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Como posso fazer um jogo 2d de quebra cabeça?

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PEDIDO Como posso fazer um jogo 2d de quebra cabeça?

Mensagem por arleydudu em Dom Jul 31, 2016 10:13 pm

jogo simples com imagem 2d cortada em pedaços que ao se juntar ganhar.
estilo quebra cabeça simples.

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PEDIDO Re: Como posso fazer um jogo 2d de quebra cabeça?

Mensagem por rafaelllsd em Dom Jul 31, 2016 10:29 pm

Acho que você pode pega uma imagem que é a que vai ser formada, cortar em varios cubos e por nos sprites, depois é só você fazer um sistema de quando clica nela ela vai para o lado que esta vazio, é um jeito.

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PEDIDO Re: Como posso fazer um jogo 2d de quebra cabeça?

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Jul 31, 2016 11:10 pm

Cara, depende... Este sistema não costuma ser muito complicado de se fazer, mas você precisa responder algumas perguntas sobre ele antes.

O jogo vai ser para PC ou Android?
O jogo vai dar finish depois que formar a imagem completa?

se for como eu estou pensando, da para apenas deixar o transform.position como (int), para pegar apenas posições inteiras, e checar se o objeto não está em cima de outra peça, caso esteja, apenas cancela o movimento.

E para mover, ai depende do sistema ao qual você está produzindo. mas um Input do mouse já ajudaria para grande parte das plataformas.

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PEDIDO Re: Como posso fazer um jogo 2d de quebra cabeça?

Mensagem por arleydudu em Seg Ago 01, 2016 10:05 am

android, sim da finish

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PEDIDO Re: Como posso fazer um jogo 2d de quebra cabeça?

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Ago 02, 2016 5:07 pm

A parte do movimento é simples de fazer:

Código:
void OnMouseDrag(){
   Vector3 pz = Camera.main.ScreenToWorldPoint(Input.mousePosition);
   pz.z = 0;
   transform.position = new Vector3 ((int)pz.x, (int)pz.y, (int)pz.z);
}

Só que o resto vai depender muito de como o seu jogo vai funcionar.

Este trecho acima faz o movimento "encaixado" dos sprites em 2D (os sprites tem que ter algum colisor 2D)

Mas a parte de encaixar a posição perfeita já requer uma matriz de posições, aonde você vai checar as posições X e Y do seu objeto.

Ainda dentro disso, suponho que cada peça deve ser movida individualmente, então para uma não sobrepor a outra, você terá que utilizar alguma void como "OnCollisionEnter2D", etc, para detectar colisão entre objetos e permitir o movimento ou não.

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