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[TUTORIAL] Descobrir a distância percorrida por um objeto (com Rigidbody)

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TUTORIAL [TUTORIAL] Descobrir a distância percorrida por um objeto (com Rigidbody)

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Abr 26, 2016 2:51 pm

I ae pessoal, elaborei um script bastante simples para descobrir a distância que um objeto percorreu

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(Rigidbody))]
public class DistanciaPercorrida : MonoBehaviour {

 float distancia = 0, velocidade = 0;
 Rigidbody corpoRigido;

 void Start(){
 corpoRigido = GetComponent<Rigidbody> ();
 }

 void Update () {
 velocidade = corpoRigido.velocity.magnitude;
 distancia += velocidade * Time.deltaTime;
 Debug.Log (distancia);
 }
}

Basta o objeto ter um Rigidbody.

se quiserem testar, podem utilizar um comando como este, no Update:

Código:
corpoRigido.velocity = new Vector3 (1, 0, 0);

Este por exemplo, fará o objeto se deslocar 1m por segundo no eixo X... podem perceber que a distância bate bem certo, com perfeição...

É bastante útil para quaisquer coisas que necessitem descobrir quantos m algum objeto andou.


Última edição por MarcosSchultz em Ter Jun 07, 2016 8:46 pm, editado 1 vez(es)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Descobrir a distância percorrida por um objeto (com Rigidbody)

Mensagem por Yuri Alexs em Sab Maio 21, 2016 10:01 am

Marcos com esse seu script eu testei aqui e se eu voltar no mesmo eixo ele ainda assim continua contando. Talvez seja isso mesmo que você quisesse fazer.

Mas se eu quiser pegar somente a distância máxima do player, por exemplo, eu tenho um foguete e queria saber qual a altura (eixo y ) máxima que ele chegou para eu fazer um score, como ficaria o script?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Descobrir a distância percorrida por um objeto (com Rigidbody)

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Maio 22, 2016 10:55 pm

Basta usar um Vector3.Distance para medir a distância entre 2 pontos...

algo assim:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Distancia : MonoBehaviour {

   public float distanciaPercorrida;
   private Vector3 pontoInicial;

   void Start () {
      pontoInicial = transform.position;
   }

   void Update () {
      distanciaPercorrida = Vector3.Distance (transform.position, pontoInicial);
   }
}
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Descobrir a distância percorrida por um objeto (com Rigidbody)

Mensagem por Yuri Alexs em Dom Maio 22, 2016 11:30 pm

MarcosSchultz escreveu:Basta usar um Vector3.Distance para medir a distância entre 2 pontos...

algo assim:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Distancia : MonoBehaviour {

 public float distanciaPercorrida;
 private Vector3 pontoInicial;

 void Start () {
 pontoInicial = transform.position;
 }

 void Update () {
 distanciaPercorrida = Vector3.Distance (transform.position, pontoInicial);
 }
}


Ele está somente mostrando a distancia entre os dois pontos, se eu subir e depois descer ele ainda continua mostrando a diferença atual, não o valor máximo que eu cheguei.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Descobrir a distância percorrida por um objeto (com Rigidbody)

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Maio 22, 2016 11:33 pm

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Distancia : MonoBehaviour {

   public float distanciaPercorrida,valorMax;
   private Vector3 pontoInicial;

   void Start () {
      pontoInicial = transform.position;
      valorMax = 0;
   }

   void Update () {
      distanciaPercorrida = Vector3.Distance (transform.position, pontoInicial);
      if (distanciaPercorrida > valorMax) {
         valorMax = distanciaPercorrida;
      }
   }
}
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