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[Unity 5] Instanciar objetos onde mouse mira

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DÚVIDA [Unity 5] Instanciar objetos onde mouse mira

Mensagem por ScorpionG4mer em Seg Maio 09, 2016 7:55 pm

Queria saber como instanciar objetos onde o mouse está mirando, só isso

Código:
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
using System.Collections;

public class Bala : MonoBehaviour {
   private Vector3 forçaBala;
   public Rigidbody bala;
   // Use this for initialization
   void Start () {
      forçaBala.z = 50;
   }

   // Update is called once per frame
   void Update () {
      bala.AddForce (forçaBala, ForceMode.Acceleration);
      bala.constraints = RigidbodyConstraints.FreezePositionY;
   }

}

Aliás weslley, eu não achei maneiras muito eficazes de fazer a bala com raycast, então usei o própio corpo rigido de cada bala para lança-la, usei o raycast pra determinar se um objeto pode ou não ser destruido, tipo para não ocorrer do player atirar no chão por exemplo e ele ser destruido entende ?

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DÚVIDA Re: [Unity 5] Instanciar objetos onde mouse mira

Mensagem por weslleyFx em Seg Maio 09, 2016 8:03 pm

Como a sim não acho maneiras eficazes de fazer a bala
na verdade o raycast não e a bala em si mais o que vai detectar se colidiu com o objeto o que sai da bala e somente digamos "Um efeito " chamado muzzle 

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DÚVIDA Re: [Unity 5] Instanciar objetos onde mouse mira

Mensagem por John Rambo em Seg Maio 09, 2016 9:26 pm

ScorpionG4mer escreveu:Queria saber como instanciar objetos onde o mouse está mirando, só isso

Código:
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
using System.Collections;

public class Bala : MonoBehaviour {
 private Vector3 forçaBala;
 public Rigidbody bala;
 // Use this for initialization
 void Start () {
 forçaBala.z = 50;
 }

 // Update is called once per frame
 void Update () {
 bala.AddForce (forçaBala, ForceMode.Acceleration);
 bala.constraints = RigidbodyConstraints.FreezePositionY;
 }

}

Aliás weslley, eu não achei maneiras muito eficazes de fazer a bala com raycast, então usei o própio corpo rigido de cada bala para lança-la, usei o raycast pra determinar se um objeto pode ou não ser destruido, tipo para não ocorrer do player atirar no chão por exemplo e ele ser destruido entende ?

Cara deixa eu ver se eu entendi:

a única coisa que voce quer é fazer um sistema decente de tiro usando raycast? porque se for eu sei exatamente aonde está o que vc procura!!

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DÚVIDA Re: [Unity 5] Instanciar objetos onde mouse mira

Mensagem por ScorpionG4mer em Seg Maio 09, 2016 10:20 pm

John Rambo escreveu:
Cara deixa eu ver se eu entendi:

a única coisa que voce quer é fazer um sistema decente de tiro usando raycast? porque se for eu sei exatamente aonde está o que vc procura!!
Tipo eu fiz um sisteminha com base no que o weslley me ensino do raycast, 
Código:
collidedInObject = Physics.Raycast (ray, out hit, bulletDistance);

      raio = Camera.main.ScreenPointToRay (new Vector3 (Screen.width / 2, Screen.height / 2));
      if (pickupWeapon == true) {
         if (collidedInObject == true)
         {
            GameObject destroyThisObject = hit.collider.gameObject;         
            if (Input.GetMouseButton (0) && currentMunition > 0)
            {
               GameObject shot = Instantiate (bala) as GameObject;
               shot.transform.position = new Vector3 (bulletExit.transform.position.x, bulletExit.transform.position.y, bulletExit.transform.position.z);
               Atirou ();
               if (destroyThisObject.tag == "Terreno") {
                  Debug.LogError ("Esse objeto não pode ser destruido");
               } else {
                  Destroy (destroyThisObject);
               }
Isso manda um raio na distância de bulletDistance, e pega o hit que seria o objeto que colidiu, depois verifica se pickupWeapon é verdadeiro, ou seja se o player pegou a arma, depois se o raio esta se colidindo com algo, ai eu crio uma váriavel temporária, que vai armazenar o que o hit se retorno, então verifico se estou apertando o botão do mouse esquerdo e se tenho munição, ai é instanciado uma bala, que tem a posição de bulletExit, que é o cano da arma, depois é chamado a void Atirou que é responsável pela contagem de balas, depois verifica se o objeto que a váriavel temporária está armazenado tem a tag Terreno, se tem é debugado no console que esse objeto não pode ser destruido, se for qualquer outra, é destruido, é um sistema primitivo mas que por agora funciona bem, isso eu já tenho pronto, o que eu quero é que as balas no script da bala, seja adicionado a força a direção que o mouse está, tipo se mouse está pra cima então é adicionado a força referente a posição do mouse, esse é o script que tenho da bala:
Código:
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
using System.Collections;

public class Bala : MonoBehaviour {
   private Vector3 forçaBala;
   public Rigidbody bala;
   // Use this for initialization
   void Start () {
      forçaBala.z = 50;
   }

   // Update is called once per frame
   void Update () {
      bala.AddForce (forçaBala, ForceMode.Acceleration);
      bala.constraints = RigidbodyConstraints.FreezePositionY;
   }

}

até o momento ele só faz com que todos os clones da bala sejam jogados no eixo z, e é congelado o eixo y para que as balas não caiam, porém logo vou tirar isso, só estou tentando encontrar a fórmula pra desutilizar esse comando, até porque ele faz com que a bala não suba nem desça, enfim ele adiciona a força e só, eu queria que ele adicionasse a força ao eixo correspondente do mouse, tipo o Input.mousePosition, porém como aplicar isso nesse script(se é possível), isso que quero para ser especifico

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DÚVIDA Re: [Unity 5] Instanciar objetos onde mouse mira

Mensagem por John Rambo em Seg Maio 09, 2016 10:55 pm


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DÚVIDA Re: [Unity 5] Instanciar objetos onde mouse mira

Mensagem por ScorpionG4mer em Seg Maio 09, 2016 11:05 pm

Bom tem um pouco a ver, mas não é isso que eu procuro, isso faz um sistema de vida inimiga e dano da bala, eu já sei fazer isso, como disse quero que a bala saia com velocidade do seu ponto inicial, referente a onde o mouse mira, mas obrigado de qualquer forma Very Happy

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DÚVIDA Re: [Unity 5] Instanciar objetos onde mouse mira

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Maio 09, 2016 11:25 pm

Pelo que eu entendi, seria algo assim?

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Atirar : MonoBehaviour {

   public GameObject prefabBala; // o prefab da bala obrigatoriamente precisa ter um rigidbody
   public float forcaDaBala = 100, tempoDaBala = 10;

   void Update () {
      if (Input.GetMouseButtonDown (0)) {
         GameObject projetil = Instantiate (prefabBala, transform.position, transform.rotation)as GameObject;
         projetil.GetComponent<Rigidbody> ().AddForce (transform.forward*forcaDaBala, ForceMode.Impulse);
         Destroy (projetil, tempoDaBala);
      }
   }
}

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DÚVIDA Re: [Unity 5] Instanciar objetos onde mouse mira

Mensagem por ScorpionG4mer em Ter Maio 10, 2016 12:12 pm

MarcosSchultz escreveu:Pelo que eu entendi, seria algo assim?

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Atirar : MonoBehaviour {

 public GameObject prefabBala; // o prefab da bala obrigatoriamente precisa ter um rigidbody
 public float forcaDaBala = 100, tempoDaBala = 10;

 void Update () {
 if (Input.GetMouseButtonDown (0)) {
 GameObject projetil = Instantiate (prefabBala, transform.position, transform.rotation)as GameObject;
 projetil.GetComponent<Rigidbody> ().AddForce (transform.forward*forcaDaBala, ForceMode.Impulse);
 Destroy (projetil, tempoDaBala);
 }
 }
}
Em prática isso funciona porém istancia a bala em uma cordenada apenas, eu quero que seja instanciada a frente do cano da arma, isso que eu tentei fazer:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Bala : MonoBehaviour {

 public GameObject prefabBala; // o prefab da bala obrigatoriamente precisa ter um rigidbody
 public float forcaDaBala = 100, tempoDaBala = 10;
 public GameObject bulletExit;
 void Update () {
 if (Input.GetMouseButtonDown (0)) {
 GameObject projetil = Instantiate (prefabBala, new Vector3(bulletExit.transform.position.x, bulletExit.transform.position.y,bulletExit.transform.position.z),transform.rotation)as GameObject;
 projetil.GetComponent<Rigidbody> ().AddForce (transform.forward*forcaDaBala, ForceMode.Impulse);
 Destroy (projetil, tempoDaBala);
 }
Mas não funcionou, a partir dai a bala nem instancia

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DÚVIDA Re: [Unity 5] Instanciar objetos onde mouse mira

Mensagem por ScorpionG4mer em Ter Maio 10, 2016 12:30 pm

Agora acabei de perdeber, alterei o script fazendo com que quando a bala nasce ela ganha a força de 20, mesmo assim ela sempre vai pro eixo X, eu quero fazer com que ele vá pra onde o mouse aponta, veja o script:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Bala : MonoBehaviour {

   public GameObject prefabBala; // o prefab da bala obrigatoriamente precisa ter um rigidbody
   public float forcaDaBala = 20, tempoDaBala = 10;

   void Start()
   {
      prefabBala.GetComponent<Rigidbody>().AddForce(transform.forward*forcaDaBala, ForceMode.Impulse);
   }
   void Update () {
         
   }
}
o Add force manda ela pra X, o que eu faço pra mudar isso, pra colocar a posição do mouse como referencia a bala

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DÚVIDA Re: [Unity 5] Instanciar objetos onde mouse mira

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Maio 11, 2016 12:15 am

ScorpionG4mer escreveu:Agora acabei de perdeber, alterei o script fazendo com que quando a bala nasce ela ganha a força de 20, mesmo assim ela sempre vai pro eixo X, eu quero fazer com que ele vá pra onde o mouse aponta, veja o script:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Bala : MonoBehaviour {

 public GameObject prefabBala; // o prefab da bala obrigatoriamente precisa ter um rigidbody
 public float forcaDaBala = 20, tempoDaBala = 10;

 void Start()
 {
 prefabBala.GetComponent<Rigidbody>().AddForce(transform.forward*forcaDaBala, ForceMode.Impulse);
 }
 void Update () {
 
 }
}
o Add force manda ela pra X, o que eu faço pra mudar isso, pra colocar a posição do mouse como referencia a bala

Especifique, você quer atirar para frente (tipo, centro da tela) ou exatamente para onde o mouse está mirando?

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