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Sistema de Pontos (código funciona em um gameobject normal, porém não em um prefab.)

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Resolvido Sistema de Pontos (código funciona em um gameobject normal, porém não em um prefab.)

Mensagem por VSouza em Sex Jun 10, 2016 7:52 am

Olá, criei um sistemas de pontos para o meu primeiro jogo (por isso tantas duvidas, estou aprendendo). 

Funciona assim, tenho dois objetos, a bola (que ao colidir somo +1 no score) e um objeto pra exibir o score na tela, onde tenho um código com uma função que chamo no código adicionado na bola.

Ele funciona perfeitamente quando coloco ele em um game object que não é um prefab,porém se eu transformo a bola em um préfab eu não posso adicionar o objeto do contador de pontos na bola, e se eu tornar o contador um prefab vai alterar o valor do score do prefab, e não do contador que está no jogo. 

(a bola tem que ser um préfab pois ela tá adicionada a um objeto que gera ela aleatoriamente.


Att
VSouza

Segue os códigos.

Código do contador:
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class pontos : MonoBehaviour {

 public int score;

 // Use this for initialization
 void Start () {
 
 }
 
 // Update is called once per frame
 void Update () {
 
 }

 public void addpoints(int points) {

 score += points;
 }

 void OnGUI () {
 GUILayout.Label (score.ToString ()); // tenho que descobrir como mudar fonte e tamanho
 }

 }
}


código bola:
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class destruir : MonoBehaviour {
 public pontos ponts;
 public int soma = 1;

 void OnCollisionEnter2D (Collision2D Colider) {
 
 if (Colider.gameObject.tag == "destroi") {
 ponts.addpoints (soma);
    Destroy(gameObject);
 }
}
}

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Resolvido Re: Sistema de Pontos (código funciona em um gameobject normal, porém não em um prefab.)

Mensagem por weslleyFx em Sex Jun 10, 2016 8:07 am

basta você procurar o script de pontos quando a bola for instanciada

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class destruir : MonoBehaviour
{

  public int soma = 1;

  private pontos ponts;
 
  void Start()
  {
      ponts = FindObjectOfType(typeof(pontos)) as pontos;
  }
 
  void OnCollisionEnter2D (Collision2D Colider)
  {
     if (Colider.gameObject.tag == "destroi")
     {
         ponts.addpoints (soma);
          Destroy(gameObject);
     }
  }
}

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Resolvido Re: Sistema de Pontos (código funciona em um gameobject normal, porém não em um prefab.)

Mensagem por RenanMSV em Sex Jun 10, 2016 10:10 am

pra mudar fonte e tamanho use https://docs.unity3d.com/ScriptReference/GUI-skin.html

Mas eu recomendo usar UI

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Resolvido Re: Sistema de Pontos (código funciona em um gameobject normal, porém não em um prefab.)

Mensagem por VSouza em Sex Jun 10, 2016 2:34 pm

weslleyFx escreveu:basta você procurar o script de pontos quando a bola for instanciada

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class destruir : MonoBehaviour
{

   public int soma = 1;

   private pontos ponts;
  
   void Start()
   {
 ponts = FindObjectOfType(typeof(pontos)) as pontos;
   }
  
   void OnCollisionEnter2D (Collision2D Colider)
   {
   if (Colider.gameObject.tag == "destroi")
   {
 ponts.addpoints (soma);
    Destroy(gameObject);
   }
   }
}

Olá, não funcionou, quando adicionei o
 void Start()   {
ponts = FindObjectOfType(typeof(pontos)) as pontos;
  }


A bola parou de ser instanciada. :/

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Resolvido Re: Sistema de Pontos (código funciona em um gameobject normal, porém não em um prefab.)

Mensagem por weslleyFx em Sex Jun 10, 2016 3:26 pm

como se isso não envolve nada na parte de instanciar o objeto

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Resolvido Re: Sistema de Pontos (código funciona em um gameobject normal, porém não em um prefab.)

Mensagem por VSouza em Sex Jun 10, 2016 3:42 pm

weslleyFx escreveu:como se isso não envolve nada na parte de instanciar o objeto
Vdd, desculpa. Tinha desativado o instanciador e não tinha percebido. 
Agora tá funcionando!!! Obrigado!!!

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Resolvido Re: Sistema de Pontos (código funciona em um gameobject normal, porém não em um prefab.)

Mensagem por weslleyFx em Sex Jun 10, 2016 6:31 pm

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