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SISTEMA DE FREIO

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DÚVIDA SISTEMA DE FREIO

Mensagem por GustavoMaster em Qui Jun 16, 2016 3:59 pm

Peguei um script da asset store só que ele e bem pobre.

queria implantar um sistema de freio mas não sei nada de Wheel Colider : /.



Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class MovementControl : MonoBehaviour {
 public WheelCollider[] wheelColliders = new WheelCollider[4];
 public Transform[] tyreMeshes = new Transform[4];
 public float maxTorque = 50.0f;
 private Rigidbody m_rigidbody;
 public Transform centerOfMass;

 void start()
 {
 m_rigidbody = GetComponent<Rigidbody>();
 m_rigidbody.centerOfMass = centerOfMass.localPosition;
 }
 
 void Update()
 {
 UpdateMeshesPositions ();
 }
 
 void FixedUpdate()
 {// 0 is front left and 1 is front right
 float steer = Input.GetAxis ("Horizontal");
 float fixedAngel = steer * 30f;
 wheelColliders [0].steerAngle = fixedAngel;
 wheelColliders [1].steerAngle = fixedAngel;
 
 float acceleration = Input.GetAxis ("Vertical");
 for (int i = 0; i < 4; i++)
 {
 wheelColliders[i].motorTorque = acceleration * maxTorque;
 }
 }
 
 void UpdateMeshesPositions()
 {
 for(int i = 0; i < 4 ; i++)
 {
 Quaternion quat;
 Vector3 pos;
 wheelColliders[i].GetWorldPose(out pos, out quat);
 tyreMeshes[i].position = pos;
 tyreMeshes[i].rotation = quat;
 }
 }
}



 Dica de site: AQUI
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DÚVIDA Re: SISTEMA DE FREIO

Mensagem por AndyShow em Qui Jun 16, 2016 8:42 pm

Já Tentou Usar o Script do Tutorial de Veiculo do Marcos??

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(Rigidbody))]
public class VeiculoSimples : MonoBehaviour {
 public Transform[] MeshRodas;
 public WheelCollider[] ColisorRodas;
 public float torque = 1000, pesoVeiculo = 1500;
 private float angulo, direcao;
 private Rigidbody corpoRigido;
 void Start () {
 corpoRigido = GetComponent<Rigidbody> ();
 corpoRigido.mass = pesoVeiculo;
 }
 void Update () {
 direcao = Input.GetAxis ("Horizontal");
 if (Input.GetAxis ("Horizontal") > 0.7f || Input.GetAxis ("Horizontal") < -0.7f) {
 angulo = Mathf.Lerp (angulo, direcao, Time.deltaTime * 4);
 } else {
 angulo = Mathf.Lerp (angulo, direcao, Time.deltaTime * 2);
 }
 }
 void FixedUpdate(){
 ColisorRodas [0].steerAngle = angulo * 40;
 ColisorRodas [1].steerAngle = angulo * 40;
 //
 ColisorRodas [2].motorTorque = Input.GetAxis("Vertical")*torque;
 ColisorRodas [3].motorTorque = Input.GetAxis("Vertical")*torque;

 for (int x = 0; x < ColisorRodas.Length; x++) {
 Quaternion quat;
 Vector3 pos;
 ColisorRodas [x].GetWorldPose (out pos, out quat);
 MeshRodas [x].position = pos;
 MeshRodas [x].rotation = quat;
 }
 }
}



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DÚVIDA Re: SISTEMA DE FREIO

Mensagem por GustavoMaster em Sex Jun 17, 2016 12:28 pm

AndyShow escreveu:Já Tentou Usar o Script do Tutorial de Veiculo do Marcos??

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(Rigidbody))]
public class VeiculoSimples : MonoBehaviour {
 public Transform[] MeshRodas;
 public WheelCollider[] ColisorRodas;
 public float torque = 1000, pesoVeiculo = 1500;
 private float angulo, direcao;
 private Rigidbody corpoRigido;
 void Start () {
 corpoRigido = GetComponent<Rigidbody> ();
 corpoRigido.mass = pesoVeiculo;
 }
 void Update () {
 direcao = Input.GetAxis ("Horizontal");
 if (Input.GetAxis ("Horizontal") > 0.7f || Input.GetAxis ("Horizontal") < -0.7f) {
 angulo = Mathf.Lerp (angulo, direcao, Time.deltaTime * 4);
 } else {
 angulo = Mathf.Lerp (angulo, direcao, Time.deltaTime * 2);
 }
 }
 void FixedUpdate(){
 ColisorRodas [0].steerAngle = angulo * 40;
 ColisorRodas [1].steerAngle = angulo * 40;
 //
 ColisorRodas [2].motorTorque = Input.GetAxis("Vertical")*torque;
 ColisorRodas [3].motorTorque = Input.GetAxis("Vertical")*torque;

 for (int x = 0; x < ColisorRodas.Length; x++) {
 Quaternion quat;
 Vector3 pos;
 ColisorRodas [x].GetWorldPose (out pos, out quat);
 MeshRodas [x].position = pos;
 MeshRodas [x].rotation = quat;
 }
 }
}






Sim, mas as rodas saem voando. 




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DÚVIDA Re: SISTEMA DE FREIO

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Jun 17, 2016 11:09 pm

sistema de freio? basta pegar o colisor e aplicar um brakeTorque nele ué O.o

mas você disse que as rodas saem voando... poderia especifica melhor isto? elas estão apenas com collider? a massa delas é em torno de 20? o carro tem colisor e rigidbody? a massa desse colisor do carro é +/- uns 1000?
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DÚVIDA Re: SISTEMA DE FREIO

Mensagem por zeca urubu em Sab Jul 23, 2016 2:33 pm

Marcos como coloco o brakeTorque? Isso vai dentro da sua script de veiculo? Me ensina como faz isso?

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DÚVIDA Re: SISTEMA DE FREIO

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Jul 23, 2016 3:29 pm

o brake torque é aplicado da mesma maneira que o motor torque ué

Veja este tutorial em 11:20 que eu explico como fazer o MotorTorque



Para o brakeTorque é a mesma coisa, você diz a rota que vai receber o brake e usa o comando "brakeTorque".

No vídeo, seria algo como:

Código:
 ColisorRodas [2].motorTorque = Mathf.Clamp(Input.GetAxis("Vertical"),-1,0) *torque;
 ColisorRodas [3].motorTorque = Mathf.Clamp(Input.GetAxis("Vertical"),-1,0) *torque;
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DÚVIDA Re: SISTEMA DE FREIO

Mensagem por zeca urubu em Dom Jul 24, 2016 2:18 pm

MarcosSchultz escreveu:o brake torque é aplicado da mesma maneira que o motor torque ué

Veja este tutorial em 11:20 que eu explico como fazer o MotorTorque



Para o brakeTorque é a mesma coisa, você diz a rota que vai receber o brake e usa o comando "brakeTorque".

No vídeo, seria algo como:

Código:
 ColisorRodas [2].motorTorque = Mathf.Clamp(Input.GetAxis("Vertical"),-1,0) *torque;
 ColisorRodas [3].motorTorque = Mathf.Clamp(Input.GetAxis("Vertical"),-1,0) *torque;


Eu vou ter quer criar uma float?? caralho mano não sei nada de script.




Marcos fiz isso só que trava as 4 rodas.

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DÚVIDA Re: SISTEMA DE FREIO

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Jul 24, 2016 7:07 pm

Ele trava apenas 2 rodas... não tem como travar as 4, pois ele só está pegando 2 elementos da array.

Aconselho a ver esta série de C# do meu canal, pois sem programação, é meio que IMPOSSÍVEL criar qualquer jogo.

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DÚVIDA Re: SISTEMA DE FREIO

Mensagem por George Lucas Vieira em Dom Jul 24, 2016 7:52 pm

É o tal do colocar o carro na frente dos bois. Tudo na vida precisa-se do básico primeiro, não do avançado.


Para andar à cavalo, precisa-se montar no cavalo primeiro.
Para mexer no computador, precisa-se ligar o pc primeiro.
Para tocar violão, precisa-se de exercícios primeiro.
Para cantar, precisa-se de aprender as técnicas vocais primeiro.
Para fazer uma prova de enem, precisa-se estudar primeiro.
Para carregar o celular, precisa-se do carregador primeiro.
Para ficar maromba, precisa-se da academia primeiro.
(etc)


E com o desenvolvimento de jogos, não é diferente! Para se fazer um jogo, precisa-se aprender pelo menos o básico de programação, modelagem, animação, texturização, design e sons!
Como você vai fazer um carro, ou melhor, um jogo sem nem saber programar?

Estou lhe ajudando, não estou dando uma má resposta. Encare este tópico como um conselho, e não como ignorância.

Até mais, espero que você aprenda a programar. E lembre-se: "A prática leva à perfeição".
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George Lucas Vieira
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DÚVIDA Re: SISTEMA DE FREIO

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Jul 24, 2016 7:54 pm

George, és você o mesmo ADM do forumwmag?
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DÚVIDA Re: SISTEMA DE FREIO

Mensagem por George Lucas Vieira em Dom Jul 24, 2016 10:15 pm

E ai Marcos, soy yo si Very Happy
Wemakeagame simplesmente parou man, não tem mais movimento. Todo dia os mesmos tópicos, poucos on, não tenho mais o q fzr lá.
Parabéns pelo fórum man, sempre movimentado e seus tutoriais são ótimos, além de você estar sempre presente. Vou ver se consigo ajudar a galera aq tmb Very Happy
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DÚVIDA Re: SISTEMA DE FREIO

Mensagem por Weslley em Dom Jul 24, 2016 10:41 pm

George Lucas Vieira escreveu:É o tal do colocar o carro na frente dos bois. Tudo na vida precisa-se do básico primeiro, não do avançado.


Para andar à cavalo, precisa-se montar no cavalo primeiro.
Para mexer no computador, precisa-se ligar o pc primeiro.
Para tocar violão, precisa-se de exercícios primeiro.
Para cantar, precisa-se de aprender as técnicas vocais primeiro.
Para fazer uma prova de enem, precisa-se estudar primeiro.
Para carregar o celular, precisa-se do carregador primeiro.
Para ficar maromba, precisa-se da academia primeiro.
(etc)


E com o desenvolvimento de jogos, não é diferente! Para se fazer um jogo, precisa-se aprender pelo menos o básico de programação, modelagem, animação, texturização, design e sons!
Como você vai fazer um carro, ou melhor, um jogo sem nem saber programar?

Estou lhe ajudando, não estou dando uma má resposta. Encare este tópico como um conselho, e não como ignorância.

Até mais, espero que você aprenda a programar. E lembre-se: "A prática leva à perfeição".


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DÚVIDA Re: SISTEMA DE FREIO

Mensagem por zeca urubu em Seg Jul 25, 2016 10:13 am

MarcosSchultz escreveu:Ele trava apenas 2 rodas... não tem como travar as 4, pois ele só está pegando 2 elementos da array.

Aconselho a ver esta série de C# do meu canal, pois sem programação, é meio que IMPOSSÍVEL criar qualquer jogo.



Entao marcos eu ate conseguir fazer fiz uns teste tipo ele travava as duas de trás so que com o eixo que botei pra ele para que foi o vertical ele não dar a ré entao a roda fica travada?

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DÚVIDA Re: SISTEMA DE FREIO

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Jul 26, 2016 1:19 pm

Eu passei a você apenas como aplicar o brakeTorque na roda... para fazer o ré, você já precisa elaborar um sistema de marchas, aonde os eixos invertem
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