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Movimentação de personagem (2D)

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Resolvido Movimentação de personagem (2D)

Mensagem por willianroma em Dom Jun 05, 2016 1:51 pm

Eu to migrando do JavaScript para o C# e gostaria de saber onde posso aprender um sistema de movimentação para colocar no meu jogo (2D), alguém poderia me passar algum tutorial ou algo do tipo?

(Eu tava vendo um tutorial do Paulo (We make a game) mas gostaria de ver outros estilos de códigos.)

 Agradecido.

(Script que usava antes no JS)

Código:
Personagem.velocity.x = VelocidadeX * Input.GetAxis("Horizontal");

tentei usa algo parecido no C# mas não deu muito certo haha.

PS: to começando a programar agora, então, sei male mal o básico.

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Resolvido Re: Movimentação de personagem (2D)

Mensagem por NotoriousDev em Dom Jun 05, 2016 1:53 pm

willianroma escreveu:Eu to migrando do JavaScript para o C# e gostaria de saber onde posso aprender um sistema de movimentação para colocar no meu jogo (2D), alguém poderia me passar algum tutorial ou algo do tipo?

(Eu tava vendo um tutorial do Paulo (We make a game) mas gostaria de ver outros estilos de códigos.)

 Agradecido.

(Script que usava antes no JS)

Código:
Personagem.velocity.x = VelocidadeX * Input.GetAxis("Horizontal");

tentei usa algo parecido no C# mas não deu muito certo haha.

PS: to começando a programar agora, então, sei male mal o básico.

provavelmente com o c# voce vai usar o translate




e tambem recomento este tópico para voce pegar a base do C#


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Resolvido Re: Movimentação de personagem (2D)

Mensagem por Manawydan em Dom Jun 05, 2016 3:02 pm

pra uma movimentação que respeita fisica, voce provavelmente vai ter que usar rigidbody2D e usar o método addForce ou velocity, pq o translate "teleporta" ignorando a fisica.
Nos standard Assets da unity tem um sistema de movimentação 2d bem interessante, voce pode importar ele e ir entendendo aos poucos o que cada coisa é e como funciona, so ir em Assets/Import Package e selecione 2D.
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Resolvido Re: Movimentação de personagem (2D)

Mensagem por NotoriousDev em Dom Jun 05, 2016 3:11 pm

Manawydan escreveu:pra uma movimentação que respeita fisica, voce provavelmente vai ter que usar rigidbody2D e usar o método addForce ou velocity, pq o translate "teleporta" ignorando a fisica.
Nos standard Assets da unity tem um sistema de movimentação 2d bem interessante, voce pode importar ele e ir entendendo aos poucos o que cada coisa é e como funciona, so ir em Assets/Import Package e selecione 2D.


ainda nao cheguei a trabalhar com movimentação 2d.
mas ai, agora todos os assets que vem na unity sao c# correto?
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Resolvido Re: Movimentação de personagem (2D)

Mensagem por willianroma em Dom Jun 05, 2016 3:38 pm

Manawydan escreveu:pra uma movimentação que respeita fisica, voce provavelmente vai ter que usar rigidbody2D e usar o método addForce ou velocity, pq o translate "teleporta" ignorando a fisica.
Nos standard Assets da unity tem um sistema de movimentação 2d bem interessante, voce pode importar ele e ir entendendo aos poucos o que cada coisa é e como funciona, so ir em Assets/Import Package e selecione 2D.

Gostaria de ver algo mais simples no começo, como um tutorial explicando como funciona o velocity ou o addforce como utilizar e tals, pra pega o jeito mesmo, mas agradeço a dica, vou ver se consigo tirar algo do que falou Very Happy

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Resolvido Re: Movimentação de personagem (2D)

Mensagem por Manawydan em Dom Jun 05, 2016 5:54 pm

Aki um exemplo de codigo de movimento 2D usando como base o script standard da unity.
Comentei tudo em pt, mas como fiz rapidamente não sei se esta funcionando.
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class SimpleMove2D : MonoBehaviour {
   public float speedMove = 5f; // VELOCIDADE MOVIMENTO
   public float jumpForce = 350f; // FORÇA DO PULO
   public LayerMask groundLayers; // LAYERS CONSIDERADA CHAO
   public Transform groundCheck; // OBJETO PRA DETECTAR SE TA NO CHAO, "PÉ"
   public float groundRadius = 0.1f; // RAIO PARA DIZER SE O PLAYER ESTA NO CHÃO
   private bool isOnGround; // ESTA NO CHÃO?
   private Rigidbody2D rb; // RIGIDBODY 2D DO PLAYER
   private bool isLookRight = true; // ESTA OLHANDO PRA DIREITA?

   // PEGAR REFERENCIAS NA INICIALIZACAO
   void Awake(){
      // LINKA AUTOMATICAMENTE O RIGIDBODY2D DO PLAYER
      // SE NÃO TIVER DA ERRO
      rb = GetComponent<Rigidbody2D>();
   }

   // MÉTODO FISICO UTILIZADO PRA MOVIMENTOS, POIS É CONSTANTE
   void FixedUpdate(){
      // SETA PRA FALSE PRA PODER VERIFICAR DEPOIS
      isOnGround = false;

      // VERIFICA SE EXISTE COLLIDERS DENTRO DE UM CIRCULO PROXIMO AO PÉ DO PLAYER
      // A POSIÇÃO INICIAL É A POSICAO DO OBJETO groundCheck
      // O RAIO DO CIRCULO É O VALOR DE groundRadius
      // E APENAS VERIFICA SE OS COLLIDER ESTIVEREM DENTRO DAS LAYERS groundLayers
      Collider2D[] colliders = Physics2D.OverlapCircleAll (groundCheck.position,groundRadius,groundLayers);

      // VERIFICA TODOS OS COLIDERS2D DENTRO DA VARIAVEL colliders
      for(int i=0;i<colliders.Length;i++){
         // SE EXISTE UM COLLIDER QUE SEJA DIFERENTE  DO JOGADOR
         if(colliders[i].gameObject != gameObject){
            // ENTÃO SIGNIFICA QUE ELE TA NO CHAO
            isOnGround = true;
         }
      }

      // SE ESTA NO CHAO
      if(isOnGround){
         // VERIFICA SE O PLAYER ESTA APERTANDO ESQUERDA OU DIREITA
         // PARA PODER RETORNA 1 PRA DIREITA E -1 PRA ESQUERDA
         // PRA PODER MOVER PRA AMBOS OS LADOS
         float direction = Input.GetAxisRaw("Horizontal");
         // SETA VELOCIDADE DO RGIDBODY2D PRA MOVER COM BASE NA VELOCIDADE speedMove
         // E NA DIREÇÃO DESEJADA
         // MANTEM O VALOR DE Y PARA NÃO ALTERAR A ALTURA
         rb.velocity = new Vector2(direction*speedMove,rb.velocity.y);

         // SE ELE ESTIVER OLHANDO PRA ESQUERDA E A DIREÇÃO FOR PRA DIREITA
         if(direction>0 && !isLookRight){
            // INVERTE SUA DIREÇÃO PRA OLHAR PRA DIREÇÃO CERTA
            // EXECUTA O MÉTODO Turn
            Turn();
         }
         // SE ELE ESTIVER OLHANDO PRA DIREITA E A DIREÇÃO FOR PRA ESQUERDA
         else if(direction<0 && isLookRight)
         {
            // INVERTE SUA DIREÇÃO PRA OLHAR PRA DIREÇÃO CERTA
            // EXECUTA O MÉTODO Turn
            Turn();
         }
      }
   }

   // MÉTODO PRA VIRAR O PLAYER PARA O LADO CERTO DAS TECLAS
   void Turn(){
      // INVERTER A DIREÇÃO, ESQUERDA --> DIREITA E VICE VERSA
      // NO CASO VAI INVERTER DE TRUE --> FALSE E VICE VERSA
      isLookRight = !isLookRight;
      // PEGAR A ESCALA DO PLAYER
      Vector3 scale = transform.localScale;
      // MULTIPLICA O VALOR DE X PARA INVERTER ESQUERDA --> DIREITA ...
      scale.x *= -1;
      // SETA O VALOR DA ESCALA PARA O VALOR MODIFICADO
      transform.localScale = scale;

   }

   // MÉTODO UPDATE É MELHOR PRA VERIFICAR TECLAS
   void Update(){
      // SE APERTA PRA PULAR, E ESTA NO CHÃO
      if(Input.GetButtonDown("Jump") && isOnGround){
         // NÃO ESTA MAIS NO CHAO
         isOnGround = false;
         // ADICIONA FORÇA PRA CIMA COM BASE NA VARIAVEL jumpForce
         rb.AddForce(Vector2.up*jumpForce);

      }
   }

}
Não se esqueça de linka um objeto na variavel groundCheck e este objeto deve estar dentro do player. Boa Sorte!
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Resolvido Re: Movimentação de personagem (2D)

Mensagem por willianroma em Dom Jun 05, 2016 7:13 pm

Nossa, Obrigado!!

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