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Animais em um jogo de sobrevivencia..

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PEDIDO Animais em um jogo de sobrevivencia..

Mensagem por Batalha em Qua Ago 24, 2016 2:06 pm

Poderia fazer um tutorial ensinando a colocar animais..para ficarem andando no mapa, e com outros tipos de animações para o player poder matar eles e tbm eles droparem alguma coisa, e quando o player matar algum animal, poder spawnar outro em um lugar aleatorio do mapa.
isso seria uma grande ajuda
desde ja agradeço!

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PEDIDO Re: Animais em um jogo de sobrevivencia..

Mensagem por Manawydan em Qua Ago 24, 2016 4:11 pm

Amigo voce pode ver o topico:http://www.schultzgames.com/t2199-tutorial-script-simples-de-ai-com-comportamentos-e-eventos#15629
onde mostro um exemplo de AI inimiga voce pode usar o script e modifica-lo para criar suas AI's inclusive de animais.

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PEDIDO Re: Animais em um jogo de sobrevivencia..

Mensagem por artplayer em Qua Ago 24, 2016 5:39 pm

Batalha escreveu:Poderia fazer um tutorial ensinando a colocar animais..para ficarem andando no mapa, e com outros tipos de animações para o player poder matar eles e tbm eles droparem alguma coisa, e quando o player matar algum animal, poder spawnar outro em um lugar aleatorio do mapa.
isso seria uma grande ajuda
desde ja agradeço!

É exatamente a parte que estou trabalhando no meu jogo. Como não sou modelador, peguei alguns modelos com cc-0, animei e agora tô fazendo a AI deles. São dois sistemas de inteligência diferentes porque tenho animais passivos e agressivos. 
Basicamente estou usando Raycast porque o cenário é interativo ( árvores podem ser derrubadas, plantadas, terreno limpo, etc... ) e navmesh é inviável.

Se você quiser eu subo o script no github só pra ter uma referência, mas lembrando que não tá terminado ainda.

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PEDIDO Re: Animais em um jogo de sobrevivencia..

Mensagem por AndyShow em Qua Ago 24, 2016 9:55 pm

artplayer escreveu:
É exatamente a parte que estou trabalhando no meu jogo. Como não sou modelador, peguei alguns modelos com cc-0, animei e agora tô fazendo a AI deles. São dois sistemas de inteligência diferentes porque tenho animais passivos e agressivos. 
Basicamente estou usando Raycast porque o cenário é interativo ( árvores podem ser derrubadas, plantadas, terreno limpo, etc... ) e navmesh é inviável.

Se você quiser eu subo o script no github só pra ter uma referência, mas lembrando que não tá terminado ainda.

ArtPlayer,tenho o Script de AI todo Pronto,Com Animações,Ataque,Susto,Fuga,tudo, mas Baseado no "Navmesh"
Seria Facil Adaptar ele para outro Componente!
parei de fazer o meu de Sobrevivência, exatamente por isso, o NavMesh tava dando muito problema!
vc disse que o "NavMesh" é Inviável, qual Método vc usa?

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PEDIDO Re: Animais em um jogo de sobrevivencia..

Mensagem por artplayer em Qui Ago 25, 2016 11:47 pm

Desculpa pela demora na resposta, é que eu ando meio doente, acho que é dengue.

Eu uso basicamente raycasts. Como é um jogo multiplayer, árvores podem ser cortadas, replantadas etc... Tenho uma lista com as tags que o animal deve desviar, outra com as tags dos players e outra lista com as tags dos outros animais ele deve perseguir no caso de ser um animal agressivo.

Quando o raycast bate em um objeto a ser desviado, eu mudo a rotação do animal, além disso eu sempre alterno a direção dele enquanto ele tá andando no mapa, de tempos em tempos.

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PEDIDO Re: Animais em um jogo de sobrevivencia..

Mensagem por AndyShow em Sex Ago 26, 2016 12:51 am

Opa!
Obrigado pela Resposta!
Legal,Não Cheguei Usar Raycast,mas Fiz quase o mesmo Sistema Usando "NavMesh", problema são os Bugs do Terreno!
Melhoras Ai pra vc!
Abraço

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PEDIDO Re: Animais em um jogo de sobrevivencia..

Mensagem por artplayer em Sex Ago 26, 2016 10:28 am

Eu tô desatualizado com o uso de navmesh, mas quando eu vi, não tinha uma forma dinâmica de se criar a navmesh, ou modificar ela. Tinha como você fazer buracos, não me ajudava muito quando obstáculos sumiam.

Meus scripts não estão totalmente prontos porque fui forçado a dar uma parada. Mas assim que eu terminar vou colocar em algum repositório. 90% dos meus scripts são reaproveitáveis. 
Eu ainda vivo a filosofia Open-Source!  Laughing

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