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Acão Acontece quando Obj Colide com Outro

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DÚVIDA Acão Acontece quando Obj Colide com Outro

Mensagem por AndyShow em Sex Jun 03, 2016 2:36 pm

Aee Galera,

Bom , to Fazendo umas Paradas aqui, e pintou uma Dúvida ao Fazer um Script!

Como Faço pra uma Ação Acontecer somente quando Obj Colidir com Outro Determinado??

Ex: to Fazendo um Sistema de Furar Pneus (Começando a Fazer) no meu Carro,mas quero q Ele Fure só Quando Colidir Com EX: Pregos!

Tentei Usar o OnTriggerEnter mas não dá Certo, ele até Funciona, mas tipo Vai Furar quando eu Colidir com Qualquer Obj com Trigger!

Como Posso FAZER??

Ex Script:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class FurarPneus : MonoBehaviour {

 public WheelCollider Pneu;
 public AudioClip SomFurarPneu;

 void OnTriggerEnter () {
 Pneu.radius = 0.27f;
 GetComponent<AudioSource> ().PlayOneShot (SomFurarPneu);
 }
}


Última edição por AndyShow em Sex Jun 03, 2016 3:25 pm, editado 2 vez(es)

AndyShow
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DÚVIDA Re: Acão Acontece quando Obj Colide com Outro

Mensagem por John Rambo em Sex Jun 03, 2016 2:39 pm

use OnCollisionEnter:

Código:
void OnCollisionEnter (Collision col){
if (col.gameObject.tag == TagPrego){
Pneu.radius = 0.27f;
GetComponent<AudioSource> ().PlayOneShot (SomFurarPneu);
}
}

é só vc por uma tag específica para o prego aí só vai acontecer uma ação quando colidir com o objeto que tera esta tag

John Rambo
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DÚVIDA Re: Acão Acontece quando Obj Colide com Outro

Mensagem por AndyShow em Sex Jun 03, 2016 2:51 pm

John Rambo escreveu:use OnCollisionEnter:

Código:
void OnCollisionEnter (Collision col){
if (col.gameObject.tag == TagPrego){
Pneu.radius = 0.27f;
GetComponent<AudioSource> ().PlayOneShot (SomFurarPneu);
}
}

é só vc por uma tag específica para o prego aí só vai acontecer uma ação quando colidir com o objeto que tera esta tag
Opaaa...Valeu Amigo
Ajudou Muito, ja tava Pensando em Usar Tag, só tava com Dúvidas de Como Fazer!

Obrigado Grande Abraço! Wink

AndyShow
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DÚVIDA Re: Acão Acontece quando Obj Colide com Outro

Mensagem por John Rambo em Sex Jun 03, 2016 2:52 pm

AndyShow escreveu:
John Rambo escreveu:use OnCollisionEnter:

Código:
void OnCollisionEnter (Collision col){
if (col.gameObject.tag == TagPrego){
Pneu.radius = 0.27f;
GetComponent<AudioSource> ().PlayOneShot (SomFurarPneu);
}
}

é só vc por uma tag específica para o prego aí só vai acontecer uma ação quando colidir com o objeto que tera esta tag
Opaaa...Valeu Amigo
Ajudou Muito, ja tava Pensando em Usar Tag, só tava com Dúvidas de Como Fazer!

Obrigado Grande Abraço! Wink


Sem problema manow, precisando tamo ae!!!  Very Happy Very Happy

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DÚVIDA Re: Acão Acontece quando Obj Colide com Outro

Mensagem por AndyShow em Sex Jun 03, 2016 2:57 pm

Bom, Funcionou mas Fura mesmo se o Obj não Tiver Tag! o.O

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DÚVIDA Re: Acão Acontece quando Obj Colide com Outro

Mensagem por John Rambo em Sex Jun 03, 2016 2:58 pm

AndyShow escreveu:Bom, Funcionou mas Fura mesmo se o Obj não Tiver Tag! o.O

Mas vc criou a tag, colocou no objeto e colocou no script??

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DÚVIDA Re: Acão Acontece quando Obj Colide com Outro

Mensagem por AndyShow em Sex Jun 03, 2016 2:59 pm

Sim, Coloquei o Script em 2 Obj, um com TAG outro Sem, e o Pneu Fura nos 2, mesmo no que não tem Tag!

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DÚVIDA Re: Acão Acontece quando Obj Colide com Outro

Mensagem por John Rambo em Sex Jun 03, 2016 3:01 pm

Mas o script está nos pregos?? não era pra estar nos pneus?

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DÚVIDA Re: Acão Acontece quando Obj Colide com Outro

Mensagem por AndyShow em Sex Jun 03, 2016 3:04 pm

Ta nos Pneus, mas Criei um Objeto sem Tag e um Com Tag, mas ele fura nos 2!

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DÚVIDA Re: Acão Acontece quando Obj Colide com Outro

Mensagem por John Rambo em Sex Jun 03, 2016 3:34 pm

vc substituiu o OnTriggerEnter pelo OnCollisionEnter  .Certo?

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DÚVIDA Re: Acão Acontece quando Obj Colide com Outro

Mensagem por AndyShow em Sex Jun 03, 2016 3:35 pm

Sim, Fiz Varios Testes, e nada!

Fiz assim, ta Certo não é?
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class FurarPneus : MonoBehaviour {
   
   public string TagPrego;
   public WheelCollider Pneu;
   public AudioClip SomFurarPneu;
   public bool PneuEstaFurado;

   void Start (){
      PneuEstaFurado = false;
   }

   void OnCollisionEnter (Collision col){
      if (col.gameObject.tag == TagPrego) {
         Pneu.radius = 0.25f;
         GetComponent<AudioSource> ().PlayOneShot (SomFurarPneu);
         PneuEstaFurado = true;
         }
      }
   }

Nem a Bool PneuEstaFurado Fica Verdadeira, mas o Pneu Abaixa, tanto com Tag, quanto Sem!

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DÚVIDA Re: Acão Acontece quando Obj Colide com Outro

Mensagem por John Rambo em Sex Jun 03, 2016 6:20 pm

tenta criar a tag por aqui ao inves de usar string:


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DÚVIDA Re: Acão Acontece quando Obj Colide com Outro

Mensagem por ismarspn em Sex Jun 03, 2016 6:40 pm

no caso de OnCollisionEnter, eu recomendo usar o CompareTag() em vez de tag == string porquê "reduz as alocações desnecessários para a comparação", deixando assim até mais leve

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DÚVIDA Re: Acão Acontece quando Obj Colide com Outro

Mensagem por AndyShow em Sex Jun 03, 2016 8:56 pm

John Rambo escreveu:tenta criar a tag por aqui ao inves de usar string:


Opa..eu Tentei, mas o Script da erro se não Tiver uma Referência! tenho q ter alguma coisa no script com esse Nome de Tag, senao da erro!

((no caso de OnCollisionEnter, eu recomendo usar o CompareTag() em vez de tag == string porquê "reduz as alocações desnecessários para a comparação", deixando assim até mais leve))

Tentei Usar o CompareTag mas tambem nao deu, continua Furando o Pneu em Qualquer Objeto q seja Trigger! o.O

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DÚVIDA Re: Acão Acontece quando Obj Colide com Outro

Mensagem por ismarspn em Sex Jun 03, 2016 9:18 pm

tenta assim :

Código:
if(col.gameObject.CompareTag("TagPrego"))
{
//faça algo
}

@edit: nunca esqueça de adicionar aspas quando você chamar uma string

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DÚVIDA Re: Acão Acontece quando Obj Colide com Outro

Mensagem por RenanMSV em Sex Jun 03, 2016 9:24 pm

Código:

void OnCollisionEnter(Collision collision) {
        foreach (ContactPoint contact in collision.contacts) {
            Debug.DrawRay(contact.point, contact.normal, Color.white);
        }
        if (collision.relativeVelocity.magnitude > 2)
            audio.Play();
       
    }
Código:

 void OnTriggerEnter(Collider other) {
        Destroy(other.gameObject);
    }

Perceba que entre parenteses no Trigger é Collider e não Collision.

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