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Phph09
Phph09
jamaisfiih
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BRGC
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recagonlei
recagonlei
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recagonlei
recagonlei
luiz12345
dstaroski
rafaelllsd
recagonlei
rafaelllsd
recagonlei
recagonlei
recagonlei
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PauloFR
PauloFR
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ronito
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Phph09
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MRX
dstaroski
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rafaelllsd
ronito
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DUT
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Problema com script

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Resolvido Problema com script

Mensagem por Marc7 em Dom Set 11, 2016 9:10 am

Pessoal, tenho um script aqui de um jogo 2D que eu já havia escrito duas linhas para fazer um efeito, mas aí descobri outra forma melhor de fazer e essas duas linhas ficaram inutilizadas.
o script continua funcionando, mas essas duas tais linhas continuam lá sem nenhuma utilidade, então deletei as duas linhas.
Mas acontece que quando dou play para testar o jogo, ele dá problema na hora que vai carregar outra cena.
depois de muito analisar descobri que essa falha no carregamento da cena era por causa que eu removi as duas linhas do script.
mas não entendo isso porque eu tenho certeza que essas duas linhas não fazem falta no script, são variaveis que eu havia esquecido de apagar e ficaram lá, mas o script funciona.
por que está acontecendo essa falha, alguem entende isso? seria bug na Unity?
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Resolvido Re: Problema com script

Mensagem por Goustkor em Dom Set 11, 2016 9:17 am

Poderia postar o código e dizer quais são as duas linhas? isso ajudaria muito.
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Resolvido Re: Problema com script

Mensagem por Marc7 em Dom Set 11, 2016 9:28 am

aqui está o script completo:

Código:
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
using UnityEngine.SceneManagement;
using System.Collections;

public class GCGameOver : MonoBehaviour {

    public GameObject menuGameOver;
    public GameObject textoGameOverFinal;
    public int opcao = 1;
    public float duracaoGameOver = 7.0f;
    public bool ativandoMenu = false;
    public GameObject[] objetoGCGOver;
    public bool finalGameOver = false;
    public float contagemRegress = 10f;
    public AudioSource somOptions;
    public float countGameOver;

    private LifeScript scriptVidas;
    private MovimentoBackground cenario;
    private int quantCreditos;

    void Start() {
        somOptions = GetComponent<AudioSource>();
    }

    void Awake() {
        objetoGCGOver = GameObject.FindGameObjectsWithTag("gameOver");

        if (objetoGCGOver.Length >= 2) {
            Destroy(objetoGCGOver[0]);
        }
        DontDestroyOnLoad(transform.gameObject);
    }

    void Update() {
        var cenario = GameObject.FindGameObjectWithTag("Background").GetComponent<MovimentoBackground>();
        var finalGO = GameObject.FindGameObjectWithTag("GOfinal");
        var quantCreditos = GCMenuPrincipal.credits;
        var vidas = LifeManager.life;

        //Abre o menu Game Over quando as vidas chegarem a zero.
        if (vidas <= 0 && !ativandoMenu) {
            if (quantCreditos > 0) {
                countGameOver += Time.deltaTime;
                if (countGameOver >= 1f) {      //Chama apos 1 segundo.
                    ativandoMenu = true;
                    Time.timeScale = 0f;
                    menuGameOver.SetActive(true);
                }
            }
        }

        if (!ativandoMenu) {
            GameOverDefault();
        }

        //So posso selecionar as opçoes Sim e Nao se ativandoMenu for verdadeiro.
        if (ativandoMenu) {
            GameOverOptions();
            BotaoSim();
            BotaoNao();
        }

        if (quantCreditos <= 0) {
            if (vidas <= 0) {
                Invoke("AtivaGameOverFinal", 1f); //Chama apos 1 segundo.
                duracaoGameOver -= Time.deltaTime;

                if (duracaoGameOver <= 0) {
                    SceneManager.LoadScene("Title");
                }
            }
        }
    }
   
    void GameOverOptions() {
        var imagemSim = GameObject.Find("YesImage").GetComponent<Image>();
        var imagemNao = GameObject.Find("NoImage").GetComponent<Image>();

        //Selecionar as opçoes Sim e Nao atraves das teclas frente e tras.
        if (Input.GetKeyDown("down")) {
            opcao += 1;
            somOptions.Play();
        }

        if (Input.GetKeyDown("up")) {
            opcao -= 1;
            somOptions.Play();
        }

        if (opcao == 3) {
            if (Input.GetKeyDown("down")) {
                opcao -= 2;
            }
        }

        if (opcao == 0) {
            if (Input.GetKeyDown("up")) {
                opcao += 2;
            }
        }

        if (opcao == 1) {
            imagemSim.enabled = true;
            imagemNao.enabled = false;
        }

        if (opcao == 2) {
            imagemSim.enabled = false;
            imagemNao.enabled = true;
        }
    }

    void AtivaMenu() {
        Time.timeScale = 0f;
        menuGameOver.SetActive(true);
    }

    void AtivaGameOverFinal() {
        textoGameOverFinal.SetActive(true);
    }

    public void BotaoNao() {
        if (opcao == 2) {
            if (Input.GetKeyDown("return")) {
                Time.timeScale = 1f;
                ativandoMenu = false;
                menuGameOver.SetActive(false);
                SceneManager.LoadScene("Main");
                GCMenuPrincipal.habilitaMenu = 1;
                GCMenuPrincipal.difficult = PlayerPrefs.GetInt("NivelSelecionado");
                GCMenuPrincipal.player = PlayerPrefs.GetInt("VidaSelecionada");
                GCMenuPrincipal.credits = PlayerPrefs.GetInt("CreditoSelecionado");

                var bgm1 = GameObject.FindGameObjectWithTag("bgm1").GetComponent<AudioSource>();
                bgm1.Stop();
            }
        }
    }

    public void BotaoSim() {
        if (opcao == 1) {
            if (Input.GetKeyDown("return")) {
                Time.timeScale = 1f;
                ativandoMenu = false;
                menuGameOver.SetActive(false);
                SceneManager.LoadScene("Level1");
                GCMenuPrincipal.credits -= 1;
                if (!ativandoMenu) {
                    countGameOver = 0;
                }
            }
        }
    }

    void GameOverDefault() {
        opcao = 1;
    }
}

é um script para aparecer um menu Game Over, nele tem dois botoes SIM e NÃO.

as duas linhas problemáticas são:

Código:
var cenario = GameObject.FindGameObjectWithTag("Background").GetComponent<MovimentoBackground>();
        var finalGO = GameObject.FindGameObjectWithTag("GOfinal");


se deixo essas duas o problema some, mas se deleto elas aí dá a falha no carregamento.
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Resolvido Re: Problema com script

Mensagem por dstaroski em Dom Set 11, 2016 9:43 am

Bom dia brow! Dá uma olhada na linha 20 do seu script, tem uma referência a uma das linhas que você deletou, provavelmente esse é o seu problema.

Abraço!
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Resolvido Re: Problema com script

Mensagem por Marc7 em Dom Set 11, 2016 9:54 am

dstaroski escreveu:Bom dia brow! Dá uma olhada na linha 20 do seu script, tem uma referência a uma das linhas que você deletou, provavelmente esse é o seu problema.

Abraço!

dstaroski obrigado pela dica, mas ainda continua o problema.

Quando seleciono a opção Game Start para iniciar o jogo, ela carrega uma cena Loading, essa cena loading leva até à cena do jogo.
o script loading é o que o marcos ensina em um dos seus videos.

Deletando a linha 20 e as outras duas linhas, a cena loading fica travada; se eu voltar com as linhas normaliza..  O.o  estranho isso
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Resolvido Re: Problema com script

Mensagem por dstaroski em Dom Set 11, 2016 10:07 am

Isso ta acontecendo porque essas linhas possuem alguma função que o restante do script ainda precisa, tenta reescrever ele, pois de alguma forma essas linhas ainda estão sendo necessárias para esse código.

Abraço!
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Resolvido Re: Problema com script

Mensagem por Marc7 em Dom Set 11, 2016 10:31 am

descobri que somente a seguinte linha está sendo problematica:

Código:
var cenario = GameObject.FindGameObjectWithTag("Background").GetComponent<MovimentoBackground>();


removi a linha 20 e outra linha junto da acima.
acho que vou ter que fazer tudo de novo, abrir um novo projeto, porque depois que veio a unity 5.4.0 é que começou a dar problemas.
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Resolvido Re: Problema com script

Mensagem por dstaroski em Dom Set 11, 2016 10:38 am

Hum entendi, pode ser mesmo, alguma mudança em arquivos do Monodev atualizado, algo assim. Acredito ser a melhor opção se refazer ele, dai se já pode otimizar ele (com menos sintaxes se necessário).

Abraço e ótimos games! Very Happy
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