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[DÚVIDA] Movimentação

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DÚVIDA [DÚVIDA] Movimentação

Mensagem por johnkaryu em Qui Maio 26, 2016 2:02 pm

Galera, boa tarde.
Como eu faço esse tipo de movimentação no meu personagem?
Não consigo de jeito nenhum e não acho nada que ensine.
Já tentei de várias formas, mas não consigo.

https://www.youtube.com/watch?v=bTJywcs68dg

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DÚVIDA Re: [DÚVIDA] Movimentação

Mensagem por Manawydan em Qui Maio 26, 2016 2:15 pm

acho que é um script de movimentação em 3 pessoa "normal" + um script de camera mais elaborado.
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DÚVIDA Re: [DÚVIDA] Movimentação

Mensagem por johnkaryu em Qui Maio 26, 2016 4:23 pm

Então, eu já tenho isso.
Mas eu queria mesmo como o GOW  ou Dante's Inferno, eu fiz uma vez, anos atrás, mas não lembro como kkk.

É tipo, quando eu apertar pra direita, o personagem nadar e olhar pra direita, pra direita, frente, trás a mesma coisa, e não ter que virar o personagem e depois apertar a tecla pra frente pra ele andar na direção em que virou, sacou?

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DÚVIDA Re: [DÚVIDA] Movimentação

Mensagem por ismarspn em Qui Maio 26, 2016 4:46 pm

Nunca fiz isso, mas acho que é só colocar um lookAt e quando o personagem estiver a uma certa distancia da camera, ela começar a seguir o personagem
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DÚVIDA Re: [DÚVIDA] Movimentação

Mensagem por weslleyFx em Qui Maio 26, 2016 6:34 pm

vc poder usar o Mathf.Lerp para fazer ele rotacionar com determinada tecla for apertada
e basta acrescentar o valor resultante a rotação do objeto
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DÚVIDA Re: [DÚVIDA] Movimentação

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Maio 26, 2016 9:45 pm

O Tird Person Controller que vem com a Unity não é exatamente isto?
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DÚVIDA Re: [DÚVIDA] Movimentação

Mensagem por johnkaryu em Sex Maio 27, 2016 10:11 am

Achei bastante complicado na verdade, e como é pra um projeto da faculdade, acho que seria injusto comigo mesmo usar algo pronto assim. hausdhds

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DÚVIDA Re: [DÚVIDA] Movimentação

Mensagem por weslleyFx em Sex Maio 27, 2016 11:37 am

Bom como nunca joguei God of war no pc não sei como funciona digo quais teclas que deve se aperta para Andar soa apenas W,A,D ?
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DÚVIDA Re: [DÚVIDA] Movimentação

Mensagem por johnkaryu em Sex Maio 27, 2016 11:58 am

Sim, tipo, W,A,S,D, mas quando aperta vai,pra ir pra direita, ele já olha pra direita automaticamente e vai naquela direção, e não rotaciona e depois aperta pra frente pra andar naquela direção.

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DÚVIDA Re: [DÚVIDA] Movimentação

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Maio 27, 2016 6:02 pm

Algo neste estilo?

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(Rigidbody))]
public class Mover : MonoBehaviour {

   Rigidbody corpoRigido;
   bool estaGirando = false;
   Vector3 rotacaoFinal;
   public float velocidadeAndar = 5;

   void Start () {
      corpoRigido = GetComponent<Rigidbody> ();
      corpoRigido.constraints = RigidbodyConstraints.FreezeRotationX | RigidbodyConstraints.FreezeRotationZ;
   }

   void Update () {
      if (Input.GetKeyDown (KeyCode.A) && estaGirando == false) {
         rotacaoFinal = transform.localEulerAngles + new Vector3(0,-90,0);
         estaGirando = true;
         StartCoroutine ("TempoDeGiro");
      }else if (Input.GetKeyDown (KeyCode.D) && estaGirando == false) {
         rotacaoFinal = transform.localEulerAngles + new Vector3(0,90,0);
         estaGirando = true;
         StartCoroutine ("TempoDeGiro");
      }
      if (Input.GetKey (KeyCode.W)) {
         corpoRigido.velocity = transform.forward * velocidadeAndar;
      }else if (Input.GetKey (KeyCode.S)) {
         corpoRigido.velocity = -transform.forward * velocidadeAndar;
      }
      //
      if (estaGirando == true) {
         transform.rotation = Quaternion.RotateTowards (transform.rotation, Quaternion.Euler (rotacaoFinal), 6.0f);
      }
   }

   IEnumerator TempoDeGiro(){
      yield return new WaitForSeconds (0.5f);
      estaGirando = false;
   }
}
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DÚVIDA Re: [DÚVIDA] Movimentação

Mensagem por johnkaryu em Sex Maio 27, 2016 7:29 pm

Quase isso.
Mas tipo, quando aperta pra direita, ele já vira e anda pra direita.
Mas cara, muito obrigado, ficou milhões de vezes mais dinâmico que o meu sdahuadsh, muito melhor mesmo.
Eu não entendi como funciona, mas vou usar, e por seu nome nos créditos. dsahudsuh

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DÚVIDA Re: [DÚVIDA] Movimentação

Mensagem por johnkaryu em Sex Maio 27, 2016 7:35 pm

Mais ou menos igual o que o unity traz de exemplo mesmo, mas aquele é muito complexo pra mim. haha
Mas valeu Marcos, já vai deixar bem mais legal. haha

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DÚVIDA Re: [DÚVIDA] Movimentação

Mensagem por ismarspn em Sex Maio 27, 2016 8:03 pm

Cara, fiz esse script, dá uma olhada quem sabe te ajude(ou não):

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class ScriptCamera : MonoBehaviour {

   public Transform target;
   private Vector3 distanceLimit;
   public float distanceToMove;
   public float smoothToMove;

   // Use this for initialization
   void Start () {
      distanceLimit = new Vector3 (target.position.x + distanceToMove, transform.position.y, target.position.z + distanceToMove);
      this.transform.position = distanceLimit;
   }
   
   // Update is called once per frame
   void Update () {
      distanceLimit = new Vector3 (target.position.x + distanceToMove, transform.position.y, target.position.z + distanceToMove);
      transform.LookAt (target);
      this.transform.position = Vector3.MoveTowards (this.transform.position, distanceLimit, Time.deltaTime * smoothToMove);


   }
}
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DÚVIDA Re: [DÚVIDA] Movimentação

Mensagem por weslleyFx em Sex Maio 27, 2016 8:08 pm

bom talvez seja isso o que vc procura pelo que entendi
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

[RequireComponent(typeof(Rigidbody))]
public class CharacterControlller : MonoBehaviour
{
    public float speedWalk = 5;
    public float speedWalkRotation = 3;
    public CameraFollow cameraFollow;
  
    private Rigidbody m_RigidBody;
    private float calcRotation;
    private float calcDirection;


    void Start()
    {
        m_RigidBody = GetComponent<Rigidbody>();

        m_RigidBody.constraints = RigidbodyConstraints.FreezeRotationX;
        m_RigidBody.constraints = RigidbodyConstraints.FreezeRotationZ;
    }
 
    void Update()
    {
        CalcDirection();
    }

    void FixedUpdate()
    {
        PerformanceMoveForward(calcDirection);
        PerformanceRotationHorizontal(calcRotation);
        cameraFollow.FollowCharacter(transform);
    }

    private void PerformanceMoveForward(float calcDirection )
    {
        Vector3 newDirection = Vector3.Normalize(transform.forward) * calcDirection;
        m_RigidBody.MovePosition(m_RigidBody.position + newDirection * Time.deltaTime);
    }

    private void PerformanceRotationHorizontal(float rotation)
    {
        if (rotation == 0)
            return;
                
        Quaternion increaseRotarion = Quaternion.AngleAxis(rotation, Vector3.up);
        m_RigidBody.MoveRotation(m_RigidBody.rotation * increaseRotarion);
    }

    private void CalcDirection()
    {
         calcRotation = Input.GetAxisRaw("Horizontal") * speedWalkRotation;
         calcDirection = Input.GetAxisRaw("Vertical") * speedWalk;
    }
}


vc também vai precisar desse

Código:
using UnityEngine;
using System;

[System.Serializable]
public class CameraFollow
{
    public float speedMove = 10;
    public Camera m_Camera;
    public Vector3 offset = new Vector3(10,3,1);

    public void FollowCharacter(Transform character)
    {
        m_Camera.transform.position = Vector3.Lerp(m_Camera.transform.position, character.position + offset, speedMove * Time.deltaTime);
        m_Camera.transform.LookAt(character);
    }
}


vc tbm pode implementar isso no código vai fica show

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DÚVIDA Re: [DÚVIDA] Movimentação

Mensagem por weslleyFx em Sex Maio 27, 2016 8:10 pm

sim vc tbm terá que setar a câmera na classe
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DÚVIDA Re: [DÚVIDA] Movimentação

Mensagem por johnkaryu em Sex Maio 27, 2016 8:14 pm

O de câmera eu já fiz, só falta o da movimentação mesmo.

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DÚVIDA Re: [DÚVIDA] Movimentação

Mensagem por weslleyFx em Sex Maio 27, 2016 8:15 pm

então basta apagar as linha 9 e 33 da classe CharacterControlller
e estará pronto para uso
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DÚVIDA Re: [DÚVIDA] Movimentação

Mensagem por johnkaryu em Sex Maio 27, 2016 8:23 pm

Coloquei mas o personagem não anda.

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DÚVIDA Re: [DÚVIDA] Movimentação

Mensagem por weslleyFx em Sex Maio 27, 2016 8:49 pm

vc verifico os valores das variáveis ?
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DÚVIDA Re: [DÚVIDA] Movimentação

Mensagem por johnkaryu em Sex Maio 27, 2016 9:51 pm

Eu nem mexi no código, só apaguei as linhas referente a câmera mesmo.

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DÚVIDA Re: [DÚVIDA] Movimentação

Mensagem por johnkaryu em Ter Maio 31, 2016 1:12 am

Então caras, é isso aqui que eu procuro
Mas o que tá no asset store tem um código tão grande pra várias coisas, sem comentários, fiquei bem perdido. x.x

https://dl.dropboxusercontent.com/u/35774262/webpage/unity_demos/3rdCamOrbitFly/WebGL/index.html

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DÚVIDA Re: [DÚVIDA] Movimentação

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Maio 31, 2016 8:46 pm

Ué, mas novamente vou dizer... o Tird Person Controller que vem com a Unity é exatamente isto
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DÚVIDA Re: [DÚVIDA] Movimentação

Mensagem por johnkaryu em Ter Maio 31, 2016 9:40 pm

Sim sim, eu sei. haha
Mas tem muitas coisas a mais lá, eu não entendi muito bem.
Mas bom, eu vou ver o que da pra fazer uashda, valeu!

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