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TUTORIAL [TUTORIAL] Biblioteca System.IO.TextFiles

Mensagem por luKkaSs em Sex Jun 10, 2016 12:31 am

Ola pessoal, hoje eu vim trazer pra vcs um metodo simples para se pegar um valor dentro de um arquivo de texto.

exemplo:
vamos criar um arquivo e chamá-lo de ARQ.cfg e vamos colocá-lo no nosso projeto
Código:
; comentario
;
carro1, a, b, c, d, e, f
;
carro2, 1, 2, 3, 4, 5, 6
carro3,7,8,9 10,
carro4,11 ,12, 13 , 14





agora vamos testa essa nova variável, crie um script em c# anexe em qualquer objeto e cole o código abaixo 


Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using System.IO.TextFiles; // a nova biblioteca


public class TESTA : MonoBehaviour {
    public int numero; // valor retornado pela variavel convertido em uma int
    public string Resultado; // valor retornado pela variavel
    public char virgula = ','; // usado para separar as colunas do arquivo de texto
    public string pontoEvirgula = ";" ; /* usado para comentar no arquivo pois essas linhas nao vao ser lidas*/
    public string  nomeDoArquivo ="ARQ.cfg", localDoarquivo = null;
    public string linhaQueEuQuero = "carro3";
    public int ColunaId = 4;
    private TextFile ArquivoDeTexto = new TextFile (); // variavel que vai retornar o valor como uma string

    void Start(){
        Resultado = ArquivoDeTexto.GetText(localDoarquivo, nomeDoArquivo, pontoEvirgula, virgula,  linhaQueEuQuero, ColunaId);

        numero = int.Parse(Resultado); // convertendo de string para int
        
    }
}
se vc fez tudo da forma como expliquei aqui o seu resultado sera 10. aparti de agora vai mudando as coisas ai se ainda nao entendeu, pois e algo bastante simples

outa coisa QUANDO VC FOR COMPILAR O SEU PROJETO RETIRE O ARQ.cfg para nao compilar ele junto, depois que ja estiver tudo pronto basta copiá-lo para a pasta do seu jogo, no caso ea nome-do-executável_Data.

acho que não preciso explicar mais nada ne?

Source da "variável"
crie um script e cole o código abaixo. esse script vc não vai anexa em nada, basta deixar ele em qualquer pasta do seu projeto que ja ta bom.

Código:
using UnityEngine;
using System.IO;

namespace System.IO.TextFiles
{
    public class TextFile
    {
        string Valor;

        public string GetText(string LocalFile, string FileNome, string IgnoredLine, char Separator, string IDline, int ColumnID)
        {
            string Path = LocalFile != null ? LocalFile + "/" + FileNome : FileNome;
            if (File.Exists(Application.dataPath + "/" + Path))
            {
                StreamReader file = new StreamReader(Application.dataPath + "/" + Path); //
                string linha;
                while ((linha = file.ReadLine()) != null)
                {
                    if (linha.Substring(0, 1) != IgnoredLine)
                    {
                        string[] coluna = linha.Split(Separator);
                        if (IDline == coluna[0].Trim())
                        {
                            Valor = coluna[ColumnID];
                            break;
                        }
                    }
                }
            }
            else
            {
                Debug.Log("Nao foi possivel carregar o " + FileNome);
            }
            return Valor;
        }
    }
}

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