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Chat (Multiplayer Online)

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Chat (Multiplayer Online)

Mensagem por GameDeveloper56 em Dom Ago 14, 2016 11:22 pm

Galera, eu assisti algumas aulas no próprio site da Unity sobre multiplayer online (link pra quem se interessar), então tive a ideia de fazer um chat e tentar criar um projeto básico apenas para ter uma base para projetos futuros.

O meu problema, é que não sei como fazer para um jogador enviar a mensagem e o outro receber (tudo que se precisa 👅).

Se alguém puder me ajudar, agradeço desde já!  :D


Última edição por GameDeveloper56 em Seg Ago 15, 2016 12:12 am, editado 1 vez(es)
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Re: Chat (Multiplayer Online)

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Ago 14, 2016 11:55 pm

wtf? O problema é que você sabe?
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Re: Chat (Multiplayer Online)

Mensagem por GameDeveloper56 em Seg Ago 15, 2016 12:13 am

@MarcosSchultz escreveu:wtf? O problema é que você sabe?
Hahahah desculpa Marcos, comi uma palavrinha (o "não"), mas já editei  👅
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Re: Chat (Multiplayer Online)

Mensagem por Eduardoro39 em Seg Ago 15, 2016 11:04 am

Eu achei esse video espero que ajude voce 
 Link https://www.youtube.com/watch?v=yS_kX8RrovQ

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Re: Chat (Multiplayer Online)

Mensagem por artplayer em Seg Ago 15, 2016 12:15 pm

Tem várias formas de você fazer isso. Se for sem banco de dados, uma coisa bem simples mesmo, você pode enviar as mensagens via RPC ou por comandos utilizando Syncvars.

Eu sugiro a você primeiro pegar o "conceito" de network e de como o Unity trabalha com ele. (Supondo que você vá utilizar UNET). Fica muito mais fácil compreender como as coisas funcionam. Não adianta partir direto pra um chat sem saber como funcionam rpc's, syncvars ou qualquer outro método que você vá utilizar.

Eu começaria por aqui: Link


Última edição por artplayer em Seg Ago 15, 2016 12:23 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Adição de link)
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Re: Chat (Multiplayer Online)

Mensagem por GameDeveloper56 em Seg Ago 15, 2016 2:05 pm

@artplayer escreveu:Tem várias formas de você fazer isso. Se for sem banco de dados, uma coisa bem simples mesmo, você pode enviar as mensagens via RPC ou por comandos utilizando Syncvars.

Eu sugiro a você primeiro pegar o "conceito" de network e de como o Unity trabalha com ele. (Supondo que você vá utilizar UNET). Fica muito mais fácil compreender como as coisas funcionam. Não adianta partir direto pra um chat sem saber como funcionam rpc's, syncvars ou qualquer outro método que você vá utilizar.

Eu começaria por aqui: Link
Eu já li esse tutorial, inclusive mandei o link dele lá em cima, mas obrigado.

Mas mesmo assim ainda não entendi perfeitamente como usar RPC, ClientRPC, SyncVar, etc. Eu até tenho uma noção do que cada um faz, porém não sei onde colocá-los, nem em qual situação devem ser usados.

Se puder me explicar um pouco mais sobre eles, agradeço muito.
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Re: Chat (Multiplayer Online)

Mensagem por Armagedon em Seg Ago 15, 2016 2:59 pm

Nesse asset: https://www.assetstore.unity3d.com/en/#!/content/10663
Tem um chat junto, vou deixar o download pra você ESTUDAR como fazer o seu próprio.

Download: https://drive.google.com/file/d/0ByxmDGvjMEErdmdwSmNzY3UwOFE/view
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Re: Chat (Multiplayer Online)

Mensagem por artplayer em Seg Ago 15, 2016 6:05 pm

O asset não envolve UNET, pelo que eu vi, só o uso de wwwforms com php/mySQL. Se você quiser fazer um chat só usando recursos de rede vai ter que usar algo como Unet, Photon, etc.. Que basicamente envolve chamadas rpc ou sincronização de variáveis cliente/servidor.

Enfim, a não ser aprender o básico de php/Mysql e o uso de wwwforms, acho que o asset não tem muito a acrescentar. 

Não tem muito material em português falando sobre UNET, e os que tem já estão ultrapassados. 
De qualquer forma, eu me inspirei na tua dúvida e estou fazendo uma espécie de tutorial básico de multiplayer baseado em um servidor autoritário com UNET e pretendo incluir um chat também.
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Re: Chat (Multiplayer Online)

Mensagem por GameDeveloper56 em Seg Ago 15, 2016 7:10 pm

@artplayer escreveu:O asset não envolve UNET, pelo que eu vi, só o uso de wwwforms com php/mySQL. Se você quiser fazer um chat só usando recursos de rede vai ter que usar algo como Unet, Photon, etc.. Que basicamente envolve chamadas rpc ou sincronização de variáveis cliente/servidor.

Enfim, a não ser aprender o básico de php/Mysql e o uso de wwwforms, acho que o asset não tem muito a acrescentar. 

Não tem muito material em português falando sobre UNET, e os que tem já estão ultrapassados. 
De qualquer forma, eu me inspirei na tua dúvida e estou fazendo uma espécie de tutorial básico de multiplayer baseado em um servidor autoritário com UNET e pretendo incluir um chat também.
Ok, estarei aguardando o tutorial!

Se alguém mais souber de alguma coisa e quiser compartilhar, agradeço.
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Re: Chat (Multiplayer Online)

Mensagem por Armagedon em Seg Ago 15, 2016 8:33 pm

@artplayer escreveu:O asset não envolve UNET, pelo que eu vi, só o uso de wwwforms com php/mySQL. Se você quiser fazer um chat só usando recursos de rede vai ter que usar algo como Unet, Photon, etc.. Que basicamente envolve chamadas rpc ou sincronização de variáveis cliente/servidor.

Enfim, a não ser aprender o básico de php/Mysql e o uso de wwwforms, acho que o asset não tem muito a acrescentar. 

Não tem muito material em português falando sobre UNET, e os que tem já estão ultrapassados. 
De qualquer forma, eu me inspirei na tua dúvida e estou fazendo uma espécie de tutorial básico de multiplayer baseado em um servidor autoritário com UNET e pretendo incluir um chat também.
Realmente, não existem muitos tutoriais falando sobre UNET, tão pouco sobre servidores autoritários, oque vejo sempre é sobre lan.
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Re: Chat (Multiplayer Online)

Mensagem por artplayer em Ter Ago 16, 2016 2:56 am

Oi, dá uma olhada aqui.

Fiz bem na pressa, mas tá comentado e dá pra pegar um pouco o uso de comandos.

É bem basicão mesmo, Os tamanhos dos objetos estão bagunçados, mas acho que dá pra entender.
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Re: Chat (Multiplayer Online)

Mensagem por GameDeveloper56 em Ter Ago 16, 2016 11:39 pm

@artplayer escreveu:Oi, dá uma olhada aqui.

Fiz bem na pressa, mas tá comentado e dá pra pegar um pouco o uso de comandos.

É bem basicão mesmo, Os tamanhos dos objetos estão bagunçados, mas acho que dá pra entender.
Muito obrigado! 

Estarei estudando o material e em segui volto com os resultados.
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Re: Chat (Multiplayer Online)

Mensagem por GameDeveloper56 em Qui Ago 18, 2016 8:01 pm

Consegui! Usei os seus scripts como referência e acrescentei ao meu projeto um chat bem simples.

Mas só por curiosidade, tem como fazer a caixa de texto aumentar automaticamente, sem ter que definir um valor via script? pq dessa forma, se eu aumentar a fonte do texto, terei que mudar o valor lá no script toda vez, o que pode se tornar um problema.

Agradeço desde já.
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Re: Chat (Multiplayer Online)

Mensagem por artplayer em Sex Ago 19, 2016 11:58 am

Tem sim. Sem ter que definir via script eu não sei, mas você pode alterar o sizedelta da caixa de acordo com a quantidade de mensagens.

Outra coisa: Dependendo do consumo de rede que o teu jogo tem, é interessante você utilizar um canal separado do 0 ( canal confiável ). Não lembro se eu fiz isso no script.
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Re: Chat (Multiplayer Online)

Mensagem por Weslley em Sex Ago 19, 2016 12:04 pm

esta usando UI ?
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Re: Chat (Multiplayer Online)

Mensagem por artplayer em Sex Ago 19, 2016 12:07 pm

No exemplo, sim.

É que o foco não foi o layout.
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Re: Chat (Multiplayer Online)

Mensagem por Weslley em Sex Ago 19, 2016 12:08 pm

https://docs.unity3d.com/Manual/script-ContentSizeFitter.html
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Re: Chat (Multiplayer Online)

Mensagem por artplayer em Sex Ago 19, 2016 12:09 pm

weslleyFx escreveu:https://docs.unity3d.com/Manual/script-ContentSizeFitter.html

Boa!  Cheers
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Re: Chat (Multiplayer Online)

Mensagem por GameDeveloper56 em Sex Ago 19, 2016 3:46 pm

weslleyFx escreveu:https://docs.unity3d.com/Manual/script-ContentSizeFitter.html
Muito Obrigado!
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Re: Chat (Multiplayer Online)

Mensagem por GameDeveloper56 em Sex Ago 19, 2016 3:48 pm

@artplayer escreveu:Tem sim. Sem ter que definir via script eu não sei, mas você pode alterar o sizedelta da caixa de acordo com a quantidade de mensagens.

Outra coisa: Dependendo do consumo de rede que o teu jogo tem, é interessante você utilizar um canal separado do 0 ( canal confiável ). Não lembro se eu fiz isso no script.
Na parte que você falou sobre canal separado, posso usar qualquer numero? E outra, devo editar essa parte aqui:

Código:
[NetworkSettings(channel = 0, sendInterval = 0.1f)]

certo?
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Re: Chat (Multiplayer Online)

Mensagem por artplayer em Sex Ago 19, 2016 9:04 pm

Desde que você adicione na aba Advanced Configuration no teu Network Manager.
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Re: Chat (Multiplayer Online)

Mensagem por GameDeveloper56 em Seg Ago 22, 2016 7:12 pm

@artplayer escreveu:Desde que você adicione na aba Advanced Configuration no teu Network Manager.
Ah sim, obrigado!

Aqueles ENUMs que tem do lado dos canais, eu deixo como está?
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GameDeveloper56
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