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Rotação continua de objeto 3D

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DÚVIDA Rotação continua de objeto 3D

Mensagem por Marc7 em Dom Ago 14, 2016 7:04 pm

Boa noite,

estou tentando fazer com que um objeto 3D rotacione de forma continua, infinita, usando Quaternion, mas não estou encontrando a forma correta.

eu tinha tentado com  transform.Rotate(Vector2.left * speed * Time.deltaTime);     mas o objeto rotaciona não em torno de si, mas como se fosse em torno de outra coisa no espaço, dando uma volta.

esse objeto já tem um movimento da direita para esquerda com o transform.Translate(Vector2.left * speed * Time.deltaTime);

como faço para rotacionar objeto em torno do proprio eixo, de forma continua? a rotação não vai parar, tipo ir de uma rotação inicial até outra final, tem ser de forma infinita.
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DÚVIDA Re: Rotação continua de objeto 3D

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Ago 14, 2016 11:46 pm

É com o Rotate cara, ex:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Rodar : MonoBehaviour {

   public float velocidade = 20;

   void Update () {
      transform.Rotate (1*Time.deltaTime*velocidade, 0, 0);
   }
}

você está errando é na parte do movimento, e está referenciando ele a rotação do objeto e não a posição do mundo.

O seu jogo é 2D ou 3D? Especifique mais... mas a princípio, o Rotate é o correto nessa situação.
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DÚVIDA Re: Rotação continua de objeto 3D

Mensagem por Marc7 em Seg Ago 15, 2016 2:58 am

Ok Marcos com o Rotate mesmo funcionou!
A rotação somente em X, como vc escreveu, funcionou, mas quando altero para rotacionar em Y ou Z, o objeto ao invés de girar em torno do seu proprio eixo Y ou Z ele dá um loop no ar, por que está acontecendo isso?

O valor 1 que vc setou o que significa?
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DÚVIDA Re: Rotação continua de objeto 3D

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Ago 16, 2016 2:24 am

O valor 1 não significa nada... acabei colocando ali sei la por que, kkkkk

Quanto ao loop, é por que você está fazendo o translate de maneira errada no seu objeto. Provavelmente você está se referenciando a algum parâmetro do próprio objeto, como forward, left, etc, para fazer o movimento do Translate.

Tem como postar o código contendo o rotate e o translate?
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DÚVIDA Re: Rotação continua de objeto 3D

Mensagem por Marc7 em Qua Ago 17, 2016 1:31 am

Ok Marcos vamos lá, o script da rotação é esse:

Código:
public float speed;
    public float speedRot;

    void Start () {

    }
   
   void Update () {
        transform.Translate(Vector2.left * speed * Time.deltaTime);

        transform.Rotate(10 * Time.deltaTime * speedRot, 0, 0);
    }
para girar em Y ou z o que devo escrever?

falando sobre o numero 1, acho que ele é um multiplicador porque se eu mexo só nesse numero 1 para aumentar a velocidade da rotação, com poucos acrescimos, tipo de 1 para 10, a rotação já aumenta; por outro lado se altero a speedRot, tenho que setar uns 50 para ficar igual à rotação mexendo no numero 1. então penso que é mais facil alterar o 1 do que mudar a velocidade
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DÚVIDA Re: Rotação continua de objeto 3D

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Ago 18, 2016 1:52 am

O que você quer fazer com este script exatamente? 

Do jeito que está, você está fazendo um Translate errado, você está pegando o Vector2.left, ou seja, para a esquerda do mundo, mas se o objeto gira a referência muda.

Você poderia especificar bem certo o que está tentando fazer com este script?
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DÚVIDA Re: Rotação continua de objeto 3D

Mensagem por Marc7 em Qui Ago 18, 2016 1:34 pm

Marcos, esse video abaixo mostra o que estou fazendo, é o giro do asteroide:


do jeito que está até agora ele está girando em torno do proprio eixo X. mas veja que o asteroide segue linha reta e não dá volta no mundo em torno de outra coisa.
aí sim se eu mudo para rodar em Y ou Z é que acontece isso.

nesse caso o que posso fazer para corrigir e girar correto no proprio Y ou Z?
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DÚVIDA Re: Rotação continua de objeto 3D

Mensagem por Marc7 em Sab Ago 20, 2016 1:08 am

MarcosSHultz, o que vc sugere para o asteroide rotacionar em torno do seu proprio eixo y ou z somente?
realmente ainda não consegui consertar isso, agradeço ajuda!
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DÚVIDA Re: Rotação continua de objeto 3D

Mensagem por George Lucas Vieira em Sab Ago 20, 2016 1:27 pm

Vídeo muito antigo meu, mas espero que lhe ajude.
https://www.youtube.com/watch?v=wbMLwJDLUWw
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