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[Resolvido] Fade in e fade out em botões, ou textos.

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Resolvido [Resolvido] Fade in e fade out em botões, ou textos.

Mensagem por Hardencio em Seg Maio 23, 2016 9:19 pm

Eae gurizada!!

Como faço pra fazer um fade nos meus botões ou em textos na Unity? 

Abraço


Última edição por Hardencio em Qua Jun 01, 2016 9:23 pm, editado 1 vez(es)
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Resolvido Re: [Resolvido] Fade in e fade out em botões, ou textos.

Mensagem por ismarspn em Seg Maio 23, 2016 10:48 pm

Se for UI tem 2 opções, ou você mexe la no color dos botões, no caso o alpha, e a outra é adicionando um canvas group, aí tem la um alpha que dá pra deixar um canvas completo em alpha de uma vez só.
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Resolvido Re: [Resolvido] Fade in e fade out em botões, ou textos.

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Maio 23, 2016 11:45 pm

Os botões ou textos já tem uma opção Fade, que geralmente vem com o valor 0.1 como padrão...

É um fade para quando você pressiona o botão... é deste tipo de fade que você está falando ou é para aparecer e desaparecer o botão?
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Resolvido Re: [Resolvido] Fade in e fade out em botões, ou textos.

Mensagem por RenanMSV em Ter Maio 24, 2016 2:55 am

se for UI use a função

http://docs.unity3d.com/ScriptReference/UI.Graphic.CrossFadeAlpha.html

Código:

public void CrossFadeAlpha(float alpha, float duration, bool ignoreTimeScale);

Sendo os parametros o valor alpha requerido, a duracao em segundos e a booleana ignorar Time.scale ( ou seja, se seu jogo estiver com time scale 5, a funçao será 5x mais rapida se a opcao for false. Se for true demorara sempre o tempo q vc colocou na função

Ex:

Código:
Texto.CrossFadeAlpha(0,1,true);
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Resolvido Re: [Resolvido] Fade in e fade out em botões, ou textos.

Mensagem por Hardencio em Seg Maio 30, 2016 8:44 pm

Seguinte: É pra ser uma historia, então quando inicio a scene tem um pedaço do texto, quando clico na tela, acontece o fade no texto, e aparece outro texto também com fade. Entenderam?
O mesmo com os botões. quando inicio a scene ele aparece com um fade, quando eu clico nele ele desaparece com o fade tbm.
Esses efeitos deixam o jogo bacana.
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Resolvido Re: [Resolvido] Fade in e fade out em botões, ou textos.

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Maio 30, 2016 11:30 pm

Nuss, isto? basta alterar a cor do texto...

O texto, assim como praticamente tudo na Unity trabalha com cores RGBA, ou seja:

R = vermelho
G = verde
B = azul
A = alpha (que é a transparência).

Basta mexer nesta transparência

Código:
public Text Texto;
   [Range(0,1)] public float intensidade;
   void Update(){
      Texto.color = new Color (Texto.color.r, Texto.color.g, Texto.color.b, intensidade);
   }
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Resolvido Re: [Resolvido] Fade in e fade out em botões, ou textos.

Mensagem por Hardencio em Ter Maio 31, 2016 9:24 am

Saquei Marcos, mas como que faço pra que quando eu clico na tela ele vai sumindo até desaparecer e apareça outro texto??
Estou usando esse input pra tocar na tela:


if (Input.anyKeyDown) {

}
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Resolvido Re: [Resolvido] Fade in e fade out em botões, ou textos.

Mensagem por RenanMSV em Ter Maio 31, 2016 12:24 pm

** Mensagem excluida **


Última edição por RenanMSV em Ter Maio 31, 2016 6:10 pm, editado 1 vez(es)
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Resolvido Re: [Resolvido] Fade in e fade out em botões, ou textos.

Mensagem por Hardencio em Ter Maio 31, 2016 5:11 pm

Funcionou man. Apenas quando você clica bem rápido os textos ficam indo por cima.
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Resolvido Re: [Resolvido] Fade in e fade out em botões, ou textos.

Mensagem por RenanMSV em Ter Maio 31, 2016 6:08 pm

Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;

public class TextEff : MonoBehaviour {
   public Text[] Txts;
   private int i = 0;
   public float FadeInTime = 0.5f,FadeOutTime = 0.5f;// tempo pro texto desaparecer
   public bool FadeIn=true,FadeOut=true;
   private bool fadding;

   void Start () {
      i = 0;
   }

   void Update () {
      if (Input.anyKeyDown && !fadding) {
         if (FadeOut) Txts [i].CrossFadeAlpha (0, FadeOutTime, true);
         fadding = true;
         StartCoroutine(DesativarObj());
      }
   
   }
   IEnumerator DesativarObj(){
      yield return new WaitForSeconds (FadeOutTime);
      Txts [i].gameObject.SetActive(false);
      if (i != (Txts.Length - 1)) {
         i++;
         Txts [i].gameObject.SetActive(true);
         if (FadeIn) Txts [i].CrossFadeAlpha (1, FadeInTime, true);
         fadding = false;
      }
   }
}

Arrumado. Configure como deseja. Tem como escolher o tempo de fade in ou fade out e habilitar ou desabilitar o efeito fade in ou fade out separadamente um do outro.
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Resolvido Re: [Resolvido] Fade in e fade out em botões, ou textos.

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Maio 31, 2016 8:40 pm

Hardencio escreveu:Saquei Marcos, mas como que faço pra que quando eu clico na tela ele vai sumindo até desaparecer e apareça outro texto??
Estou usando esse input pra tocar na tela:


if (Input.anyKeyDown) {

}

Com um Lerp ué

Mathf.Lerp
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Resolvido Re: [Resolvido] Fade in e fade out em botões, ou textos.

Mensagem por Hardencio em Qua Jun 01, 2016 9:17 pm

RenanMSV escreveu:
Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;

public class TextEff : MonoBehaviour {
 public Text[] Txts;
 private int i = 0;
 public float FadeInTime = 0.5f,FadeOutTime = 0.5f;// tempo pro texto desaparecer
 public bool FadeIn=true,FadeOut=true;
 private bool fadding;

 void Start () {
 i = 0;
 }

 void Update () {
 if (Input.anyKeyDown && !fadding) {
 if (FadeOut) Txts [i].CrossFadeAlpha (0, FadeOutTime, true);
 fadding = true;
 StartCoroutine(DesativarObj());
 }
 
 }
 IEnumerator DesativarObj(){
 yield return new WaitForSeconds (FadeOutTime);
 Txts [i].gameObject.SetActive(false);
 if (i != (Txts.Length - 1)) {
 i++;
 Txts [i].gameObject.SetActive(true);
 if (FadeIn) Txts [i].CrossFadeAlpha (1, FadeInTime, true);
 fadding = false;
 }
 }
}

Arrumado. Configure como deseja. Tem como escolher o tempo de fade in ou fade out e habilitar ou desabilitar o efeito fade in ou fade out separadamente um do outro.


Muito obrigado Renan!! Era exatamente isso que eu queria. Valeu, abraço.
Obrigado a todos que ajudaram também!
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