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(Ajuda) Inteligencia do inimigo

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DÚVIDA (Ajuda) Inteligencia do inimigo

Mensagem por rafaelllsd Dom maio 01, 2016 2:40 am

Olá, estou aqui com uma duvida de um assunto complexo que é inteligencia artificial, estou fazendo um script bem simples para quando o player estiver perto o inimigo atira nele, mais caso ele não esteja ele vai no inimigo mais proximo, ou pelo menos isto que tentei repassar para o script. só que quando duplico o inimigo um segue normalmente as regras só que o outro fica parado, mas quando eu chego perto ele vai em mim, só que quando saio de perto ele para novamente e não segue o outro inimigo. no inimigo duplicado ele não recebe a distancia do outro.
Código:

   private GameObject Player, Inimigos;
   private NavMeshAgent naveMesh;
   public float distancia, distanciaInimigo;
   public bool Instancia, contar, playerPerto;
   public Rigidbody Pedra;
   public Transform posicao;
   private float tempo;
   void Start (){
      Instancia = true;
      contar = false;
      naveMesh = transform.GetComponent<NavMeshAgent> ();
      Player = GameObject.FindWithTag ("Player");
      Inimigos = GameObject.FindWithTag ("Inimigo");
      playerPerto = false;

   }
   void Update (){
      distancia = Vector3.Distance (Player.transform.position, transform.position);
      distanciaInimigo = Vector3.Distance (Inimigos.transform.position, transform.position);
      if (distancia <= 30) {
         naveMesh.destination = Player.transform.position;
         playerPerto = true;
      } else {
         playerPerto = false;
      }
      if (Instancia == true && distancia <= 30) {
         Instantiate (Pedra, posicao.position, transform.rotation);
         Instancia = false;
         contar = true;
      }
      if (contar == true) {
         tempo += Time.deltaTime;
      }
      if (tempo >= 2) {
         tempo = 0;
         Instancia = true;
      }
      if (distanciaInimigo >= 0 && playerPerto == false) {
         naveMesh.destination = Inimigos.transform.position;
      }
      if (Instancia == true && distanciaInimigo >= 0) {
         Instantiate (Pedra, posicao.position, transform.rotation);
         Instancia = false;
         contar = true;
      }
   }
}
nunca fiz algo parecido, então para mim é meio complicado.
rafaelllsd
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DÚVIDA Re: (Ajuda) Inteligencia do inimigo

Mensagem por Weslley Dom maio 01, 2016 1:16 pm

Fiz um script
caso não entenda diga que eu explico

Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;

[RequireComponent(typeof(NavMeshAgent))]
public class EnemyBehaviour : MonoBehaviour
{

    private GameObject player = null;
    private NavMeshAgent navMesh;
    private bool canShoot;

    public float distanceToShoot;

   void Start ()
    {
        navMesh = GetComponent<NavMeshAgent>();
        player = GameObject.FindWithTag("Player");
   }

   void Update ()
    {

        if (canShoot)
        {
            Shoot();
            navMesh.stoppingDistance = distanceToShoot;
        }
        else
        {
            navMesh.SetDestination(player.transform.position);
        }

        if (DistacePlayer <= distanceToShoot)
        {
            canShoot = true;
        }
        else
        {
            canShoot = false;
        }
   }

    private void Shoot()
    {
        Debug.Log("Atirando");
    }

    private float DistacePlayer
    {
        get
        {
            float distace = Vector3.Distance(transform.position, player.transform.position);
            return distace;
        }
    }
}

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DÚVIDA Re: (Ajuda) Inteligencia do inimigo

Mensagem por rafaelllsd Dom maio 01, 2016 3:37 pm

Por favor gostaria da explicação.
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DÚVIDA Re: (Ajuda) Inteligencia do inimigo

Mensagem por Weslley Dom maio 01, 2016 3:55 pm

Bom vamos começar pegando a distancia do player usando property (propriedade)
quando eu uso get ele e executado quando a propriedade é lida a sim retornando um valor

Código:

    private float DistacePlayer
    {
        get
        {
            float distace = Vector3.Distance(transform.position, player.transform.position);
            return distace;
        }
    }

logo se a distancia for menor ou igual canShoot = true se não canShoot = false

Código:


 if (DistacePlayer <= distanceToShoot)
        {
            canShoot = true;
        }
        else
        {
            canShoot = false;
        }


logo canShoot igual a true faço o inimigo parar e chamar a void Shot que sera dedicada ao tiro se não o inimigo vai em busca do player

Código:

        if (canShoot)
        {
            Shoot();
            navMesh.stoppingDistance = distanceToShoot;
        }
        else
        {
            navMesh.SetDestination(player.transform.position);
        }


like :D
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DÚVIDA Re: (Ajuda) Inteligencia do inimigo

Mensagem por rafaelllsd Dom maio 01, 2016 6:22 pm

Entendi, obrigado vou testar.

@Edit:
Fico bom, mais acho que não expressei minha ideia corretamente, é apenas assim, se o player tiver menos de 30 metros do inimigo o inimigo vai atrás do player se não ele vai atras de outro inimigo com a Tag(Inimigo). só que quando eu duplico o inimigo, o inimigo duplicado fica parado atirando no vento em vez de ir atrás de outro inimigo. mas se chego perto ele vem atras de mim, caso ao contrario fica parado atirando no vento. apenas é se eu tiver perto o inimigo vem atrás de mim se não ele vai atras de outro inimigo que esteja na fase.
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DÚVIDA Re: (Ajuda) Inteligencia do inimigo

Mensagem por Weslley Dom maio 01, 2016 8:02 pm

rafaelllsd escreveu:Entendi, obrigado vou testar.

@Edit:
Fico bom, mais acho que não expressei minha ideia corretamente, é apenas assim, se o player tiver menos de 30 metros do inimigo o inimigo vai atrás do player se não ele vai atras de outro inimigo com a Tag(Inimigo). só que quando eu duplico o inimigo, o inimigo duplicado fica parado atirando no vento em vez de ir atrás de outro inimigo. mas se chego perto ele vem atras de mim, caso ao contrario fica parado atirando no vento. apenas é se eu tiver perto o inimigo vem atrás de mim se não ele vai atras de outro inimigo que esteja na fase.


trocando em miudos vc quer que o inimigo vá a traz do player se a distancia for menor que 30 se não ele vai em busca de outro player mais próximo ?
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DÚVIDA Re: (Ajuda) Inteligencia do inimigo

Mensagem por rafaelllsd Dom maio 01, 2016 8:17 pm

praticamente sim. tentei no script acima deu +/- certo mais tem esse bug do inimigo clone n seguir o outro caso esteja longe do player.
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DÚVIDA Re: (Ajuda) Inteligencia do inimigo

Mensagem por Weslley Dom maio 01, 2016 9:19 pm

rafaelllsd escreveu:praticamente sim. tentei no script acima deu +/- certo mais tem esse bug do inimigo clone n seguir o outro caso esteja longe do player.

vc tem skype ? se tiver manda ai la vc me explica direito
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DÚVIDA Re: (Ajuda) Inteligencia do inimigo

Mensagem por rafaelllsd Dom maio 01, 2016 9:51 pm

Eu uso steam em vez de skype. é aquilo que você disse "trocando em miudos vc quer que o inimigo vá a traz do player se a distancia for menor que 30 se não ele vai em busca de outro player mais próximo ?"
Sim é isso, mais o inimigo segue outro inimigo entendeu, como se o outro inimigo fosse um player. ou seja um inimigo mata o outro '-'
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DÚVIDA Re: (Ajuda) Inteligencia do inimigo

Mensagem por Weslley Dom maio 01, 2016 9:57 pm

rafaelllsd escreveu:Eu uso steam em vez de skype. é aquilo que você disse "trocando em miudos vc quer que o inimigo vá a traz do player se a distancia for menor que 30 se não ele vai em busca de outro player mais próximo ?"
Sim é isso, mais o inimigo segue outro inimigo entendeu, como se o outro inimigo fosse um player. ou seja um inimigo mata o outro '-'

Então todos matão todos ?
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DÚVIDA Re: (Ajuda) Inteligencia do inimigo

Mensagem por rafaelllsd Dom maio 01, 2016 10:02 pm

Sim, é tipo um multiplayer com bot, só que offline '--'
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DÚVIDA Re: (Ajuda) Inteligencia do inimigo

Mensagem por Weslley Seg maio 02, 2016 12:25 am

isso podia ser resolvido fazendo com que todos os "jogadores" tivessem a mesma Tag Mais acho que você quer preservar certo ? se for o caso o jeito que pensei no momento foi esse tem vários outros mais creio que esse seja mais simples de compreender e mais didático


pegando os componentes e removendo um inimigo da lista que no caso ele mesmo

Código:

    void Start ()
    {
        navMesh = GetComponent<NavMeshAgent>();
        GetEnemy();
        enemy.Remove(gameObject);
    }

   a variável enemyForFollow e igualada FindEnemy a propriedade que retorna o player que esta em seu range(alcance)
   logo se enemyForFollow não for null ele vai executar o bloco

   
Código:

    void Update()
    {

        enemyForFollow = FindEnemy;

        if (enemyForFollow != null)
        {
            if (thisAttack)
            {
                Shoot();
                navMesh.stoppingDistance = distanceToShoot;
            }
            else
            {
                navMesh.SetDestination(enemyForFollow.transform.position);
            }


            if (DistacePlayer <= distanceToShoot)
            {
                thisAttack = true;
            }
            else
            {
                thisAttack = false;
            }

        }
        else
        {
            navMesh.SetDestination(transform.position);
        }

    }
    

   procurando todos os objetos e adicionando e suas determinadas matrizes
   logo depois adicionado a lista de inimigos

   
Código:

    private void GetEnemy()
    {
        GameObject[] playersFind = GameObject.FindGameObjectsWithTag("Player");
        GameObject[] enemiesFind = GameObject.FindGameObjectsWithTag("Enemy");

        enemy.AddRange(playersFind);
        enemy.AddRange(enemiesFind);
    }
    


   esse e propriedade que retornara um player que esta em seu alcance fazendo uma pesquisa na lista de inimigos

   
Código:

    private GameObject FindEnemy
    {
        get
        {
            foreach (var player in enemy)
            {
                float tempDistance = Vector3.Distance(transform.position, player.transform.position);

                if (tempDistance <= distanceForFollow)
                {
                    return player;
                }
            }

            return null;
        }
    }
    

script
Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;

[RequireComponent(typeof(NavMeshAgent))]
public class EnemyBehaviour : MonoBehaviour
{

    private NavMeshAgent navMesh;
    private bool thisAttack;

    public float distanceForFollow;
    public float distanceToShoot;
    public List<GameObject> enemy;

    private GameObject enemyForFollow;


    void Start ()
    {
        navMesh = GetComponent<NavMeshAgent>();
        GetEnemy();
        enemy.Remove(gameObject);
    }

    void Update()
    {

        enemyForFollow = FindEnemy;

        if (enemyForFollow != null)
        {
            if (thisAttack)
            {
                Shoot();
                navMesh.stoppingDistance = distanceToShoot;
            }
            else
            {
                navMesh.SetDestination(enemyForFollow.transform.position);
            }


            if (DistacePlayer <= distanceToShoot)
            {
                thisAttack = true;
            }
            else
            {
                thisAttack = false;
            }

        }
        else
        {
            navMesh.SetDestination(transform.position);
        }

    }

    private void Shoot()
    {
        Debug.Log("Atirando");
    }

    private void GetEnemy()
    {
        GameObject[] playersFind = GameObject.FindGameObjectsWithTag("Player");
        GameObject[] enemiesFind = GameObject.FindGameObjectsWithTag("Enemy");

        enemy.AddRange(playersFind);
        enemy.AddRange(enemiesFind);
    }

    private GameObject FindEnemy
    {
        get
        {
            foreach (var player in enemy)
            {
                float tempDistance = Vector3.Distance(transform.position, player.transform.position);

                if (tempDistance <= distanceForFollow)
                {
                    return player;
                }
            }

            return null;
        }
    }

    private float DistacePlayer
    {
        get
        {
            if (enemyForFollow != null)
            {
                float distace = Vector3.Distance(transform.position, enemyForFollow.transform.position);
                return distace;
            }

            return 0;
        }
    }
}


talvez seja oque vc queira ou não '-' caso seja vai ser de grande importância que vc intenda o Código


Última edição por weslleyFx em Qui maio 05, 2016 10:03 pm, editado 1 vez(es)
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DÚVIDA Re: (Ajuda) Inteligencia do inimigo

Mensagem por rafaelllsd Seg maio 02, 2016 1:00 am

Funcionou, era o que eu queria obrigado pela ajuda.
rafaelllsd
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