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[TUTORIAL] Mensagem aparecer no inicio do jogo e logo apos desaparecer...

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TUTORIAL [TUTORIAL] Mensagem aparecer no inicio do jogo e logo apos desaparecer...

Mensagem por MarcosSchultz Ter Set 23, 2014 2:01 am

Existem vários metodos para fazer isto, vou citar 2 aqui, um que o texto fica um determinado tempo e depois some, e outro que o texto some após receber um certo comando do Player...

opção 1 ( desaparece depois de um certo tempo )

Código:

var tempo : float = 5.0;
function Update () {
tempo -= Time.deltaTime;
}
function OnGUI () {
if(tempo>=0){
 GUI.Label(Rect(Screen.width/2-50,Screen.height/2,200,200), "OLÁ");
}
}

altere o valor da variavel " tempo " para determinar o tempo desejado
altere esta parte Screen.width/2-50,Screen.height/2 para modificar a posição do texto
altere ali onde está escrito " OLÁ " para a mensagem que você quer que apareça...


@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@


opção 2 ( Aviso que fica na tela até o player executar uma ação determinada... )

Código:

var aviso: boolean;
function Start () {
aviso = true;
}
function Update () {
if(Input.GetKeyDown("f")){
aviso = false;
}
}
function OnGUI(){
if(aviso == true){
GUI.Label(new Rect(Screen.width/2.5,Screen.height/2.8,Screen.width/4,Screen.height/5), "Pressione 'F' para trocar o foco da lanterna");
}
}

altere essa parte ("f") para mudar a letra, ou o comando, o que desejar...
altere essa parte Screen.width/2.5,Screen.height/2.8 para alterar a posição do texto
altere ali onde está escrito " Pressione 'F' para trocar o foco da lanterna " para a mensagem que quiser...


simples assim

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Opçoes em C#:

( mensagem desaparece depois de um tempo )

-Crie um script em C# com o nome " SCRIPT1 " e cole este codigo nele...

Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;
public class SCRIPT1 : MonoBehaviour {
 public float tempo = 5.0f;
 void Update () {
 tempo -= Time.deltaTime;
 }
 void OnGUI () {
 if(tempo>=0){
 GUI.Label(new Rect(Screen.width/2-50,Screen.height/2,200,200), "OLÁ");
 }
}
}


Opção 2:

(mensagem que desaparece depois de receber um comando do player )

- Crie um script em C# com o nome " SCRIPT2 " e cole este codigo nele...

Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;
public class SCRIPT2 : MonoBehaviour {
 public bool aviso = true;
 void Update () {
 if(Input.GetKeyDown("f")){
 aviso = false;
 }
 }
 void OnGUI (){
 if(aviso == true){
 GUI.Label(new Rect(Screen.width/2-100,Screen.height/2-50,Screen.width/4,Screen.height/5), "Pressione 'F' para trocar o foco da lanterna");
 }
 }
}



Quaisquer duvidas postem ai nos comentarios.


Última edição por MarcosSchultz em Ter Jun 07, 2016 9:19 pm, editado 4 vez(es)
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Mensagem por iConnect Ter Set 23, 2014 5:41 pm

Olá,
Obrigado por compartilhar connosco.

Até Mais...

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Mensagem por ronito Sex maio 01, 2015 2:20 am

Ola!, como faz para uma mensagem como essas aparecer quando o player entrar em um collisor 'boxcollider" isso daria mais possibilidades de mensagens :D
OnTriggerEnter?
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Mensagem por MarcosSchultz Sex maio 01, 2015 1:30 pm

Elaborei este script simples para isto :D


Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Mensagem : MonoBehaviour {
   private bool aviso = false;
   private BoxCollider[] colisores;
   public float DuracaoDaMensagem = 5;
   private float cronometro = 0;
   void Start (){
      colisores = gameObject.GetComponents<BoxCollider>();
   }
   void OnTriggerEnter (){
      foreach (BoxCollider BoxColl in colisores) {
         BoxColl.enabled = false;
      }
      aviso = true;
   }
   void OnGUI (){
      if(aviso == true){
         GUI.Label(new Rect(Screen.width/2-100,Screen.height/2-50,Screen.width/4,Screen.height/5), "MENSAGEM");
      }
   }
   void Update (){
      if (aviso == true) {
         cronometro += Time.deltaTime;
      }
      if (cronometro >= DuracaoDaMensagem) {
         aviso = false;
         Destroy (gameObject);
      }
   }
}
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Mensagem por Lucas Garcia Frade Sex maio 01, 2015 4:19 pm

Ei meu debug.log desapareceu (nao por causa do script) ele sumiu do nada, quando da algum erro alem de eu nao conseguir iniciar o meu jogo eu n consigo ver o erro, o q aconteceu?

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Mensagem por ronito Sex maio 01, 2015 5:03 pm

Mais uma vez, muito obrigado cara :D
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Mensagem por Derpycrap Dom maio 03, 2015 4:46 am

Marcos sou intermediario na unity e queria saber sobre esse ultimo script, dps de ter feito o script preciso adicionar um box colider em um objeto,ativar o trigger e passar o script para o objeto? desde ja obrigado,curto mt seus videos vc me ajudou muito!!

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Mensagem por MarcosSchultz Dom maio 03, 2015 12:25 pm

EXATAMENTE Derpycrap


Desculpe-me por não ter postado estes detalhes :D... estava preocupado apenas em fazer o script e esqueci...

más é bem isso que você falou :D
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Mensagem por Derpycrap Dom maio 03, 2015 9:47 pm

vlw !!

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Mensagem por augustobrito Dom maio 24, 2015 3:52 pm

Boa tarde, alguem pode me dar dicas de como faço para a msg aparecer e juntamente tocar um audio, um exemplo legal é como se o personagem estivesse lendo a msg, como uma legenda.

Ex:

"Onde estou?"
- Toca audio
... passar alguns segundos
"Nova msg"
- Toca audio da novaa msg
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Mensagem por MarcosSchultz Dom maio 24, 2015 7:35 pm

Você vai utilizar a mesma lógica do cronometro ai...


passam 10 segs por exemplo, ativa o cronometro de uma fala e da um Audio.Play, e começa a ativar outro cronometro da segunda fala, e assim vai indo...
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Mensagem por Fernando Thomazi Qui maio 28, 2015 2:45 pm

Olá, Marcos! No caso do script para a mensagem aparecer somente quando ativar a trigger do boxcollider, como faço para o evento ocorrer continuamente sempre que meu personagem colidir com a box collider? Eu sei que é só alterar algo no script (em vez de destroy game object) mas não sei o que inserir. Grato!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mensagem aparecer no inicio do jogo e logo apos desaparecer...

Mensagem por MarcosSchultz Qui maio 28, 2015 3:40 pm

Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Mensagem : MonoBehaviour {
  private bool aviso = false;
  public float DuracaoDaMensagem = 5;
  private float cronometro = 0;
  void OnTriggerEnter (){
      aviso = true;
  }
  void OnGUI (){
      if(aviso == true){
        GUI.Label(new Rect(Screen.width/2-100,Screen.height/2-50,Screen.width/4,Screen.height/5), "MENSAGEM");
      }
  }
  void Update (){
      if (aviso == true) {
        cronometro += Time.deltaTime;
      }
      if (cronometro >= DuracaoDaMensagem) {
        aviso = false;
      }
  }
}
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Mensagem por Fernando Thomazi Qui maio 28, 2015 3:49 pm

Além de eficiente, foi rápido no gatilho! EHEHEH Super agradecido! Está funcionando esse último script, mas mesmo assim, a mensagem só aparece única vez. Se eu voltar e colidir com o personagem novamente nenhuma mensagem é exibida. Adicionei um áudio ao box collider que executa continuamente com um alcance (range) pequeno. Esse aspecto do script para mim é essencial para a cena que pretendo, pois se o personagem se perder e voltar pelo caminho, a mensagem será mostrada novamente, e quantas vezes ele se perder. Entendeu? Acredito que tenha de usar algum laço de repetição (for, while, etc). Ou seja, em todas as vezes que o personagem colidir com a box collider a mensagem será exibida no tempo programa (aqui vou deixar 10 segundos). Agradeço de coração, mas se for algo que não dê para adicionar no meu game, eu vou ter de adaptar. Abraço!
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Mensagem por MarcosSchultz Qui maio 28, 2015 4:50 pm

a intenção do script é essa mesma... éra para estar funcionando.

tente isto talvez:


Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Mensagem : MonoBehaviour {
  private bool aviso = false;
  public float DuracaoDaMensagem = 5;
  private float cronometro = 0;
  void OnTriggerEnter (){
      aviso = true;
  }
  void OnTriggerEnter (){
      aviso = false;
  }
  void OnGUI (){
      if(aviso == true){
        GUI.Label(new Rect(Screen.width/2-100,Screen.height/2-50,Screen.width/4,Screen.height/5), "MENSAGEM");
      }
  }
  void Update (){
      if (aviso == true) {
        cronometro += Time.deltaTime;
      }
      if (cronometro >= DuracaoDaMensagem) {
        aviso = false;
      }
  }
}
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Mensagem por Fernando Thomazi Qui maio 28, 2015 7:26 pm

Opa! Valeu mesmo! Vou testar com calma.
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Mensagem por Fernando Thomazi Seg Jun 01, 2015 8:22 pm

Infelizmente, não teve jeito, Marcos! Mas, desconfio que o problema é no meu PC. O Unity não está gerando o box collider. Já tentei de todas as formas e não consigo colidir entre os objetos. Meu anti-vírus AVIRA detectou 9 vírus. Então, mesmo não sabendo ao certo onde está o problema, já sei que não tem anda a ver com script. Hoje, já baixei e instalei o Unity 5. Notei que minhas cenas feitas no Unity 4 ficaram todas com scripts obsoletas. Então terei de começar do zero. Apesar de que agora já tenho as imagens, áudios e scripts com os quais vou trabalhar. Então, acredito que será mais fácil. Não perdi muita coisa, pois estava só no começo (menu completo, uma cena curta quase finalizada e os créditos finais). Quanto a você só tenho a agradecer, pois dedica muita atenção aos usuários do Forum. Com certeza seu nome e o link do site estarão nos créditos finais do meu game, quanto terminá-lo. Até mais!
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Mensagem por MarcosSchultz Seg Jun 01, 2015 11:04 pm

Agradeço :D


quanto ao problema dos colisores, se ele persistir, mande prints da cena para poder-mos resolve-lo
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Mensagem por RenanMSV Sáb Out 17, 2015 6:00 am

Lembram se do OnTriggerStay?? Poisé ele faz milagres!

Voce soh precisava alterar o Enter pelo Stay
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