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[RESOLVIDO] Câmera atravessa as paredes

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Resolvido [RESOLVIDO] Câmera atravessa as paredes

Mensagem por dstaroski em Sab Ago 27, 2016 3:53 am

Boa noite Galera!

Acredito ser algo muito simples, mas to quebrando a cabeça, procurei no youtube, fiz vários testes, mas sem sucesso. Tenho um player em terceira pessoa, com um simples script JS que orbita o mesmo. Acontece que preciso adicionar um sistema para a câmera detectar as paredes e sair delas, em outras palavras, não atravessa-las, mas corrigir sua posição. Acredito que dê para usar o Raycast, mas não tenho certeza e não sei a lógica que poderia usar, se alguém puder me ajudar, grato.

Abraço!


Última edição por dstaroski em Seg Ago 29, 2016 11:08 am, editado 1 vez(es)

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Câmera atravessa as paredes

Mensagem por dstaroski em Sab Ago 27, 2016 4:58 am

Opa Galera! Consegui aqui, com esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=iEm88-SkyUM . Acrescentei algumas linhas no meu script JS "MouseOrbit" que é um modelo básico do Unity (porém antigo), criei mais dois: LookATCamera e Raycast3. Básicamente, criei dois objetos vazios, anexei ao meu player, um deles seria a referência para a Main Camera, que seria anexada no campo do "target" no script MouseOrbit que está na Main Camera. O outro objecto seria uma referência de rotação, a qual olharia para a main camera com o script "LookAtCamera", e receberia o raycast da main câmera através do script Raycast3 neste mesmo objecto. Resumindo, qualquer "interrupção" no raycast que sai da câmera com o objecto de referencia de rotação, faz com que a câmera corrija a sua posição, não atravessando assim as paredes. Ufa, talvez seis não entendam bem a minha explicação, mas no vídeo fica fácil. Agora só vou ajustar os valores para ficar 100%.

Obrigado a todos! Problema resolvido!

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