SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida Very Happy
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
Recrutamento de equipe
É assim que se começa um "novo mundo" na era medieval? kkjk
Tempo Minutos e Segundos Transformar em Volta mais Rapida
[TUTORIAL] Unity 5.5 - Splash Screen
R7 - GOOH (resident evil 7)
InputField/String Com formato para data XX/XX/XXXX
Estou com varias duvidas sobre o inputfield do ui canvas
(Dúvida) Setar ultima string de uma array
[Ajuda] Unity 5.5.0 não abre
Coroutines Loop
[____TÓPICO LIVRE____] FALE O QUE QUISER
Destruindo objeto em uma outra cena
modo desenvolvedor xbox one?
como usar o Lookat com o addforce do rigidibody?
Cryengine 3?
Transferência de valores.
Teste de usuário para um jogo
Ajuda com variaveis multiplas?
Animação da arma (Mirar/Recarregar)
script
Dash2D
[TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua
Tornar objeto filho por script
Time.timeScale continua em 0
Animacao2D
Duvida Animation Play não faz nada
Unity 5 Bugado
Escolher que resoluções jogo vai ter
Baixar Documentaçao Unity 3D?
COMO DESATIVAR O SCRIPT "FisrtPersonController" DO PLAYER ATRAVÉS DE OUTRO SCRIPT
Ajuda Movimento2D
AJUDA COM BAKE EM LUZES
Tem como editar o inspector?
[TUTORIAL] Como Abrir e Fechar Gavetas - Unity 5
Números aleatorios
[TUTORIAL]Save Load Criptografado (Atualizado 07/12/16)
Trocar de true pra false em uma animação bool
[TUTORIAL] Alterarando o ícone do Executável do Jogo
Baixar Unity ?
Unity 5 + um pouco de conhecimento ou Skyrim?
Procuro vagas em equipes [Programador]
Help minha void oncollisionenter nao funciona e nao consio encontrar o do por que :/
Converter um Gameobject para uma byte array (byte[])
Asset de FPS - AU FPS Kit [unity 5] v1.5
[TUTORIAL] Dicas de otimização
Preciso saber o ponto medio entre dois Transform
[TUTORIAL] Banco de dados || MySQL
Unity 5.5 BETA (Mudanças)
[TUTORIAL] Serialização - JSON
[TUTORIAL] Melhorar a estabilidade dos veículos com Wheel Collider
[TUTORIAL]Como colocar videos ou intros simples na unity free
[TUTORIAL] Deformar o terreno
[TUTORIAL] Scripts Básicos para Iniciantes
Qual asset comprar?
Ideias para level design 3D
[TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)
Alien Planet - Atmospheric scattering test
Integração PHP e Unity
Ideia Inovadora
[TUTORIAL] DANO POR QUEDA e BARRA DE VIDA CONTÍNUA no mesmo script
Pra que serve o [SerializeField] e por que usar ele?
Forma uma equipe
Feixe de luz - melhor forma de fazer
erro sinistro
Duvida sobre o Peso do jogo?
Alquem tem alguma ideia de como fazer o Player tipo a cabeça olhar para o seu inimigo?
Como mudar rotacao de um objeto em relacao a posicao do outro objeto
Gostaria da opinião de vocês sobre o beta da Unity
Script
[TUTORIAL] Sistema de Escada Estilo FPS
Guitar The Legends of Brazil
[TUTORIAL] Escolher a quantos FPS (fixos) o seu jogo deverá rodar.
Examinar
Formação de Equipe Battle of Worlds
me ajudem neste script para subir escada
Hoje à(s) 1:38 am
Hoje à(s) 1:16 am
Ontem à(s) 11:02 pm
Ontem à(s) 10:41 pm
Ontem à(s) 10:37 pm
Ontem à(s) 7:40 pm
Ontem à(s) 7:39 pm
Ontem à(s) 6:44 pm
Ontem à(s) 6:26 pm
Ontem à(s) 5:41 pm
Ontem à(s) 4:19 pm
Ontem à(s) 11:42 am
Ontem à(s) 11:15 am
Ontem à(s) 8:45 am
Ontem à(s) 6:17 am
Qua Dez 07, 2016 11:58 pm
Qua Dez 07, 2016 11:55 pm
Qua Dez 07, 2016 10:57 pm
Qua Dez 07, 2016 10:22 pm
Qua Dez 07, 2016 10:03 pm
Qua Dez 07, 2016 8:53 pm
Qua Dez 07, 2016 8:51 pm
Qua Dez 07, 2016 8:47 pm
Qua Dez 07, 2016 8:45 pm
Qua Dez 07, 2016 8:42 pm
Qua Dez 07, 2016 8:36 pm
Qua Dez 07, 2016 8:32 pm
Qua Dez 07, 2016 8:30 pm
Qua Dez 07, 2016 8:22 pm
Qua Dez 07, 2016 7:47 pm
Qua Dez 07, 2016 5:54 pm
Qua Dez 07, 2016 5:50 pm
Qua Dez 07, 2016 4:31 pm
Qua Dez 07, 2016 4:16 pm
Qua Dez 07, 2016 3:40 pm
Qua Dez 07, 2016 3:26 pm
Qua Dez 07, 2016 3:01 pm
Qua Dez 07, 2016 2:31 pm
Qua Dez 07, 2016 10:42 am
Ter Dez 06, 2016 10:46 pm
Ter Dez 06, 2016 10:30 pm
Ter Dez 06, 2016 6:02 pm
Ter Dez 06, 2016 5:01 pm
Ter Dez 06, 2016 3:31 am
Seg Dez 05, 2016 11:52 pm
Seg Dez 05, 2016 6:52 pm
Seg Dez 05, 2016 6:48 pm
Seg Dez 05, 2016 6:32 pm
Seg Dez 05, 2016 6:17 pm
Seg Dez 05, 2016 6:15 pm
Seg Dez 05, 2016 4:08 pm
Seg Dez 05, 2016 3:10 pm
Seg Dez 05, 2016 1:36 pm
Seg Dez 05, 2016 12:35 pm
Dom Dez 04, 2016 10:52 pm
Dom Dez 04, 2016 6:37 pm
Dom Dez 04, 2016 6:33 pm
Dom Dez 04, 2016 5:46 am
Dom Dez 04, 2016 3:34 am
Sab Dez 03, 2016 11:36 pm
Sab Dez 03, 2016 11:31 pm
Sab Dez 03, 2016 1:32 pm
Sab Dez 03, 2016 10:53 am
Sab Dez 03, 2016 1:25 am
Sab Dez 03, 2016 1:11 am
Sab Dez 03, 2016 1:08 am
Sex Dez 02, 2016 11:20 pm
Sex Dez 02, 2016 11:15 pm
Sex Dez 02, 2016 11:10 pm
Sex Dez 02, 2016 11:08 pm
Sex Dez 02, 2016 10:58 pm
Sex Dez 02, 2016 10:52 pm
Sex Dez 02, 2016 10:50 pm
Sex Dez 02, 2016 10:04 pm
Sex Dez 02, 2016 9:12 pm
Locodapraça
AndyShow
AndyShow
MarcosSchultz
foxtenn
leandroinforware
leandroinforware
hetrodo_gamer
hetrodo_gamer
hetrodo_gamer
Manawydan
kleytonpb
AndyShow
Dom3000
Callyde Jr
Matrirxp
zBanidor
MarcosSchultz
zBanidor
artplayer
MarcosSchultz
MarcosSchultz
DoctorGame15
dstaroski
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
hetrodo_gamer
Marlonwanger
diegopds
Dom3000
joabr
natanael.olimpio
hetrodo_gamer
hetrodo_gamer
Callyde Jr
dstaroski
Dom3000
Creat Games
Dom3000
hetrodo_gamer
dimmuo
Dom3000
Dom3000
artplayer
weslleyFx
RenanMSV
weslleyFx
Deiverson
John Rambo
Deiverson
Madness
Madness
weslleyFx
weslleyFx
artplayer
Madness
weslleyFx
weslleyFx
mafipt
dimmuo
Dom3000
Dom3000
Dom3000
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Dom3000
edumoran

[TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TUTORIAL [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Abr 21, 2015 1:30 pm

Elaborei este sistema simples para o jogador derrubar arvores por ai Very Happy

Vídeo:  



Scripts:

Player: 
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(AudioSource))]
public class DerrubarArvores : MonoBehaviour {
 private Camera cameraPrincipal;
 public float DistanciaMinima = 6,TempoPorAtaque = 1;
 public int DanoCausado = 30;
 public Texture2D mira;
 public AudioClip somMadeira;
 private float contador;
 private bool podeAtacar;
 void Start () {
 cameraPrincipal = Camera.main;
 Cursor.visible = false;
 contador = 0;
 podeAtacar = true;
 }
 void Update () {
 RaycastHit colisor;
 Ray CentroDaTela = cameraPrincipal.ScreenPointToRay (new Vector3 (Screen.width/2, Screen.height/2, 0));                                                    
 bool colisao = Physics.Raycast (CentroDaTela, out colisor);
 if (colisao) {
 if(Input.GetButtonUp ("Fire1") && Vector3.Distance(transform.position,colisor.transform.position)< DistanciaMinima && podeAtacar == true){
 podeAtacar = false;
 if(colisor.transform.gameObject.tag == "ARVORE"){
 GetComponent<AudioSource> ().PlayOneShot(somMadeira);
 ARVORE ScriptArvore = colisor.transform.GetComponent<ARVORE> () as ARVORE;
 ScriptArvore.VIDA -= DanoCausado;
 }
 }
 }
 if (podeAtacar == false) {
 contador += Time.deltaTime;
 }
 if (contador >= TempoPorAtaque) {
 contador = 0;
 podeAtacar = true;
 }
 }
 void OnGUI (){
 GUI.DrawTexture (new Rect (Screen.width / 2 - mira.width / 2, Screen.height / 2 - mira.height / 2, mira.width, mira.height), mira);
 }
}



Arvores:


Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(Rigidbody))]
public class ARVORE : MonoBehaviour {
 public int TempoDeQueda = 8;
 public int VIDA;
 private Rigidbody corpoRigido;
 private float cronometro;
 private bool comecarContagem;
 public GameObject Madeiras;
 public GameObject[] localMadeiras;
 public int minMadeiras = 1, maxMadeiras = 5;
 void Start () {
 corpoRigido = GetComponent <Rigidbody> ();
 corpoRigido.useGravity = true;
 corpoRigido.isKinematic = true;
 VIDA = 100;
 cronometro = 0;
 comecarContagem = false;
 corpoRigido.mass = 250;
 }
 void Update () {
 if (VIDA <= 0) {
 corpoRigido.isKinematic = false;
 corpoRigido.AddForce(Random.Range (-20,20)*75,0,Random.Range (-20,20)*75);
 comecarContagem = true;
 }
 if (comecarContagem == true) {
 cronometro += Time.deltaTime;
 }
 if (cronometro >= TempoDeQueda) {
 cronometro = 0;
 int quantidade = Random.Range (minMadeiras,maxMadeiras);
 if(quantidade > localMadeiras.Length){
 quantidade = localMadeiras.Length;
 }
 for(int x = 0; x < quantidade; x++){
 Instantiate(Madeiras,localMadeiras[x].transform.position,transform.rotation);
 }
 Destroy(gameObject);
 }
 }
}


Última edição por MarcosSchultz em Ter Jun 07, 2016 8:46 pm, editado 4 vez(es)

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7168
REPUTAÇÃO : 888
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por Lucas Garcia Frade em Qui Abr 23, 2015 9:51 pm

Como eu faço pra cair um numero variado de madeiras em cada arvore? (Tipo em uma cai 6, outra 4, outra 5, etc...)
E como faço pra cair um numero fixo de cada arvore? (Tipo todas caem 6 madeiras)

Me fala as duas maneiras por favor pra mim tirar uma base...

Lucas Garcia Frade
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 792
REPUTAÇÃO : 1
Idade : 15
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Abr 23, 2015 11:36 pm

Atualizei o tópico com 2 scripts que fazem isso que você pediu...

Amanha estarei gravando um tutorial sobre estes 2 scripts acima... ai já aproveito e mostro no tutorial como fazer isso que você pediu  Very Happy

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7168
REPUTAÇÃO : 888
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por Lucas Garcia Frade em Sex Abr 24, 2015 8:52 am

Obrigado, vai gravar hoje ou amanha?

Lucas Garcia Frade
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 792
REPUTAÇÃO : 1
Idade : 15
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Abr 24, 2015 3:45 pm

tópico e scripts atualizados

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7168
REPUTAÇÃO : 888
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por Lucas Garcia Frade em Sab Abr 25, 2015 1:21 pm

como eu faço pra quando a arvore cair em cima de mim eu perder vida no script da barra de vida;
Eu sei que seria tipo assim:
Código:
Fome_Vida.VidaDoPersonagem
mas n ta dando olha o script:
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Fome_Vida : MonoBehaviour {
   private float VidaDoPersonagem;
   public Texture Estamina,ContornoEstamina,ContornoVida,BarraVida,Mapa;
   public int VidaCheia = 100;
   private float tempo; 
   private int fome = 500;
   public int fomemax = 500;
   public int AumentoPorComida = 50;
   void Start (){
      VidaDoPersonagem = VidaCheia;
   }
   void Update (){
      tempo += Time.deltaTime;
      if (tempo >= 1){
         fome--; 
         tempo = 0;
         if (VidaDoPersonagem >= VidaCheia) {
            VidaDoPersonagem = VidaCheia;
         } else if (VidaDoPersonagem <= 0) {
            VidaDoPersonagem = 0;
         }
         if(fome <= 0){
            fome = 0;
         }
      }
   }
   void OnGUI (){
      GUI.DrawTexture (new Rect (Screen.width / 1.28f, Screen.height / 11, Screen.width / 7.0f/fomemax*fome, Screen.height / 18), Estamina);
      GUI.DrawTexture (new Rect (Screen.width / 1.3f, Screen.height / 90, Screen.width / 5, Screen.height / 6.8f), ContornoEstamina);
      ///
      GUI.DrawTexture (new Rect (Screen.width / 11.9f, Screen.height / 12, Screen.width / 7.6f/VidaCheia*VidaDoPersonagem, Screen.height / 18), BarraVida);
      GUI.DrawTexture (new Rect (Screen.width / 35, Screen.height / 40, Screen.width / 5, Screen.height / 8), ContornoVida);
   }
   void OnTriggerEnter(Collider other){   
      if (other.gameObject.tag == "FOME") {
         if (fome <= fomemax-AumentoPorComida) {
            fome = fome + AumentoPorComida;
            Destroy (other.gameObject);
         }else if (fome > fomemax -AumentoPorComida ) {
            fome = fomemax;
         }     
      }
   }   
}
Qual é o comando exato pra mim linkar esse script na parte de vida do outro?

Lucas Garcia Frade
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 792
REPUTAÇÃO : 1
Idade : 15
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por Lucas Garcia Frade em Sab Abr 25, 2015 1:56 pm

Eu to com a Unity 4.6.1 e nao ta funcionando n
Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad
Da uma ajuda ae pf

Lucas Garcia Frade
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 792
REPUTAÇÃO : 1
Idade : 15
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por Lucas Garcia Frade em Sab Abr 25, 2015 1:58 pm

Os antigos estavam...

Lucas Garcia Frade
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 792
REPUTAÇÃO : 1
Idade : 15
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por Lucas Garcia Frade em Sab Abr 25, 2015 4:13 pm

Ja consegui resolver deu tudo certo obrigado, so me explica como eu faço a anexação de script que eu te falei la em cima...

Lucas Garcia Frade
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 792
REPUTAÇÃO : 1
Idade : 15
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Abr 26, 2015 1:03 pm

Proieiramente você precisará de algum metodo para detectar a colisão da arvore com o Player, você tem algum???

Sabe algum metodo para saber a velocidade que a arvore colidiu com o Player ( quando já estava caindo ) ???

É um sistema um pouco mais complicado, terá que utilizar a void OnCollisionEnter e checar parametros como velocidade ou força

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7168
REPUTAÇÃO : 888
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por Lucas Garcia Frade em Dom Abr 26, 2015 1:21 pm

Entendi vlw...

Lucas Garcia Frade
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 792
REPUTAÇÃO : 1
Idade : 15
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por Demonik em Qua Abr 29, 2015 7:23 pm

Marcos blz cara curti muito seu video, mas ae vc pode me passar o link da mira e do son da arvore ?? se poder estarei muito agradecido Very Happy

Demonik
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 596
REPUTAÇÃO : 2
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Abr 29, 2015 9:29 pm

a mira é esta aqui:





o som, basta ir neste site: https://www.freesound.org/ criar uma conta e baixar os sons que quiser Very Happy

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7168
REPUTAÇÃO : 888
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por DanteSparda em Qui Maio 21, 2015 5:15 pm

Os script n esta funcionando para mim T-T

DanteSparda
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 569
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Maio 21, 2015 9:32 pm

Está colocando o nome certo??? as tags tambem?

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7168
REPUTAÇÃO : 888
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por Santiago Furtado em Qui Jun 11, 2015 4:30 pm

Marcos,me passa o Modelo dos pinheiros que voce usou no Video

Santiago Furtado
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 820
REPUTAÇÃO : 15
Idade : 15
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Jun 11, 2015 11:17 pm

Não são meus... são os assets padrões da Unity 5

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7168
REPUTAÇÃO : 888
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por koringal em Qua Ago 05, 2015 2:10 pm

cara tipo quando eu quebro a arvore ela ta caindo e a madeira fica no ar como eu ponho gravidade na madeira????

koringal
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 493
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por Santiago Furtado em Qua Ago 05, 2015 7:26 pm

Koringal adicione um RigiBody na madeira

Santiago Furtado
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 820
REPUTAÇÃO : 15
Idade : 15
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por PlayerG em Seg Out 05, 2015 9:11 pm

Não tá dando, qnd jogo o script da arvore na arvore aparece isso:

PlayerG
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 432
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por Santiago Furtado em Ter Out 06, 2015 7:34 pm

Colocou o mesmo nome do script na linha do mono
public class NomedoScript : MonoBehaviour {

Santiago Furtado
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 820
REPUTAÇÃO : 15
Idade : 15
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por BanaNiao em Dom Out 25, 2015 8:40 pm

using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(Rigidbody))]
public class ARVORE : MonoBehaviour
{
public int TempoDeQueda = 8;
public int VIDA;
private Rigidbody corpoRigido;
private float cronometro;
private bool comecarContagem;
public GameObject Madeiras;
public GameObject[] localMadeiras;
public int minMadeiras = 1, maxMadeiras = 5;
void Start()
{
corpoRigido = GetComponent();
corpoRigido.useGravity = true;
corpoRigido.isKinematic = true;
VIDA = 100;
cronometro = 0;
comecarContagem = false;
corpoRigido.mass = 250;
}
void Update()
{
if (VIDA <= 0)
{
corpoRigido.isKinematic = false;
corpoRigido.AddForce(Random.Range(-20, 20) * 75, 0, Random.Range(-20, 20) * 75);
comecarContagem = true;
}
if (comecarContagem == true)
{
cronometro += Time.deltaTime;
}
if (cronometro >= TempoDeQueda)
{
cronometro = 0;
int quantidade = Random.Range(minMadeiras, maxMadeiras);
if (quantidade > localMadeiras.Length)
{
quantidade = localMadeiras.Length;
}
for (int x = 0; x < quantidade; x++)
{
Instantiate(Madeiras, localMadeiras[x].transform.position, transform.rotation);
}
Destroy(gameObject);
}
}
}


O unity 3d, versão:5 do unity 3d atualizo o script o unity me mando uma mensagem mano n to conseguindo entender o que ta escrito.

nullReferenceException: object reference not set to an instance of an object
derrubarArvores.Update () (at Assets/script/DerrubarArvores.cs:23).

Ai o outro erro é que ta falando sobre a mira mais acho que n é importante.

BanaNiao
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 422
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Out 25, 2015 10:39 pm

na sua void Start, você não está setando o componente

Código:
corpoRigido = GetComponent();

cade o componente?

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7168
REPUTAÇÃO : 888
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por iagokennedyy em Sex Dez 18, 2015 8:50 pm

Deu tudo certo aqui, vlw... Mas tem como voce me dizer como faço pra quando a arvore cair ela reproduzir um som? Tentei fazer umas coisas aqui porem o som fica bugando quando ela cai, fica tipo reproduzindo varias vezes no mesmo tempo.

iagokennedyy
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 539
REPUTAÇÃO : 38
Idade : 17
Áreas de atuação : -Programador na Murano Games;


Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://muranogames.blogspot.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Dez 18, 2015 10:12 pm

iagokennedyy escreveu:Deu tudo certo aqui, vlw... Mas tem como voce me dizer como faço pra quando a arvore cair ela reproduzir um som? Tentei fazer umas coisas aqui porem o som fica bugando quando ela cai, fica tipo reproduzindo varias vezes no mesmo tempo.

É por que você está utilizando o comando errado, ou utilizando o comando certo na hora errada.

Tem como postar o seu código? Provavelmente está colocando o comando direto no Update

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7168
REPUTAÇÃO : 888
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por iagokennedyy em Sex Dez 18, 2015 10:22 pm

MarcosSchultz escreveu:
iagokennedyy escreveu:Deu tudo certo aqui, vlw... Mas tem como voce me dizer como faço pra quando a arvore cair ela reproduzir um som? Tentei fazer umas coisas aqui porem o som fica bugando quando ela cai, fica tipo reproduzindo varias vezes no mesmo tempo.

É por que você está utilizando o comando errado, ou utilizando o comando certo na hora errada.

Tem como postar o seu código? Provavelmente está colocando o comando direto no Update

o código ta aqui.. tem como ver?
http://pastebin.com/Fr5CmguU

iagokennedyy
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 539
REPUTAÇÃO : 38
Idade : 17
Áreas de atuação : -Programador na Murano Games;


Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://muranogames.blogspot.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Dez 18, 2015 11:01 pm

Talvez isto funcione:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(Rigidbody))]
public class ARVORE : MonoBehaviour {
   public AudioClip somQueda;
   private bool controle = false;
   public int TempoDeQueda = 8;
   public int VIDA;
   private Rigidbody corpoRigido;
   private float cronometro;
   private bool comecarContagem;
   public GameObject Madeiras;
   public GameObject[] localMadeiras;
   public int minMadeiras = 1, maxMadeiras = 5;
   void Start () {
      corpoRigido = GetComponent <Rigidbody> ();
      corpoRigido.useGravity = true;
      corpoRigido.isKinematic = true;
      VIDA = 100;
      cronometro = 0;
      comecarContagem = false;
      corpoRigido.mass = 250;
   }
   void Update () {
      if (VIDA <= 0 && controle == false) {
         controle = true;
         corpoRigido.isKinematic = false;
         corpoRigido.AddForce(Random.Range (-20,20)*75,0,Random.Range (-20,20)*75);
         comecarContagem = true;
         GetComponent<AudioSource> ().PlayOneShot(somQueda);
      }
      if (comecarContagem == true) {
         cronometro += Time.deltaTime;
      }
      if (cronometro >= TempoDeQueda) {
         cronometro = 0;
         int quantidade = Random.Range (minMadeiras,maxMadeiras);
         if(quantidade > localMadeiras.Length){
            quantidade = localMadeiras.Length;
         }
         for(int x = 0; x < quantidade; x++){
            Instantiate(Madeiras,localMadeiras[x].transform.position,transform.rotation);
         }
         Destroy(gameObject);
      }
   }
}

Eu criei uma variavel booleana de controle, para não ficar chamando o "if" da vida o tempo todo

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7168
REPUTAÇÃO : 888
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por iagokennedyy em Sex Dez 18, 2015 11:05 pm

MarcosSchultz escreveu:Talvez isto funcione:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(Rigidbody))]
public class ARVORE : MonoBehaviour {
 public AudioClip somQueda;
 private bool controle = false;
 public int TempoDeQueda = 8;
 public int VIDA;
 private Rigidbody corpoRigido;
 private float cronometro;
 private bool comecarContagem;
 public GameObject Madeiras;
 public GameObject[] localMadeiras;
 public int minMadeiras = 1, maxMadeiras = 5;
 void Start () {
 corpoRigido = GetComponent <Rigidbody> ();
 corpoRigido.useGravity = true;
 corpoRigido.isKinematic = true;
 VIDA = 100;
 cronometro = 0;
 comecarContagem = false;
 corpoRigido.mass = 250;
 }
 void Update () {
 if (VIDA <= 0 && controle == false) {
 controle = true;
 corpoRigido.isKinematic = false;
 corpoRigido.AddForce(Random.Range (-20,20)*75,0,Random.Range (-20,20)*75);
 comecarContagem = true;
 GetComponent<AudioSource> ().PlayOneShot(somQueda);
 }
 if (comecarContagem == true) {
 cronometro += Time.deltaTime;
 }
 if (cronometro >= TempoDeQueda) {
 cronometro = 0;
 int quantidade = Random.Range (minMadeiras,maxMadeiras);
 if(quantidade > localMadeiras.Length){
 quantidade = localMadeiras.Length;
 }
 for(int x = 0; x < quantidade; x++){
 Instantiate(Madeiras,localMadeiras[x].transform.position,transform.rotation);
 }
 Destroy(gameObject);
 }
 }
}

Eu criei uma variavel booleana de controle, para não ficar chamando o "if" da vida o tempo todo

Entendi, funcionou aqui, valeu cara Very Happy, seus tutorias tão ajudando bastante aqui xD

iagokennedyy
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 539
REPUTAÇÃO : 38
Idade : 17
Áreas de atuação : -Programador na Murano Games;


Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://muranogames.blogspot.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Sobre o Tutorial de Cortar Arvores

Mensagem por hunterfloyd em Seg Fev 01, 2016 3:40 pm

Bom criei meu próprio sistema de personagem com câmera em 3 pessoa ai jogo o script de derrubar arvores da esse erro NullReferenceException: Object reference not set to an instance of an object, mas se coloco um fps controller funciona, o que devo fazer?

hunterfloyd
Membro
Membro

PONTOS : 592
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Fev 02, 2016 1:23 pm

crie um tópico postando os seus scripts, prints do erro e descrevendo o problema

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7168
REPUTAÇÃO : 888
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL não funciona no unity 5.3.3 me ajuda porfavor

Mensagem por jeversom3 em Ter Maio 17, 2016 2:31 pm

MarcosSchultz escreveu:Elaborei este sistema simples para o jogador derrubar arvores por ai Very Happy

Vídeo:  



Scripts:

Player: 
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(AudioSource))]
public class DerrubarArvores : MonoBehaviour {
 private Camera cameraPrincipal;
 public float DistanciaMinima = 6,TempoPorAtaque = 1;
 public int DanoCausado = 30;
 public Texture2D mira;
 public AudioClip somMadeira;
 private float contador;
 private bool podeAtacar;
 void Start () {
 cameraPrincipal = Camera.main;
 Cursor.visible = false;
 contador = 0;
 podeAtacar = true;
 }
 void Update () {
 RaycastHit colisor;
 Ray CentroDaTela = cameraPrincipal.ScreenPointToRay (new Vector3 (Screen.width/2, Screen.height/2, 0));                                                    
 bool colisao = Physics.Raycast (CentroDaTela, out colisor);
 if (colisao) {
 if(Input.GetButtonUp ("Fire1") && Vector3.Distance(transform.position,colisor.transform.position)< DistanciaMinima && podeAtacar == true){
 podeAtacar = false;
 if(colisor.transform.gameObject.tag == "ARVORE"){
 GetComponent<AudioSource> ().PlayOneShot(somMadeira);
 ARVORE ScriptArvore = colisor.transform.GetComponent<ARVORE> () as ARVORE;
 ScriptArvore.VIDA -= DanoCausado;
 }
 }
 }
 if (podeAtacar == false) {
 contador += Time.deltaTime;
 }
 if (contador >= TempoPorAtaque) {
 contador = 0;
 podeAtacar = true;
 }
 }
 void OnGUI (){
 GUI.DrawTexture (new Rect (Screen.width / 2 - mira.width / 2, Screen.height / 2 - mira.height / 2, mira.width, mira.height), mira);
 }
}



Arvores:


Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(Rigidbody))]
public class ARVORE : MonoBehaviour {
 public int TempoDeQueda = 8;
 public int VIDA;
 private Rigidbody corpoRigido;
 private float cronometro;
 private bool comecarContagem;
 public GameObject Madeiras;
 public GameObject[] localMadeiras;
 public int minMadeiras = 1, maxMadeiras = 5;
 void Start () {
 corpoRigido = GetComponent <Rigidbody> ();
 corpoRigido.useGravity = true;
 corpoRigido.isKinematic = true;
 VIDA = 100;
 cronometro = 0;
 comecarContagem = false;
 corpoRigido.mass = 250;
 }
 void Update () {
 if (VIDA <= 0) {
 corpoRigido.isKinematic = false;
 corpoRigido.AddForce(Random.Range (-20,20)*75,0,Random.Range (-20,20)*75);
 comecarContagem = true;
 }
 if (comecarContagem == true) {
 cronometro += Time.deltaTime;
 }
 if (cronometro >= TempoDeQueda) {
 cronometro = 0;
 int quantidade = Random.Range (minMadeiras,maxMadeiras);
 if(quantidade > localMadeiras.Length){
 quantidade = localMadeiras.Length;
 }
 for(int x = 0; x < quantidade; x++){
 Instantiate(Madeiras,localMadeiras[x].transform.position,transform.rotation);
 }
 Destroy(gameObject);
 }
 }
}

jeversom3
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 416
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por aluno virtual em Qua Jul 06, 2016 9:06 pm

O MEU NÃO ESTA FUNCIONANDO A ARVORE NAO CAI NEM TEM AUDIO VI O VIDEO PASSO A PASSO ALGUEM PODE ME AJUDAR

aluno virtual
Membro
Membro

PONTOS : 324
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por Robsong em Qua Jul 06, 2016 11:17 pm

A manin, no meu não está funcionando, escrevi todo script não esta dando nenhum erro, mas veja só, se eu zerar a vida da arvore ela cai, como deveria cair mas se tento tirar a vida da arvore no jogo não funciona. Talvez meu problema esteja no script do personagem.  Question

Robsong
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 158
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por AndyShow em Qui Jul 07, 2016 7:36 pm

O Jogador esta com a tag 'Player" ?

AndyShow
Modelador

Masculino PONTOS : 1105
REPUTAÇÃO : 220
Idade : 33
Áreas de atuação : Blender e Unity
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://mundounity3d.forumbom.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por Robsong em Qui Jul 07, 2016 8:23 pm

Está sim

Robsong
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 158
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Jul 08, 2016 12:15 am

Robsong escreveu:A manin, no meu não está funcionando, escrevi todo script não esta dando nenhum erro, mas veja só, se eu zerar a vida da arvore ela cai, como deveria cair mas se tento tirar a vida da arvore no jogo não funciona. Talvez meu problema esteja no script do personagem.  Question

A camera do seu Player tem a tag "MainCamera" ?

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7168
REPUTAÇÃO : 888
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Jul 08, 2016 12:16 am

aluno virtual escreveu:O MEU NÃO ESTA FUNCIONANDO A ARVORE NAO CAI NEM TEM AUDIO VI O VIDEO PASSO A PASSO ALGUEM PODE ME AJUDAR

Está dando algum erro? poste prints se estiver...

A camera do seu jogador tem a tag "MainCamera" ?

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7168
REPUTAÇÃO : 888
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por Robsong em Sex Jul 08, 2016 10:06 pm

MarcosSchultz escreveu:
aluno virtual escreveu:O MEU NÃO ESTA FUNCIONANDO A ARVORE NAO CAI NEM TEM AUDIO VI O VIDEO PASSO A PASSO ALGUEM PODE ME AJUDAR

Está dando algum erro? poste prints se estiver...

A camera do seu jogador tem a tag "MainCamera" ?
 Não, não estava, agora está funcionando, a camera do jogador deu um outro problema por causa da tag mas ja arumei tambem.
Muitisissisimo obrigadon cheers

Robsong
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 158
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por Matheus sonico em Dom Set 11, 2016 5:19 pm

Marcos esse script serve apenas para objetos colocados em cena ou serve tbm para arvores colocada pelo terrain

Matheus sonico
MembroAvançado

Masculino PONTOS : 908
REPUTAÇÃO : 25
Idade : 14
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://zombiesworld.wixsite.com/zombiesworld-site

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por hellkiller em Dom Set 11, 2016 6:04 pm

Arvores colocadas pelo terrain, no meu pelo menos não funciona.

hellkiller
MembroAvançado

PONTOS : 1163
REPUTAÇÃO : 158
Áreas de atuação : Programação em C#,
Modelagem,
GameArt.
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por Matheus sonico em Dom Set 11, 2016 6:23 pm

bom eu preciso de um script que derrube arvores do terrain

Matheus sonico
MembroAvançado

Masculino PONTOS : 908
REPUTAÇÃO : 25
Idade : 14
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://zombiesworld.wixsite.com/zombiesworld-site

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por WiredD em Dom Set 11, 2016 10:10 pm

Matheus sonico escreveu:bom eu preciso de um script que derrube arvores do terrain

Estou procurando tb, caso encontre me mande por MP pfv, caso ache aqui lhe mando tb

WiredD
Avançado
Avançado

PONTOS : 412
REPUTAÇÃO : 14
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Set 11, 2016 10:17 pm

As arvores do terrain são as mesmas, você pode criar um prefab e usar como arvores, mas ai é um sistema TOTALMENTE diferente, pois o terrain tem uma otimização própria para as suas vegerações, como o billboard, o transform, etc... é um sistema totalmente diferente.

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7168
REPUTAÇÃO : 888
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum