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[Dúvida] Barra de força

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DÚVIDA [Dúvida] Barra de força

Mensagem por NotoriousDev em Sab Maio 28, 2016 11:56 pm

é o seguinte, to com uma parada martelando aqui no globo, queria saber se para criar uma barra de força, exemplo a de jogos do tipo GunBound ou DDTank, que quando mais cheia for, mais força o objecto vai ganhar.
pensei em loops so que nao consigo imaginar a formula para isso, tipo sei la, fazer um contador que vai de 1 a 100 e quando apertar um botao ele para e dai vai pegar o numero no qual ele parou e aplicar à força.
se pá ja fiz praticamente o código ai. kk
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DÚVIDA Re: [Dúvida] Barra de força

Mensagem por Weslley em Dom Maio 29, 2016 12:06 am

faz um Mathf.Lerp assim ele vai de um valor para outro com uma determinada velocidade
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DÚVIDA Re: [Dúvida] Barra de força

Mensagem por NotoriousDev em Dom Maio 29, 2016 12:14 am

mano, com essa sua resposta acabei aprender muita coisa. valeu mesmo
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DÚVIDA Re: [Dúvida] Barra de força

Mensagem por NotoriousDev em Dom Maio 29, 2016 12:14 am

mas e esse pensamento do loop ai, daria certo será?
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DÚVIDA Re: [Dúvida] Barra de força

Mensagem por Weslley em Dom Maio 29, 2016 12:54 am

Ate daria mais vc não teria o controle disso digamos que ao ser pressionado o botão vc quisesse que a força fosse de 30 mais com vc quer que loop va de 0 a 100 na hora que vc pressionasse o botão a força ia pra 100 em fração de segundos muito rápido
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DÚVIDA Re: [Dúvida] Barra de força

Mensagem por NotoriousDev em Dom Maio 29, 2016 1:01 am

nao tem como controlar a velocidade do loop nao ne? to sonhando demais?
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DÚVIDA Re: [Dúvida] Barra de força

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Maio 29, 2016 1:04 am

Não seria algo neste estilo?

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Mover : MonoBehaviour {

   float contadorForca;
   public float forcaTotal, forcaMaxima = 20;

   void Start () {
      contadorForca = 0;
   }

   void Update () {
      if (Input.GetKey (KeyCode.Space)) {
         contadorForca += Time.deltaTime * 10.0f;
         if (contadorForca > forcaMaxima) {
            contadorForca = forcaMaxima;
         }
      }
      if (Input.GetKeyUp (KeyCode.Space)) {
         forcaTotal = contadorForca;
         contadorForca = 0;
      }
   }
}


Enquanto você segura espaço apertado, vai acumulando a força, e quando você solta, a força é jogada na variável "forcaTotal"
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DÚVIDA Re: [Dúvida] Barra de força

Mensagem por NotoriousDev em Dom Maio 29, 2016 1:57 am

MarcosSchultz escreveu:Não seria algo neste estilo?

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Mover : MonoBehaviour {

 float contadorForca;
 public float forcaTotal, forcaMaxima = 20;

 void Start () {
 contadorForca = 0;
 }

 void Update () {
 if (Input.GetKey (KeyCode.Space)) {
 contadorForca += Time.deltaTime * 10.0f;
 if (contadorForca > forcaMaxima) {
 contadorForca = forcaMaxima;
 }
 }
 if (Input.GetKeyUp (KeyCode.Space)) {
 forcaTotal = contadorForca;
 contadorForca = 0;
 }
 }
}


Enquanto você segura espaço apertado, vai acumulando a força, e quando você solta, a força é jogada na variável "forcaTotal"


Uma duvida enquanto ao seu codigo marcos, no "If" da linha 14 à 18, o time.DeltaTime vai iniciar de 0 e ir contando até soltar o espaço e parar em um valor que será subtraido e adicionado em uma variavel?

e ja aproveitando o post aqui, se poder me privilegiar com a classe membro avançado, se achar que mereço, ate que tentei ajudar so uma vez. kkk mas quando tem algo que eu possa responder eu ajudo. uashusah
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DÚVIDA Re: [Dúvida] Barra de força

Mensagem por Weslley em Dom Maio 29, 2016 8:21 am

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Force : MonoBehaviour
{

    public float speedIncrementForce;
    public float maxForce;
    public float currentForce;

    private bool pressed;

    void Update()
    {
        if (pressed)
        {
            currentForce = Mathf.Lerp(currentForce, maxForce, speedIncrementForce * Time.deltaTime);
        }
        else
        {
            currentForce = 0;
        }
    }

    public void IncreaseForce(bool value)
    {
        pressed = value;
    }
}

basta colocar o eventos no botão 

PointerDown e PointerUp

e passar o método IncreaseForce
e marca a caixa no PointerDown
e no PointerUp vc deixa desmarcado
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