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[TUTORIAL] Como salvar dados em arquivos de texto .txt, .ini ou . qualquer coisa.

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TUTORIAL [TUTORIAL] Como salvar dados em arquivos de texto .txt, .ini ou . qualquer coisa.

Mensagem por RenanMSV em Ter Maio 10, 2016 6:56 pm


Olá, a pouco tempo fiz um tutorial sobre como salvar dados em um banco de dados. Este método é o mais recomendado porém salvar dados em arquivos de texto talvez seja o mais recomendado para configurações do seu jogo. Assim, um usuario pode compartilhar o arquivo com outros usuarios.
Elaborei um script simples ( e quando eu digo simples é simples mesmo ).


Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;
using System.IO;

// Padrão de nossos arquivos !

// Tela Cheia : Linha 1.
// Graficos : Linha 2.
// Resolução X : Linha 3.
// Resolucao Y : Linha 4.

public class INI : MonoBehaviour {
 public string[] CFG; // Declaramos nossa variavel que irá conter as configurações do usuario.
 private string linha; // Aqui declaramos uma variavel que irá receber o valor de cada linha do arquivo
 private StreamReader sr; // Aqui declaramos um leitor de arquivos para ser usado em todas funções
 private StreamWriter sw; // Aqui declaramos um escritor de arquivos para ser usado em todas funções

 void Reset(){
 CFG = new string[4]; // Declarando o tamanho da Array, aqui deve ser colocado o tamanho de configurações que seu arquivo deve ter. No caso deste exemplo é 4.
 }
 void Start () {
 if (!File.Exists(Application.dataPath + "/CFG.ini")) CriarArquivoDeCFG(); // Se o arquivo de configuração não existir você CHAMA A FUNÇÃO que irá criar ele e ja escrever valores padroes.
 LerArquivoDeCFG (); // Iremos ler e salvar as configuracoes do arquivo
 MostrarValoresDeCFG (); // Iremos mostrar em um log essas configuracoes
 UtilizarValoresDeCFG (); // Iremos usar algumas destas configuracoes
 //Debug.Log("Pronto!");
 }
 public void CriarArquivoDeCFG(){
 //File.Create (Application.dataPath + "/CFG.ini");
 StreamWriter sw = new StreamWriter (Application.dataPath + "/CFG.ini"); // Iremos declarar qual arquivo queremos criar (escrever)
 sw.WriteLine ("true"); // Linha 1. Aqui é bem simples, apenas chamamos a funcao WriteLine. Ela irá escrever linhas embaixo de linhas. Então o arquivo será escrito na ordem que voce quiser.
 sw.WriteLine ("1"); // Linha 2. Valores padrão!
 sw.WriteLine ("1024"); // Linha 3
 sw.WriteLine ("768"); // Linha 4
 sw.Close (); // Fechamos o arquivo (o salvando). Ja poderemos encontrar o arquivo na pasta do jogo
 }
 public void LerArquivoDeCFG(){
 StreamReader sr = new StreamReader(Application.dataPath + "/CFG.ini"); // Declaramos qual arquivo queremos ler.
 int t = 0; // Declaramos um index para ser usado no while.
 while ((linha = sr.ReadLine()) != null){ // Enquanto linha for diferente de null ou seja a linha existe  iremos
 CFG[t] = linha; //  Setamos os valores em nossa array.
 t++; // Aumentamos o indice em 1.
 }
 sr.Close (); // Fechamos o arquivo.
 }
 public void MostrarValoresDeCFG(){
 Debug.Log ("Tela Cheia: " + CFG[0] + ". Graficos: " + CFG[1] + ". Resolução: " + CFG[2] + "x" + CFG[3] + ".");
 }
 public void UtilizarValoresDeCFG(){
 bool tlcheia = (CFG [0] == "true"); // Verificamos se a variavel de tela cheia está true no arquivo
 Screen.SetResolution (int.Parse (CFG [2]), int.Parse (CFG [3]), tlcheia); // Setamos a resolucao e se tem tela cheia ou não.
 }
}


Última edição por RenanMSV em Ter Maio 10, 2016 7:01 pm, editado 1 vez(es)

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como salvar dados em arquivos de texto .txt, .ini ou . qualquer coisa.

Mensagem por weslleyFx em Ter Maio 10, 2016 7:00 pm

RenanMSV escreveu:

Olá, a pouco tempo fiz um tutorial sobre como salvar dados em um banco de dados. Este método é o mais recomendado porém salvar dados em arquivos de texto talvez seja o mais recomendado para configurações do seu jogo. Assim, um usuario pode compartilhar o arquivo com outros usuarios.
Elaborei um script simples ( e quando eu digo simples é simples mesmo ).


Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;
using System.IO;

// Padrão de nossos arquivos !

// Tela Cheia : Linha 1.
// Graficos : Linha 2.
// Resolução X : Linha 3.
// Resolucao Y : Linha 4.

public class INI : MonoBehaviour {
 public string[] CFG; // Declaramos nossa variavel que irá conter as configurações do usuario.
 private string linha; // Aqui declaramos uma variavel que irá receber o valor de cada linha do arquivo
 private StreamReader sr; // Aqui declaramos um leitor de arquivos para ser usado em todas funções
 private StreamWriter sw; // Aqui declaramos um escritor de arquivos para ser usado em todas funções

 void Reset(){
 CFG = new string[4]; // Declarando o tamanho da Array, aqui deve ser colocado o tamanho de configurações que seu arquivo deve ter. No caso deste exemplo é 4.
 }
 void Start () {
 if (!File.Exists(Application.dataPath + "/CFG.ini")) CriarArquivoDeCFG(); // Se o arquivo de configuração não existir você CHAMA A FUNÇÃO que irá criar ele e ja escrever valores padroes.
 LerArquivoDeCFG (); // Iremos ler e salvar as configuracoes do arquivo
 MostrarValoresDeCFG (); // Iremos mostrar em um log essas configuracoes
 UtilizarValoresDeCFG (); // Iremos usar algumas destas configuracoes
 //Debug.Log("Pronto!");
 }
 public void CriarArquivoDeCFG(){
 //File.Create (Application.dataPath + "/CFG.ini");
 StreamWriter sw = new StreamWriter (Application.dataPath + "/CFG.ini"); // Iremos declarar qual arquivo queremos criar (escrever)
 sw.WriteLine ("true"); // Linha 1. Aqui é bem simples, apenas chamamos a funcao WriteLine. Ela irá escrever linhas embaixo de linhas. Então o arquivo será escrito na ordem que voce quiser.
 sw.WriteLine ("1"); // Linha 2. Valores padrão!
 sw.WriteLine ("1024"); // Linha 3
 sw.WriteLine ("768"); // Linha 4
 sw.Close (); // Fechamos o arquivo (o salvando). Ja poderemos encontrar o arquivo na pasta do jogo
 }
 public void LerArquivoDeCFG(){
 //string Readfile = new string[File.ReadAllLines(Application.dataPath + "/CFG.ini").Length];
 StreamReader sr = new StreamReader(Application.dataPath + "/CFG.ini"); // Declaramos qual arquivo queremos ler.
 int t = 0; // Declaramos um index para ser usado no while.
 while ((linha = sr.ReadLine()) != null){ // Enquanto linha for diferente de null ou seja a linha existe  iremos
 CFG[t] = linha; //  Setamos os valores em nossa array.
 t++; // Aumentamos o indice em 1.
 }
 sr.Close (); // Fechamos o arquivo.
 }
 public void MostrarValoresDeCFG(){
 Debug.Log ("Tela Cheia: " + CFG[0] + ". Graficos: " + CFG[1] + ". Resolução: " + CFG[2] + "x" + CFG[3] + ".");
 }
 public void UtilizarValoresDeCFG(){
 bool tlcheia = (CFG [0] == "true"); // Verificamos se a variavel de tela cheia está true no arquivo
 Screen.SetResolution (int.Parse (CFG [2]), int.Parse (CFG [3]), tlcheia); // Setamos a resolucao e se tem tela cheia ou não.
 }
}


Muito bom

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como salvar dados em arquivos de texto .txt, .ini ou . qualquer coisa.

Mensagem por luKkaSs em Sex Maio 13, 2016 9:08 am

Muito bom msm esse script! 
mais ai vei a duvida, como ler algo assim?
Código:
id, valor
0, 15
1, 54
ou seja acessar o valor de um id dentro do arquivo, ou melhor ler(escreve) um arquivo com mais de uma coluna

luKkaSs
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como salvar dados em arquivos de texto .txt, .ini ou . qualquer coisa.

Mensagem por RenanMSV em Sex Maio 13, 2016 5:46 pm

Vamos considerar que escrevemos este arquivo aqui:

Código:

fullscreen : true
graphicslevel : 1
width : 1024
height : 768

Para fazer a leitura correta basta:

Ao recuperar a linha utilizar o método Split e o Trim. Assim:

Código:

string[] value = linha.Split(':');
value [0] = value [0].Trim ();
value [1] = value [1].Trim ();
print(value[0] + value[1]);

Perceba que com o método Split separamos a string da linha de nosso arquivo pelo char ":", ou seja em cada linha de seu arquivo value[0] vai guardar o ID e value[1] vai guardar o valor!.
Perceba que usamos o método Trim. Ele vai tirar os espaços desnecessários da string. É necessário pois nosso arquivo foi salvo usando espaços entre ":" para ficar melhor pra ler e entender o arquivo.

Resultado exemplo:
Código:

value[0] = "fullscreen"; //ID
value[1] = "true"; //valor

Agora voce só precisa verificar o ID e guardar o valor em uma variavel compativel com o id.


PS: Eu usei o ID como string porque pra mim é mais amigavel. Mas voce pode usar numeros tambem, use o Parse para transformar a string em inteiro.

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