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Cenários criados aleatoriamente

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DÚVIDA Cenários criados aleatoriamente

Mensagem por janjao0101 em Dom Jun 14, 2015 12:57 pm

Teria como fazer um tutorial explicando como funciona esse sistema?Tipo, toda vez que você começa o jogo o cenário é diferente.Basicamente é um gerador de level aleatório.

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DÚVIDA Re: Cenários criados aleatoriamente

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Jun 14, 2015 2:19 pm

Depende, está falando de terreno, cenário estilo minecraft, cenário estilo SCP?, cidade?


Já fiz um spawn de cenário aleatório para uma série do meu canal " Recontruindo SCP-087-B " más é para spawnar cenário de escadas...


Cada tipo de spawn é especifico... que tipo você está falando?

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DÚVIDA Re: Cenários criados aleatoriamente

Mensagem por janjao0101 em Dom Jun 14, 2015 7:45 pm

No caso seria spawn de salas,tipo aqueles jogos roguelike,onde toda vez que você inicia o jogo a fase é diferente,saca?Ai no caso toda vez que o jogo começasse seriam salas(cenários mesmo,portas,paredes etc)diferentes,com inimigos diferentes,itens diferentes etc.
Um exemplo é o jogo Ziggurat,toda vez que o jogo começa são salas diferentes:

https://www.youtube.com/watch?v=2eDCkxSchzI
(em 0:40 explica bem o que eu quero dizer)
Ai no caso toda vez que passasse de fase as salas seriam diferentes.Sei que deve ser difícil de fazer,mas ai fica como um desafio Wink

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DÚVIDA Re: Cenários criados aleatoriamente

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Jun 14, 2015 11:01 pm

existe uma maneira facil ( salas quadradas ) e uma maneira dificil ( salas de formatos aleatórios )


se forem salas quadradas terá que instanciar objetos aleatoriamente de dimensão 1x1 que formam um cenário, no mesmo estilo que eu fiz o instantiate no meu tutorial de TileMap...

O problema é se o cenário for aleatório... más realmente pretendo fazer isto, é algo muito complexo, más se pa eu tento elaborar Very Happy

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DÚVIDA Re: Cenários criados aleatoriamente

Mensagem por janjao0101 em Dom Jun 21, 2015 10:15 am

Bem,seguinte,criei varios cenarios,ai como faço para que cada vez que o jogador morra e inicie um novo jogo,seja um cenario diferente?Acho que assim fica mais fácil Wink

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DÚVIDA Re: Cenários criados aleatoriamente

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Jun 21, 2015 1:11 pm

a lógic é basicamente esta:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Gerador : MonoBehaviour {

   public GameObject[] cenarios;
   public bool morreu = false;

   void Update () {
      if (morreu == true) {
         Instantiate (cenarios[Random.Range (0,cenarios.Length)],transform.position,transform.rotation);
      }
   }
}

e em cada cenário você vai ter que ter um script assim:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Cenario : MonoBehaviour {
   
   public bool morreu = false;

   void Update () {
      if (morreu == true) {
         Destroy (gameObject);
      }
   }
}

e no Player um script para deixa-lo na posição inicial quando ele morrer...

De fato o melhor é fazer o spawn de salas, más é algo muitoooo complexo

estou pensando em fazer algo diferente, tipo uma combinação de números que gera um cenário x, ai é só criar umas 30 combinações diferentes e dar Random.Range para escolher alguma aleatória... 

Seria algo parecido com isso:




só que em 3D e com aleatoriedade

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