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Movimento aleatório e suave de um objeto

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PEDIDO Movimento aleatório e suave de um objeto

Mensagem por Marc7 em Ter Ago 09, 2016 1:57 pm

Boa tarde pessoal,

estou querendo fazer um objeto se mover na tela de forma aleatória e suave.

o quero fazer é como o movimento do cavalo marinho no video abaixo



o cavalo marinho se move mais na vertical do que na horizontal se vocês repararem, mas eu queria um movimento em qualquer direção, bem aleatorio mesmo, e suave como no video, não um movimento com mudança de direção "quebrada".

como eu faço isso no script?

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PEDIDO Re: Movimento aleatório e suave de um objeto

Mensagem por AndyShow em Ter Ago 09, 2016 3:20 pm

No transform.Posicion usa um Vector3 e um Mathf.Lerp(Posicao Atual,Nova posicao,time.deltaTime);  que ele  faz a transição dos Movimentos Suavemente! Só um Exemplo!

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PEDIDO Re: Movimento aleatório e suave de um objeto

Mensagem por Marc7 em Qua Ago 10, 2016 1:40 am

AndyShow valeu pela dica

bom eu tenho esse script aqui que faz o movimento aleatorio em x e y, mas de forma quebrada, mudança de direções quebradas:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class MoverAleatorio : MonoBehaviour {

    public float speed = 1;    //Velocidade que a nave se move
    private float timer = 0f;      //Duração até mudar de direção
    private Vector3 direcao;        //Direção que a nave segue

    public float yMinimo;      //Altura minima que a nave pode ir
    public float yMaximo;      //Altura máxima que a nave pode ir
    public float xMinimo;      //Altura minima que a nave pode ir
    public float xMaximo;      //Altura máxima que a nave pode ir

    void Update() {

        if (timer <= 0) {
            timer = 2f; //Mantem nessa posição por 2 segundos
            //Define a direção de forma aleatória
            direcao.x = Random.Range(-1f, 1f); //Retorna um valor aletório entre -1 e 1
            direcao.y = Random.Range(-1f, 1f); //Retorna um valor aletório entre -1 e 1
        }
        timer -= Time.deltaTime; //Faz a contagem regressiva

        //Move a nave
        transform.Translate(direcao * speed * Time.deltaTime); //Move a nave aleatória

        //Ajusta a altura
        var posicao = transform.position;

        //Maxima e minima altura em Y.
        posicao.y = Mathf.Clamp(posicao.y, yMinimo, yMaximo);

        //Maxima e minima posicao em X.
        posicao.x = Mathf.Clamp(posicao.x, xMinimo, xMaximo);

        transform.position = posicao; //Define a posição com a altura ajustada
    }
}

o video é de um objeto movendo com esse script



eu queria que o movimento fosse suave, circular, e não quebrado.
tem como aproveitar esse script e mudar ou acrescentar o que for preciso para fazer esse efeito?

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PEDIDO Re: Movimento aleatório e suave de um objeto

Mensagem por Marc7 em Qua Ago 10, 2016 3:54 pm

o script que eu citei tentei modificar isso aqui:

Código:
if (timer <= 0) {
            timer = 2f; //Mantem nessa posição por 2 segundos
            //Define a direção de forma aleatória
            direcao.x = Mathf.Lerp(transform.position.x, Random.Range(-1f, 1f), Time.deltaTime); //Retorna um valor aletório entre -1 e 1
            direcao.y = Mathf.Lerp(transform.position.y, Random.Range(-1f, 1f), Time.deltaTime); //Retorna um valor aletório entre -1 e 1
        }

porem não funcionou, não estou sabendo como ajustar isso.
alguem dá uma dica, aproveitando esse script? ou o script para fazer esse efeito deveria ser bem diferente?

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PEDIDO Re: Movimento aleatório e suave de um objeto

Mensagem por AndyShow em Qua Ago 10, 2016 5:10 pm

Bom...o Lerp trabalha com 3 Valores, Inicial e Final e o Tempo que Leva pra Fazer isso! Bem Como vc fez, mas eu nao sei se Funciona com Random.Range!

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PEDIDO Re: Movimento aleatório e suave de um objeto

Mensagem por George Lucas Vieira em Qua Ago 10, 2016 6:52 pm

Tem várias formas, mas se o que procura é fazer um sistema parecido com o daquele cavalo marinho, eu faria o objeto flutuar em cena e adicionaria forças para direções aleatórias. Se precisar de ajuda com isso, avise aqui que eu lhe ajudo.

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PEDIDO Re: Movimento aleatório e suave de um objeto

Mensagem por Marc7 em Qua Ago 10, 2016 11:22 pm

AndyShow eu tambem pensei isso, o lerp não vai funcionar porque ele tem dois valores somente, um inicial e outro final, enquanto que o movimento em questão terá valores infinitos enquanto o objeto existir.

George Lucas Vieira, agradeço sua ajuda, me explique por favor como fazer isso.
se não for pedir muito, me passe varios codigos para fazer esse efeito.

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PEDIDO Re: Movimento aleatório e suave de um objeto

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Ago 11, 2016 12:36 am

Cara, você pode usar o Lerp sim, basta fazer um Random.Range em uma nova posição toda vez que Lerp chegar ao fim.

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PEDIDO Re: Movimento aleatório e suave de um objeto

Mensagem por AndyShow em Qui Ago 11, 2016 12:52 am

MarcosSchultz escreveu:Cara, você pode usar o Lerp sim, basta fazer um Random.Range em uma nova posição toda vez que Lerp chegar ao fim.
Marcos me Tira uma Duvida, se eu Der um Comando Inicial pro Lerp, que nao Seja no Update ele vai completar o Ciclo? ou precisa ser no Update?

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PEDIDO Re: Movimento aleatório e suave de um objeto

Mensagem por Marc7 em Qui Ago 11, 2016 12:59 am

MarcosSchultz escreveu:Cara, você pode usar o Lerp sim, basta fazer um Random.Range em uma nova posição toda vez que Lerp chegar ao fim.

Ok MarcosSchultz, vou tentar isso, mas vou parando por aqui e de manhã eu volto com o resultado! valeu!

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PEDIDO Re: Movimento aleatório e suave de um objeto

Mensagem por artplayer em Qui Ago 11, 2016 7:26 am

AndyShow eu tambem pensei isso, o lerp não vai funcionar porque ele tem dois valores somente, um inicial e outro final, enquanto que o movimento em questão terá valores infinitos enquanto o objeto existir.


Uma vez eu precisei de um lerp baseado em uma onda senoidal. Esse post Aqui
 me abriu novos horizontes. Super recomendo!

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PEDIDO Re: Movimento aleatório e suave de um objeto

Mensagem por George Lucas Vieira em Qui Ago 11, 2016 10:19 pm

Ok man, atendendo seu pedido, fiz esse projetinho aqui para você estudar ok? Não sei se é o efeito que procura, mas espero que ajude.


"http://www.mediafire.com/download/0rpuu5ccp814y00/Cavalo_Marinho.rar"



Explicações do script estão no próprio script.

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PEDIDO Re: Movimento aleatório e suave de um objeto

Mensagem por NOME-ALEATORIO em Qui Ago 11, 2016 10:27 pm

George Lucas Vieira escreveu:Ok man, atendendo seu pedido, fiz esse projetinho aqui para você estudar ok? Não sei se é o efeito que procura, mas espero que ajude.


"http://www.mediafire.com/download/0rpuu5ccp814y00/Cavalo_Marinho.rar"



Explicações do script estão no próprio script.
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PEDIDO Re: Movimento aleatório e suave de um objeto

Mensagem por Marc7 em Sex Ago 12, 2016 2:27 pm

Ae GeorgeLucasVieira  é isso mesmo que eu queria fazer , muito bom!
Percebi que é só alterar a Min força, Max força e Max distancia para ter amplitudes diferentes.

O que vc fez foi criar um objeto empty PontoPivo e dentro dele colocar o objeto que vai ter esse movimento não é?

artplayer, vou testar esse codigo depois para ver como funciona!

AndyShow e MarcosSchultz, ainda não consegui acahr uma forma de encaixar o Random.Range com o Vecotr3 e Lerp para fazer isso, agradeço se puderem me explicar como fazer, aí fica sendo mais uma possibilidade além da que o George fez

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PEDIDO Re: Movimento aleatório e suave de um objeto

Mensagem por George Lucas Vieira em Sex Ago 12, 2016 8:22 pm

Foi isso mesmo Marc7 Very Happy
Eu criei o PontoPivo para que o objeto não vá pro além... 
Usando o PontoPivo como centro, eu faço com que o objeto esteja sempre dentro do diâmetro desejado. Quando ele sai desse diâmetro, o script já manda uma força pra ele voltar novamente. Então o PontoPivo foi mais um limite pro objeto. 
Que bom que ajudei, té mais  Cool

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PEDIDO Re: Movimento aleatório e suave de um objeto

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Ago 13, 2016 3:03 pm

AndyShow escreveu:
MarcosSchultz escreveu:Cara, você pode usar o Lerp sim, basta fazer um Random.Range em uma nova posição toda vez que Lerp chegar ao fim.
Marcos me Tira uma Duvida, se eu Der um Comando Inicial pro Lerp, que nao Seja no Update ele vai completar o Ciclo? ou precisa ser no Update?

Precisa ser em alguma void de Update...

O Lerp vai fazer pequenas movimentações, do valor atual em direção ao destino... e estas pequenas movimentações vão acontecer toda vez que você chamar o comando, então ele tem que estar em alguma void que é chamada recorrentemente.

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PEDIDO Re: Movimento aleatório e suave de um objeto

Mensagem por AndyShow em Sab Ago 13, 2016 3:28 pm

Entendi..valeu! Smile

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