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Salvar posição do personagem na cena

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DÚVIDA Salvar posição do personagem na cena

Mensagem por willianroma em Qui Ago 18, 2016 5:55 pm

Como faço pra meu personagem quando entrar em uma porta (mudar de cenário), quando voltar ele fica perto da porta que ele saiu? não sei exatamente como explicar isso direito, espero que tenham entendido

OBS: O jogo é em 2D


Última edição por willianroma em Ter Ago 23, 2016 2:28 pm, editado 2 vez(es)

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DÚVIDA Re: Salvar posição do personagem na cena

Mensagem por weslleyFx em Qui Ago 18, 2016 6:15 pm

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DÚVIDA Re: Salvar posição do personagem na cena

Mensagem por Madness em Qui Ago 18, 2016 6:19 pm

Não sei se te entendi bem, o personagem vai salvar a ultima posição que ele esteve antes de trocar de scene (Entrar na porta¹) ? Ai quando ele voltar pela porta² ele vai estar perto da porta¹ ?
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DÚVIDA Re: Salvar posição do personagem na cena

Mensagem por willianroma em Sex Ago 19, 2016 12:11 pm

Madness escreveu:Não sei se te entendi bem, o personagem vai salvar a ultima posição que ele esteve antes de trocar de scene (Entrar na porta¹) ? Ai quando ele voltar pela porta² ele vai estar perto da porta¹ ?

isso mesmo, é exatamente o que queria dizer.

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DÚVIDA Re: Salvar posição do personagem na cena

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Ago 20, 2016 2:55 pm

O único jeito de fazer isto é com um "avião", que é +/- o que eu fiz neste vídeo:



É um objeto que mantêm as informações entre as cenas, então você pode dizer qual a última posição antes de dar load, e quando precisar voltar, você pode buscar no objeto "avião".

Fora disto, você pode utilizar PlayerPrefs ou Banco de dados, que é o aconselhado caso você esteja trabalhando com um número meio grande de cenas intercaladas.



@@@ edit - Pretendo trazer um tutorial sobre isto ainda esta semana. É um pedido antigo, mas eu simplesmente esqueci de fazer ou por na lista de pedidos O.o Vou fazê-lo o mais breve possível.
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DÚVIDA Re: Salvar posição do personagem na cena

Mensagem por willianroma em Ter Ago 23, 2016 2:27 pm

Como que faço para salvar a posição do meu personagem? eu entendi como o "avião" funciona mais ou menos mas, eu não sei como posso pegar a ultima posição que meu personagem fico na cena pra quando eu voltar, ele volta nela.

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DÚVIDA Re: Salvar posição do personagem na cena

Mensagem por willianroma em Qui Ago 25, 2016 1:24 am

se alguém souber algo explicando o que posso usar pra fazer isso seria muito útil

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DÚVIDA Re: Salvar posição do personagem na cena

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Ago 25, 2016 1:26 am

você pode criar um vector3

Código:
[HideInInspector] public Vector3 ultimaPosic;

ele será responsável por guardar a rotação. Este vector3 deve estar nesse "avião", ou seja, o script com o nome "DATA" do vídeo.

Quando você for dar load para a outra cena, neste método de Load, você precisa também setar a sua posição atual para o vetor "ultimaPosic". Então, supondo que você está utilizando OnTriggerEnter para trocar de cena, ficaria algo +/- assim:

Código:
DATA aviao;

void Start(){
   aviao = GameObject.FindWithTag ("DATA");
}

void OnTriggerEnter () {
   aviao.ultimaPosic = transform.position;
   SceneManager.LoadScene ("novaCena");
}

deste modo, quando você der load, a sua ultima posição será salva na variável "ultimaPosic" do script "DATA", antes de dar load.

Pronto, agora você já tem um método para salvar a posição que estava antes que carregou a cena. Agora você deve criar uma função que ao carregar esta cena novamente, faça o seu usuário receber a "ultimaPosic" no transform.position, ex:

Código:
DATA aviao;

void Start(){
   aviao = GameObject.FindWithTag ("DATA");
   transform.position = aviao.ultimaPosic;
}

Deu para entender +/- como funciona?
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DÚVIDA Re: Salvar posição do personagem na cena

Mensagem por willianroma em Qui Ago 25, 2016 12:22 pm

o que seria esse "[HideInInspector]"?

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DÚVIDA Re: Salvar posição do personagem na cena

Mensagem por Manawydan em Qui Ago 25, 2016 12:53 pm

HideInInspector faz o que o nome diz, esconde uma determinada variavel de ser acessada pelo editor, logo voce so pode alterar essa variavel por scripts.
Isso é util pra impedir que alguem coloque algum valor errado na variavel.
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DÚVIDA Re: Salvar posição do personagem na cena

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Ago 25, 2016 2:49 pm

Vou fazer um tutorial sobre isto (trocar de cena e manter a posição)... Não sei se consigo gravar hoje, mas o sistema já estou elaborando hoje Very Happy
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DÚVIDA Re: Salvar posição do personagem na cena

Mensagem por willianroma em Qui Ago 25, 2016 8:22 pm

opa vai ajuda bastante isso, eu pensei em como fazer mas, não consigo passa pro script e.e

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DÚVIDA Re: Salvar posição do personagem na cena

Mensagem por George Lucas Vieira em Qui Ago 25, 2016 8:27 pm

Amigo, você está tentando fazer algo como checkpoint? 
Por exemplo God of War, que tem aquelas luz, e quando você passa por elas, salva teu game. Assim que você entra novamente no jogo, já aparece do lado dela?
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DÚVIDA Re: Salvar posição do personagem na cena

Mensagem por willianroma em Sex Ago 26, 2016 12:58 am

Não, eu só quero salvar a ultima posição na fase mesmo, um exemplo seria castlevania, quando o personagem vai pra outra sala ele se posiciona perto da porta, é basicamente isso

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DÚVIDA Re: Salvar posição do personagem na cena

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Ago 27, 2016 12:04 am

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