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Sincronização de Dados do player no PlayerPrefs ou no Banco de dados?

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DÚVIDA Sincronização de Dados do player no PlayerPrefs ou no Banco de dados?

Mensagem por dbzronaldo em Qui Set 08, 2016 4:27 am

Ola tudo bem? Planejo fazer um game online tipo um mmorpg, e tenho duvida sobre a sincronização de dados...

Gostaria de saber se eu puxo os dados do player quando ele loga e salvo no PlayerPrefags para ficar facil consultar e regravar, ou se eu tenho que ficar sincronizando os dados dele toda hora com o banco de dados mysql. tenho receio que possa dar lag, pois terei muita coisa pra atualizar o tempo todo.

EX: o player perde vida, dai nesse momento eu já sincronizo com o banco de dados..

ou:

EX: o player perde vida, dai sincronizo com o PlayerPrefs ou com uma variavel static e só sincronizo com o DB quando ele deslogar... mas pensando assim, não é o ideal pq os playes nao teram meus dados atualizados certo?


Qual a forma correta de se fazer isso? seria mesmo usando a primeira opção?


OBS: o Game será um Multiplayer Online
Obrigado.

dbzronaldo
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DÚVIDA Re: Sincronização de Dados do player no PlayerPrefs ou no Banco de dados?

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Set 09, 2016 2:09 am

Em um multiplayer online, praticamente o jogo todo tem que estar a todo momento no banco de dados, na verdade, nem se chega perto de PlayerPrefs em um jogo online... talvez será usado para guardar preferências como a resolução da tela, essas coisas, mas TODO o resto vai no banco de dados.

Você tem que ficar mandando e recebendo informações o tempo todo.
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DÚVIDA Re: Sincronização de Dados do player no PlayerPrefs ou no Banco de dados?

Mensagem por dbzronaldo em Sex Set 09, 2016 5:08 am

Ah, entendi... muito obrigado pela dica.. vai me ajudar a pensar melhor!

- A fim de testes criei um recurso para que assim que o usuário faz login, grava a ID dele na PlayerPrefs, e assim eu consigo fazer as requisições, esta certo essa forma?


- Outra duvida minha é a respeito de usar o php em arquivos separados, ou usar dentro do script CS mesmo... andei vendo uns videos que usam ele dentro do CS... qual a melhor forma?


- a terceira duvida é a respeito desse meu codigo de atualizar o banco de dados.. sinto que da pra melhorar ele... 
pois usei 4 funcões para atualizar o DB. a primeira e a segunda não conta, mas foram duas funcoes que funcionam, mas achei estranha.. sinto que da pra simplificar... 


Tem alguma forma de resumir isso que eu quero fazer?
Consultar um valor do mysql e atualizar ele?


Nesse meu exemplo, quando eu clico J,  eu pego a Vida do player  e atualizo ela acrecentando um valor do random...


Código:
void Start () {
 idUserLogado = PlayerPrefs.GetString ("id_usuario_logadooooo");
 }


 void Update () {
 if (Input.GetKeyDown ("j")) {
 StartCoroutine (ConsultaDB (idUserLogado));
 }
 }




 //CONSULTA SCORE DO PLAYER
 IEnumerator ConsultaDB(string idUserLogado) {
 
 WWW verscore = new WWW ("http://localhost/unity2/main.php?service=consultaBlood&uss=" + idUserLogado + "&blood="); //consulta usuário pra pegar blood atual
 yield return(verscore);


 string[] stringDados = verscore.text.Split ('|');       //split pq recebo varios dados de uma vez do php
 if (stringDados != null) {

 bloodUsuario  = int.Parse (stringDados [3]);

 //AUMENTA BLOOD
 bloodUsuario = bloodUsuario + Random.Range(0,20);

 //CHAMA ATUALIZA DB
 StartCoroutine (UpdateDB(bloodUsuario, nombreUsuario));
 }


 }







 //ATUALIZA BLOOD DO PLAYER
 IEnumerator UpdateDB(int blood, string nombreUsuario) {
 WWW verscore = new WWW ("http://localhost/unity2/main.php?service=updateBlood&uss=" + idUserLogado + "&blood=" + blood.ToString()); //envia novo blood para o php
 yield return(verscore);

 if (verscore.text == "sucessUpdated") {

     print ("Blood aumentado com sucesso!");

 }
 }


Acho que da pra melhorar, mas não sei por onde comecar.. 
Se puderem me dar uma luz, ou pelo menos tentar indicar o melhor caminho... tudo sera bem vindo....

OBS: Tirei várias verificações do código pra ficar mais facil de vocÊs compreende-lo e entender oque estou querendo dizer..

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DÚVIDA Re: Sincronização de Dados do player no PlayerPrefs ou no Banco de dados?

Mensagem por RenanMSV em Sab Set 10, 2016 10:14 pm

Esta correto, porém um usuario mais esperto pode alterar o ID no PlayerPrefs e ai controlar a conta de alguem
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DÚVIDA Re: Sincronização de Dados do player no PlayerPrefs ou no Banco de dados?

Mensagem por dbzronaldo em Dom Set 11, 2016 12:07 am

Ah sim.. entendi....

qual a melhor forma de pegar o id do player logado entao? 

usando a variavel static ? se tiver outra forma e puder me ajudar ficarei grato.. desde ja obrigado!

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DÚVIDA Re: Sincronização de Dados do player no PlayerPrefs ou no Banco de dados?

Mensagem por RenanMSV em Dom Set 11, 2016 12:20 am

É bem dificil impedir, mas creio que colocar o nome de usuario em uma variavel e ai controlar a conta dele seja mais viavel. Pode ser estatica sim. Tente criar um sistema de "cadeado" "token" permitindo que alguma alteração em uma conta especifica só seja permitida caso o proprio servidor deixar. É algo complicadinho mas vc pega o jeito.
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DÚVIDA Re: Sincronização de Dados do player no PlayerPrefs ou no Banco de dados?

Mensagem por dbzronaldo em Dom Set 11, 2016 12:57 am

ah sim.. obrigado pela dica.

E a respeito de usar o php em arquivos separados, ou usar dentro do script CS mesmo... andei vendo uns videos que usam ele dentro do CS... qual a melhor forma?

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DÚVIDA Re: Sincronização de Dados do player no PlayerPrefs ou no Banco de dados?

Mensagem por RenanMSV em Dom Set 11, 2016 1:37 am

Ai é escolha propria.
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DÚVIDA Re: Sincronização de Dados do player no PlayerPrefs ou no Banco de dados?

Mensagem por dbzronaldo em Dom Set 11, 2016 3:41 am

qual recomenda para ter melhor organização e desempenho?

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