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[DUVIDA EM CÓDIGO]ScreenPointToRay

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DÚVIDA [DUVIDA EM CÓDIGO]ScreenPointToRay

Mensagem por Soulphantom em Ter Jun 28, 2016 2:16 pm

Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;
using System;

public class Select : MonoBehaviour
{

    public GameObject[] characters;
    public GameObject characterSelected;

    private int indexCharacterSelected;

    void Start()
    {

    }

    void Update()
    {
        SelectCharacterClick();
        indexCharacterSelected = Mathf.Clamp(indexCharacterSelected, 0, characters.Length);

        if (indexCharacterSelected > -1)
        {
            characterSelected = characters[indexCharacterSelected];
        }
    }

    void SelectCharacterClick()
    {
        if (Input.GetMouseButtonDown(0))
        {
            Ray ray = Camera.main.ScreenPointToRay(Input.mousePosition);
            RaycastHit hit;

            bool clickOverCharacter = Physics.Raycast(ray, out hit);

            if (clickOverCharacter)
            {
                indexCharacterSelected = Array.IndexOf(characters, hit.collider.gameObject);
            }
        }
    }
}

Poderiam me ajudar a minha unity esta dando erro nessa linha{Ray ray = Camera.main.ScreenPointToRay(Input.mousePosition);} o que eu posso  fazer ?

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DÚVIDA Re: [DUVIDA EM CÓDIGO]ScreenPointToRay

Mensagem por Weslley em Ter Jun 28, 2016 3:01 pm

qual exatamente e seu erro ?
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DÚVIDA Re: [DUVIDA EM CÓDIGO]ScreenPointToRay

Mensagem por Soulphantom em Ter Jun 28, 2016 3:07 pm

da erro aqui  Camera.main.ScreenPointToRay Como se não estivesse no contexto.

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DÚVIDA Re: [DUVIDA EM CÓDIGO]ScreenPointToRay

Mensagem por RenanMSV em Ter Jun 28, 2016 3:08 pm

Tente especificar qual camera voce quer usar.
Código:

 public Camera myCam;
 // later
 Ray vRay = myCam.ScreenPointToRay(Input.mousePosition);

fonte: http://answers.unity3d.com/questions/242023/raycast-an-object-to-the-mouse-position.html
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DÚVIDA Re: [DUVIDA EM CÓDIGO]ScreenPointToRay

Mensagem por Soulphantom em Ter Jun 28, 2016 4:16 pm

continua dando erro
esse erro 
'Camera' does not contain a definition for 'ScreenPointToRay' and no extension method 'ScreenPointToRay' accepting a first argument of type 'Camera' could be found (are you missing a using directive or an assembly reference?).

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DÚVIDA Re: [DUVIDA EM CÓDIGO]ScreenPointToRay

Mensagem por RenanMSV em Ter Jun 28, 2016 6:02 pm

Poste o script completo
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DÚVIDA Re: [DUVIDA EM CÓDIGO]ScreenPointToRay

Mensagem por Soulphantom em Qui Jul 07, 2016 1:14 pm

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using System;

public class Select : MonoBehaviour
{

    public GameObject[] characters;
    public GameObject characterSelected;
    public Camera camera;

    private int indexCharacterSelected;

    void Start()
    {

    }

    void Update()
    {
        SelectCharacterClick();
        indexCharacterSelected = Mathf.Clamp(indexCharacterSelected, 0, characters.Length);

        if (indexCharacterSelected > -1)
        {
            characterSelected = characters[indexCharacterSelected];
        }
    }

    void SelectCharacterClick()
    {
        if (Input.GetMouseButtonDown(0))
        {
            Ray ray = camera.ScreenPointToRay(Input.mousePosition);
            RaycastHit hit;

            bool clickOverCharacter = Physics.Raycast(ray, out hit);

            if (clickOverCharacter)
            {
                indexCharacterSelected = Array.IndexOf(characters, hit.collider.gameObject);
            }
        }
    }
}

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DÚVIDA Re: [DUVIDA EM CÓDIGO]ScreenPointToRay

Mensagem por Maloke em Qui Jul 07, 2016 4:11 pm

Talvez o erro seja porque o argumento do ScreenPointToRay necessita ser tridimensional (um Vector3) e não um Vector2 (caso do Input.mousePosition)...


Experimenta trocar isso:
Ray ray = camera.ScreenPointToRay(Input.mousePosition);

Por algo assim:
Ray ray = camera.ScreenPointToRay(new Vector3(Input.mousePosition.x, Input.mousePosition.y, 10f));

Obs: As coordenadas X e Y representam o ponto na tela, no caso a posição do mouse, mas para se traçar o raio é ainda necessário fornecer uma coordenada Z que significa a profundidade/comprimento no qual esse Ray vai avançar no mundo 3D apontando para a direção do X,Y.
Coloquei 10 como um valor qualquer para testar, mas isso pode ser ajustado conforme o caso específico.

Se isso não resolver, manda mais informação p/tentarmos aprofundar!
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