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[DÚVIDA] Joystick Android FPS Controller

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DÚVIDA [DÚVIDA] Joystick Android FPS Controller

Mensagem por HudsonJeff em Qua Jul 27, 2016 5:20 pm

Olá!

eu fiz um joystick para o meu FPS Controller andar no android.  e funciona... mas ele fica sem os efeitos de som dos passos e movimento da camera, que já esta incluso no script do FPSController....

Alguem sabe um jeito de adaptar o script do FPSController para o android mantendo esses efeitos? ou alguma outra maneira de fazer isto?

Obrigado!


Última edição por HudsonJeff em Sex Jul 29, 2016 4:01 pm, editado 2 vez(es)

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DÚVIDA Re: [DÚVIDA] Joystick Android FPS Controller

Mensagem por HudsonJeff em Qui Jul 28, 2016 6:21 am

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DÚVIDA Re: [DÚVIDA] Joystick Android FPS Controller

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Jul 28, 2016 3:44 pm

Cara, você precisa postar como fez esse seu JoysTick, de preferência postando o script.

para deixá-lo de acordo com o FPSController, provavelmente será necessário alterar o script do controlador também
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DÚVIDA Re: [DÚVIDA] Joystick Android FPS Controller

Mensagem por HudsonJeff em Qui Jul 28, 2016 4:44 pm

aki está. fiz baseado no tutorial do ismarspn:

Código:
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
using UnityEngine.EventSystems;
using System.Collections;

public class VirtualJoystick : MonoBehaviour, IDragHandler, IPointerUpHandler, IPointerDownHandler  {

 private Image bgImg;
 private Image joystickImg;
 private Vector3 inputVector;

 public GameObject player;
 public float speed;

 private void Start(){
 bgImg = GetComponent<Image> ();
 joystickImg = transform.GetChild (0).GetComponent<Image> ();
 }
 public virtual void OnDrag(PointerEventData ped){

 Vector2 pos;
 if (RectTransformUtility.ScreenPointToLocalPointInRectangle (bgImg.rectTransform
                                                          , ped.position
                                                          , ped.pressEventCamera
                                                          , out pos))
 {
 pos.x = (pos.x / bgImg.rectTransform.sizeDelta.x);
 pos.y = (pos.y / bgImg.rectTransform.sizeDelta.y);

 inputVector = new Vector3(pos.x*3,0, pos.y*3);
 inputVector = (inputVector.magnitude > 1.0f)?inputVector.normalized:inputVector;

 // Move Joystick IMG
 joystickImg.rectTransform.anchoredPosition =
 new Vector3(inputVector.x * (bgImg.rectTransform.sizeDelta.x/3)
            ,inputVector.z * (bgImg.rectTransform.sizeDelta.y/3));
 }
 }

 public virtual void OnPointerDown(PointerEventData ped){
 OnDrag (ped);

 }
 public virtual void OnPointerUp(PointerEventData ped){

 inputVector = Vector3.zero;
 joystickImg.rectTransform.anchoredPosition = Vector3.zero;
 }

 void Update(){
 if (joystickImg.transform.localPosition.x > 20) {
 player.transform.Translate(Vector3.right * speed * Time.deltaTime);
 }

 if (joystickImg.transform.localPosition.x < -20) {
 player.transform.Translate(Vector3.left * speed * Time.deltaTime);
 }
 if (joystickImg.transform.localPosition.y > 20) {
 player.transform.Translate(Vector3.forward * speed * Time.deltaTime);
 }
 
 if (joystickImg.transform.localPosition.y < -20) {
 player.transform.Translate(Vector3.back * speed * Time.deltaTime);
 }
 }


}

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DÚVIDA Re: [DÚVIDA] Joystick Android FPS Controller

Mensagem por HudsonJeff em Sex Jul 29, 2016 3:59 pm

HudsonJeff escreveu:Up

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DÚVIDA Re: [DÚVIDA] Joystick Android FPS Controller

Mensagem por HudsonJeff em Sab Jul 30, 2016 10:30 am

HudsonJeff escreveu:
HudsonJeff escreveu:Up
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DÚVIDA Re: [DÚVIDA] Joystick Android FPS Controller

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Jul 30, 2016 3:09 pm

Caraaa, jogue este script fora. Você está aplicando Translate para um personagem? Nunca.

A Unity traz controladores prontos até para android, tente usá-los. Usar Translate para personagens vai lhe causar problemas infinitos, kkkkkkkk
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DÚVIDA Re: [DÚVIDA] Joystick Android FPS Controller

Mensagem por HudsonJeff em Sab Jul 30, 2016 3:18 pm

Poderia me indicar algum desses controladores ?Que tenha som dos passos e movimento da câmera embutidos?

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DÚVIDA Re: [DÚVIDA] Joystick Android FPS Controller

Mensagem por HudsonJeff em Dom Jul 31, 2016 11:53 am

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DÚVIDA Re: [DÚVIDA] Joystick Android FPS Controller

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Jul 31, 2016 11:54 pm

Nussasenhora, quantos UP's.

Por favor, poste o script do controlador que você está usando (por que varia de versão para versão). Vou tentar editá-lo.
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DÚVIDA Re: [DÚVIDA] Joystick Android FPS Controller

Mensagem por John Rambo em Seg Ago 01, 2016 6:23 pm

Carinha, eu estou prestes a fazer um tutorial sobre isso...


se você nao tiver pressa...
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DÚVIDA Re: [DÚVIDA] Joystick Android FPS Controller

Mensagem por HudsonJeff em Qua Ago 10, 2016 11:07 pm

Oi galera, preciso muito de ajuda...

quando o marcos disse que a unity já traz controladores prontos eu dei uma pesquisada e vi o Cross Platform Input.

e o meu jogo é em primeira pessoa, usei o prefab Mobile Single Stick Control pois é o unico que consegui usar...

mas este tem um problema, não vira a camera, só move o player...

já futuquei em tudo que é coisa tentando resolver, mas nada... até que aí eu fui no script o first person controller e encontrei isto:

Código:
       private void RotateView()
        {
            m_MouseLook.LookRotation(transform, m_Camera.transform);
        }


e segui os rastros até chegar ao ponto final, que eu acho que seja este, no script mouse look:

Código:
       public void LookRotation(Transform character, Transform camera)
        {
            float yRot = CrossPlatformInputManager.GetAxis("Mouse X") * XSensitivity;
            float xRot = CrossPlatformInputManager.GetAxis("Mouse Y") * YSensitivity;

            m_CharacterTargetRot *= Quaternion.Euler(0f, yRot, 0f);
            m_CameraTargetRot *= Quaternion.Euler(-xRot, 0f, 0f);

            if (clampVerticalRotation)
                m_CameraTargetRot = ClampRotationAroundXAxis(m_CameraTargetRot);

            if (smooth)
            {
                character.localRotation = Quaternion.Slerp(character.localRotation, m_CharacterTargetRot,
                    smoothTime * Time.deltaTime);
                camera.localRotation = Quaternion.Slerp(camera.localRotation, m_CameraTargetRot,
                    smoothTime * Time.deltaTime);
            }
            else
            {
                character.localRotation = m_CharacterTargetRot;
                camera.localRotation = m_CameraTargetRot;
            }

            UpdateCursorLock();
        }


e eu até cheguei a tentar trocar essa última parte do mouse look, deixando-a assim:

Código:
       public void LookRotation(Transform character, Transform camera)
        {
            float yRot = Input.GetAxis("Mouse X") * XSensitivity;
            float xRot = Input.GetAxis("Mouse Y") * YSensitivity;

            m_CharacterTargetRot *= Quaternion.Euler(0f, yRot, 0f);
            m_CameraTargetRot *= Quaternion.Euler(-xRot, 0f, 0f);

            if (clampVerticalRotation)
                m_CameraTargetRot = ClampRotationAroundXAxis(m_CameraTargetRot);

            if (smooth)
            {
                character.localRotation = Quaternion.Slerp(character.localRotation, m_CharacterTargetRot,
                    smoothTime * Time.deltaTime);
                camera.localRotation = Quaternion.Slerp(camera.localRotation, m_CameraTargetRot,
                    smoothTime * Time.deltaTime);
            }
            else
            {
                character.localRotation = m_CharacterTargetRot;
                camera.localRotation = m_CameraTargetRot;
            }

            UpdateCursorLock();
        }

e funcionou, mas só enquanto estava no pc, porque depois que eu passei para o celular, a movimentação ficou bem bugada, tipo quando eu clicava na primeira vez eu conseguia mover na boa, mas quando eu soltava e clicava de novo, a camera virava pra outro local, ela nao seguia o movimento do meu dedo, eu quero fazer igual o desse cara:





eu já consigo mover o player com som dos passos e todos os efeitos, sem usar Translate!  agora o meu problema que tá me arrebentando é isso, virar a camera...

acreditem ou não, eu estou madrugando esses dias tentando resolver de todas as maneiras que eu conheço, mas nada

preciso muito de ajuda.................

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DÚVIDA Re: [DÚVIDA] Joystick Android FPS Controller

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Ago 11, 2016 12:07 am

Tente utilizar este script na sua camera para fazer o movimento do MouseLook

O nome do script é "MovCamera" e é em C#

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class MovCamera : MonoBehaviour {

   [Range(1,20)] public float sensibilidade = 10.0f;
   [Range(0,160)] public float anguloHorizntal = 65.0f;
   [Range(0,85)] public float anguloVertical = 20.0f;

   Quaternion rotacaoOriginalCamera;
   float rotacaoX = 0.0f,rotacaoY = 0.0f;

   void Start () {
      rotacaoOriginalCamera = transform.localRotation;
   }

   void Update () {
      rotacaoX -= Input.GetAxis ("Mouse X") * sensibilidade;
      rotacaoY -= Input.GetAxis ("Mouse Y") * sensibilidade;
      rotacaoX = ClampAngle (rotacaoX, -anguloHorizntal, anguloHorizntal);
      rotacaoY = ClampAngle (rotacaoY, -anguloVertical, anguloVertical);
      Quaternion xQuaternion = Quaternion.AngleAxis (rotacaoX, Vector3.up);
      Quaternion yQuaternion = Quaternion.AngleAxis (rotacaoY, -Vector3.right);
      Quaternion rotacFinal = rotacaoOriginalCamera * xQuaternion * yQuaternion;
      transform.localRotation = Quaternion.Lerp (transform.localRotation, rotacFinal, Time.deltaTime*10.0f*(1.0f / Time.timeScale));
   }
   public static float ClampAngle (float angulo, float min, float max){
      if (angulo < -360F) { angulo += 360F; }
      if (angulo > 360F) { angulo -= 360F; }
      return Mathf.Clamp (angulo, min, max);
   }
}

O que acontece é que no android, os eixos do Input do mouse serão invertidos... Tente ver se este script serve
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DÚVIDA Re: [DÚVIDA] Joystick Android FPS Controller

Mensagem por HudsonJeff em Qui Ago 11, 2016 6:34 pm

Nada....

nao cheguei a testar no android, pois nao consegui fazer a minha unity remote funcionar (eu estou usando unity 5.3.1) ai eu tenho que ficar compilando toda hora e passando pro celular pra testar...

mas creio que o comando ("mousex") e ("mousey") funcione tanto no android como no pc, apesar dessa inversão que voce disse

mas então eu joguei este script que vc me passou no jogador em si (FPSController) e nao deu, depois eu joguei na camera (First Person Character) e tambem não deu

eu já troquei a plataforma do jogo pra do Android...

Será que eu esteja errado? Sera que após a troca de plataforma o comando Mouse x e y so funciona no android?

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DÚVIDA Re: [DÚVIDA] Joystick Android FPS Controller

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Ago 13, 2016 2:48 pm

Cara, este script é para ir na camera interna do FPSController, conforme eu disse.
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DÚVIDA Re: [DÚVIDA] Joystick Android FPS Controller

Mensagem por HudsonJeff em Sab Ago 13, 2016 3:10 pm

HudsonJeff escreveu:mas então eu joguei este script que vc me passou no jogador em si (FPSController) e nao deu, depois eu joguei na camera (First Person Character) e tambem não deu

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DÚVIDA Re: [DÚVIDA] Joystick Android FPS Controller

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Ago 13, 2016 3:27 pm

Então em vez de utilizar o meu script, tente isto:

No seu controlador, vá em MouseLook e deixe as sensibilidades X e Y com valor negativo, tipo, se está como 2, deixe como -2, tanto para X quanto para Y
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DÚVIDA Re: [DÚVIDA] Joystick Android FPS Controller

Mensagem por HudsonJeff em Sab Ago 13, 2016 4:02 pm

nada.....

tipo assim, enquanto esta no pc funciona perfeitamente, mas quando eu compilo pra android a movimentação do player continua boa, mas a da câmera fica bugadíssima, impossivel de jogar, eu apenas toco na tela e a câmera vira pra cima ou pra baixo ou para outro lado, creio que o problema nao seja essa inversão que você disse, pois eu nem se quer arrasto o dedo!

eu só encosto e a camera já vira, se eu aperto um botão na tela a camera tambem vira ;(

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DÚVIDA Re: [DÚVIDA] Joystick Android FPS Controller

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Ago 14, 2016 11:20 pm

É por que o Input eh bem maio no android...

Então em vez de deixar em -2 e -2, tente -0.2 e -0.2, a velocidade vai diminuir bastante.

Mas se você quer girar com o dedo na tela, você vai precisar aprimorar muito o seu sistema para checar em todo o botão se você não está girando a camera... Por isso que a maioria dos jogos possui um analógico próprio para girar a camera.
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