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O QUE E MAIS LEVE MATERIAL OU MESH?

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DÚVIDA O QUE E MAIS LEVE MATERIAL OU MESH?

Mensagem por luKkaSs em Qui Jun 09, 2016 2:49 pm

Ola pessoal, eu estou com um dilema em mãos, e mais leve aplica uma textura em um material ou aplicar um material ja pronto em uma mesh?
bom eu acho q a textura, mas daria mais trabalho um script que gerenciaria o material em vez da mesh 

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DÚVIDA Re: O QUE E MAIS LEVE MATERIAL OU MESH?

Mensagem por RenanMSV em Qui Jun 09, 2016 2:53 pm

Material ja pronto creio que pese menos. Tecnicamente o material ja contem todas informacoes alocadas na memoria. Quando vc troca sua textura voce modifica essas informacoes fazendo o pc trabalhar. Mas não vejo uma mudança muito grande de desempenho não.

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DÚVIDA Re: O QUE E MAIS LEVE MATERIAL OU MESH?

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Jun 09, 2016 3:02 pm

Não haverá praticamente nenhuma mudança de desempenho, por que em ambos os casos você está utilizando material e textura... é praticamente a mesma coisa.

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DÚVIDA Re: O QUE E MAIS LEVE MATERIAL OU MESH?

Mensagem por Chilinger em Qui Jun 09, 2016 4:38 pm

Marcos o que temos que colocar ou se preocupar para deixa o jogo mas leve

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DÚVIDA Re: O QUE E MAIS LEVE MATERIAL OU MESH?

Mensagem por luKkaSs em Qui Jun 09, 2016 5:28 pm

Bom se eu usa um material já pronto eu teria o custo do processo na mesh pois ela teria que recalcular toda a renderização pro novo material, ja se eu usasse a textura esse custo seria no material que nem o RenanMSV falo. mas eu tava vendo aqui , os custo indireto, pois se eu for usa apenas o materia pronto iria precisar de alguns só  , mas teria que ter varias mesh (cada uma com o seu custo), pra pode fazer essa troca de material e o mesmo se eu fosse usa a textura, seria varios materiais(cada um com o seu custo) e algumas meshs.
Bom com isso tudo eu conclui que sei la! Suspect

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DÚVIDA Re: O QUE E MAIS LEVE MATERIAL OU MESH?

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Jun 10, 2016 6:07 pm

Chilinger escreveu:Marcos o que temos que colocar ou se preocupar para deixa o jogo mas leve

Poucos polignos... eh meio que a regra.

Também, poucas fontes de iluminação. É melhor trabalhar bem a iluminação global e utilizar poucas fontes extra, isto vai deixar o jogo bem mais leve.

Outra coisa a se considerar também, é evitar muitas coisas trabalhando com física ao mesmo tempo.

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DÚVIDA Re: O QUE E MAIS LEVE MATERIAL OU MESH?

Mensagem por Chilinger em Dom Jun 12, 2016 6:02 pm

Marcos vi um asset onde diminuiao Draw Calls e nao poligonos ai fiquei confuso pois como vc disse e o que sei entao nao estou errado

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DÚVIDA Re: O QUE E MAIS LEVE MATERIAL OU MESH?

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Jun 13, 2016 11:18 pm

Chilinger escreveu:Marcos vi um asset onde diminuiao Draw Calls e nao poligonos ai fiquei confuso pois como vc disse e o que sei entao nao estou errado

DrawCalls é o número de chamadas para renderização que você vai fazer... isto acontece quando existem muitas mesh diferentes na cena, tipo, 50000 objetos com mesh diferente.

Com polignos, eu me refiro ao número de triângulos que um objeto tem... Quanto mais detalhado, mais triângulos vai ter. E se for detalhado de mais, pode pesar muito na hora de processar cada aresta.

Um objeto pode ter 1000000000 triângulos, mas apenas requirir 1 DrawCall para renderização... assim como podem ter 2 objetos com 1 triangulo cada um, e isto já irá requirir 2 drawCalls.

Diminuir DrawCalls nem sempre é sinônimo de melhorar o desempenho, mas é algo que em geral, é bom diminuir. Em resumo, reduzir triângulos e DrawCalls é sempre bom.

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