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[TUTORIAL] Sistema de Grappling Hook / Corda e Gancho

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TUTORIAL [TUTORIAL] Sistema de Grappling Hook / Corda e Gancho

Mensagem por George Lucas Vieira em Qui Jul 21, 2016 8:25 pm

E aí pessoal, blz?
Há algum tempo fiz um vídeo tutorial sobre um sistema que, em minha opinião, é muito legal de se implementar em seu jogo. Venho hoje compartilhar com vocês o sistema que consegui fazer de Grappling Hook, ou corda e gancho, ou arma do batman, ou teia do homem-aranha... parei de viajar Razz
Nesse vídeo eu foquei mais na parte da mecânica do sistema, não me importei com design, gráficos, animação, etc., somente com os scripts.
Enfim galera espero que gostem do vídeo, abraços e até a próxima Very Happy


Script 1: Disparador

Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;
 
public class Disparador : MonoBehaviour {
 
 public GameObject gancho;
 private GameObject auxGancho;
 
 public Camera m_camera;
 
 public Transform dirDoClique;
 private Transform auxDirDoClique;
 
 private Vector3 localDoClique;
 private Vector3 posMouse;
 private Quaternion olharParaDir;
 
 // Use this for initialization
 void Start () {
 
 }
 
 // Update is called once per frame
 void Update () {
 
 posMouse = Input.mousePosition;
 posMouse.z = Vector3.Distance(m_camera.transform.position, transform.position);
 posMouse = m_camera.ScreenToWorldPoint(posMouse);
 
 if(auxGancho == null){
 if(Input.GetMouseButtonDown(0)){
 auxDirDoClique = Instantiate(dirDoClique, posMouse, Quaternion.identity) as Transform;
 localDoClique = (auxDirDoClique.transform.position - transform.position).normalized;
 olharParaDir = Quaternion.LookRotation(localDoClique);
 
 auxGancho = Instantiate(gancho, transform.position, olharParaDir) as GameObject;
 Destroy(auxDirDoClique.gameObject);
 }
 }
 }
}

Script 2: Gancho

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
 
public class Gancho : MonoBehaviour {
 
 public float velLançar;
 public float tamanhoCorda;
 public float forçaCorda;
 public float peso;
 
 private GameObject player;
 private Rigidbody corpoRigido;
 private SpringJoint efeitoCorda;
 
 private float distanciaDoPlayer;
 
 private bool atirarCorda;
 public static bool cordaColidiu;
 
 // Use this for initialization
 void Start () {
 player = GameObject.FindGameObjectWithTag("Player");
 corpoRigido = GetComponent<Rigidbody>();
 efeitoCorda = player.GetComponent<SpringJoint>();
 
 atirarCorda = true;
 cordaColidiu = false;
 }
 
 // Update is called once per frame
 void Update () {
 
 distanciaDoPlayer = Vector3.Distance(transform.position, player.transform.position);
 
 if(Input.GetMouseButtonDown(0)){
 atirarCorda = false;
 }
 
 if(atirarCorda)
 AtirarGancho();
 else
 RecolherGancho();
 
 //LineRender
 GetComponent<LineRenderer>().SetPosition(0, player.transform.position);
 GetComponent<LineRenderer>().SetPosition(1, transform.position);
 
 }
 void OnTriggerEnter(Collider coll){
 if(coll.tag != "Player"){
 cordaColidiu = true;
 }
 }
 
 public void AtirarGancho(){
 if(distanciaDoPlayer <= tamanhoCorda){
 if(!cordaColidiu){
 transform.Translate(0, 0, velLançar*Time.deltaTime);
 }
 
 else{
 efeitoCorda.connectedBody = corpoRigido;
 efeitoCorda.spring = forçaCorda;
 efeitoCorda.damper = peso;
 }
 }
 
 if(distanciaDoPlayer > tamanhoCorda){
 atirarCorda = false;
 }
 }
 
 public void RecolherGancho(){
 transform.position = Vector3.MoveTowards(transform.position, player.transform.position, 25*Time.deltaTime);
 cordaColidiu = false;
 
 if(distanciaDoPlayer <= 2){
 Destroy(gameObject);
 }
 }
}

Script 3: Movimento
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
 
public class Movimento : MonoBehaviour {
 
 public float velMover;
 public float velMoverAr;
 public float forçaBalançar;
 
 private bool noChao;
 private bool pendurado;
 
 // Use this for initialization
 void Start () {
 
 }
 
 // Update is called once per frame
 void Update () {
 
 RaycastHit raio;
 noChao = Physics.Raycast(transform.position, -transform.up, out raio, 1.5f);
 
 pendurado = Gancho.cordaColidiu;
 
 float h = Input.GetAxis("Horizontal");
 if(noChao){
 if(h != 0){
 transform.Translate(h*velMover*Time.deltaTime, 0, 0);
 }
 }
 
 else if(!noChao && pendurado){
 GetComponent<Rigidbody>().AddForce(transform.right*h*forçaBalançar);
 }
 
 else if(!noChao && !pendurado){
 if(h != 0){
 transform.Translate(h*velMoverAr*Time.deltaTime, 0, 0);
 }
 }
 }
}

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Grappling Hook / Corda e Gancho

Mensagem por weslleyFx em Qui Jul 21, 2016 9:30 pm

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Grappling Hook / Corda e Gancho

Mensagem por George Lucas Vieira em Qui Jul 21, 2016 10:08 pm

weslleyFx escreveu:legal
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Grappling Hook / Corda e Gancho

Mensagem por Matheus sonico em Dom Jul 31, 2016 6:48 pm

MUITO obrigado estava precisando disso  Very Happy
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Grappling Hook / Corda e Gancho

Mensagem por rafaelllsd em Dom Jul 31, 2016 7:31 pm

Fico muito legal.
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