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[TUTORIAL] Sistema simples de SEMÁFORO (sinaleira), com tempo entre fases, escolha da fase inicial e troca de cor dos materiais

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TUTORIAL [TUTORIAL] Sistema simples de SEMÁFORO (sinaleira), com tempo entre fases, escolha da fase inicial e troca de cor dos materiais

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Jul 18, 2016 12:41 am

Olá pessoal, elaborei este sistema simples de sinaleira aonde você escolhe o tempo que cada fase da sinaleira irá durar, qual será a fase inicial, e ainda faz a troca da cor da luz e do material.

Para isto, basta criar um novo script em C# e dar-lhe o nome de "SinaleiraSimples" e utilizar este código nele:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class SinaleiraSimples : MonoBehaviour {
   
   public enum CorInic {ComecarVermelho, ComecarAmarelo, ComecarVerde}
   public CorInic CorInicial = CorInic.ComecarVermelho;
   public Light luzSinaleira;
   public GameObject MaterialDaLuz;
   public float segVermelha = 30, segAmarela = 2, segVerde = 10;
   private Shader shaderLuzes;

   void Start () {
      //
      luzSinaleira.type = LightType.Point;
      luzSinaleira.enabled = true;
      luzSinaleira.renderMode = LightRenderMode.ForcePixel;
      luzSinaleira.color = Color.red;
      shaderLuzes = Shader.Find("Standard");
      if (MaterialDaLuz.gameObject.GetComponent<Renderer> ().material != shaderLuzes) {
         MaterialDaLuz.gameObject.GetComponent<Renderer> ().material = new Material (shaderLuzes);
      }
      MaterialDaLuz.gameObject.GetComponent<Renderer>().material.EnableKeyword("_EMISSION");
      //
      switch (CorInicial) {
      case CorInic.ComecarVermelho:
         StartCoroutine ("VermelhoParaAmarelo");
         break;
      case CorInic.ComecarAmarelo:
         StartCoroutine ("AmareloParaVerde");
         break;
      case CorInic.ComecarVerde:
         StartCoroutine ("VerdeParaVermelho");
         break;
      }
   }
   IEnumerator VermelhoParaAmarelo(){
      luzSinaleira.color = Color.red;
      MaterialDaLuz.gameObject.GetComponent<Renderer> ().material.SetColor ("_EmissionColor", Color.red);
      MaterialDaLuz.gameObject.GetComponent<MeshRenderer> ().material.color = Color.red;
      yield return new WaitForSeconds (segVermelha);
      StartCoroutine ("AmareloParaVerde");
   }
   IEnumerator AmareloParaVerde(){
      luzSinaleira.color = Color.yellow;
      MaterialDaLuz.gameObject.GetComponent<Renderer> ().material.SetColor ("_EmissionColor", Color.yellow);
      MaterialDaLuz.gameObject.GetComponent<MeshRenderer> ().material.color = Color.yellow;
      yield return new WaitForSeconds (segAmarela);
      StartCoroutine ("VerdeParaVermelho");
   }
   IEnumerator VerdeParaVermelho(){
      luzSinaleira.color = Color.green;
      MaterialDaLuz.gameObject.GetComponent<Renderer> ().material.SetColor ("_EmissionColor", Color.green);
      MaterialDaLuz.gameObject.GetComponent<MeshRenderer> ().material.color = Color.green;
      yield return new WaitForSeconds (segVerde);
      StartCoroutine ("VermelhoParaAmarelo");
   }
}


Tendo isto feito, jogue o script na sua sinaleira, e configure as variáveis:

CorInicial = cor inicial da sinaleira

luzSinaleira = a luz da sinaleira, basta jogar a luz na variável

MaterialDaLuz = material da luz, basta jogar o objeto que tem a mesh da lampada
segVermelha = segundos que a luz permanecerá vermelha

segAmarela = segundos que a luz permanecerá amarela

segVerde = segundos que a luz permanecerá verde

Tendo tudo configurado, a sinaleira já irá funcionar 100% Very Happy

MarcosSchultz
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema simples de SEMÁFORO (sinaleira), com tempo entre fases, escolha da fase inicial e troca de cor dos materiais

Mensagem por jonatan oliveira rocha em Seg Jul 18, 2016 2:31 am

Legal, mto obrigado

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