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Criar porta, como acessar variáveis de GameObjeto diferente com RayCast

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DÚVIDA Criar porta, como acessar variáveis de GameObjeto diferente com RayCast

Mensagem por Brian Victor em Dom Jul 10, 2016 9:43 pm

São três objetos o jogado, a porta ea maçaneta cada um tem um script.

1 Script de nome coletar é para o jogador  disparar  Ray cast  se o Ray cast atingir um game Object com a tag Macantet ,
 o script coletar tem que acessar uma variável que pertence um script chamado macaneta que estará no game Object da tag Macanetat,
essa variável chama-se TocouMacaneta.


2 O script que estará no gameObject com a tag macanetat o nome do Script é macaneta, 
esse script tem que acessar o gameObjeto porta e procurar o script porta para alterar umas 
variáveis dentro dela fazendo-a abrir e fechar.


3 o terceiro script só faz a porta rotacionar abrindo e fechando.


O script 2 e 3 estão funcionando corretamente o problema está no
 primeiro quando aperto o do mouse para lançar o Raycast quando ele atinge a maçaneta da porta 
não consegue acessar o script e mudar a variável TocouMacaneta para true.  


(Script do jogador)

public class coletar : MonoBehaviour {

// Use this for initialization
void Start () {

}

// Update is called once per frame
void Update () {

      
            if (Input.GetButtonDown("Fire1"))
        {
            RaycastHit hit = new RaycastHit();
            Vector3 dir = transform.TransformDirection(Vector3.forward);
            Debug.DrawRay(transform.position, dir * 5, Color.green);

            if (Physics.Raycast(transform.position, dir, out hit, 10f))
            {
                if (hit.collider.gameObject.tag == "Macanetat")
                {
                    hit.transform.GetComponent().TocouMacaneta = true;                  
                }
            }
        }
       

}
}



using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Macaneta : MonoBehaviour {
   public GameObject porta;
   public Porta PortaCode;
   public bool InteragirMacaneta;
   public bool TocouMacaneta;
    // Use this for initialization         Macaneta
    void Start () {
        InteragirMacaneta = false;
        TocouMacaneta = true;
    }

// Update is called once per frame
void Update () {

        if (TocouMacaneta == true)
        {

            if (InteragirMacaneta == true)
            {
                porta.GetComponent().Abre = false;
                porta.GetComponent().movimento = true;
                InteragirMacaneta = false;
               TocouMacaneta = false;
            }
            else
               if (InteragirMacaneta == false)
            {
                porta.GetComponent().Abre = true;
                porta.GetComponent().movimento = true;
                InteragirMacaneta = true;
               TocouMacaneta = false;
            }

        }

    }
}


O script da porta não postei Porque esta funcionando, na verdade o da Maçaneta tambem o problema é o Ray cast não alterar a variável da maçaneta

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DÚVIDA Re: Criar porta, como acessar variáveis de GameObjeto diferente com RayCast

Mensagem por Guilherme_cj852 em Dom Jul 10, 2016 10:03 pm

usa a caixa de código do fórum para postar script, fica mais facil visualizar e mantem a identação do script
Código:
[code][/code]
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DÚVIDA Re: Criar porta, como acessar variáveis de GameObjeto diferente com RayCast

Mensagem por Brian Victor em Dom Jul 10, 2016 10:19 pm

Código:
public class coletar : MonoBehaviour {

// Use this for initialization
void Start () {

}

// Update is called once per frame
void Update () {

      
            if (Input.GetButtonDown("Fire1"))
        {
            RaycastHit hit = new RaycastHit();
            Vector3 dir = transform.TransformDirection(Vector3.forward);
            Debug.DrawRay(transform.position, dir * 5, Color.green);

            if (Physics.Raycast(transform.position, dir, out hit, 10f))
            {
                if (hit.collider.gameObject.tag == "Macanetat")
                {
                    hit.transform.GetComponent().TocouMacaneta = true;                  
                }
            }
        }
       

}
}

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Macaneta : MonoBehaviour {
   public GameObject porta;
   public Porta PortaCode;
   public bool InteragirMacaneta;
   public bool TocouMacaneta;
    // Use this for initialization         Macaneta
    void Start () {
        InteragirMacaneta = false;
        TocouMacaneta = true;
    }

// Update is called once per frame
void Update () {

        if (TocouMacaneta == true)
        {

            if (InteragirMacaneta == true)
            {
                porta.GetComponent().Abre = false;
                porta.GetComponent().movimento = true;
                InteragirMacaneta = false;
               TocouMacaneta = false;
            }
            else
               if (InteragirMacaneta == false)
            {
                porta.GetComponent().Abre = true;
                porta.GetComponent().movimento = true;
                InteragirMacaneta = true;
               TocouMacaneta = false;
            }

        }

    }
}

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DÚVIDA Re: Criar porta, como acessar variáveis de GameObjeto diferente com RayCast

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Jul 10, 2016 11:52 pm

Você deveria ter jogado o código direto do seu editor para a codebox aqui do fórum... assim o código perdeu os componentes no "GetComponent"... tem como ajeitar os scripts para que possamos ver?
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DÚVIDA Re: Criar porta, como acessar variáveis de GameObjeto diferente com RayCast

Mensagem por Brian Victor em Seg Jul 11, 2016 12:45 am

MarcosSchultz escreveu:Você deveria ter jogado o código direto do seu editor para a codebox aqui do fórum... assim o código perdeu os componentes no "GetComponent"... tem como ajeitar os scripts para que possamos ver?

É a primeira vez que to usando esse site ainda não sei todos os recursos mas joguei dentro de uma caixa que tava escrito Code. vou jogar denovo os doi codigos
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class coletar : MonoBehaviour {

 // Use this for initialization
 void Start () {
 
 }
 
 // Update is called once per frame
 void Update () {

      
            if (Input.GetButtonDown("Fire1"))
        {
            RaycastHit hit = new RaycastHit();
            Vector3 dir = transform.TransformDirection(Vector3.forward);
            Debug.DrawRay(transform.position, dir * 5, Color.green);

            if (Physics.Raycast(transform.position, dir, out hit, 10f))
            {
                if (hit.collider.gameObject.tag == "Macanetat")
                {
                    hit.transform.GetComponent<Macaneta>().TocouMacaneta = true;                  
                }
            }
        }
      
 
 }
}

codigo da maçaneta
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Macaneta : MonoBehaviour {
   public GameObject porta;
   public Porta PortaCode;
   public bool InteragirMacaneta;
   public bool TocouMacaneta;
    // Use this for initialization         Macaneta
    void Start () {
        InteragirMacaneta = false;
        TocouMacaneta = true;
    }
 
 // Update is called once per frame
 void Update () {

        if (TocouMacaneta == true)
        {

            if (InteragirMacaneta == true)
            {
                porta.GetComponent<Porta>().Abre = false;
                porta.GetComponent<Porta>().movimento = true;
                InteragirMacaneta = false;
               TocouMacaneta = false;
            }
            else
               if (InteragirMacaneta == false)
            {
                porta.GetComponent<Porta>().Abre = true;
                porta.GetComponent<Porta>().movimento = true;
                InteragirMacaneta = true;
               TocouMacaneta = false;
            }

        }

    }
}

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DÚVIDA Re: Criar porta, como acessar variáveis de GameObjeto diferente com RayCast

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Jul 11, 2016 8:19 pm

Coloca um Debug.Log("mensagem"); em baixo disto:

Código:
hit.transform.GetComponent<Macaneta>().TocouMacaneta = true;

se debugar, está mudando a variável e o problema é no script da Maçaneta mesmo... por que pelo que pude ver, o próprio script, quando a variável fica verdadeira, já a deixa falsa de novo
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DÚVIDA Re: Criar porta, como acessar variáveis de GameObjeto diferente com RayCast

Mensagem por #N31 em Dom Set 18, 2016 10:39 pm

Cara pelo que entendi você criou as classes "Coletar", "Macaneta" e "Porta". Quando o ponto de colisão do raycast da classe "Coletar" atingir um gameobject com a tag "Macanetat" deve setar a variável booleana "TocouMacaneta" para verdadeiro.

Só q neste trecho abaixo da classe "Macaneta" você verifica que se caso o "TocouMacaneta" for verdadeiro, verifica o estado de "InteragirMacaneta" que também é booleana e mesmo se for verdadeiro ou falso, seta o "TocouMacaneta" como falso.

Então a todo momento o "TocouMacaneta" fica como falso.

Será necessário revisar a condição abaixo.
 
Código:

// Update is called once per frame
void Update () {

        if (TocouMacaneta == true)
        {

            if (InteragirMacaneta == true)
            {
                porta.GetComponent().Abre = false;
                porta.GetComponent().movimento = true;
                InteragirMacaneta = false;
              TocouMacaneta = false;
            }
            else
              if (InteragirMacaneta == false)
            {
                porta.GetComponent().Abre = true;
                porta.GetComponent().movimento = true;
                InteragirMacaneta = true;
              TocouMacaneta = false;
            }

        }

    }

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