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Sab Nov 11, 2017 9:44 pm
Sab Nov 11, 2017 9:40 am
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Sex Nov 10, 2017 6:58 pm
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Sex Nov 10, 2017 6:00 pm
Sex Nov 10, 2017 5:22 pm
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Sex Nov 10, 2017 2:31 pm
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Sex Nov 10, 2017 12:00 pm
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Qui Nov 09, 2017 8:26 pm
Qui Nov 09, 2017 8:08 pm
Qui Nov 09, 2017 5:59 pm
Qui Nov 09, 2017 5:29 pm
Qui Nov 09, 2017 1:58 pm
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DUT
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jamaisfiih
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DUT
recagonlei
Phph09
Phph09
jamaisfiih
Josivaldo Augusto
BRGC
MRX
recagonlei
recagonlei
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recagonlei
recagonlei
luiz12345
dstaroski
rafaelllsd
recagonlei
rafaelllsd
recagonlei
recagonlei
recagonlei
recagonlei
PauloFR
PauloFR
PauloFR
Diego Felix
ronito
ronito
Phph09
recagonlei
jamaisfiih
MRX
dstaroski
dstaroski
rafaelllsd
ronito
Phph09
Unidade3d5
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Phph09
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DUT
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Callyde Jr
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natanael.olimpio
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Phph09
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felipehobs1
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PatifeCraft
rafaelllsd
Phph09
Phph09
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dimmuo
Encracker
Unidade3d5
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Callyde Jr
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PatifeCraft
Dom3000
Arqueiro Deckster
Phph09
Phph09
richardson
felipehobs1
joabr
Phph09
DUT

Problema com Input

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DÚVIDA Problema com Input

Mensagem por Marc7 em Dom Set 11, 2016 5:58 am

Bom dia,

eu tenho aqui um projeto de jogo com um menu, abaixo a imagem desse menu:




A ultima opção Quit Game é para fechar o jogo com o Application.Quit

Já tenho o script para selecionar essas opções do menu, a barra escura em cima do Game Start é o identificador de que uma opção está selecionada.
No script eu coloque uma variavel int "numberMain" que vai de 1 a 5 (numero de opções do menu) e que vai aumentando conforme eu vou apertando para baixo e diminuindo quando aperto para cima. e a barra escura tambem vai deslocando p baixo e p cima.

o comando para fechar o jogo é esse:

Código:
if (numberMain == 5) {
                if (Input.GetKeyDown("return")) {
                    Application.Quit();
                }
            }

Mas eu criei um outro menuzinho que ativa quando aperto aperto a tecla ESC, esse tem as opções YES e NO, e se eu teclar ENTER na opção YES o jogo fecha com o Application.Quit; se eu aperto ENTER na opção NO, apenas desativa esse menu.

Primeiro fiz uma breve explicação agora vamos ao que interessa:
em cada uma das opções do main menu acima, se eu apertar Input.GetKeyDown("return")  ,  vai abrir outros menus, ou carregar outra cena.
vamos supor que eu esteja navegando nesse main menu e deixo a ultima opção QUIT GAME selecionada: se eu apertar enter vai fechar o jogo, beleza, é para acontecer isso mesmo.
mas se eu abrir o menuzinho e me arrependo de fechar o jogo e aperto enter na opção NO apenas para desativa esse menu, mesmo assim o jogo fecha com o Application.Quit, e não é isso que é para acontecer.
parece que a tecla enter ("return") ainda continua funcionando e sai abrindo as outras opções que dependem dela para abrir.

entenderam o que está acontecendo?
como corrijo isso para quando eu dar enter na opção NO não fechar o jogo e nem abrir outra opção?
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DÚVIDA Re: Problema com Input

Mensagem por Goustkor em Dom Set 11, 2016 7:36 am

Eu acho que seria mais fácil na opção de fechar o jogo você colocar a tecla ESC, quando pressionada ele pergunta se é para fechar o jogo. Já na questão de quando apertar enter e ele sair abrindo outras opções tenta fazer algum debug no código para ver como ele ta reagindo.
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DÚVIDA Re: Problema com Input

Mensagem por Marc7 em Dom Set 11, 2016 9:02 am

Realmente não sei o que está acontecendo, fiz um debug para o momento em que eu apertar enter na opção NO, mas esse debug não aparece.
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DÚVIDA Re: Problema com Input

Mensagem por Goustkor em Dom Set 11, 2016 9:18 am

Poderia postar o script?
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DÚVIDA Re: Problema com Input

Mensagem por Marc7 em Dom Set 11, 2016 9:40 am

Código:
void BotaoNao() {
        if (quitSelect == 2) {
            if (Input.GetKeyDown("return")) {
                fecharJogo = false;
                quitGameMenu.SetActive(false);
                quitActive = false;
                Debug.Log("Tecla enter ativa");
            }
        }
    }
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DÚVIDA Re: Problema com Input

Mensagem por Goustkor em Dom Set 11, 2016 10:29 am

Marc7 escreveu:
Código:
void BotaoNao() {
        if (quitSelect == 2) {
            if (Input.GetKeyDown("return")) {
                fecharJogo = false;
                quitGameMenu.SetActive(false);
                quitActive = false;
                Debug.Log("Tecla enter ativa");
            }
        }
    }
Eu precisaria do código completo. Essa parte sozinha não me da informação sobre erro.
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DÚVIDA Re: Problema com Input

Mensagem por Marc7 em Dom Set 11, 2016 10:39 am

codigo completo:

Código:
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
using System.Collections;

public class GCMenuQuit : MonoBehaviour {

    public GameObject quitGameMenu;
    public int quitSelect = 1;
    public bool quitActive = false;
    public bool fecharJogo;
    private AudioSource somMenuQuit;
    public Text sim;
    public Text nao;

    void Start () {
        somMenuQuit = GetComponent<AudioSource>();
        fecharJogo = false;
    }
   
   void Update () {
        if (!quitActive && Input.GetKeyDown("escape")) {
            quitActive = true;
            quitGameMenu.SetActive(true);
        }
        else if (quitActive && Input.GetKeyDown("escape")) {
            quitActive = false;
            quitGameMenu.SetActive(false);
        }

        if (!quitActive) {
            QuitDefault();
        }

        if (fecharJogo) {
            Application.Quit();
        }

        MenuQuitOptions();
        BotaoSim();
        BotaoNao();
    }

    void MenuQuitOptions() {
        var imagemSim = GameObject.Find("GameStartImage").GetComponent<Image>();
        var imagemNao = GameObject.Find("OptionsImage").GetComponent<Image>();

        if (quitActive) {
            //Navegar nas opçoes do Menu Quit.
            if (Input.GetKeyDown("down")) {
                quitSelect += 1;
                somMenuQuit.Play();
            }

            if (Input.GetKeyDown("up")) {
                quitSelect -= 1;
                somMenuQuit.Play();
            }

            if (quitSelect == 3) {
                if (Input.GetKeyDown("down")) {
                    quitSelect -= 2;
                }
            }

            if (quitSelect == 0) {
                if (Input.GetKeyDown("up")) {
                    quitSelect += 2;
                }
            }

            if (quitSelect == 1) {
                GameObject.Find("YesText").GetComponent<Text>().color = new Color(1, 1, 1);
                GameObject.Find("NoText").GetComponent<Text>().color = new Color(0.4f, 0.4f, 0.4f);
            }

            if (quitSelect == 2) {
                GameObject.Find("YesText").GetComponent<Text>().color = new Color(0.4f, 0.4f, 0.4f);
                GameObject.Find("NoText").GetComponent<Text>().color = new Color(1, 1, 1);
            }
        }
    }

    void BotaoSim() {
        if (quitSelect == 1) {
            if (Input.GetKeyDown("return")) {
                fecharJogo = true;
            }
        }
    }

    void BotaoNao() {
        if (quitSelect == 2) {
            if (Input.GetKeyDown("return")) {
                fecharJogo = false;
                quitGameMenu.SetActive(false);
                quitActive = false;
                Debug.Log("Tecla enter ativa");
            }
        }
    }

    void QuitDefault() {
        quitSelect = 1;
    }
}
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DÚVIDA Re: Problema com Input

Mensagem por Goustkor em Dom Set 11, 2016 11:01 am

Estranho. eu coloquei seu script e dei build e para mim o script quando aperta No não acontece nada. eu acho que o menu principal ta interferindo.
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DÚVIDA Re: Problema com Input

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Set 11, 2016 11:14 pm

Cara, eu precisaria ver como está a cena para poder avaliar melhor, mas pelo que vi, não deveria estar acontecendo isto.

Os 2 scripts compartilham alguma void com o mesmo nome? alguma classe com o mesmo nome? alguma variável com o mesmo nome? Tente checar isto.
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DÚVIDA Re: Problema com Input

Mensagem por Marc7 em Qua Set 14, 2016 3:01 pm

Marcos eu já exclui esse projeto porque tive problemas com outro script, onde tinha uma linha desnecessaria que quando eu a apago, dá problema no jogo, acho que isso é porque comecei o projeto em versão 5.xx, não lembro qual, depois que atualizei para a 5.4 começou a  acontecer isso.
Abri um novo projeto e vou ter que fazer a cena "Main" tudo de novo, mas como tenho aqui um backup do projeto, mesmo que um pouco atrasado sem esse menu quit game, faço ele de novo e te mando um video de como tudo está.

Agora a questão que vc falou sobre scripts compartilham alguma void com o mesmo nome, na verdade tenho outro script chamado GCMenuPrincipal, esse aqui:



Código:
public GameObject menuPrincip;
    public GameObject menuOpcoes;
    public GameObject menuDesistir;
    public int valor = 1;
    public int numberMain = 1;
    public int quitSelect = 1;
    public bool quitActive = false;
    public static int difficult = 2;
    public static int player = 3;
    public static int credits = 3;
    public static int habilitaMenu = 1;
    private AudioSource somOpcoes;

    void Start()
    {
        somOpcoes = GetComponent<AudioSource>();
    }

    void Update()
    {

        if (habilitaMenu == 1)
        {
            menuPrincip.SetActive(true);
            menuOpcoes.SetActive(false);
            opcoesMenuPrincipal();
            valorPadraoConfig();
        }

        if (habilitaMenu == 1)
        {
            if (numberMain == 1)
            {
                if (Input.GetKeyDown("return"))
                {
                    SceneManager.LoadScene("Loading");
                    menuPrincip.SetActive(false);
                    menuOpcoes.SetActive(false);
                }
            }
        }

        if (habilitaMenu == 1)
        {
            if (numberMain == 2)
            {
                if (Input.GetKeyDown("return"))
                {
                    menuPrincip.SetActive(false);
                    menuOpcoes.SetActive(true);
                    opcoesMenuConfig();
                }
            }
        }

        if (habilitaMenu == 1)
        {
            if (numberMain == 4)
            {
                if (Input.GetKeyDown("return"))
                {
                    SceneManager.LoadScene("Creditos");
                }
            }
        }

        //Fechar o jogo caso a opçao Exit seja apertada.
        if (habilitaMenu == 1)
        {
            if (numberMain == 5)
            {
                if (Input.GetKeyDown("return"))
                {
                    Application.Quit();
                }
            }
        }

        //Mantem o valor minimo de habilitaMenu em 1.
        if (habilitaMenu == 0)
        {
            habilitaMenu += 1;
        }

        trocaMenu();
        opcaoDificuldade();
        opcaoPlayer();
        opcaoCreditos();
        opcaoPadrao();
        opcaoRetornar();
    }

    void opcoesMenuPrincipal()
    {
        var imagemGameStart = GameObject.Find("GameStartImage").GetComponent<Image>();
        var imagemOpt = GameObject.Find("OptionsImage").GetComponent<Image>();
        var imagemRank = GameObject.Find("RankingImage").GetComponent<Image>();
        var imagemCred = GameObject.Find("CreditsImage").GetComponent<Image>();
        var imagemExit = GameObject.Find("ExitImage").GetComponent<Image>();

        //Navegar nas opçoes do Menu principal.
        if (Input.GetKeyDown("down"))
        {
            numberMain += 1;
            somOpcoes.Play();
        }

        if (Input.GetKeyDown("up"))
        {
            numberMain -= 1;
            somOpcoes.Play();
        }

        if (numberMain == 6)
        {
            if (Input.GetKeyDown("down"))
            {
                numberMain -= 5;
            }
        }

        if (numberMain == 0)
        {
            if (Input.GetKeyDown("up"))
            {
                numberMain += 5;
            }
        }

        if (numberMain == 1)
        {
            imagemGameStart.enabled = true;
            imagemOpt.enabled = false;
            imagemRank.enabled = false;
            imagemCred.enabled = false;
            imagemExit.enabled = false;
        }

        if (numberMain == 2)
        {
            imagemGameStart.enabled = false;
            imagemOpt.enabled = true;
            imagemRank.enabled = false;
            imagemCred.enabled = false;
            imagemExit.enabled = false;
        }

        if (numberMain == 3)
        {
            imagemGameStart.enabled = false;
            imagemOpt.enabled = false;
            imagemRank.enabled = true;
            imagemCred.enabled = false;
            imagemExit.enabled = false;
        }

        if (numberMain == 4)
        {
            imagemGameStart.enabled = false;
            imagemOpt.enabled = false;
            imagemRank.enabled = false;
            imagemCred.enabled = true;
            imagemExit.enabled = false;
        }

        if (numberMain == 5)
        {
            imagemGameStart.enabled = false;
            imagemOpt.enabled = false;
            imagemRank.enabled = false;
            imagemCred.enabled = false;
            imagemExit.enabled = true;
        }
    }

    void opcoesMenuConfig()
    {
        var imagemDific = GameObject.Find("DifficultImage").GetComponent<Image>();
        var imagemPlayer = GameObject.Find("PlayerImage").GetComponent<Image>();
        var imagemCredits = GameObject.Find("CreditsImage").GetComponent<Image>();
        var imagemSound = GameObject.Find("SoundImage").GetComponent<Image>();
        var imagemKey = GameObject.Find("KeyImage").GetComponent<Image>();
        var imagemScreen = GameObject.Find("ScreenImage").GetComponent<Image>();
        var imagemDefault = GameObject.Find("DefaultImage").GetComponent<Image>();
        var imagemReturn = GameObject.Find("ReturnImage").GetComponent<Image>();

        //Navegar nas opçoes do Menu Config.
        if (Input.GetKeyDown("down"))
        {
            valor += 1;
            somOpcoes.Play();
        }

        if (Input.GetKeyDown("up"))
        {
            valor -= 1;
            somOpcoes.Play();
        }

        if (valor == 9)
        {
            if (Input.GetKeyDown("down"))
            {
                valor -= 8;
            }
        }

        if (valor == 0)
        {
            if (Input.GetKeyDown("up"))
            {
                valor += 8;
            }
        }

        if (valor == 1)
        {
            imagemDific.enabled = true;
            imagemPlayer.enabled = false;
            imagemCredits.enabled = false;
            imagemSound.enabled = false;
            imagemKey.enabled = false;
            imagemScreen.enabled = false;
            imagemDefault.enabled = false;
            imagemReturn.enabled = false;
        }

        if (valor == 2)
        {
            imagemDific.enabled = false;
            imagemPlayer.enabled = true;
            imagemCredits.enabled = false;
            imagemSound.enabled = false;
            imagemKey.enabled = false;
            imagemScreen.enabled = false;
            imagemDefault.enabled = false;
            imagemReturn.enabled = false;
        }

        if (valor == 3)
        {
            imagemDific.enabled = false;
            imagemPlayer.enabled = false;
            imagemCredits.enabled = true;
            imagemSound.enabled = false;
            imagemKey.enabled = false;
            imagemScreen.enabled = false;
            imagemDefault.enabled = false;
            imagemReturn.enabled = false;
        }

        if (valor == 4)
        {
            imagemDific.enabled = false;
            imagemPlayer.enabled = false;
            imagemCredits.enabled = false;
            imagemSound.enabled = true;
            imagemKey.enabled = false;
            imagemScreen.enabled = false;
            imagemDefault.enabled = false;
            imagemReturn.enabled = false;
        }

        if (valor == 5)
        {
            imagemDific.enabled = false;
            imagemPlayer.enabled = false;
            imagemCredits.enabled = false;
            imagemSound.enabled = false;
            imagemKey.enabled = true;
            imagemScreen.enabled = false;
            imagemDefault.enabled = false;
            imagemReturn.enabled = false;
        }

        if (valor == 6)
        {
            imagemDific.enabled = false;
            imagemPlayer.enabled = false;
            imagemCredits.enabled = false;
            imagemSound.enabled = false;
            imagemKey.enabled = false;
            imagemScreen.enabled = true;
            imagemDefault.enabled = false;
            imagemReturn.enabled = false;
        }

        if (valor == 7)
        {
            imagemDific.enabled = false;
            imagemPlayer.enabled = false;
            imagemCredits.enabled = false;
            imagemSound.enabled = false;
            imagemKey.enabled = false;
            imagemScreen.enabled = false;
            imagemDefault.enabled = true;
            imagemReturn.enabled = false;
        }

        if (valor ==
        {
            imagemDific.enabled = false;
            imagemPlayer.enabled = false;
            imagemCredits.enabled = false;
            imagemSound.enabled = false;
            imagemKey.enabled = false;
            imagemScreen.enabled = false;
            imagemDefault.enabled = false;
            imagemReturn.enabled = true;
        }
    }

    void opcaoDificuldade()
    {
        var opcoesDific = GameObject.Find("DifficultOptions").GetComponent<Text>();

        if (valor == 1)
        {
            if (Input.GetKeyDown("right"))
            {
                difficult += 1;
                if (difficult == 4)
                {
                    difficult -= 1;
                }
            }
        }

        if (valor == 1)
        {
            if (Input.GetKeyDown("left"))
            {
                difficult -= 1;
                if (difficult == 0)
                {
                    difficult += 1;
                }
            }
        }

        if (difficult == 1)
        {
            opcoesDific.text = "Easy";
        }

        if (difficult == 2)
        {
            opcoesDific.text = "Normal";
        }

        if (difficult == 3)
        {
            opcoesDific.text = "Hard";
        }
    }

    void opcaoPlayer()
    {
        var opcoesPlayer = GameObject.Find("PlayerOptions").GetComponent<Text>();

        if (valor == 2)
        {
            if (Input.GetKeyDown("right"))
            {
                player += 1;
                if (player == 6)
                {
                    player -= 1;
                }
            }
        }

        if (valor == 2)
        {
            if (Input.GetKeyDown("left"))
            {
                player -= 1;
                if (player == 0)
                {
                    player += 1;
                }
            }
        }

        if (player == 1)
        {
            opcoesPlayer.text = "1";
        }

        if (player == 2)
        {
            opcoesPlayer.text = "2";
        }

        if (player == 3)
        {
            opcoesPlayer.text = "3";
        }

        if (player == 4)
        {
            opcoesPlayer.text = "4";
        }

        if (player == 5)
        {
            opcoesPlayer.text = "5";
        }
    }

    void opcaoCreditos()
    {
        var opcoesCredits = GameObject.Find("CreditsOptions").GetComponent<Text>();

        if (valor == 3)
        {
            if (Input.GetKeyDown("right"))
            {
                credits += 1;
                if (credits == 6)
                {
                    credits -= 1;
                }
            }
        }

        if (valor == 3)
        {
            if (Input.GetKeyDown("left"))
            {
                credits -= 1;
                if (credits == 0)
                {
                    credits += 1;
                }
            }
        }

        if (credits == 1)
        {
            opcoesCredits.text = "1";
        }

        if (credits == 2)
        {
            opcoesCredits.text = "2";
        }

        if (credits == 3)
        {
            opcoesCredits.text = "3";
        }

        if (credits == 4)
        {
            opcoesCredits.text = "4";
        }

        if (credits == 5)
        {
            opcoesCredits.text = "5";
        }
    }

    void opcaoPadrao()
    {
        if (valor == 7)
        {
            if (Input.GetKeyDown("return"))
            {
                difficult = 2;
                player = 3;
                credits = 3;
            }
        }
    }

    void opcaoRetornar()
    {
        if (valor ==
        {
            if (Input.GetKeyDown("return"))
            {
                menuPrincip.SetActive(true);        //Ativa o Painel Principal.
                menuOpcoes.SetActive(false);        //Desativa o Painel de Configurações.
                habilitaMenu -= 1;
                PlayerPrefs.SetInt("NivelSelecionado", difficult);
                PlayerPrefs.SetInt("VidaSelecionada", player);
                PlayerPrefs.SetInt("CreditoSelecionado", credits);

                if (habilitaMenu == 2)
                {
                    habilitaMenu -= 1;
                }
            }
        }
    }

    void valorPadraoMain()
    {
        numberMain = 2;
    }

    void valorPadraoConfig()
    {
        valor = 1;
    }

    void defaultOptionsConfig()
    {
        difficult = 2;
        player = 3;
        credits = 3;
    }

    void trocaMenu()
    {
        //Botao para trocar de menu.
        if (numberMain == 2)
        {
            if (Input.GetKeyDown("return"))
            {
                habilitaMenu += 1;

                //Mantem o valor maximo de habilitaMenu em 3.
                if (habilitaMenu == 4)
                {
                    habilitaMenu -= 1;
                }
            }
        }
    }
}

a parte do script que tambem fecha o jogo é essa:



Código:
//Fechar o jogo caso a opçao Exit seja apertada.
        if (habilitaMenu == 1)
        {
            if (numberMain == 5)
            {
                if (Input.GetKeyDown("return"))
                {
                    Application.Quit();
                }
            }
        }

quando eu selecionar a opção Quit Game como na imagem lá em cima, se eu apertar enter tambem vai fechar o jogo, além de eu apertar enter no menu quit opção YES.
Retorno depois com um pequeno video de como tudo está.
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DÚVIDA Re: Problema com Input

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Set 14, 2016 3:28 pm

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DÚVIDA Re: Problema com Input

Mensagem por Marc7 em Qui Set 22, 2016 3:16 pm

Ola Marcos, consegui resolver o problema dos menus atraves de outro codigo.
realmente tinha metodos que compartilhavam o mesmo efeito, aí eu tive que criar exceções.
surgindo mais algum problema eu posto um video.
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