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Coletavel para carregar a arma?

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DÚVIDA Coletavel para carregar a arma?

Mensagem por Callyde Jr em Ter Jul 26, 2016 12:34 pm

Estou tentando criar um script parecido com aquele dos coletaves para a barra de vida,estamina,fome e cede mais quero que seja um para carregar a arma quando eu pegalo apertando (E) ele adiciona-se tipo assim    +12 Municao 
ajuda ai amigos

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DÚVIDA Re: Coletavel para carregar a arma?

Mensagem por Guilherme_cj852 em Ter Jul 26, 2016 1:17 pm

Eu não sei se é assim que voce quer, mas ja é uma base:

Voce pode usar tambem Vector3.distance para verificar se o player esta perto do coletavel

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Coletar : MonoBehaviour {
 
 private bool pertoDoItem = false;
 public int municao, valorMunicao;

 void Start(){
 valorMunicao = 12;
 }

 void Update(){
 if(Input.GetKeyDown("e") && pertoDoItem == true){ // Se o player estiver perto da muniçao e pressiona E
 municao = municao + valorMunicao; // Adiciona o valor que voce atribuir em "valorMunicao" ao seu numero atual de munição
 Destroy(gameObject); // Destroi o coletavel
 }
 }
 
 void OnTriggerEnter(Collider col){
 if (col.gameObject.tag == "Player") { // verifica se o objeto que esta perto do coletavel é o player
 pertoDoItem = true;
 }
 }
 void OnTriggerExit(Collider coli){
 if (coli.gameObject.tag == "Player") { // verifica se o objeto que saiu de perto do coletavel é o player
 pertoDoItem = false;
 }
 }
}

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DÚVIDA Re: Coletavel para carregar a arma?

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Jul 26, 2016 1:39 pm

Você já tem algum sistema de armas pronto?

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DÚVIDA Re: Coletavel para carregar a arma?

Mensagem por Callyde Jr em Qua Jul 27, 2016 5:46 am

Obriado vou fazer aqui
Sim ja tenho um sistema pronto?

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DÚVIDA Re: Coletavel para carregar a arma?

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Jul 27, 2016 2:31 pm

Tem como postar o sistema que você está utilizando? Este sistema de coleta é feito em cima do seu sistema de armas, então precisamo saber como você está fazendo.

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DÚVIDA Re: Coletavel para carregar a arma?

Mensagem por Callyde Jr em Qua Jul 27, 2016 6:56 pm

Código:
#pragma strict
 //Script da Arma

 var Projetil  : GameObject;
 var somArma : AudioClip;
 var canoArma : Transform;
 var fogoArma  : ParticleSystem;
 var municao : int;
 function Start () {
 municao = 12;

 }

 function  Update  () {

      if (Input.GetMouseButtonDown(0))
      {
      if (municao > 0) {
      municao = municao -1;
      fogoArma.Emit(1);
        GetComponent.<AudioSource>().Play();
     
        Instantiate(Projetil,transform.position,transform.rotation);

    }

}

}


Última edição por John Rambo em Qua Jul 27, 2016 9:08 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Inserir scripts dentro da caixa de códigos)

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DÚVIDA Re: Coletavel para carregar a arma?

Mensagem por Guilherme_cj852 em Qua Jul 27, 2016 7:05 pm

Porque não usa c#? 
vai ser mais facil acessar as munições
Se quiser ja ate converti o script para c#
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class ArmaScript : MonoBehaviour {

   public GameObject projetil;
   public int municao = 12;
   public Transform canoArma;
   public AudioClip somArma;
   public ParticleSystem fogoArma;

   void Update (){
      if (Input.GetMouseButtonDown (0) && municao > 0) {
         municao = municao - 1;
         fogoArma.Emit (1);
         GetComponent<AudioSource> ().PlayOneShot (somArma);
         Instantiate (projetil, transform.position, transform.rotation);
      }
   }
}

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DÚVIDA Re: Coletavel para carregar a arma?

Mensagem por Callyde Jr em Qui Jul 28, 2016 12:53 pm

Ele coletou mais nao adicionou mais muniçao vou colocar esse script em C# e vou ver se funciona blz

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DÚVIDA Re: Coletavel para carregar a arma?

Mensagem por Guilherme_cj852 em Qui Jul 28, 2016 1:12 pm

Callyde Jr escreveu:Ele coletou mais nao adicionou mais muniçao vou colocar esse script em C# e vou ver se funciona blz
Eu sei que não adicionou, voce tem que acessar a variavel das munições do script da arma no script de coletar, para isso use variavel statica no script da arma ou use o script abaixo para coletar a munição, caso for usar o script abaixo a sua arma devera estar com a tag "Arma".
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Coletar : MonoBehaviour {

   private bool pertoDoItem = false;
   public int municao, valorMunicao;
   private ArmaScript armaScript;

   void Start(){
      valorMunicao = 12;
      armaScript = GameObject.FindGameObjectWithTag ("Arma").GetComponent<armaScript> ();
   }

   void Update(){
      if(Input.GetKeyDown("e") && pertoDoItem == true){ // Se o player estiver perto da muniçao e pressiona E
         armaScript.municao = municao.municao + valorMunicao; // Adiciona o valor que voce atribuir em "valorMunicao" ao seu numero atual de munição
         Destroy(gameObject); // Destroi o coletavel
      }
   }

   void OnTriggerEnter(Collider col){
      if (col.gameObject.tag == "Player") { // verifica se o objeto que esta perto do coletavel é o player
         pertoDoItem = true;
      }
   }
   void OnTriggerExit(Collider coli){
      if (coli.gameObject.tag == "Player") { // verifica se o objeto que saiu de perto do coletavel é o player
         pertoDoItem = false;
      }
   }
}

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DÚVIDA Re: Coletavel para carregar a arma?

Mensagem por Callyde Jr em Sex Jul 29, 2016 12:14 pm

Vou usar esse que voce fez mais tarde quando eu chegar do trabalho esse script da arma em C# nao fucionou esta dando erro obg pela ajuda amigo

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DÚVIDA Re: Coletavel para carregar a arma?

Mensagem por Guilherme_cj852 em Sex Jul 29, 2016 12:29 pm

Callyde Jr escreveu:Vou usar esse que voce fez mais tarde quando eu chegar do trabalho esse script da arma em C# nao fucionou esta dando erro obg pela ajuda amigo
Qual foi o erro?

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DÚVIDA Re: Coletavel para carregar a arma?

Mensagem por Callyde Jr em Sex Jul 29, 2016 1:16 pm

Esse que voce fez por ultimo nao testei ele ainda so aquele da arma c#  ele nao aparece no inspetor a muniçao, particula, sonArma

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DÚVIDA Re: Coletavel para carregar a arma?

Mensagem por Guilherme_cj852 em Sex Jul 29, 2016 5:34 pm

Callyde Jr escreveu:Esse que voce fez por ultimo nao testei ele ainda so aquele da arma c#  ele nao aparece no inspetor a muniçao, particula, sonArma
Ele da algum erro ao compilar?

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DÚVIDA Re: Coletavel para carregar a arma?

Mensagem por Callyde Jr em Sex Jul 29, 2016 6:08 pm

esse script Coletar dis Error CS0246: the type or namespace name 'ArmaScript'

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DÚVIDA Re: Coletavel para carregar a arma?

Mensagem por Guilherme_cj852 em Sex Jul 29, 2016 7:56 pm

É em qual linha?

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DÚVIDA Re: Coletavel para carregar a arma?

Mensagem por Callyde Jr em Sab Jul 30, 2016 5:43 am

Eu acho que e aqui nessa parte que tem
armaScript

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DÚVIDA Re: Coletavel para carregar a arma?

Mensagem por weslleyFx em Sab Jul 30, 2016 10:31 am

vc tem um classe chamada armaScript ?

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DÚVIDA Re: Coletavel para carregar a arma?

Mensagem por Guilherme_cj852 em Sab Jul 30, 2016 11:07 am

Callyde Jr escreveu:Eu acho que e aqui nessa parte que tem
armaScript
Foi um erro bobo meu, desculpa.

Na linha que eu tento acessar o script da arma eu coloquei o nome da classe em minusculo '-'.

Código:
      armaScript = GameObject.FindGameObjectWithTag ("Arma").GetComponent<armaScript> (); // Errado
      armaScript = GameObject.FindGameObjectWithTag ("Arma").GetComponent<ArmaScript> (); // Correto


Script arrumado:
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Coletar : MonoBehaviour {

   private bool pertoDoItem = false;
   public int municao, valorMunicao;
   private ArmaScript armaScript;

   void Start(){
      valorMunicao = 12;
      armaScript = GameObject.FindGameObjectWithTag ("Arma").GetComponent<ArmaScript> ();
   }

   void Update(){
      if(Input.GetKeyDown("e") && pertoDoItem == true){ // Se o player estiver perto da muniçao e pressiona E
         armaScript.municao = municao.municao + valorMunicao; // Adiciona o valor que voce atribuir em "valorMunicao" ao seu numero atual de munição
         Destroy(gameObject); // Destroi o coletavel
      }
   }

   void OnTriggerEnter(Collider col){
      if (col.gameObject.tag == "Player") { // verifica se o objeto que esta perto do coletavel é o player
         pertoDoItem = true;
      }
   }
   void OnTriggerExit(Collider coli){
      if (coli.gameObject.tag == "Player") { // verifica se o objeto que saiu de perto do coletavel é o player
         pertoDoItem = false;
      }
   }
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DÚVIDA Re: Coletavel para carregar a arma?

Mensagem por Callyde Jr em Sab Jul 30, 2016 1:19 pm

Blz vou fazer aqui a noite quando eu chegar obrigado parceiro

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DÚVIDA Re: Coletavel para carregar a arma?

Mensagem por Callyde Jr em Sab Jul 30, 2016 8:50 pm

O primeiro script Coletar  nao da erro mais nao adiciona a municao esse ultimo Script esta dando o mesmo erro do outro ?

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DÚVIDA Re: Coletavel para carregar a arma?

Mensagem por Guilherme_cj852 em Sab Jul 30, 2016 9:33 pm

Callyde Jr escreveu:O primeiro script Coletar  nao da erro mais nao adiciona a municao esse ultimo Script esta dando o mesmo erro do outro ?
vc pode tentar usar variaveis estaticas então, so para testes

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DÚVIDA Re: Coletavel para carregar a arma?

Mensagem por Callyde Jr em Qua Ago 03, 2016 12:04 pm

Como eu posso resolver isso

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DÚVIDA Re: Coletavel para carregar a arma?

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Ago 04, 2016 4:25 pm

Vou pedir que você espere pelo próximo tutorial que vou lançar no meu canal (espero que ainda esta semana.)

É um sistema completíssimo de armas, com munição, coleta, etc, etc, etc.

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DÚVIDA Re: Coletavel para carregar a arma?

Mensagem por Callyde Jr em Sab Ago 06, 2016 9:10 pm

Massa blz legal de mais vou esperar

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