[TUTORIAL] Como fazer um sistema de PET, para ele seguir você e parar ao apertar 'E'
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[TUTORIAL] Como fazer um sistema de PET, para ele seguir você e parar ao apertar 'E'
Fala galera, estou trazendo este sistema simples para fazer um pet seguir o seu jogador, e se você apertar "e" ele para de seguir... e se apertar denovo, volta a seguir...
O sistema é bastante simples.
Primeiramente, vocês terão que jogar este script no seu Pet:
O script é em C# e deve ter o nome "Pet"
O próximo passo é colocar a tag "Player" no seu jogador, para que o pet possa saber quem seguir...
e a ultima coisa a fazer, é deixar o chão como estático e ir em Window>Navegation e fazer um Bake, conforme eu mostro neste vídeo:
Este passo acima é totalmente necessário para que o sistema possa funcionar...
Agora basta configurar a velocidade do Pet e a distancia que ele ficará do Player :D
O sistema é bastante simples.
Primeiramente, vocês terão que jogar este script no seu Pet:
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(NavMeshAgent))]
public class Pet : MonoBehaviour {
private GameObject Jogador;
private NavMeshAgent controlador;
private bool ativarPet;
public float Distancia = 5, velocidadeDoPet = 4;
void Start () {
ativarPet = true;
Jogador = GameObject.FindWithTag ("Player");
controlador = GetComponent<NavMeshAgent> ();
controlador.speed = velocidadeDoPet;
}
void Update () {
if (Vector3.Distance (Jogador.transform.position, transform.position) > Distancia) {
if(ativarPet == true){
Seguir ();
}else{
FicarParado();
}
} else {
FicarParado ();
}
if (Input.GetKeyDown ("e")) {
ativarPet = !ativarPet;
}
}
void Seguir (){
controlador.speed = velocidadeDoPet;
controlador.destination = Jogador.transform.position;
}
void FicarParado (){
controlador.speed = 0;
}
}
O script é em C# e deve ter o nome "Pet"
O próximo passo é colocar a tag "Player" no seu jogador, para que o pet possa saber quem seguir...
e a ultima coisa a fazer, é deixar o chão como estático e ir em Window>Navegation e fazer um Bake, conforme eu mostro neste vídeo:
Este passo acima é totalmente necessário para que o sistema possa funcionar...
Agora basta configurar a velocidade do Pet e a distancia que ele ficará do Player :D
Última edição por MarcosSchultz em Ter Jun 07, 2016 9:16 pm, editado 1 vez(es)
Re: [TUTORIAL] Como fazer um sistema de PET, para ele seguir você e parar ao apertar 'E'
legal meu pet vai ser um cubo '-'
Re: [TUTORIAL] Como fazer um sistema de PET, para ele seguir você e parar ao apertar 'E'
como colocar animação do pet andar ?
Animdude- Membro
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Re: [TUTORIAL] Como fazer um sistema de PET, para ele seguir você e parar ao apertar 'E'
Marcos qual o nome da musica da sua intro
Animdude- Membro
- PONTOS : 3158
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Re: [TUTORIAL] Como fazer um sistema de PET, para ele seguir você e parar ao apertar 'E'
"Nice Electro/Dubstep music ! MrNicoLacro"
Animdude- Membro
- PONTOS : 3158
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Re: [TUTORIAL] Como fazer um sistema de PET, para ele seguir você e parar ao apertar 'E'
Esse script funciona em jogos 2D???
Tiago9194- Iniciante
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Re: [TUTORIAL] Como fazer um sistema de PET, para ele seguir você e parar ao apertar 'E'
Tiago9194 escreveu:Esse script funciona em jogos 2D???
Não... o sistema foi feito para jogos 3D apenas
Tiago9194- Iniciante
- PONTOS : 3391
REPUTAÇÃO : 2
Idade : 27
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Re: [TUTORIAL] Como fazer um sistema de PET, para ele seguir você e parar ao apertar 'E'
E ai galera !
Disponibilizando este script pro pessoal que assim como eu teve dificuldade de colocar animação no "Pet", lembrando que é preciso conhecer um pouco do animator, mas é só assistir os videos que estão aqui neste tópico. Depois de pensar bastante consegui achar um calculo para minha animação ficar sincronizada.
Obs: Este script é o mesmo do tutorial do Marcos só implementei a animação, é muito importante estudar o código não apenas copiar e colar mas entender o que esta fazendo.
Disponibilizando este script pro pessoal que assim como eu teve dificuldade de colocar animação no "Pet", lembrando que é preciso conhecer um pouco do animator, mas é só assistir os videos que estão aqui neste tópico. Depois de pensar bastante consegui achar um calculo para minha animação ficar sincronizada.
Obs: Este script é o mesmo do tutorial do Marcos só implementei a animação, é muito importante estudar o código não apenas copiar e colar mas entender o que esta fazendo.
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent (typeof(NavMeshAgent))]
public class pet : MonoBehaviour
{
private GameObject Jogador;
private NavMeshAgent controlador;
private bool ativarPet;
public float Distancia = 5;
public float velocidadeDoPet;
public Animator anim;
void Start ()
{
ativarPet = true;
Jogador = GameObject.FindWithTag ("Player");
controlador = GetComponent<NavMeshAgent> ();
controlador.speed = velocidadeDoPet;
anim = GetComponent<Animator> ();
}
void Update ()
{
if (Vector3.Distance (Jogador.transform.position, transform.position) > Distancia) {
if (ativarPet == true) {
Seguir ();
} else {
FicarParado ();
}
} else {
FicarParado ();
}
if (Input.GetKeyDown ("e")) {
ativarPet = !ativarPet;
}
}
void Seguir ()
{
velocidadeDoPet = velocidadeDoPet + 0.4f * Time.deltaTime;
controlador.speed = velocidadeDoPet + 4;
controlador.destination = Jogador.transform.position;
anim.SetFloat ("Speed", velocidadeDoPet);
}
void FicarParado ()
{
if(velocidadeDoPet >= 0.1f){
velocidadeDoPet = velocidadeDoPet - 2f * Time.deltaTime;
controlador.speed = 0;
anim.SetFloat ("Speed", velocidadeDoPet);
}
}
}
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