
         PlayerPrefs.SetFloat("maxPontos", maxPontos);
      }
      if (Input.GetKeyDown (KeyCode.E)) {
         AlterarTamanho ();
      }
      pontosText.text = "" + Mathf.Round(pontos);
      maxPontosText.text = "Melhor: " + Mathf.Round (maxPontos);

      if (alterar == true) {
         fontSize =  Mathf.Lerp (fontSize, tamanhoFonteOriginal * 1.5f, Time.deltaTime*5.0f);
         pontosText.fontSize = (int) fontSize;
         if (pontosText.fontSize >= tamanhoFonteOriginal * 1.3f) {
            alterar = false;
            voltar = true;
         }
      }
      if (voltar == true) {
         fontSize =  Mathf.Lerp (fontSize, tamanhoFonteOriginal*0.975f, Time.deltaTime*5.0f);
         pontosText.fontSize = (int) fontSize;
         if (pontosText.fontSize <= tamanhoFonteOriginal) {
            alterar = false;
         }
      }
   }

   void AlterarTamanho(){
      alterar = true;
      voltar = false;
      fontSize = pontosText.fontSize;
   }

}

Basta chamar a void "Alterar tamanho" deste script, naquele outro que você chama os "pontos++"

tipo, junto com os "pontos++" você chama a void "Alterar Tamanho" deste script.

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Resolvido Re: Quando pegar pontos a fonte aumentar de tamanho?

Mensagem por Hardencio em Ter Set 20, 2016 12:23 pm

Opa, obrigado pela ajuda...vou testar

Mas não sei como chamar uma void em outro script..Só sei chamar variáveis

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Resolvido Re: Quando pegar pontos a fonte aumentar de tamanho?

Mensagem por weslleyFx em Ter Set 20, 2016 1:06 pm

e da mesma forma

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Resolvido Re: Quando pegar pontos a fonte aumentar de tamanho?

Mensagem por Hardencio em Ter Set 20, 2016 1:20 pm

Ué, eu devo estar fazendo algo errado...

Tentei chamar como esta ali no script, ela estando.
Código:
void AlterarTamanho(){
 alterar = true;
 voltar = false;
 fontSize = pontosText.fontSize;
 }

E deu esse erro: error CS0120: An object reference is required to access non-static member `HiScore.AlterarTamanho()'

Deixei a void publica assim: 
Código:
public void AlterarTamanho(){
 alterar = true;
 voltar = false;
 fontSize = pontosText.fontSize;
 }

E deu o mesmo erro.

Aí deixei ela public static void ou só static void:
Código:
public static void AlterarTamanho(){
 alterar = true;
 voltar = false;
 fontSize = pontosText.fontSize;
 }

E dá esse tipo de erro aqui: An object reference is required to access non-static member `HiScore.pontosText'

Aí eu deixei as variáveis que mostrava nos erros todas em static...porem não tem como deixar a do tipo text em static pq acontece esse erro aqui: Object reference not set to an instance of an object
HiScore.Update () (at Assets/Scripts/HiScore.cs:29)

Deduzo que seja pq quando transforma ela em static ela não aparece mais no instpector então não tem como setar o text lá...

E agora??

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Resolvido Re: Quando pegar pontos a fonte aumentar de tamanho?

Mensagem por Manawydan em Ter Set 20, 2016 1:28 pm

Amigo em casos assim creio que seja uma boa usar singleton(se voce tiver no maximo apenas uma instancia da classe em cada cena)
Adicione esse codigo no seu script HiScore:
Código:
public class  HiScore : MonoBehaviour {
 public static HiScore singleton;
 
 void Awake(){
 singleton = this;
 }
}

E desta forma voce pode acessar o script, seus metodos, variaveis ...
Atravez de por exemplo:

Código:
 HiScore.singleton.AlterarTamanho();
E desta forma voce não precisa deixar suas outras variaveis static, apenas deixa elas public e podera modifica-las como quiser utilizando

Código:
HiScore.singleton.NomeDaSuaVariavel


Onde NomeDaSuaVariavel é o nome da variavel que voce quer usar/alterar ...

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Resolvido Re: Quando pegar pontos a fonte aumentar de tamanho?

Mensagem por Hardencio em Ter Set 20, 2016 2:05 pm

Na verdade consegui agora de outra forma...

Criei outra variável static text e na void Start fiz ela receber o outro text.

Código:
public Text pontosText;


 static Text pontosStatic;

void Start () {
 pontosStatic = pontosText;
 }

Ai só precisei mudar nos ifs em vez de pontosText para pontosStatic.

Agora ta funcionando perfeitamente!! Deu um efeito bem legal no jogo!!
Obrigado a todos.

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