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Tremer Tela na Unity - Tutorial e Help

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DÚVIDA Tremer Tela na Unity - Tutorial e Help

Mensagem por Hardencio em Ter 3 Maio 2016 - 14:08

Fala ai galera, acho que to trazendo aqui pro fórum algo que ainda não tem.

Achei esse tuto de tremer a tela nesse site: http://www.gorilazgames.com/efeito-tremer-tela-unity/

Mas preciso de uma ajuda tbm, pois no meu caso preciso que apos ficar um tempo tremendo a câmera volte para a posição que ela tava, a posição correta da câmera.

Tenho esse script pra fazer tremer vinculado com a câmera: 
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class CameraTremer : MonoBehaviour {
   
   public float tremerIntensidade = 0.03f;
   public float tremerVelocidade = 0.007f;
   private float tremerFator;
   private Vector3 posicaoOriginal;
   private Quaternion rotacaoOriginal;
   public static bool tremerTela = false;

   void Update(){
      CameraTremerVoid();
      if(tremerTela)
         Tremer();
   }
   private void CameraTremerVoid(){
      if (tremerFator > 0)
      {
         transform.position = posicaoOriginal + Random.insideUnitSphere * tremerFator;
         transform.rotation = new Quaternion(
            rotacaoOriginal.x + Random.Range(-tremerFator, tremerFator) * .2f,
            rotacaoOriginal.y + Random.Range(-tremerFator, tremerFator) * .2f,
            rotacaoOriginal.z + Random.Range(-tremerFator, tremerFator) * .2f,
            rotacaoOriginal.w + Random.Range(-tremerFator, tremerFator) * .2f);
         tremerFator -= tremerVelocidade;
      }
   }
   public void Tremer()
   {
      posicaoOriginal = transform.position;
      rotacaoOriginal = transform.rotation;
      tremerFator = tremerIntensidade;// .3f;
   }

}
 
E para chamar a função pra tremer tenho o seguinte: 
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Colliders : MonoBehaviour {

   void OnTriggerEnter (Collider col) {
      if(col.tag == "Player"){
         
         CameraTremer.tremerTela = true;
         StartCoroutine (vibrador ());
      }
   }

   public IEnumerator vibrador(){
      yield return new WaitForSeconds (0.2f);
      CameraTremer.tremerTela = false;
      Debug.Log (CameraTremer.tremerTela);
      gameObject.SetActive (false);
   }
}
   

Se alguém sabe como fazer, agradeço muito. Smile

Hardencio
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DÚVIDA Re: Tremer Tela na Unity - Tutorial e Help

Mensagem por weslleyFx em Ter 3 Maio 2016 - 15:19

Crie uma variável para guarda a posição inicial 

dentro do if tremerTela coloque os dois métodos dentro dele faça um else 
e diga que  transform.position = StartPosition caso queira fazer com a rotação faça a mesma coisa com um Quaternion ou com vector3 mesmo

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class CameraTremer : MonoBehaviour
{

    public float tremerIntensidade = 0.03f;
    public float tremerVelocidade = 0.007f;
    private float tremerFator;
    private Vector3 StartPosition;
    private Vector3 posicaoOriginal;
    private Quaternion rotacaoOriginal;
    public bool tremerTela = false;

    void Start()
    {
        StartPosition = transform.position;
    }

    void Update()
    {
        if (tremerTela)
        {
            CameraTremerVoid();
            tremer();
        }
        else
        {
            transform.position = StartPosition;
        }
    }
    private void CameraTremerVoid()
    {
        if (tremerFator > 0)
        {
            transform.position = posicaoOriginal + Random.insideUnitSphere * tremerFator;
            transform.rotation = new Quaternion(
              rotacaoOriginal.x + Random.Range(-tremerFator, tremerFator) * .2f,
              rotacaoOriginal.y + Random.Range(-tremerFator, tremerFator) * .2f,
              rotacaoOriginal.z + Random.Range(-tremerFator, tremerFator) * .2f,
              rotacaoOriginal.w + Random.Range(-tremerFator, tremerFator) * .2f);
            tremerFator -= tremerVelocidade;
        }
    }

    public void tremer()
    {
        posicaoOriginal = transform.position;
        rotacaoOriginal = transform.rotation;
        tremerFator = tremerIntensidade;// .3f;
    }
}

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DÚVIDA Re: Tremer Tela na Unity - Tutorial e Help

Mensagem por Hardencio em Ter 3 Maio 2016 - 15:53

Obrigado por ajudar, mas não funcionou. Ele ainda ta voltando em outra posição, e meu script de camera Follow não funciona mais, não segue mais o player. 

Tinha um erro também que era só por a variável static pra chamar em no outro script.

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DÚVIDA Re: Tremer Tela na Unity - Tutorial e Help

Mensagem por weslleyFx em Ter 3 Maio 2016 - 16:33

Hardencio escreveu:Obrigado por ajudar, mas não funcionou. Ele ainda ta voltando em outra posição, e meu script de camera Follow não funciona mais, não segue mais o player. 

Tinha um erro também que era só por a variável static pra chamar em no outro script.
okay eu pensei que objeto que esta com esse script era fixo em uma posição e o static eu tirei pra testa e esqueci de por pq dificilmente uso variáveis static

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DÚVIDA Re: Tremer Tela na Unity - Tutorial e Help

Mensagem por weslleyFx em Ter 3 Maio 2016 - 17:12

vc cito um camera follow ele não faz isso o que vc quer ja que ele segue o player ?

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DÚVIDA Re: Tremer Tela na Unity - Tutorial e Help

Mensagem por Hardencio em Ter 3 Maio 2016 - 19:02

Não é o seguinte, eu tenho um script pra seguir o player. Ai esse script de câmera tremer eu quero por quando ele colide com outros objetos. Ai eu coloquei o script que você respondeu ali e agora não funciona mais, não segue mais o player kkkk e também não está iniciando na posição inicial da câmera, por enquanto heheh xD
Se quiser posso postar o script do follow aqui.

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DÚVIDA Re: Tremer Tela na Unity - Tutorial e Help

Mensagem por weslleyFx em Ter 3 Maio 2016 - 19:17

Hardencio escreveu:Não é o seguinte, eu tenho um script pra seguir o player. Ai esse script de câmera tremer eu quero por quando ele colide com outros objetos. Ai eu coloquei o script que você respondeu ali e agora não funciona mais, não segue mais o player kkkk e também não está iniciando na posição inicial da câmera, por enquanto heheh xD
Se quiser posso postar o script do follow aqui.

seria bom

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DÚVIDA Re: Tremer Tela na Unity - Tutorial e Help

Mensagem por Hardencio em Ter 3 Maio 2016 - 21:20

Esse é meu script da câmera para seguir o player. 
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class CameraFollow : MonoBehaviour {

   public GameObject player;
   Vector3 sholdPos;

   void Update () {
      sholdPos = Vector3.Lerp (gameObject.transform.position, player.transform.position, Time.deltaTime);
      gameObject.transform.position = new Vector3 (sholdPos.x, 0, sholdPos.z);

   }
}

Basicamente, o que eu quero fazer é que de uma tremidinha na tela quando eu toco em tal objeto, voltando a sua posição original, se puder ajudar, posso até te recompensar. xD

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DÚVIDA Re: Tremer Tela na Unity - Tutorial e Help

Mensagem por weslleyFx em Ter 3 Maio 2016 - 21:32

e em 2D ou Não ?

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DÚVIDA Re: Tremer Tela na Unity - Tutorial e Help

Mensagem por Hardencio em Ter 3 Maio 2016 - 21:57

Em 3D.

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DÚVIDA Re: Tremer Tela na Unity - Tutorial e Help

Mensagem por weslleyFx em Ter 3 Maio 2016 - 22:56

vc ja fez algo assim 
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Follow : MonoBehaviour
{

    public GameObject player;
    public Vector3 offset;
    public float speed;

    void FixedUpdate()
    {
        transform.position = Vector3.Lerp(transform.position, player.transform.position + offset, speed * Time.deltaTime);
    }
}



no offset vc ajusta tudo direitinho como vc quer depois basta pegar a rotação inicial

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DÚVIDA Re: Tremer Tela na Unity - Tutorial e Help

Mensagem por anizioNoob em Qua 4 Maio 2016 - 10:27

mano acorda ae no skype

eu digo acorda ae cara e ele fica off

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DÚVIDA Re: Tremer Tela na Unity - Tutorial e Help

Mensagem por MarcosSchultz em Qua 4 Maio 2016 - 23:12

Cara, para que possamos fazer o script, você precisa especificar algumas coisas...

A camera é interna ao player ou externa?

quando ela treme, ela ainda vai se mover pelo cenário, mesmo tremendo?

especifique beeeem certin o que está tentando fazer.

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DÚVIDA Re: Tremer Tela na Unity - Tutorial e Help

Mensagem por anizioNoob em Qui 5 Maio 2016 - 9:01

acho q ele qr uma camera tipo a do mental hospital 3do android

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DÚVIDA Re: Tremer Tela na Unity - Tutorial e Help

Mensagem por Hardencio em Qui 5 Maio 2016 - 20:52

É uma câmera no estilo topo em isométrica, meia em 3 pessoa, mas não rotaciona. E sim, enquanto tremer poderá estar se mexendo, pois ela segue o player. O que eu quero fazer é quando meu player encostar em um objeto a tela dar uma tremida. Já está acontecendo isso, porem não volta pra posição que estava quando começou a tremer.

Ficou mais claro?

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DÚVIDA Re: Tremer Tela na Unity - Tutorial e Help

Mensagem por weslleyFx em Qui 5 Maio 2016 - 21:21

sim bom o que vc tem que fazer eh fazer e uma variável para guada a posição onde estava antes de começar a tremer, vc pode fazer isso quando colidir certo no primeiro script CameraTremer faça uma variável do tipo Vector3 com qualquer nome relacionado

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class CameraTremer : MonoBehaviour
{

    public float tremerIntensidade = 0.03f;
    public float tremerVelocidade = 0.007f;
    private float tremerFator;
    public Vector3 startPosition;// variável para guarda a posição
    private Vector3 posicaoOriginal;
    private Quaternion rotacaoOriginal;
    public static bool tremerTela = false;

    void Update()
    {
        CameraTremerVoid();
        if (tremerTela)
            Tremer();
    }
    private void CameraTremerVoid()
    {
        if (tremerFator > 0)
        {
            transform.position = posicaoOriginal + Random.insideUnitSphere * tremerFator;
            transform.rotation = new Quaternion(
               rotacaoOriginal.x + Random.Range(-tremerFator, tremerFator) * .2f,
               rotacaoOriginal.y + Random.Range(-tremerFator, tremerFator) * .2f,
               rotacaoOriginal.z + Random.Range(-tremerFator, tremerFator) * .2f,
               rotacaoOriginal.w + Random.Range(-tremerFator, tremerFator) * .2f);
            tremerFator -= tremerVelocidade;
        }
    }
    public void Tremer()
    {
        posicaoOriginal = transform.position;
        rotacaoOriginal = transform.rotation;
        tremerFator = tremerIntensidade;// .3f;
    }

}


no segundo script faça uma variável do tipo do CameraTremer (classe) logo depois no start  vai ter que procurar o objeto que esta com essa classe 

usando o FindObjectOfType assim vc poderá acessar as variável de outra classe assim quando colidir guardaremos a posição como vc já tem um função do tipo IEnumerator usaremos ela para retorna a posição original depois da espera dos segundos  

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Colliders : MonoBehaviour
{
    private CameraTremer m_camera;// classe CameraTremer

    void Start()
    {
        m_camera = FindObjectOfType(typeof(CameraTremer)) as CameraTremer;// procurando o objeto que contem a classe CameraTremer
    }

    void OnTriggerEnter(Collider col)
    {
        if (col.tag == "Player")
        {
            m_camera.startPosition = m_camera.transform.position;//guardando a posição
            CameraTremer.tremerTela = true;
            StartCoroutine(vibrador());
        }
    }

    public IEnumerator vibrador()
    {
        yield return new WaitForSeconds(0.2f);
        CameraTremer.tremerTela = false;
        m_camera.transform.position = m_camera.startPosition;// voltando para a posição
        gameObject.SetActive(false);
    }
}

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DÚVIDA Re: Tremer Tela na Unity - Tutorial e Help

Mensagem por Hardencio em Qui 5 Maio 2016 - 21:55

Entendi sua logica cara, porem ele não volta pra posição que estava quando começou a tremer. Tipo, quando eu colido, treme a tela de boa, os 0.02f, mas quando para de tremer a câmera fica onde parou de tremer entende?

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DÚVIDA Re: Tremer Tela na Unity - Tutorial e Help

Mensagem por MarcosSchultz em Sab 7 Maio 2016 - 12:14

Pera ai, ainda estou confuso...

Você disse que o player vai poder se mover enquanto a tela treme, más quer que ela volte a posição inicial de onde começou a tremer???

Nuss, teria algum vídeo de algum jogo que tenha um efeito igual para eu entender corretamente o que está tentando fazer?

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DÚVIDA Re: Tremer Tela na Unity - Tutorial e Help

Mensagem por Hardencio em Sab 7 Maio 2016 - 14:34

Ta confuso mesmo, desculpa. Imagina um GTA. Câmera em 3º pessoa onde o personagem se move. Certamente a câmera segue ele, assim quando acontece uma explosão a tela treme. Então, a tela tem que tremer e quando parar de tremer deve voltar a posição natural dela.

O que está acontecendo no meu jogo é que quando ela treme, mas quando para de tremer ela não volta na sua posição natural. No momento que para de tremer, a câmera fica na posição que ela tava quando terminou de tremer, não voltando ao normal. É isso que estou tentando fazer. Fazer a tela tremer mas que sempre volte a sua posição normal.

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DÚVIDA Re: Tremer Tela na Unity - Tutorial e Help

Mensagem por MarcosSchultz em Sab 7 Maio 2016 - 23:37

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class CameraTremer : MonoBehaviour {

   public GameObject posicaoDaCamera;
   public float velocidadeDeMovimento = 2;
   [Range(0.01f,1.0f)] public float deslocamentoMax = 0.3f, tempoPorTremida = 0.05f;
   [Range(5,25)] public int numeroDeDeslocamentos = 15;
   bool tremendo = false;
   Vector3 deslocamentoADD = Vector3.zero;
   float velocidadeAddMovimento = 1;

   void Update () {
      if (Input.GetKeyDown (KeyCode.E) && tremendo == false) {
         tremendo = true;
         velocidadeAddMovimento = 10.0f;
         StartCoroutine ("TremerCamera");
      }
      transform.position = Vector3.Lerp (transform.position, posicaoDaCamera.transform.position + deslocamentoADD, Time.deltaTime * velocidadeDeMovimento*velocidadeAddMovimento);
   }

   IEnumerator TremerCamera(){
      for (int x = 0; x < numeroDeDeslocamentos; x++) {
         yield return new WaitForSeconds (tempoPorTremida);
         deslocamentoADD = new Vector3 (Random.Range (-deslocamentoMax, deslocamentoMax), Random.Range (-deslocamentoMax, deslocamentoMax), Random.Range (-deslocamentoMax, deslocamentoMax));
      }
      deslocamentoADD = Vector3.zero;
      velocidadeAddMovimento = 1;
      tremendo = false;
   }
}

Basta usar este código na camera, linkar o objeto que representa a posição que a camera sempre irá seguir e configurar as variáveis.

MarcosSchultz
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