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[Unity 5] Como destruir objetos clickando neles?

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[Unity 5] Como destruir objetos clickando neles?

Mensagem por ScorpionG4mer em Dom Maio 08, 2016 11:38 am

Ká estou novamente rsrsrs, ah valeu ao WeslleyFx, me ajudo mesmo no ultimo tópico, já tava ficando louco kkk, enfim queria saber como destruo objetos clickando neles, tipo:

Queria fazer com que o personagem veja algo no chão, então aparece a label e some, dizendo para ele clickar no objeto para pega-lo, então o player clicka no objeto, (um cubo qualquer) depois eu queria fazer com que o objeto fosse destruido e um outro fosse instanciado por prefab(com a forma de arma), só que eu tentei algumas maneiras, tipo colocando UI no cubo, usando a void OnClick(), mas não funcionou, "Ténkiiu" kkk

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Re: [Unity 5] Como destruir objetos clickando neles?

Mensagem por Weslley em Dom Maio 08, 2016 12:21 pm

bom vc pode usar o raycast para destruir o objeto

para isso precisaremos de um raio e um ponto de colisão

vc terá que criar uma layer para isso va no inspector e crie uma layer
na variável layerObject selecione a layer que vc crio
em distance coloque a distancie que o raio vai chegar
coloque o text UI na variável


se o raio colidir com algo que tenha a layer criada a variável collidedInObject vai ser verdadeira logo se a variável collidedInObject  for verdadeira e apertamos o botão esquerdo do mouse
pegaremos o objeto que colidiu e guardaremos em uma variável local logo depois destruímos ela

agora esse outra pergunta parte de outra mecânica especifique mais se estiver algo pronto para arma como bag(Mochila) poste o script

Código:
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
using System.Collections;

public class Object : MonoBehaviour
{

    public LayerMask layerObject;
    public Text nameObject;
    public float distace;
    public bool collidedInObject = false;

 void Start ()
    {
        nameObject.enabled = false;
    }
 
 void Update ()
    {
        Ray ray = Camera.main.ScreenPointToRay(new Vector3(Screen.width / 2, Screen.height / 2));
        RaycastHit hit;

        collidedInObject = Physics.Raycast(ray, out hit, distace, layerObject);

        if (collidedInObject)
        {
            GameObject destroyThisObject = hit.collider.gameObject;

            if (Input.GetMouseButton(0))
            {
                Destroy(destroyThisObject);
            }
        }

        nameObject.enabled = collidedInObject;
    }
}
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Re: [Unity 5] Como destruir objetos clickando neles?

Mensagem por ScorpionG4mer em Dom Maio 08, 2016 5:04 pm

Obrigado desde já, estou indo testar agora o script, eu não tenho a tal mochila pois é um sistema simples de pegar a arma, se pegar outra a anterior é jogada fora.

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Re: [Unity 5] Como destruir objetos clickando neles?

Mensagem por ScorpionG4mer em Dom Maio 08, 2016 5:27 pm

GENIAL !, rsrsrs eu ainda não usei outras bibliotecas além da default, achei muito legal a maneira que você fez esse script, já tinha ouvido falar de raycast mas nunca tinha usado, queria que se desse você me explicasse exatamente o por que de cada coisa estar lá, tipo eu queria entender, pra não ficar só no Ctrl + C Ctrl + V, entende ?

Algumas coisas que eu acho que entendi rsrs  Laughing:

Código:
nameObject.enabled = false;


Está na void start fazendo com que no inicio não apareça o texto
ou seja desabilatando-o.

Código:
if (collidedInObject)
{
GameObject destroyThisObject = hit.collider.gameObject;

if (Input.GetMouseButton(0))
{
Destroy(destroyThisObject);
nameObject.enabled = false;
}
}


se o objeto se colidir com o mouse, e o botão do
mouse for apertado, então o objeto será destruído, se
você tá estranhando esse "nameObject.enabled = false;", é
que eu acho quando li o script, que não tinha nada que
desativasse o texto, apenas o que o ativa rsrs


Código:
nameObject.enabled = collidedInObject;
Esse tipo de código eu nunca vi na vida kk, mas deduzo que é quando a booleana collidedInObject ou seja estiver collidindo com o objeto for verdadeira, então a nameObject também será, assim como no falso

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Re: [Unity 5] Como destruir objetos clickando neles?

Mensagem por Weslley em Dom Maio 08, 2016 7:21 pm

bom o LayerMask funciona semelhante as layer de software de edição de imagens logo vc pode ver ou não as imagens 
com raycast vc escolhe o que o raycast consegue ver

variável text usando o namespace  UnityEngine.UI vc importa os Componentes de UI (User Interface)
logo um text contem um componente chamado text logo vc pode desativar 


Ray e uma linha que parte infinitamente em algum sentido
pegamos a camera principal passamos a posição do raio que sera a o tamanho e altura da tela dividida por 2 logo ficara no meio
Código:
Ray ray = Camera.main.ScreenPointToRay(new Vector3(Screen.width / 2, Screen.height / 2, 0));

usado para obter informações de onde ele colidiu 
Código:
RaycastHit hit;

bom um raycast retorna um bool
se colidiu ele retorna true se não retorna false
e passaremos essa informação para variável collidedInObject que uma variável do tipo bool

os parâmetros para o raycast e o raio o raycasthit a distance que o raio vai alcançar e as layer que o raio vai enxergar 
Código:
collidedInObject = Physics.Raycast(ray, out hit, distace, layerObject);


logo se collidedInObject for true
criaremos uma variável local do GameObject para guarda o objeto que o raio colidiu 
para conseguir guarda o objeto que o raio colidiu usamos 
o nome da variável hit.collider.gameObject 
se apertamos o botão ele irar destruir o objeto 
Código:
       if (collidedInObject)
        {
            GameObject destroyThisObject = hit.collider.gameObject;

            if (Input.GetMouseButton(0))
            {
                Destroy(destroyThisObject);
            }
        }

como a variável collidedInObject so fica true quando colide com algo
logo usaremos ele para desativar o texto

pegamos a variável nameObject que um text e usamos o enabled
e irar pegar o componente text ira desativar se a collidedInObject for true ele irar ativar

Código:
nameObject.enabled = collidedInObject;

espero que tenha dado uma clareada :D
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