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[TUTORIAL] Deslocamento de armas para jogos FPS

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TUTORIAL [TUTORIAL] Deslocamento de armas para jogos FPS

Mensagem por John Rambo em Ter Jul 26, 2016 5:18 pm

Olá meus amigos!

Nos jogos FPS de hoje (Far Cry, Call of futy, Medal of Honor, etc) notamos um detalhe que quando você vira a camera do seu personagem a arma se movimenta junto e depois volta à sua posição original... e esse deslocamento deixa seu jogo mais realista, e isso é muito bom!

Encontrei um script na internet que fazia isto mas estava cheio de comandos desnecessários e estava em JavaScript, então eu mesmo converti para C#, e simplifiquei o script para facilitar no entendimento! Very Happy

Segue o script:


Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class ArmaSeMover : MonoBehaviour {
    
    public float QuantidadeMovimento;
    public float VelocidadeMovimento;
    public GameObject Arma;
    private float MovimentoEixoX;
    private float MovimentoEixoY;
    private Vector3 PosicaoOriginal;
    private Vector3 NovaPosicao;

    void Start(){
        PosicaoOriginal = transform.localPosition;
    }        
    void Update () {
        MovimentoEixoX = Input.GetAxis( "Mouse X" ) *Time.deltaTime * QuantidadeMovimento;
        MovimentoEixoY = Input.GetAxis( "Mouse Y" ) *Time.deltaTime * QuantidadeMovimento;
        NovaPosicao = new Vector3 ( PosicaoOriginal.x+ MovimentoEixoX, PosicaoOriginal.y+ MovimentoEixoY, PosicaoOriginal.z);
        Arma.transform.localPosition = Vector3.Lerp(Arma.transform.localPosition, NovaPosicao , VelocidadeMovimento * Time.deltaTime);
    }
}

O script deve conter o nome "ArmaSeMover"

 esse script você vai jogar na sua arma, e na aba Inspector você seta os valores em "QuantidadeMovimento" e em "VelocidadeMovimento" do jeito que achar melhor... no meu projeto eu coloquei QuantidadeMovimento = 1 e VelocidadeMovimento = 2 e achei que ficou bom.

Na variavel "Arma" você vai linkar a sua arma.

É isso pessoal!

Até mais  Cool

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Deslocamento de armas para jogos FPS

Mensagem por Guilherme_cj852 em Ter Jul 26, 2016 5:35 pm

Achei que esse efeito seria muito mais complicado de se fazer '-' só 23 linhas kk vlw

Guilherme_cj852
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Deslocamento de armas para jogos FPS

Mensagem por weslleyFx em Ter Jul 26, 2016 5:36 pm

kkkkk, legal

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Deslocamento de armas para jogos FPS

Mensagem por John Rambo em Ter Jul 26, 2016 5:41 pm

Guilherme_cj852 escreveu:Achei que esse efeito seria muito mais complicado de se fazer '-' só 23 linhas kk vlw

Pois eh kkkkk, mas no site onde eu encontrei este script ele estava muito mais complexo.... consegui simplificar bastante =]

weslleyFx escreveu:kkkkk, legal

vlw =]

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Deslocamento de armas para jogos FPS

Mensagem por Eduardoro39 em Sex Ago 05, 2016 5:42 pm

John Rambo escreveu:
Guilherme_cj852 escreveu:Achei que esse efeito seria muito mais complicado de se fazer '-' só 23 linhas kk vlw

Pois eh kkkkk, mas no site onde eu encontrei este script ele estava muito mais complexo.... consegui simplificar bastante =]

weslleyFx escreveu:kkkkk, legal

vlw =]
vlw funcionou

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Deslocamento de armas para jogos FPS

Mensagem por jonatan oliveira rocha em Sab Ago 06, 2016 3:51 am

funcionou muitissississimo bem!

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Deslocamento de armas para jogos FPS

Mensagem por SK Games em Qui Ago 18, 2016 8:46 pm

Seria bom se usasse o Mathf.Clamp para fixar o valor do movimento até um limite máximo, porque do jeito que está, se o jogador mover o mouse muito rápido a arma desloca para uma posição muito distante da origem.

Código:
public float LimitedeMovimento; // Adicione ao início, e coloque o valor que achar melhor.

// Adicione as linhas abaixo após a linha 19.
MovimentoEixoX = Mathf.Clamp(MovimentoEixoX, -LimitedeMovimento, LimitedeMovimento);
MovimentoEixoY = Mathf.Clamp(MovimentoEixoY, -LimitedeMovimento, LimitedeMovimento);

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Deslocamento de armas para jogos FPS

Mensagem por John Rambo em Qui Ago 18, 2016 9:04 pm

SK Games escreveu:Seria bom se usasse o Mathf.Clamp para fixar o valor do movimento até um limite máximo, porque do jeito que está, se o jogador mover o mouse muito rápido a arma desloca para uma posição muito distante da origem.

Código:
public float LimitedeMovimento; // Adicione ao início, e coloque o valor que achar melhor.

// Adicione as linhas abaixo após a linha 19.
MovimentoEixoX = Mathf.Clamp(MovimentoEixoX, -LimitedeMovimento, LimitedeMovimento);
MovimentoEixoY = Mathf.Clamp(MovimentoEixoY, -LimitedeMovimento, LimitedeMovimento);
Boa! Obrigado pela sugestão! Very Happy

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