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Marchas

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DÚVIDA Marchas

Mensagem por karllus250 em Sab Ago 06, 2016 2:39 pm

Como seria a logíca para fazer um sistema de marchas e um sistema de sons que muda de som de acordo com as marchas

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DÚVIDA Re: Marchas

Mensagem por AndyShow em Sab Ago 06, 2016 5:06 pm

Bom a lógica (Minha opinião) vc tem que Pensar que Som de um Carro não é Comandado pelas Marchas, e Sim pelo Giro do Motor! RPM!
Então Fazer um Som em Cima do RPM é um Começo, pois assim que o Carro Pedir Marcha ou Tiver com a Rotação Baixa o RPM vai estar tambem então o Som vai Trabalhar Junto com Qualquer Coisa, Consequentemente com as Marchas!
Poucos Sistemas da Unity tem o Som do Carro Relacionado ao RPM do Motor,a maioria é por Velocidade e Relação de Marchas oque fica bem Fraquinho!
Mas tudo depende do Sistema que vc ta Utilizando, o Som é Feito com Base no Sistema do seu Carro!
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DÚVIDA Re: Marchas

Mensagem por karllus250 em Sab Ago 06, 2016 7:03 pm

nao é caminhao é rpm tambem

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DÚVIDA Re: Marchas

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Ago 06, 2016 11:54 pm

O sistema que eu fiz foi bastante complexo e trabalhoso...

Na verdade, demorou 1 mês para fazer ele. Cheguei a 3 metodos diferentes de fazer o sistema, mas depende do tipo de arranjo de marchas que você quer fazer. Está tentando fazer um sistema para simulador ou algo mais estilo GTA?

OBS: Todos os sistemas são um capiroto de fazer.
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DÚVIDA Re: Marchas

Mensagem por luKkaSs em Dom Ago 07, 2016 12:36 pm

AndyShow escreveu:Bom a lógica (Minha opinião) vc tem que Pensar que Som de um Carro não é Comandado pelas Marchas, e Sim pelo Giro do Motor! RPM!
Então Fazer um Som em Cima do RPM é um Começo, pois assim que o Carro Pedir Marcha ou Tiver com a Rotação Baixa o RPM vai estar tambem então o Som vai Trabalhar Junto com Qualquer Coisa, Consequentemente com as Marchas!
Poucos Sistemas da Unity tem o Som do Carro Relacionado ao RPM do Motor,a maioria é por Velocidade e Relação de Marchas oque fica bem Fraquinho!
Mas tudo depende do Sistema que vc ta Utilizando, o Som é Feito com Base no Sistema do seu Carro!

Mas como seria a logica pra se calcular o RPM do Motor?
seria uma media do RPM das rodas com torque??
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DÚVIDA Re: Marchas

Mensagem por karllus250 em Dom Ago 07, 2016 2:15 pm

MarcosSchultz escreveu:O sistema que eu fiz foi bastante complexo e trabalhoso...

Na verdade, demorou 1 mês para fazer ele. Cheguei a 3 metodos diferentes de fazer o sistema, mas depende do tipo de arranjo de marchas que você quer fazer. Está tentando fazer um sistema para simulador ou algo mais estilo GTA?

OBS: Todos os sistemas são um capiroto de fazer.
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DÚVIDA Re: Marchas

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Ago 07, 2016 11:21 pm

Cara, não sei explicar como fazer este sistema, pois ele é gigante, acho que vai 400 linhas do meu código +/- somente nele, talvez até mais se pegar a parte das marchas automáticas.

Eu fiz ele baseado em "AnimationCurve", conforme esta imagem:



Eu tenho várias AnimationCurve, uma para cada marcha, e ela da um torque de acordo com a velocidade, este é o resumo.

O som do motor já é um pouco diferente... eu tenho que fazer uma média de um monte de fatores, incluindo rpm, etc, etc exemplo:



Repare que existem vários fatores, como o pitch mínimo (que eu deixo em 0.85f que eh +/- o RPM minimo de algum veículo). O pitch restante é controlado por um outro grupo de "animationsCurve" e arrays, que neste trecho de código eu chamei de "velocidadeMinimaMarchas" e "velocidadeMaximaMarchas"

e o pitch eh construído de acordo com a diferença entre estes 2 parâmentros, aonde eu fico checando em que parte desta diferença que eu estou, por exempolo, se a velocidade minima é 20 naquela marcha, e a máxima é 40, e eu estou a 30 km/h, quer dizer que estou na metade da aceleração da marcha, então o barulho tem que ser algo relacionado a uns 3500 RPM... já se eu estou a 40 km/h, quer dizer que eu estou totalmente acelerado, então o barulho tem que ser algo relacionado a uns 7000 RPM, e por ai vai.


O sistema é um capiroto de fazer. Fiquei meses para aperfeiçoa-lo no meu asset, e eh extremamente difícil de separá-lo para fazer um tutorial. Eu até tentei, mas cheguei a conclusão que não tem muito como.
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DÚVIDA Re: Marchas

Mensagem por karllus250 em Seg Ago 08, 2016 9:11 pm

Se eu pega essa parte aí eu consigo usar ?

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DÚVIDA Re: Marchas

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Ago 09, 2016 1:08 am

Não, pois o sistema é separado por todo o script, +/- em 400 linhas como eu havia dito.

Mal posso esperar para terminar o meu asset e colocá-lo na asset store. Esse sistema de marchas foi o inferno de fazer... As relações entre torque nas subidas, velocidade da embreagem, freio motor, etc, etc, tudo isto está junto no sistema de marchas/distribuição do torque, e é necessário para que o veículo tenha uma dirigibilidade realista.
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DÚVIDA Re: Marchas

Mensagem por karllus250 em Ter Ago 09, 2016 9:22 am

Ok vou esperar vc coloca enquanto  isso vo assistindo  tutoriais  para aprender

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DÚVIDA Re: Marchas

Mensagem por Matheus Fhellipe de Souza em Ter Ago 09, 2016 10:37 am

karllus250 escreveu:Ok vou esperar vc coloca enquanto  isso vo assistindo  tutoriais  para aprender
Acho que você consegue algo simples de inicio se pesquisar bastante, eu fiz um simples quando comecei baseado no rpm das wheelColliders o que não é muito top já que em uma curvas algumas rodas se movem menos que outras porém é funcional, você deve fazer um script para o movimento do caminhão certo, depois você pega faz um velocímetro básico em float e iguala o pitch do audiosource( com o clip da marcha 1 ou um clip fixo para a aceleração constante do carro) tipo eu fiz mais ou menos assim getComponent().pitch = 1 + currentSpeed / 20 , eu somo mais para que qnd acelerar o audio nao mudar tragicamente entao quando a aceleração começa o pitch ainda fica em um e aumenta apartir dai espero que entenda kkkk e dividi por 20 pois o rpm auto igual a pitch auto e som bugado entao eu o dividi ai você faz uma parte do script dedicado para que quando o pitch estiver auto (assim o rpm tambem estando) o clip troque para a marcha 2 ou se for audio fixo ele retorne um pouco no pitch e a marcha ative assim vc divide o torque ou faça como quiser e divida mais ainda o pitch no codigo para a marcha ter mais final ser longa acho que assim funciona um pouco ok pelo menos a primeira que fiz foi assim eu ainda não entendia muito é algo meio primitivo.

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DÚVIDA Re: Marchas

Mensagem por karllus250 em Ter Ago 09, 2016 6:19 pm

vc esta em alguma equipe de desenvolvimento de games

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DÚVIDA Re: Marchas

Mensagem por Matheus Fhellipe de Souza em Dom Ago 14, 2016 11:00 am

karllus250 escreveu:vc esta em alguma equipe de desenvolvimento de games
Não, estou desenvolvendo um projeto em meu tempo livre! Mas estou sozinho até o momento.

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DÚVIDA Re: Marchas

Mensagem por karllus250 em Dom Ago 14, 2016 4:59 pm

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