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[TUTORIAL] Função OnCollisionEnter

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TUTORIAL [TUTORIAL] Função OnCollisionEnter

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Set 20, 2014 1:17 am

Então, estou trazendo esta simples explicação sobre a função "OnCollisionEnter"...

Código:
void OnCollisionEnter(){
 
}


básicamente serve para detectar uma colisão... e dentro desta função voce coloca o que vai acontecer quando colidir...

script bastante util para balas, etc, etc... más se você quiser especificar a colisão, por ex: se a granada colidir como chao vai explodir poeira, já se collidir com o player vai explodir sangue, ai você terá que especificar o tipo de colisão com uma tag, ex:


Código:
void OnCollisionEnter(Collision colisor){
 // se quiser que algo aconteça com qualquer colisão coloque o comando aqui
 if (colisor.gameObject.tag == "ColocaATagAqui") {
 // o que estiver aqui dentro só acontecerá caso collida com a tag que voce colocou
 }
}
                                   

Tutorial bem simples, apenas para explicar mesmo...

Duvidas mandem ae


Última edição por MarcosSchultz em Qui Fev 08, 2018 2:20 pm, editado 2 vez(es)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Função OnCollisionEnter

Mensagem por xxthiagoxx7 em Sex Fev 02, 2018 3:22 am

Entendi, caiu do céu esse tutorial, na NET devia ter mais assuntos relacionadas a unity 3d, estou fazendo o player perder stamina se pular.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Função OnCollisionEnter

Mensagem por NKKF em Sex Fev 02, 2018 8:41 am

@xxthiagoxx7 escreveu:Entendi, caiu do céu esse tutorial, na NET devia ter mais assuntos relacionadas a unity 3d, estou fazendo o player perder stamina se pular.
Man, recomendo mesmo você começar à estudar C Sharp, já que na versão 2018 da Unity, ele foi removido :/
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Função OnCollisionEnter

Mensagem por Phph09 em Sex Fev 02, 2018 3:01 pm

Recomendo que veja a serie de C# do Marcos,
Java script já é praticamente Obsoleto dentro da unity
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Função OnCollisionEnter

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Fev 08, 2018 2:20 pm

Tutorial atualizado para C#
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Função OnCollisionEnter

Mensagem por ruanzikaad em Qui Fev 08, 2018 2:22 pm

É bem útil, Marcos, eu tenho uma dúvida.. Seguinte, a void OnTriggerStay é muito pesada, eu fiz um cronometro que ativa quando o player entra no trigger, usando a TriggerStay. Eu queria usar a OnTriggerEnter, mas o cronometro não continua a contagem, apenas inicia.. Alguma dica ?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Função OnCollisionEnter

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Fev 08, 2018 2:29 pm

@ruanzikaad escreveu:É bem útil, Marcos, eu tenho uma dúvida.. Seguinte, a void OnTriggerStay é muito pesada, eu fiz um cronometro que ativa quando o player entra no trigger, usando a TriggerStay. Eu queria usar a OnTriggerEnter, mas o cronometro não continua a contagem, apenas inicia.. Alguma dica ?
É bastante simples, basta deixar uma variável booleana verdadeira quando o jogador entrar no trigger, e falsa quando ele sair, ai você faz a contagem apenas quando a variável estiver verdadeira... exemplo:


Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class RCC : MonoBehaviour {

   bool dentroDoCollider = false;
   public float cronometro = 0;

   void Update(){
      if (dentroDoCollider) {
         cronometro += Time.deltaTime;
      }
   }

   void OnTriggerEnter(){
      dentroDoCollider = true;
   }

   void OnTriggerExit(){
      dentroDoCollider = false;
   }
}
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Função OnCollisionEnter

Mensagem por ruanzikaad em Qui Fev 08, 2018 2:41 pm

@MarcosSchultz escreveu:
@ruanzikaad escreveu:É bem útil, Marcos, eu tenho uma dúvida.. Seguinte, a void OnTriggerStay é muito pesada, eu fiz um cronometro que ativa quando o player entra no trigger, usando a TriggerStay. Eu queria usar a OnTriggerEnter, mas o cronometro não continua a contagem, apenas inicia.. Alguma dica ?
É bastante simples, basta deixar uma variável booleana verdadeira quando o jogador entrar no trigger, e falsa quando ele sair, ai você faz a contagem apenas quando a variável estiver verdadeira... exemplo:


Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class RCC : MonoBehaviour {

 bool dentroDoCollider = false;
 public float cronometro = 0;

 void Update(){
 if (dentroDoCollider) {
 cronometro += Time.deltaTime;
 }
 }

 void OnTriggerEnter(){
 dentroDoCollider = true;
 }

 void OnTriggerExit(){
 dentroDoCollider = false;
 }
}
Eu fiz exatamente isso, quando eu chegar em casa eu posto o script para você dar uma analisada.

Edit: O cronometro fica true, começa a contagem e para aos 0.002

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Função OnCollisionEnter

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Fev 08, 2018 2:48 pm

@ruanzikaad escreveu:
@MarcosSchultz escreveu:
@ruanzikaad escreveu:É bem útil, Marcos, eu tenho uma dúvida.. Seguinte, a void OnTriggerStay é muito pesada, eu fiz um cronometro que ativa quando o player entra no trigger, usando a TriggerStay. Eu queria usar a OnTriggerEnter, mas o cronometro não continua a contagem, apenas inicia.. Alguma dica ?
É bastante simples, basta deixar uma variável booleana verdadeira quando o jogador entrar no trigger, e falsa quando ele sair, ai você faz a contagem apenas quando a variável estiver verdadeira... exemplo:


Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class RCC : MonoBehaviour {

 bool dentroDoCollider = false;
 public float cronometro = 0;

 void Update(){
 if (dentroDoCollider) {
 cronometro += Time.deltaTime;
 }
 }

 void OnTriggerEnter(){
 dentroDoCollider = true;
 }

 void OnTriggerExit(){
 dentroDoCollider = false;
 }
}
Eu fiz exatamente isso, quando eu chegar em casa eu posto o script para você dar uma analisada.

Edit: O cronometro fica true, começa a contagem e para aos 0.002

Então o objeto não tem trigger, ou você não está movendo ele com o Rigidbody em si... tenha em mente que a void OnTriggerEnter funciona corretamente apenas com o movimento do Rigidbody ou CharacterController.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Função OnCollisionEnter

Mensagem por Dom3000 em Qui Fev 08, 2018 3:06 pm

as void OnCollisionEnter e OnTriggerEnter, 

não necessita de tag, antes eu fazia com tag, mas era um saco com montueiras de tags,ai descobri que da para pegar o componente que esta no obj, 

exemplo:

void OnCollisionEnter(Collision colisor){

 if (colisor.gameObject.GetComponent<RigidBody>()) {
// neste caso estou pegando o componente Rigibody so vai servir para os obj que tenham um Rigibody
RigidBody Rig=colisor.gameObject.GetComponent<RigidBody>();
 // aqui eu coloco o RigidBody como uma variavel que depois pode se modificar}}
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