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[DUVIDA] IA COMO FAZER UM BEM SIMPLES

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DÚVIDA [DUVIDA] IA COMO FAZER UM BEM SIMPLES

Mensagem por magnamaster em Qua Jun 01, 2016 2:05 pm

Gente gostaria de saber como eu faço um sistema de Inteligencia Artificial (IA)bem simples por exemplo animais andando ae eles param ate certo ponto,e deixar eles poderem nadar caso caiam dentro de um rio ou lago etc,e poder subir escadas ou morros e tals,mais não usando Waypoints. Queria um sistema igual ado minecraft onde eles andam livremente,podem me ajudar com algum tutorial simples

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DÚVIDA Re: [DUVIDA] IA COMO FAZER UM BEM SIMPLES

Mensagem por Manawydan em Qua Jun 01, 2016 7:45 pm

Sempre que vou fazer uma Ai uso uma maquina de estado que seria qual tipo de comportamentos a Ai pode fazer e qual ela esta fazendo no momento, e como ela pode altera entre os estados, ex: um dado momento ela esta andando entao quando algo acontecer ou um certo tempo se passar ela muda pra um estado de ficar parada ...
Um script de exemplo:
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public enum AIStates{ // estados da AI
   IDLE = 0,
   WALK = 1,
   STUNING = 2,
   DYING = 3,
   DEAD = 4
}

public class AI : MonoBehaviour {
   public AIStates currentState = 0; // estado atual
   
   void Update(){
      switch (currentState){
      case AIStates.IDLE:
         Idle_B();
         break;
      case AIStates.WALK:
         Walk_B();
         break;
      case AIStates.STUNING:
         Stun_B();
         break;
      case AIStates.DYING:
         Dying_B();
         break;
      case AIStates.DEAD:
         Dead_B();
         break;
      }
   }
   
   void Idle_B(){
      // aki fica logica de quando AI ta idle ou seja parada deboa
      // pode verificar algumas condicoes para mudar de estado
      // ex pra mudar para o Walk use SetState(AIStates.WALK);
   }
   
   void Walk_B(){
      // aki fica logica de quando AI ta andando
      // pode verificar algumas condicoes para mudar de estado
      // ex pra mudar para o Idle use SetState(AIStates.IDLE);
   }
   
   void Stun_B(){
      // aki fica logica de quando AI ta levando dano
      // pode verificar algumas condicoes para mudar de estado
      // ex pra mudar para o Idle use SetState(AIStates.IDLE);
   }
   
   void Dying_B(){
      // aki fica logica de quando AI ta morrendo
      // pode verificar algumas condicoes para mudar de estado
      // ex fazer animacao de morte
   }
   
   void Dead_B(){
      // aki fica logica de quando AI morreu
      // ex destruir o objeto
   }
   
   public void SetState(AIStates newState){ // metodo pra trocar de estados
      currentState = newState;
   }

}
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DÚVIDA Re: [DUVIDA] IA COMO FAZER UM BEM SIMPLES

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Jun 02, 2016 1:45 am

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