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caracter que nada

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DÚVIDA caracter que nada

Mensagem por Zack2 em Ter Abr 19, 2016 1:38 am

Bom galera, tenho um personagem em 1ª pessoa, e gostaria de saber como faço para bota-lo para nadar? sou bem iniciante no unity, então peço um pouco de paciencia.

Ps:

como fazer a água também, tentei fazer usando um cubo (pra testar) mais n deu muito certo...

[edit]
uso o rigidbody, porem vou mudar o sistema de movimento...

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DÚVIDA Re: caracter que nada

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Abr 19, 2016 2:12 am

Para uma água com efeitos bons, você pode usar este tutorial




E para fazer o personagem nadar, basta colocar um colisor em baixo da água
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DÚVIDA Re: caracter que nada

Mensagem por Zack2 em Ter Abr 19, 2016 2:28 am

ainda não sei fazer isso ainda... apesar do meu jogo estar quase completo, ainda não precisei disso... vou estudar mais um pouco, mais se puder me explicar melhor agradeço, pois se for depender da minha net hoje pra pesquisar vai demorar um bocado :/

[edit]
curti seu sistema de agua, já adaptei no projeto, agora só falta o esquema de natação (mergulho, e talz...) que não estou conseguindo fazer, tentei com onTrigger e outras funções que vi no seu projeto, mais minha falta de experiencia não me permitiu avançar com a ideia...

é bem simples na verdade...

1: entra na agua > desativa a gravidade > muda o movimento para a direção da camera (quando em chão, apesar da camera poder virar pra qualquer lugar, o movimento é apenas horizontal (por assim dizer))

mais eu simplesmente não sei... é meu primeiro projeto...

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DÚVIDA Re: caracter que nada

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Abr 21, 2016 5:39 pm

Então, o seu personagem necessariamente conseguirá mergulhar? se sim, isto deixará um bocado mais complexo o sistema... se não, fica um bocado mais fácil
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DÚVIDA Re: caracter que nada

Mensagem por anizioNoob em Sex Abr 22, 2016 12:42 am

marcos eu queria o segunte: a agua tem um colisor e dentro do colisor o charter pode pular e cair mais devagar iss serve pro pulo tmbm mas se eu apertar espaço sem soltar ele vai começar a boiar tipo o sistema de nado do mine e o shift so acelera o nado direcional
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DÚVIDA Re: caracter que nada

Mensagem por Zack2 em Sex Abr 22, 2016 8:14 pm

Marcos, sim, inclusive faz parte da historia do jogo...

Anizio, eu entendi oque disse, porem, não consigo usar bem os colider junto aos codigos ainda... só uso o unity a 3 meses, antes usava outra engine.

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DÚVIDA Re: caracter que nada

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Abr 23, 2016 5:18 pm

Ehh, vou ter que fazer um vídeo... eh um sistema complicado para explicar assim por tópico
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DÚVIDA Re: caracter que nada

Mensagem por anizioNoob em Dom Abr 24, 2016 12:10 am

MarcosSchultz escreveu:Ehh, vou ter que fazer um vídeo... eh um sistema complicado para explicar assim por tópico

mano ve se tu me contata por alguma rede social pq qro mto sua ajuda
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DÚVIDA Re: caracter que nada

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Abr 25, 2016 12:22 am

Vou tentar fazer este ser o próximo tutorial do meu canal... Não garanto, más vou tentar
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DÚVIDA Re: caracter que nada

Mensagem por anizioNoob em Seg Abr 25, 2016 1:22 am

vlw marcos e nozes
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DÚVIDA Re: caracter que nada

Mensagem por Zack2 em Seg Abr 25, 2016 2:47 am

Desculpe a demora marcos, e valeu pela ajuda!
Peço que me contate tambem, pois tenho entrado pouco na internet ultimamente!

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DÚVIDA Re: caracter que nada

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Abr 26, 2016 3:58 pm

podem dar Up de 24 em 24h para eu não esquecer, kkkkk
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DÚVIDA Re: caracter que nada

Mensagem por Zack2 em Qua Abr 27, 2016 1:07 am

kkk blz

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DÚVIDA Re: caracter que nada

Mensagem por Zack2 em Qui Abr 28, 2016 3:15 am

#UP

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DÚVIDA Re: caracter que nada

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Abr 28, 2016 3:19 am

kkkkk, ia gravar o tutorial hoje, más o microfone ta chiando. sei lah por que... google resolverá
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DÚVIDA Re: caracter que nada

Mensagem por Zack2 em Qui Abr 28, 2016 3:48 am

kkk blz, enquanto isso, vendo um tutorial de derrubar arvores e dropar madeiras... nada a ver com meu projeto mais é bom pra aprender os códigos e suas funcionalidades kk

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DÚVIDA Re: caracter que nada

Mensagem por anizioNoob em Qui Abr 28, 2016 12:06 pm

lembra do tuto marcos se lembre
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DÚVIDA Re: caracter que nada

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Abr 28, 2016 5:28 pm

Vão lembrando e enchendo o saco... esse tutorial vai ter que sair, kkkkk
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DÚVIDA Re: caracter que nada

Mensagem por anizioNoob em Qui Abr 28, 2016 10:35 pm

pode floodar o topico pa fazer o tuto sair?
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DÚVIDA Re: caracter que nada

Mensagem por Zack2 em Sex Abr 29, 2016 3:57 am

GoGoGo!!!

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DÚVIDA Re: caracter que nada

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Abr 29, 2016 4:48 pm

Vai sair, vou elaborar essa bagaça hoje e tentar gravar até no maximo sei lá quando, kkkkk mas vai sair
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DÚVIDA Re: caracter que nada

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Abr 29, 2016 7:08 pm

Já tenho um protótipo, mas ta bugado pra krai na hora que vai sair da água:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityStandardAssets.Characters.FirstPerson;
[RequireComponent(typeof(CapsuleCollider))]
public class Nadar : MonoBehaviour {
   public string TagAgua = "AGUA";
   public GameObject cameraDoJogador;
   [Range(1,20)]public float velocidadeNaAgua = 5;
   private CharacterController controlador;
   private CapsuleCollider colisorCapsula;
   private FirstPersonController FPSController;
   private RigidbodyFirstPersonController RigidFPSController;
   private Rigidbody corpoRigido;
   private bool dentroDaAgua = false, computarCameraDentroDaAgua = false, colidindoComAlgo = false;
   private float alturaDaAguaNoMundo,alturaAjusteControlador, rotacaoX, rotacaoY;
   private Quaternion anguloInicialCamera;
   void Awake () {
      FPSController = GetComponent<FirstPersonController> ();
      RigidFPSController = GetComponent<RigidbodyFirstPersonController> ();
      controlador = GetComponent<CharacterController> ();
      colisorCapsula = GetComponent<CapsuleCollider> ();
      corpoRigido = GetComponent<Rigidbody> ();
      corpoRigido.constraints = RigidbodyConstraints.FreezeRotationX | RigidbodyConstraints.FreezeRotationZ;
      if (controlador != null) {
         colisorCapsula.radius = controlador.radius;
         colisorCapsula.height = controlador.height;
         colisorCapsula.enabled = false;
      }
      alturaAjusteControlador = 0.275f * colisorCapsula.height;
      anguloInicialCamera = cameraDoJogador.transform.localRotation;
   }

   void MoverDentroDaAgua(){
      float inputEspaco = 0;
      float difDeAltura = (alturaDaAguaNoMundo - alturaAjusteControlador) - transform.position.y;
      if (Input.GetKey (KeyCode.Space) && ((transform.position.y + 1.0f) < (alturaDaAguaNoMundo - alturaAjusteControlador))) {
         inputEspaco = velocidadeNaAgua/(Mathf.Clamp(difDeAltura,0.01f,1));
      }
      float velAG = velocidadeNaAgua * Input.GetAxis ("Vertical");
      float velY = ((cameraDoJogador.transform.forward.y * velAG + inputEspaco)/(Mathf.Clamp(difDeAltura,0.01f,1)))/2.0f;
      Vector3 velocidade = new Vector3 (cameraDoJogador.transform.forward.x * velAG,velY,cameraDoJogador.transform.forward.z * velAG);
      corpoRigido.velocity = Vector3.Lerp (corpoRigido.velocity, velocidade, Time.deltaTime);
      corpoRigido.angularVelocity = Vector3.zero;
      float posicY = (transform.position.y);
      float alturaMax = (alturaDaAguaNoMundo - alturaAjusteControlador) - 0.1f;
      if(posicY > alturaMax){
         if (colidindoComAlgo == false) {
            transform.position = new Vector3 (transform.position.x, alturaMax, transform.position.z);
            corpoRigido.velocity = new Vector3 (corpoRigido.velocity.x, 0, corpoRigido.velocity.z);
         }
      }
      Debug.Log (colidindoComAlgo);
   }

   void OnCollisionStay(){
      colidindoComAlgo = true;
   }

   void OnCollisionExit(){
      colidindoComAlgo = false;
   }

   void LateUpdate(){
      if (computarCameraDentroDaAgua == true) {
         rotacaoX += Input.GetAxis ("Mouse X") * 7.5f;
         rotacaoY += Input.GetAxis ("Mouse Y") * 7.5f;
         rotacaoX = ClampAngle (rotacaoX, -360, 360);
         rotacaoY = ClampAngle (rotacaoY, -85, 85);
         Quaternion xQuaternion = Quaternion.AngleAxis (rotacaoX, Vector3.up);
         Quaternion yQuaternion = Quaternion.AngleAxis (rotacaoY, -Vector3.right);
         cameraDoJogador.transform.localRotation = anguloInicialCamera * xQuaternion * yQuaternion;
      }
   }

   public float ClampAngle (float angulo, float min, float max){
      if (angulo < -360F) { angulo += 360F; }
      if (angulo > 360F) { angulo -= 360F; }
      return Mathf.Clamp (angulo, min, max);
   }

   void Update () {
      if (dentroDaAgua == true && (transform.position.y < (alturaDaAguaNoMundo - alturaAjusteControlador))) {
         if (FPSController != null) {
            FPSController.enabled = false;
            controlador.enabled = false;
            colisorCapsula.enabled = true;
            corpoRigido.isKinematic = false;
            corpoRigido.useGravity = false;
         }
         if (RigidFPSController != null) {
            RigidFPSController.enabled = false;
            colisorCapsula.enabled = true;
            corpoRigido.isKinematic = false;
            corpoRigido.useGravity = false;
         }
         MoverDentroDaAgua ();
         computarCameraDentroDaAgua = true;
      } else {
         if (colidindoComAlgo == true || dentroDaAgua == false) {
            if (FPSController != null) {
               FPSController.enabled = true;
               controlador.enabled = true;
               colisorCapsula.enabled = false;
               corpoRigido.isKinematic = true;
               corpoRigido.useGravity = true;
            }
            if (RigidFPSController != null) {
               RigidFPSController.enabled = false;
               colisorCapsula.enabled = true;
               corpoRigido.isKinematic = false;
               corpoRigido.useGravity = true;
            }
            computarCameraDentroDaAgua = false;
         }
      }
   }

   void OnTriggerEnter (Collider colisor){
      if (colisor.gameObject.CompareTag (TagAgua)) {
         dentroDaAgua = true;
         alturaDaAguaNoMundo = colisor.gameObject.GetComponent<BoxCollider> ().bounds.center.y + colisor.gameObject.GetComponent<BoxCollider> ().bounds.extents.y;
      }
   }
   void OnTriggerExit (Collider colisor){
      if (colisor.gameObject.CompareTag (TagAgua)) {
         dentroDaAgua = false;
         alturaDaAguaNoMundo = colisor.gameObject.GetComponent<BoxCollider> ().bounds.center.y + colisor.gameObject.GetComponent<BoxCollider> ().bounds.extents.y;
      }
   }
}
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DÚVIDA Re: caracter que nada

Mensagem por Zack2 em Sex Abr 29, 2016 10:36 pm

assim que pegar meu note vou testar! Very Happy vlw

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DÚVIDA Re: caracter que nada

Mensagem por anizioNoob em Sex Abr 29, 2016 11:55 pm

mano vc pode fazer o script ter a possibilidade de subir pq da mta agonia isso de vc nao poder subir
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DÚVIDA Re: caracter que nada

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Abr 29, 2016 11:59 pm

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DÚVIDA Re: caracter que nada

Mensagem por anizioNoob em Sab Abr 30, 2016 12:05 am

tipo qnd eu mirar o mouse pa cima ele começar a ir pa superficie
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DÚVIDA Re: caracter que nada

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Abr 30, 2016 12:17 am

anizioNoob escreveu:tipo qnd eu mirar o mouse pa cima ele começar a ir pa superficie
Isso que acontece nesse vídeo que eu linkei
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DÚVIDA Re: caracter que nada

Mensagem por Zack2 em Sab Abr 30, 2016 12:27 am

Muito maneiro!

Off
Notei que ta no forum da GMBR, ainda usa (ja usou) o game maker?

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DÚVIDA Re: caracter que nada

Mensagem por anizioNoob em Sab Abr 30, 2016 12:33 am

sim mas eu no vi os ifs ae nao sei se tem q apertar algo mas cara vem no whats q no forum e mo chato pa conversar tem q recaregar a pagina e talz
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DÚVIDA Re: caracter que nada

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Abr 30, 2016 5:59 pm

O sistema ta tipo um jogo normal onde da para mergulhar, nadar, etc... logo farei um vídeo... o sistema está pronto, só falta tempo para gravar mesmo.
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DÚVIDA Re: caracter que nada

Mensagem por anizioNoob em Sab Abr 30, 2016 8:46 pm

ok marcos obrigado falanisso manda mppq mim q quero um favor seu
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DÚVIDA Re: caracter que nada

Mensagem por anizioNoob em Seg Maio 02, 2016 12:15 am

marcos lembra do tuto fidapexte (modo de falar nao se incomode mas se vc se incomodar e so finjir q eu nao sei escrever)
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DÚVIDA Re: caracter que nada

Mensagem por Zack2 em Qua Maio 04, 2016 11:57 pm

Marcos, usar o character controller não afeta o desempenho do jogo não?

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DÚVIDA Re: caracter que nada

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Maio 05, 2016 2:16 am

Zack2 escreveu:Marcos, usar o character controller não afeta o desempenho do jogo não?

Não, o CharacterController é especificamente desenvolvido para servir de controlador... ele é a maneira mais completa e simplificada para você ter todos os recursos que um player irá precisar.

CharacterController na verdade é o ideal.
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DÚVIDA Re: caracter que nada

Mensagem por Zack2 em Qui Maio 05, 2016 3:03 am

a vlw!
[off dnv] TU É ADM DA NOVA GMBR????????

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DÚVIDA Re: caracter que nada

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Maio 05, 2016 3:58 am

Zack2 escreveu:a vlw!
[off dnv] TU É ADM DA NOVA GMBR????????

Nops, não tenho relação com o fórum GMBR... apenas fui membro no antigo Very Happy

Por sinal, eles foram inteligentes em sair dos forumeiros (chegaram aos 8k de membros antes de fazer isto)

Talvez o futuro deste fórum também seja migrar de serviço por causa das limitações que os forumeiros tem... mas por hora, estamos ai, felizes e vivos Very Happy Very Happy
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DÚVIDA Re: caracter que nada

Mensagem por Zack2 em Qui Maio 05, 2016 4:37 am

kkk se é assim sim. pode tirar outra duvida? eu exportei um modelo do blender, e ele não está centralizado, ou seja quando eu crio ele fica desfocado de onde eu realmente gostaria que estivesse, tem como acertar isso no unity? ja criei prefabs...

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DÚVIDA Re: caracter que nada

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Maio 05, 2016 4:36 pm

Zack2 escreveu:kkk se é assim sim. pode tirar outra duvida? eu exportei um modelo do blender, e ele não está centralizado, ou seja quando eu crio ele fica desfocado de onde eu realmente gostaria que estivesse, tem como acertar isso no unity? ja criei prefabs...

Basta jogar dentro de um objeto vazio e deixa-lo na posição que quiser...

Também tem que tomar cuidado se está trabalhando em escala local ou global... (do lado das ferramentas de selecionar, arrastar, escalonar, etc tem essa escolha de escala)
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DÚVIDA Re: caracter que nada

Mensagem por Zack2 em Qui Maio 05, 2016 10:49 pm

vlw, me deparei com dois problemas, e a pesar de ter resolvido um deles, acho que pode dar algo errado ainda...

Bom, o primeiro, é no sistema de "submersão" o script Controlador não consegue acessar de forma alguma o script Fisheye, resolvi copiando script Fisheye pra junto do Controlador, mais sei lá, pode dar algo errado...

e o segundo é que o pulo não está sendo cancelado dentro da agua, ja passei a variavel para public, chequei se está realmente zerando o jumpspeed e nada... e ele fica um bocado pra fora da agua.

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DÚVIDA Re: caracter que nada

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Maio 06, 2016 2:32 am

Qual o nome do script que você está usando?

Qual a sua versão da Unity?

A tag da água está correta?

Teria como fazer um vídeo mostrando tudo na cena? tag, objetos, etc?
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DÚVIDA Re: caracter que nada

Mensagem por Zack2 em Sex Maio 06, 2016 2:40 am

MarcosSchultz escreveu:Qual o nome do script que você está usando?
Estou usando apenas os scripts que passou Controle e Nadar. Fisheye é um asset dos efeitos...
MarcosSchultz escreveu:Qual a sua versão da Unity?
5.0.0f4
MarcosSchultz escreveu:A tag da água está correta?
sim, AGUA.
MarcosSchultz escreveu:Teria como fazer um vídeo mostrando tudo na cena? tag, objetos, etc?
infelizmente, não pois está tudo no meu notebook :/

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DÚVIDA Re: caracter que nada

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Maio 06, 2016 2:44 am

Diga, o seu jogador tem a tag "Player"?
A sua camera tem a tag "MainCamera"?

O script "Controlador" está na sua camera?
O script "Nadar" está no seu controlador?

Está usando o FPSController da Unity 5? (diferente do rigidbody controller)
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DÚVIDA Re: caracter que nada

Mensagem por Zack2 em Sex Maio 06, 2016 3:22 am

sim, segui o video a risca, mais ao chegar no topo da agua o player continua pulando, alem de que não está nadando pra baixo, só quando chega na parede

[edit]
o script nadar está no FPSController

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DÚVIDA Re: caracter que nada

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Maio 07, 2016 2:53 pm

Tem como zipar o projeto e me enviar para eu ver o que pode ser?
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DÚVIDA Re: caracter que nada

Mensagem por Zack2 em Seg Maio 09, 2016 3:23 am

qual a pasta que tenho que compilar? ta tudo padrão, não selecionei outra pasta ou algo do tipo...

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DÚVIDA Re: caracter que nada

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Maio 10, 2016 2:05 am

A pasta Assets inteira
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DÚVIDA Re: caracter que nada

Mensagem por Zack2 em Qua Maio 11, 2016 6:12 am

Desculpe me a demora, problemas com a internet :/
https://www.dropbox.com/s/z6wxy7umnj8drmx/Assets.rar?dl=0

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DÚVIDA Re: caracter que nada

Mensagem por Zack2 em Qui Maio 12, 2016 1:06 am

#up
Atualizei meu unity! trava bastante, mais ta indo!

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DÚVIDA Re: caracter que nada

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Maio 12, 2016 7:39 pm

Zack2 escreveu:#up
Atualizei meu unity! trava bastante, mais ta indo!

PC fraco?

Esse sistema é particularmente pesado dentro da engine, pois envolve muitos shaders
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DÚVIDA Re: caracter que nada

Mensagem por Zack2 em Qui Maio 12, 2016 9:30 pm

os problemas apareceram antes de eu atualizar :/ o travamento era só pq eu tava com o pc ligado a dias sem desligar :/ kk

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