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Como mudar gameobject instanciado na function start?

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DÚVIDA Como mudar gameobject instanciado na function start?

Mensagem por danyllo106 em Dom Maio 29, 2016 2:29 pm

queria saber como faço para alterar uma gameobject instanciado na funçao start
eu quero q o script funcione assim
o jogo inicia e um gameobject é gerado aleatoriamente
quando a variavel ATIVAR for true
o objeto instanciado na function start vai mudar
e o numero do objeto nao vai mais existir no random.range

Código:
var obj:GameObject;
var CORES : GameObject[];
var NUMERODACOR : int;
static var ATIVAR:boolean=false;
var mn:GameObject;

function Start () {
    
NUMERODACOR=Random.Range(0, CORES.length);
mn=Instantiate(CORES[NUMERODACOR], transform.position,transform.rotation);
mn.transform.SetParent(obj.transform);
}
function Update () {
if(ATIVAR==true){
 NUMERODACOR=Random.Range(0, CORES.length);//<===o numero ja nao pode estar mais aki

//o objeto "CORES[NUMERODACOR] ira mudar aki



}

}
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DÚVIDA Re: Como mudar gameobject instanciado na function start?

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Maio 29, 2016 2:37 pm

Basta adicionar os números já instanciados em uma lista, e depois utilizar while para checar se o número já foi usado...

Só tem um problema... você está usando JavaScript. Por que está usando JavaScript?
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DÚVIDA Re: Como mudar gameobject instanciado na function start?

Mensagem por danyllo106 em Dom Maio 29, 2016 3:00 pm

faz pouco tempo que eu comecei a programar
e ainda to aprendendo
acontece que eu comecei a aprender em javascript e nao parei ate ai
axo q esse foi meu erro

eu to esperando vc começar a sua guia de videos para começar a aprender c#


vc pode começar a mi incentivar a começar a aprender c#  dizendo como eu utilizo o while 
What a Face What a Face What a Face What a Face What a Face What a Face What a Face What a Face
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DÚVIDA Re: Como mudar gameobject instanciado na function start?

Mensagem por Manawydan em Dom Maio 29, 2016 3:03 pm

o while é um loop (repetição) igual ao for, porem o while é executado enquanto uma condição é true (verdadeira)
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DÚVIDA Re: Como mudar gameobject instanciado na function start?

Mensagem por danyllo106 em Dom Maio 29, 2016 3:05 pm

ja achei um tutorial do marcos aki
to vendo se eu consigo aplicar ele no que eu qro fazer
https://www.youtube.com/watch?v=w2VqPVOQdBo
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DÚVIDA Re: Como mudar gameobject instanciado na function start?

Mensagem por danyllo106 em Dom Maio 29, 2016 3:20 pm

eu ate entendi como se utiliza o while assistindo o video

so q nao entendi como vou fazer pra ele checar se esse numero ja foi usado

uma coisa que eu esqueci de explicar

vai ter um momento em que so tera 1 numero para ser usado
tipo
eu escolho o numero 10
ai
vai usar
o 10
depois o 9
depois o 5
depois o 3
depois o ...
ate ter so o numero 1(ou outro numero aleatorio) para ser usado
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DÚVIDA Re: Como mudar gameobject instanciado na function start?

Mensagem por RenanMSV em Dom Maio 29, 2016 10:54 pm

Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;
using System.Collections.Generic; // Biblioteca pra usar Lists

public class Aleat : MonoBehaviour {
   public GameObject Obj;   // Objeto
   public GameObject[] _Objetos = new GameObject[10]; // Array de Objetos
   public List<int> _N_Utilizados = new List<int>(); // Lista de inteiros
   [SerializeField]
   private GameObject ObjetoAtual; // Objeto criado atual, visivel no inspector, porém privado.

   void Update () {
      if (Input.GetKeyDown (KeyCode.H)) CriarObjeto (); // Se apertarmos H iremos fazer o trabalho.
      //if (Input.GetKeyDown (KeyCode.J)) ApagarUltimoObjetoCriado ();
   }
   void  CriarObjeto(){
      if (ObjetoAtual != null) ApagarUltimoObjetoCriado (); // Se o objeto ja existir o destruiremos e criaremos um novo diferente
      int id = Random.Range (0, _Objetos.Length) + 1; // pegando o valor. Precisa adicionar +1 pq vc quer de 1 a 10. E não de 0 a 9.
      foreach(int num in _N_Utilizados){            // verificando se existe na lista
         if (id == num) CriarObjeto ();      // se existir repete o método
      }
      _N_Utilizados.Add (id);   // Se não existir adicionamos o numero na lista.         
      // codigo para spawnar o objeto com o ID selecionado.
      ObjetoAtual = (GameObject) Instantiate(_Objetos[id-1],transform.position,transform.rotation); // spawnamos o objeto
      ObjetoAtual.transform.SetParent (Obj.transform); // definimos seu parent
      //Debug.Log (id);
   }
   void ApagarUltimoObjetoCriado(){
      Destroy (ObjetoAtual);
      ObjetoAtual = null;
   }
}

Ou algo assim
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DÚVIDA Re: Como mudar gameobject instanciado na function start?

Mensagem por RenanMSV em Dom Maio 29, 2016 11:03 pm

O momento em que só restar 1 numero vai ser quando _N_Utilizados.Count == 9
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DÚVIDA Re: Como mudar gameobject instanciado na function start?

Mensagem por danyllo106 em Dom Maio 29, 2016 11:10 pm

RenanMSV escreveu:
Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;
using System.Collections.Generic; // Biblioteca pra usar Lists

public class Aleat : MonoBehaviour {
 public GameObject Obj; // Objeto
 public GameObject[] _Objetos = new GameObject[10]; // Array de Objetos
 public List<int> _N_Utilizados = new List<int>(); // Lista de inteiros
 [SerializeField]
 private GameObject ObjetoAtual; // Objeto criado atual, visivel no inspector, porém privado.

 void Update () {
 if (Input.GetKeyDown (KeyCode.H)) CriarObjeto (); // Se apertarmos H iremos fazer o trabalho.
 //if (Input.GetKeyDown (KeyCode.J)) ApagarUltimoObjetoCriado ();
 }
 void  CriarObjeto(){
 if (ObjetoAtual != null) ApagarUltimoObjetoCriado (); // Se o objeto ja existir o destruiremos e criaremos um novo diferente
 int id = Random.Range (0, _Objetos.Length) + 1; // pegando o valor. Precisa adicionar +1 pq vc quer de 1 a 10. E não de 0 a 9.
 foreach(int num in _N_Utilizados){ // verificando se existe na lista
 if (id == num) CriarObjeto (); // se existir repete o método
 }
 _N_Utilizados.Add (id); // Se não existir adicionamos o numero na lista.
 // codigo para spawnar o objeto com o ID selecionado.
 ObjetoAtual = (GameObject) Instantiate(_Objetos[id-1],transform.position,transform.rotation); // spawnamos o objeto
 ObjetoAtual.transform.SetParent (Obj.transform); // definimos seu parent
 //Debug.Log (id);
 }
 void ApagarUltimoObjetoCriado(){
 Destroy (ObjetoAtual);
 ObjetoAtual = null;
 }
}

Ou algo assim

nao da pra mim testar agora
mas
porque "[id-1]'?
Código:
ObjetoAtual = (GameObject) Instantiate(_Objetos[id-1],transform.position,transform.rotation); // spawnamos o objeto
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DÚVIDA Re: Como mudar gameobject instanciado na function start?

Mensagem por RenanMSV em Dom Maio 29, 2016 11:36 pm

Aumentamos o indice aqui int id = Random.Range (0, _Objetos.Length) + 1;

Todo index de uma array começa em 0. (0,1,2,3...) . Mas voce quer de 1-10. Entao se for sorteado 0 no random deveremos aumentar 1 pra ficar 1.
Ja na hora de instanciar deveremos tirar 1 pra novamente ficar de 0-9 porque é assim que os indices de arrays são.
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