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[TUTORIAL] Acessar variáveis de outros scripts, variáveis estáticas (javaScript)

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TUTORIAL [TUTORIAL] Acessar variáveis de outros scripts, variáveis estáticas (javaScript)

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Set 20, 2014 12:42 am

É bem simples, vou mostrar com um exemplo ( JavaScript )...

Tenho este script com nome "script1" e tenho este codigo nele:

Código:

static var estatica : boolean;
function Start () {
estatica = true;
}

tenho outro script chamado "script2" e tenho este codigo nele

Código:

function Update () {
if(Input.GetKeyDown("f")){
script1.estatica = false;
}
}

com isto, se eu apertar f, a variavel que está no script 1 se tornará falsa...

resumindo, para acessar variaveis de outros scripts, a variavel tem que ser estatica ( static ) e voce usa este metodo para acessa-la

NomeDoScript.NomeDaVariavel

simples


Última edição por MarcosSchultz em Qua Dez 28, 2016 10:30 pm, editado 2 vez(es)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Acessar variáveis de outros scripts, variáveis estáticas (javaScript)

Mensagem por Guilherme_cj852 em Dom Out 11, 2015 9:50 pm

Tem como eu acessar a variavel de um script javascript, em um script C#?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Acessar variáveis de outros scripts, variáveis estáticas (javaScript)

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Out 11, 2015 10:14 pm

Tem sim, más cara, NÃO FAÇA ISSO

Programe apenas em uma linguagem... Não misture, pois isto gera perca de desempenho e também bagunça as coisas...

Opte por variaveis estáticas para comunicar-se de script para script, ou melhor, utilize variáveis públicas, e acesse elas através do "GetComponent"
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Acessar variáveis de outros scripts, variáveis estáticas (javaScript)

Mensagem por Guilherme_cj852 em Dom Out 11, 2015 10:23 pm

Eu so programo em c#, mais eu queria acessar a variavel "maxForwardSpeed" do script "CharacterMotor" q é do first person controller da unity ai é em javascript, eu queria fazer isso pra criar um script proprio de correr, e se cansar e tals
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Acessar variáveis de outros scripts, variáveis estáticas (javaScript)

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Out 11, 2015 10:29 pm

Ainda utiliza Unity 4? Unity 5 é tudo em C#
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Acessar variáveis de outros scripts, variáveis estáticas (javaScript)

Mensagem por Guilherme_cj852 em Dom Out 11, 2015 10:35 pm

Eu to na unity 4, eu tinha atualizado pra unity 5, mais no outro dia quando fui abrir ela, so tinha a unity 4 instalada, e minha net n é mt boa, então so vou atualizar pra unity 5 dps.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Acessar variáveis de outros scripts, variáveis estáticas (javaScript)

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Out 11, 2015 10:45 pm

Cara, não aconselho se manter muito na Unity 4...

A unity 5 tem TUDO que a Unity 4 PRO tem, inclusive efeitos de camera, Oclusion para otimização, física 3x mais leve que a Unity 4 (3x mesmo ), entre outras coisas. E totalmente free...

O quanto antes puder atualizar, faça!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Acessar variáveis de outros scripts, variáveis estáticas (javaScript)

Mensagem por Guilherme_cj852 em Dom Out 11, 2015 10:48 pm

uma coisa q me desanima um pouco d atualizar é o fato de algumas coisas estarem com outra nomenclatura na unity 5, por exemplo: eu demorei um tempão pra conseguir achar a janela Render Settings na unity 5
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Acessar variáveis de outros scripts, variáveis estáticas (javaScript)

Mensagem por rafaelllsd em Sex Dez 18, 2015 1:04 pm

Estou aprendendo C#, e para acessar a variável de C# para C# é static também?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Acessar variáveis de outros scripts, variáveis estáticas (javaScript)

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Dez 18, 2015 1:53 pm

@rafaelllsd escreveu:Estou aprendendo C#, e para acessar a variável  de C# para C# é static também?

Depende cara, você pode acessar variáveis públicas de outros script através do GetComponent, más também pode utilizar o static, exemplo:

Código:
public static float valor;

agora basta usar o nomeDoScript.NomeDaVariavel e acessa-la normalmente :D
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Acessar variáveis de outros scripts, variáveis estáticas (javaScript)

Mensagem por RenanMSV em Dom Dez 20, 2015 11:23 pm

O uso das estaticas em comparacao com o getcomponent é mais vantajoso em questao de desempenho?

Um monte de estatiscas sendo lidas e escritas VS um monte de getcomponent...
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Acessar variáveis de outros scripts, variáveis estáticas (javaScript)

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Dez 20, 2015 11:28 pm

@RenanMSV escreveu:O uso das estaticas em comparacao com o getcomponent é mais vantajoso em questao de desempenho?

Um monte de estatiscas sendo lidas e escritas VS um monte de getcomponent...

Depende da maneira que você utilizar... Más de maneira geral, usar static é mais facil porém quase sempre desvantajoso, por 2 motivos.

1 - É mais pesado
2 - É uma variável única e estática, então você não pode utilizar o mesmo script para vários objetos na cena.

Por exemplo: Eu tenho uma porta, e nela uma variável pública. Se eu utilizar GetComponent, eu vou afetar apenas a variável daquele objeto que eu estou lidando, e isto permite que eu tenha vários objetos com o mesmo script, más cada um vai agir separadamente. Já se a variável é do tipo estática, já era, pois o que acontece em uma, irá acontecer a todas, Então se você tem uma variável estática que controla se a porta está aberta ou fechada, este parametro será passado para todos os objetos da cena que contem o mesmo script.


De maneira geral, prefiro 10x mais utilizar GetComponent do que Static... Static é mais para coisas como a vida do Player, ou parâmetros únicos que devem ser acessados sem referência, ai você usa static, más se não, use GetComponent.
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TUTORIAL (DUVIDA) Sobre public em c#

Mensagem por Mauricio Maggot em Sab Fev 27, 2016 9:29 pm

Marcos, se eu colocar esses script(no public) dá para colocar uma imagem no local do Inspector?
Código:
 public GameObject Objeto Imagem;
 
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Acessar variáveis de outros scripts, variáveis estáticas (javaScript)

Mensagem por hellkiller em Sab Fev 27, 2016 9:45 pm

Use Isto para imagens,textos,etc.
Coloque isso em cima do script:
Código:

using UnityEngine.UI;
E isso onde bota as variaveis normalmente
Código:

    public Image Test;
se for para poder pegar e so colocar o static,assim
Código:

static public Image Test;
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TUTORIAL Resposta.

Mensagem por Mauricio Maggot em Dom Fev 28, 2016 6:53 pm

@hellkiller escreveu:Use Isto para imagens,textos,etc.
Coloque isso em cima do script:
Código:

using UnityEngine.UI;
E isso onde bota as variaveis normalmente
Código:

    public Image Test;
se for para poder pegar e so colocar o static,assim
Código:

static public Image Test;

Ok!E se eu usar esse script presta?
Código:
using UnityEngine
using System.Collections
using UnityEngine.UI

public GameObject Imagem;

Vai prestar o script se puder tirar a duvida agradeço :D
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Acessar variáveis de outros scripts, variáveis estáticas (javaScript)

Mensagem por MárcioVictor em Seg Jul 11, 2016 12:37 am

Marcos como eu consigo acessar as variáveis do FirstPersonalController do Unity 5? eu usei o using UnityStandardAssets.Characters.FirstPerson; e consegui ligar e desligar o Controller (da mesma forma que voce fez no Script de pause), mas acessar as variáveis eu não consegui, queria mudar a velocidade de movimentação do personagem através de um menu de configuração. Abri o script do FirstPersonalController mas não entendi quase nada, as variáveis são declaradas:  [SerializeField] private float m_WalkSpeed; e mesmo sendo private aparecem no Inspector, mas por script não consigo acessar. Se puder dar uma luz aí.

Editando
RESOLVIDO: Consegui aqui, é só editar o FirstPersonalController deletando o [SerializeField] private e colocando public, que depois pode ser acessado como variável de outro script qualquer e funciona de boa.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Acessar variáveis de outros scripts, variáveis estáticas (javaScript)

Mensagem por Weslley em Seg Jul 11, 2016 8:41 am

@MárcioVictor escreveu:Marcos como eu consigo acessar as variáveis do FirstPersonalController do Unity 5? eu usei o using UnityStandardAssets.Characters.FirstPerson; e consegui ligar e desligar o Controller (da mesma forma que voce fez no Script de pause), mas acessar as variáveis eu não consegui, queria mudar a velocidade de movimentação do personagem através de um menu de configuração. Abri o script do FirstPersonalController mas não entendi quase nada, as variáveis são declaradas:  [SerializeField] private float m_WalkSpeed; e mesmo sendo private aparecem no Inspector, mas por script não consigo acessar. Se puder dar uma luz aí.

Editando
RESOLVIDO: Consegui aqui, é só editar o FirstPersonalController deletando o [SerializeField] private e colocando public, que depois pode ser acessado como variável de outro script qualquer e funciona de boa.

[SerializeField] e um atributo ele força serializar um campo privado assim tornando visível no inspector
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Mensagem por Marc7 em Seg Jul 11, 2016 2:51 pm

MarcosSchultz, se eu tenho por ex. em um script "scriptA" a variavel public float valor;   e dentro de um script "scriptB" eu quero acessar essa variavel valor, se eu escrever:

var qualquerNome = GameObject. FindGameObjectWithTag("x")getComponent<scriptA>().valor;


está certo fazer assim?
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Mensagem por MárcioVictor em Seg Jul 11, 2016 4:05 pm

@Marc7 escreveu:MarcosSchultz, se eu tenho por ex. em um script "scriptA" a variavel public float valor;   e dentro de um script "scriptB" eu quero acessar essa variavel valor, se eu escrever:

var qualquerNome = GameObject. FindGameObjectWithTag("x")getComponent<scriptA>().valor;


está certo fazer assim?
Não está quase certo, vc precisa Buscar o objeto que carrega o script (melhor buscar pelo nome pq pode ter mais de um objeto com a mesma tag e vai dar problema) e depois dar GetComponent no Script e depois acessar a variável que vc quer. 
Ficaria assim:


Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class scriptB : MonoBehaviour {

    public float QualquerNome;

    void Update () {

        QualquerNome = GameObject.Find ("NomeDoObjetoQueCarregaoOscriptA").GetComponent<scriptA>().valor;

  }
}

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Mensagem por Weslley em Seg Jul 11, 2016 7:03 pm

Eu costuma fazer uma classe que saiba quem e quem a sim fica mais fácil e organizado
e crio uma variável estática da classe em si assim posso acessar as classe sem problema

Exemplo

Código:
public class Behaviour : MonoBehaviour
{
  public ClasseA classeA;
  public ClasseB classeB;
  public ClasseC classeC;

  public static instance;

  void Awake()
  {
     instance = this;
  }

}

Código:
public class Exemplo: MonoBehaviour
{
    public ClasseA classeA;
    
    void Start()
    {
        classeA = Behaviour.instance.classeA;
    }
}
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Mensagem por Marc7 em Qua Jul 13, 2016 3:44 am

MárcioVictor, realmente escrevendo QualquerNome = GameObject.Find("NomeDoObjetoQueCarregaoOscriptA").GetComponent<scriptA>().valor;   funcionou!




Agora weslleyFx, não entendi bem essa possibilidade que vc sugere, escreva um script como se fosse para funcionar para valer, aí eu testo aqui no unity.
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Mensagem por Marc7 em Seg Jul 18, 2016 4:14 pm

Boa tarde pessoal!

Criei aqui um menu de configurações onde eu seleciono o numero de vidas.
Já defini os scripts para que , quando eu apertar para trás ou para frente, esse numero muda dentro do menu, aí o que na verdade muda é o texto do UI text refente a esse numero.

quero que o numero de vidas que vai aparecer durante o jogo na tela seja o numero que eu selecionei lá no menu configurações.

o painel HUD que criei com as vidas está em uma cena, já o texto numero de vidas está em outra.
como faço para acessar um objeto ou variavel de outra cena diferente?


por exemplo, no meu script a variavel referente à vida está assim:

public int player = 3;


agora, em outro script dentro de outra cena, o codigo para fazer aparecer as vidas na tela está assim:

using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
using System.Collections;

public class LifeManager : MonoBehaviour {

    public static int life;

    private Text number;

    void Awake() {
        number = GetComponent<Text>();
        life = 3;
    }

    void Update() {
        number.text = "" + life;
    }
}



reparem que o valor 3 já está definido, sempre será esse valor 3 de vidas, mas eu quero que ele seja o valor que eu definir lá no meu.
alguém pode me ajudar?
desculpe se não fui muito claro
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Mensagem por RenanMSV em Seg Jul 18, 2016 4:27 pm

arruma o script com o
Código:
script aqui
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Mensagem por Marc7 em Seg Jul 18, 2016 4:34 pm

como que eu faço para digitar o script dessa forma? tenho tentado fazer isso..
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Mensagem por Marc7 em Seg Jul 18, 2016 4:35 pm

Código:
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
using System.Collections;

public class LifeManager : MonoBehaviour {

    public static int life;

    private Text number;

    void Awake() {
        number = GetComponent();
        life = 3;
    }

    void Update() {
        number.text = "" + life;
    }
}

ok era só usar o Code!

agora, como eu faço esse efeito descrito acontecer?
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Mensagem por MarcosSchultz em Seg Jul 18, 2016 4:51 pm

Você não colocou o script corretamente...

Copie direto do editor de códigos que você usa para a caixinha que tem o símbolo {} aqui no fórum... do contrário ele perderá o componente.
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Mensagem por Marc7 em Seg Jul 18, 2016 10:51 pm

Código:
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
using System.Collections;

public class LifeManager : MonoBehaviour {

    public static int life;

    private Text number;

    void Awake() {
        number = GetComponent<Text>();
        life = 3;
    }

    void Update() {
        number.text = "" + life;
    }
}


Marcos obrigado por avisar, copiei o codigo direto de dentro do Visual Studio e colei.
é isso mesmo?
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Mensagem por MarcosSchultz em Qua Jul 20, 2016 2:33 pm

Hmm, pelo que entendi você está tentando manter informações entre cenas... Existem vários métodos de fazer isto, pode ser utilizando PlayerPrefs, DontDestroyOnLoad, banco de dados, etc, etc... o meu preferido é aquele que eu utilizei neste tutorial:

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Mensagem por YuryVerley em Qua Dez 28, 2016 3:05 pm

Queira Saber como faço para editar o script FirstPersonController da unity 5.

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Mensagem por Weslley em Qua Dez 28, 2016 3:16 pm

Ué, não entendi brother editar e só abrir no mono ou no Vs '-'
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Mensagem por JohnRambo em Qua Dez 28, 2016 3:28 pm

Como nosso amigo weslleyFx disse se você quiser editá-lo diretamente apenas dê dois cliques sobre ele na aba project. mas se você quiser acessá-lo indiretamente, ou seja, por meio de outro script você precisa importar esta biblioteca no script que você usara para acessar o script FirstPersonController:



Código:
using UnityStandardAssets.Characters.FirstPerson;
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Mensagem por MarcosSchultz em Qua Dez 28, 2016 10:32 pm

@YuryVerley escreveu:Queira Saber como faço para editar o script FirstPersonController da unity 5.

Neste tutorial eu edito o personagem:

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Mensagem por zZAndersonZz em Qua Mar 08, 2017 7:48 pm

Eu não sei se é contra as regras comentar aqui após tanto tempo, mais eu gostaria de agradecer, pois esse negocio de acessar variável de outro script é muito bom!
"NomeDoScript.NomeDaVariavel" Cheers
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Mensagem por MarcosSchultz em Qui Mar 09, 2017 12:54 am

@zZAndersonZz escreveu:Eu não sei se é contra as regras comentar aqui após tanto tempo, mais eu gostaria de agradecer, pois esse negocio de acessar variável de outro script é muito bom!
"NomeDoScript.NomeDaVariavel" Cheers

É MUITO útil... só tem que cuidar para não usar em códigos que vão em mais de um objeto... ai tem que optar por utilizar GetComponent :D
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Mensagem por tom ramber em Dom Ago 20, 2017 11:11 am

Olá Marcos, Tenho um script de armas Onde minha munição tem valor (x), então através de outro script gostaria de acessar a variável  e alterar O valor adicionando munição através de um código ou ao apertar uma tecla por exemplo. ...da pra fazer?
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Mensagem por MarcosSchultz em Qui Ago 24, 2017 7:10 pm

@tom ramber escreveu:Olá Marcos, Tenho um script de armas Onde minha munição tem valor (x), então através de outro script gostaria de acessar a variável  e alterar O valor adicionando munição através de um código ou ao apertar uma tecla por exemplo. ...da pra fazer?

Da sim... cria a variável como estática, e acessa ela usando "nomeDoScript.nomeDaVariavel"
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Mensagem por tom ramber em Qui Ago 24, 2017 9:47 pm

Valeu Marcos ,consegui fazer o que eu queria com ajuda da video aula n¤ 3 da série em C#....
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