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Alguém me ajuda com esse script ?

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Resolvido Alguém me ajuda com esse script ?

Mensagem por cosmoplay em Ter Set 06, 2016 2:32 pm

Pessoal, basicamente to tentando fazer um esquema de objetivo onde o player tem que encontrar uma bateria e levala ate um carro e ai dar load level 

para isso criei um script para coletar a bateria que esta funcionando ele coleta e belezinha ...
o meu desafio é leva-la ate o carro e dar load level
alguem pode me ajudar 

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
[RequireComponent(typeof(AudioSource))]
public class carro : MonoBehaviour {
public bool NãoFunciona, PrecisoDaBateria;
public AudioClip naoVaidDar;
public float DistanciaParaEntrar;
public Font fonte;
public bool PegouABateria;
public GameObject Jogador;
void Start (){
NãoFunciona = true;
PrecisoDaBateria = true;
Jogador = GameObject.FindWithTag ("Player");
if (NãoFunciona == true) {
PrecisoDaBateria = true;
}
   }
void Update (){
if (Vector3.Distance (transform.position, Jogador.transform.position) <= DistanciaParaEntrar) {
NãoFunciona = true;
} else if (Vector3.Distance (transform.position, Jogador.transform.position) > DistanciaParaEntrar) {
NãoFunciona = false;
}
if (PegouABateria == true;) {
PrecisoDaBateria = false;
NãoFunciona = false;
}
if (NãoFunciona == false) {
if(Input.GetKeyDown("e") NãoFunciona == false){
Application.LoadLevel ("final");
}
else if(Input.GetKeyDown("e") NãoFunciona == true){
GetComponent<AudioSource>().PlayOneShot(naoVaidDar);
}
}
}
}





Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(AudioSource))]
public class bateriaCarro : MonoBehaviour {

public bool PegouABateria;
public float DistanciaDaBateria = 3;
private GameObject Jogador;
public AudioClip somBateria;


void Start () {
PegouABateria = false;
Jogador = GameObject.FindWithTag ("Player");
}

void Update () {
if (Vector3.Distance (transform.position, Jogador.transform.position) < DistanciaDaBateria) {
if (Input.GetKeyDown ("e"))
PegouABateria = true;
GetComponent<MeshRenderer> ().enabled = false;
GetComponent<AudioSource> ().PlayOneShot (somBateria);
Destroy (gameObject, 2.0f);
}


}

}


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Resolvido Re: Alguém me ajuda com esse script ?

Mensagem por dstaroski em Ter Set 06, 2016 2:37 pm

Boa tarde brow! Ele te dá algum erro ou simplesmente não carrega a nova fase? Você colocou a cena "Final" em Project>BuildSettings? 

Abraço!

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Resolvido Re: Alguém me ajuda com esse script ?

Mensagem por RenanMSV em Ter Set 06, 2016 2:40 pm


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Resolvido Re: Alguém me ajuda com esse script ?

Mensagem por cosmoplay em Ter Set 06, 2016 2:42 pm

dstaroski escreveu:Boa tarde brow! Ele te dá algum erro ou simplesmente não carrega a nova fase? Você colocou a cena "Final" em Project>BuildSettings? 

Abraço!
o problema esta a cima disso cara, eu na verdade não consegui terminar me emrrolei todo kkk
não consigo fazer a conexão dos 2 scripts e não sei mais o que fazer a partir dai

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Resolvido Re: Alguém me ajuda com esse script ?

Mensagem por John Rambo em Ter Set 06, 2016 2:50 pm

Boa Tarde cosmoplay!

tenta agora:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
[RequireComponent(typeof(AudioSource))]
public class carro : MonoBehaviour {
public bool NãoFunciona, PrecisoDaBateria;
public AudioClip naoVaidDar;
public float DistanciaParaEntrar;
public Font fonte;
public static bool PegouABateria;
public GameObject Jogador;
void Start (){
NãoFunciona = true;
PrecisoDaBateria = true;
Jogador = GameObject.FindWithTag ("Player");
if (NãoFunciona == true) {
PrecisoDaBateria = true;
}
   }
void Update (){
if (Vector3.Distance (transform.position, Jogador.transform.position) <= DistanciaParaEntrar) {
NãoFunciona = true;
} else if (Vector3.Distance (transform.position, Jogador.transform.position) > DistanciaParaEntrar) {
NãoFunciona = false;
}
if (PegouABateria == true;) {
PrecisoDaBateria = false;
NãoFunciona = false;
}
if (NãoFunciona == false) {
if(Input.GetKeyDown("e") NãoFunciona == false){
Application.LoadLevel ("final");
}
else if(Input.GetKeyDown("e") NãoFunciona == true){
GetComponent<AudioSource>().PlayOneShot(naoVaidDar);
}
}
}
}




Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(AudioSource))]
public class bateriaCarro : MonoBehaviour {

public bool PegouABateria;
public float DistanciaDaBateria = 3;
private GameObject Jogador;
public AudioClip somBateria;


void Start () {
PegouABateria = false;
Jogador = GameObject.FindWithTag ("Player");
}

void Update () {
if (Vector3.Distance (transform.position, Jogador.transform.position) < DistanciaDaBateria) {
if (Input.GetKeyDown ("e"))
PegouABateria = true;
carro.PegouABateria = true;
GetComponent<MeshRenderer> ().enabled = false;
GetComponent<AudioSource> ().PlayOneShot (somBateria);
Destroy (gameObject, 2.0f);
}


}

}


Qual versão da unity voce está usando? Se for 5.3 ou superior voce deve importar a biblioteca "using UnityEngine.SceneManagement" e no lugar de "Application.LoadLevel" colocar "SceneManager.LoadScene"

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Resolvido Re: Alguém me ajuda com esse script ?

Mensagem por cosmoplay em Ter Set 06, 2016 3:01 pm

obrigado John
ta falando que o nome "carro" não existe no contexto ... 21,25
é assim que se chama outro script ? como vc colocou la ?

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Resolvido Re: Alguém me ajuda com esse script ?

Mensagem por dstaroski em Ter Set 06, 2016 3:07 pm

O primeiro script tem que ter o nome: carro , o segundo script bateriaCarro . Se o nome do seu arquivo script .cs não for igual ao nome antes do : MonoBehaviour (veja, linha 5 do script carro) vai dar erro.  Very Happy

Aguardando o resultado;

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Resolvido Re: Alguém me ajuda com esse script ?

Mensagem por cosmoplay em Ter Set 06, 2016 3:11 pm

o nome dos scripts estão corretos.
o erro esta acontecendo no bateriaCarro na linha 21.agora eu já não sei porque

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Resolvido Re: Alguém me ajuda com esse script ?

Mensagem por John Rambo em Ter Set 06, 2016 3:19 pm

qualquer coisa tambem voce tenta trocar o nome do script e colocar letra maiúscula no início:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
[RequireComponent(typeof(AudioSource))]
public class Carro : MonoBehaviour {
public bool NãoFunciona, PrecisoDaBateria;
public AudioClip naoVaidDar;
public float DistanciaParaEntrar;
public Font fonte;
public static bool PegouABateria;
public GameObject Jogador;
void Start (){
NãoFunciona = true;
PrecisoDaBateria = true;
Jogador = GameObject.FindWithTag ("Player");
if (NãoFunciona == true) {
PrecisoDaBateria = true;
}
  }
void Update (){
if (Vector3.Distance (transform.position, Jogador.transform.position) <= DistanciaParaEntrar) {
NãoFunciona = true;
} else if (Vector3.Distance (transform.position, Jogador.transform.position) > DistanciaParaEntrar) {
NãoFunciona = false;
}
if (PegouABateria == true;) {
PrecisoDaBateria = false;
NãoFunciona = false;
}
if (NãoFunciona == false) {
if(Input.GetKeyDown("e") NãoFunciona == false){
Application.LoadLevel ("final");
}
else if(Input.GetKeyDown("e") NãoFunciona == true){
GetComponent<AudioSource>().PlayOneShot(naoVaidDar);
}
}
}
}

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(AudioSource))]
public class BateriaCarro : MonoBehaviour {

public bool PegouABateria;
public float DistanciaDaBateria = 3;
private GameObject Jogador;
public AudioClip somBateria;


void Start () {
PegouABateria = false;
Jogador = GameObject.FindWithTag ("Player");
}

void Update () {
if (Vector3.Distance (transform.position, Jogador.transform.position) < DistanciaDaBateria) {
if (Input.GetKeyDown ("e")){
PegouABateria = true;
Carro.PegouABateria = true;
GetComponent<MeshRenderer> ().enabled = false;
GetComponent<AudioSource> ().PlayOneShot (somBateria);
Destroy (gameObject, 2.0f);
}

}
}

}

lembrando que se voce trocar o nome do script depois de o ter criado voce precisa trocar o nome lá na aba project tambem lá onde voce clica pra abrir o script

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Resolvido Re: Alguém me ajuda com esse script ?

Mensagem por dstaroski em Ter Set 06, 2016 3:29 pm

Cara, faz a parada que o nosso amigo Rambo falou acima, se por acaso não resolver, quando eu chegar em casa, vou simular certinho pra testar, to no trabalho dai não tenho acesso ao mono e tals, 

Abraço!

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Resolvido Re: Alguém me ajuda com esse script ?

Mensagem por dstaroski em Ter Set 06, 2016 8:17 pm

Manolo, segue script modificado (simplificado) mas funcionou perfeitamente, fiz os testes aqui.
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
[RequireComponent(typeof(AudioSource))]
public class carro : MonoBehaviour {
 public bool NaoFunciona;
 public float DistanciaParaEntrar = 3.0f;
 public Font fonte;
 public static bool PegouABateria;
 public GameObject Jogador;

 void Start (){
 NaoFunciona = true;
 PegouABateria = false;
 }

 void Update ()
 {
 if (PegouABateria == true) {
 NaoFunciona = false;
 }

 if (Vector3.Distance (transform.position, Jogador.transform.position) <= DistanciaParaEntrar) {
 if (Input.GetKeyDown ("e") && NaoFunciona == true) {
 print ("Nao vai dar, pegue a bateria");
 }
 }

 if (Vector3.Distance (transform.position, Jogador.transform.position) <= DistanciaParaEntrar) {
 if (Input.GetKeyDown ("e") && NaoFunciona == false) {
 Application.LoadLevel ("teste2");
 }
 }


 }
 
}

Esse foi o do carro, segue o da bateria:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(AudioSource))]
public class bateriaCarro : MonoBehaviour {

 public bool PegouABateria;
 public float DistanciaDaBateria = 3.0f;
 public GameObject Jogador;


 void Start () {
 PegouABateria = false;
 }

 void Update () {
 if (Vector3.Distance (transform.position, Jogador.transform.position) <= DistanciaDaBateria) {
 if (Input.GetKeyDown ("e")){
 PegouABateria = true;
 carro.PegouABateria = true;
 GetComponent<MeshRenderer> ().enabled = false;
 Destroy (gameObject, 2.0f);
 }

 }
 }

}

Testa ai, depois se modifica o que quiser, abraço!

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Resolvido Re: Alguém me ajuda com esse script ?

Mensagem por cosmoplay em Ter Set 06, 2016 8:56 pm

muito abrigado cara 
testei aqui e apareceu esse erro
"unexpected symbol 'GetComponent'"
no BateriaCarro 20,44

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Resolvido Re: Alguém me ajuda com esse script ?

Mensagem por dstaroski em Ter Set 06, 2016 9:07 pm

Editei ele, removi aquela linha que não sei exatamente o que faz, aqui roda certinho, segue ele:
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(AudioSource))]
public class bateriaCarro : MonoBehaviour {

   public bool PegouABateria;
   public float DistanciaDaBateria = 3.0f;
   public GameObject Jogador;


   void Start () {
      PegouABateria = false;
      }

   void Update () {
      if (Vector3.Distance (transform.position, Jogador.transform.position) <= DistanciaDaBateria) {
         if (Input.GetKeyDown ("e")){
            PegouABateria = true;
            carro.PegouABateria = true;
            Destroy (gameObject, 0.2f);
         }

      }
   }

}

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Resolvido Re: Alguém me ajuda com esse script ?

Mensagem por cosmoplay em Ter Set 06, 2016 9:17 pm

bom fiz isso mas volto pro erro do carro não existe no contexto...
vo da uma olhada pra ver se outros scripts estão atrapalhando 

cosmoplay
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Resolvido Re: Alguém me ajuda com esse script ?

Mensagem por cosmoplay em Ter Set 06, 2016 9:22 pm

bom não sei o que é,aparentemente esta tudo ok mas sempre que resolve um problema aparece outro.

cosmoplay
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Resolvido Re: Alguém me ajuda com esse script ?

Mensagem por dstaroski em Ter Set 06, 2016 9:25 pm

Pois é cara, dá uma olhada ai, eu fiz aqui uma cena do zero, coloquei um carro, um cubo como bateria e um player FPS, os scripts como te passei e roda certinho, as vezes é só um pequeno detalhe.

Abraço!

dstaroski
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Resolvido Re: Alguém me ajuda com esse script ?

Mensagem por cosmoplay em Ter Set 06, 2016 9:29 pm

vlw muito obrigado vo tentar resolver  Smile

cosmoplay
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Resolvido Re: Alguém me ajuda com esse script ?

Mensagem por cosmoplay em Qua Set 07, 2016 2:13 pm

Conseguiiiii 
o problema por algum motivo estava no objeto que representa a bateria.
afiliei ela a um objeto vazio e retirei o script da bateria e ai o erro desapareceu.
depois coloquei ele no objeto pai da mesh da bateria e funcionou.
mas me fico a dúvida de porque isso ocorreu...
sera um bug ?
do objeto ou da unity ?
bom obrigado a todos !!!!

cosmoplay
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Resolvido Re: Alguém me ajuda com esse script ?

Mensagem por dstaroski em Qua Set 07, 2016 2:18 pm

Cara que bom que deu certo!! não faço ideia do que poderia ser, bom o que já aconteceu comigo foi realmente ter que excluir um objeto que dava erro no script e tals, e inserir novamente e configurar, dai funcionou, é estranho, mas o importante é que tá rodando lisinho! Abraço!

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