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Rotacionar 90°

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DÚVIDA Rotacionar 90°

Mensagem por Joaogabrielf13 em Sab Mar 05, 2016 3:03 am

Como fazer com que, ao pressionar uma tecla, um objeto rotacione 90° no eixo Z e depois de rotacionar esses 90° ele pare, e caso eu solte essa tecla o objeto volte a posição em que estava inicialmente? Very Happy

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DÚVIDA Re: Rotacionar 90°

Mensagem por Mauricio Maggot em Sab Mar 05, 2016 11:21 am

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Girar90 : MonoBehaviour{

    void Update (){
        if(Input.GetKeyDown ("//Aqui você coloca a letra"));
        transform.Rotate (0, 0, 90);
        }
}


Última edição por Mauricio Maggot em Sab Mar 05, 2016 12:50 pm, editado 1 vez(es)

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DÚVIDA Re: Rotacionar 90°

Mensagem por ismarspn em Sab Mar 05, 2016 12:11 pm

Use o eulerAngles, amigo.

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DÚVIDA Re: Rotacionar 90°

Mensagem por Mauricio Maggot em Sab Mar 05, 2016 12:48 pm

Ahhhh sim é mesmo! Eu tinha esquecido desse detalhe obg Very Happy

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DÚVIDA Re: Rotacionar 90°

Mensagem por Mauricio Maggot em Sab Mar 05, 2016 12:59 pm

Então nesse caso o código é:
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

      void Update (){
            if ( Input.GeyKeyDown("Letra")){
            transform.eulerAngles = new Vector3 ( 0, 0, 90);
            }
      }
}

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DÚVIDA Re: Rotacionar 90°

Mensagem por Joaogabrielf13 em Sab Mar 05, 2016 1:44 pm

Sim so que eu queria que, quando eu pressiona-se uma tecla e mantivesse pressionada, ai rotacionava,e quando eu soltasse essa tecla , voltava de volta pra posição inicial. No script eu coloquei um else pra voltar pra posição 0,0,0:
Código:
void Update () {
 if (Input.GetKey (KeyCode.Mouse1)) {
 transform.eulerAngles = new Vector3 (0, 0, 90);
 } else {
 transform.eulerAngles = new Vector3 (0, 0, 0);
 }
 }

So que tipo, no meu caso, é um personagem top down e ele rotaciona sempre pro mouse, e o que rotaciona 90° é o braço que é separado do torso do perso. Se eu coloco pra ele voltar pra 0,0,0 ele para de acompanhar o corpo do personagem e fica sempre em 0,0,0.

Olha aqui, gravei um video do jogo Hotline Miami, é exatamente assim que quero fazer.

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DÚVIDA Re: Rotacionar 90°

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Mar 05, 2016 2:30 pm


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DÚVIDA Re: Rotacionar 90°

Mensagem por Joaogabrielf13 em Sab Mar 05, 2016 7:45 pm

Bom eu vi a vídeo aula e tentei aplicar no script o lerp e o local.position e deu muitos erros, acho q n entendi bem. Mas o jeito que eu queria fazer era que, quando eu pressionasse uma tecla e mantivesse ela pressionada, o braço iria rotacionar ate 90°( não de forma instantânea, dai tentei o lerp) mas se eu soltasse essa tecla ai ele iria voltar para a posição em que estava inicialmente, dai eu tentei o localposition( e a volta para a posição inicial também não sendo intantânea, por isso tentei o lerp aqui também). Mas deu muitos erros e não entendi bem.

Código:
void Update () {
      if (Input.GetKey (KeyCode.Mouse1)) {
         transform.eulerAngles = Vector3.Lerp (transform.eulerAngles, Vector3 (0, 0, 90), Time.deltaTime);
      } else {
         transform.localPosition = new Vector3.lerp (transform.localPosition, Vector3 (1.2, 8.4, 0), Time.deltaTime);
      }
   }

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DÚVIDA Re: Rotacionar 90°

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Mar 05, 2016 8:56 pm

Cara, cuidado nesse "ver o vídeo" meio depressa, você errou bastante coisa na sintaxe... Más aqui vai um exemplo completo Very Happy

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class ItensDataBase : MonoBehaviour {
   
   private Vector3 rotacaoInicial;

   void Start(){
      rotacaoInicial = transform.eulerAngles;
   }

   void Update () {
      if (Input.GetMouseButton (0)) {
         transform.eulerAngles = Vector3.Lerp (transform.eulerAngles, new Vector3 (0, 0, 90), Time.deltaTime);
      } else {
         transform.eulerAngles = Vector3.Lerp (transform.eulerAngles, rotacaoInicial, Time.deltaTime);
      }
   }
}

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DÚVIDA Re: Rotacionar 90°

Mensagem por Joaogabrielf13 em Sab Mar 05, 2016 9:30 pm

Depois que vi o video tentei isso do private Vector3, coloquei que a rotacaoinicial recebia a posição do corpo do personagem e deu muitos erros. Mas com esse script que você me passou o braço não rotaciona. E fiquei na duvida do porque você não usou o .localPosition, ja que na video aula você diz que é bom usar quando o objeto do script for filho de um outro objeto, no caso o braço filho do corpo.

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DÚVIDA Re: Rotacionar 90°

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Mar 05, 2016 9:40 pm

Joaogabrielf13 escreveu:Depois que vi o video tentei isso do private Vector3, coloquei que a rotacaoinicial recebia a posição do corpo do personagem e deu muitos erros. Mas com esse script que você me passou o braço não rotaciona. E fiquei na duvida do porque você não usou o .localPosition, ja que na video aula você diz que é bom usar quando o objeto do script for filho de um outro objeto, no caso o braço filho do corpo.

Más você quer mecher na posição ou na rotação???

se for rotação, ai é o localEulerAngles

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DÚVIDA Re: Rotacionar 90°

Mensagem por Joaogabrielf13 em Sab Mar 05, 2016 10:10 pm

Ah sim, sim.Rotação. Tentei mexer no script mas não consegui deixar do jeito que eu queria. Mas também não entedi porque esse script que você me passou não funcionou.

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DÚVIDA Re: Rotacionar 90°

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Mar 05, 2016 10:50 pm

O que eeeeexatamente quer fazer, rotacionar localmente o braço??? então basta trocar todos os eulerAngles por localEulerAngles

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DÚVIDA Re: Rotacionar 90°

Mensagem por Joaogabrielf13 em Sab Mar 05, 2016 11:08 pm

Numa das minhas mensagens acima tem um video que gravei de um jogo, é exatamente aquilo.

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DÚVIDA Re: Rotacionar 90°

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Mar 05, 2016 11:46 pm

Teste isto, eh elaborado especialmente para algo como o vídeo demonstra... basta linkar os objetos certos

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Girar90 : MonoBehaviour {

   public GameObject BracoDir,BracoEsq;

   void Update () {
      if (Input.GetMouseButton (0)) {
         BracoDir.transform.localRotation = Quaternion.Lerp(BracoDir.transform.localRotation, Quaternion.Euler(Vector3.forward * 90f), Time.deltaTime * 3);
         BracoEsq.transform.localRotation = Quaternion.Lerp(BracoEsq.transform.localRotation, Quaternion.Euler(Vector3.forward * -90f), Time.deltaTime * 3);
      } else {
         BracoDir.transform.localRotation = Quaternion.Lerp(BracoDir.transform.localRotation, Quaternion.Euler(Vector3.forward * 0), Time.deltaTime * 3);
         BracoEsq.transform.localRotation = Quaternion.Lerp(BracoEsq.transform.localRotation, Quaternion.Euler(Vector3.forward * 0), Time.deltaTime * 3);
      }
   }
}

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DÚVIDA Re: Rotacionar 90°

Mensagem por Joaogabrielf13 em Dom Mar 06, 2016 1:03 am

Boa, é exatamente isso, só que esta acontecendo um problema, mesmo eu linkando o braço direito na variável, a unity diz que nao esta linkado. Fui no script e apaguei tudo relacionado ao braço direito e funcionou. Mas se eu linkar da erro.
EDIT: Os sinais da rotação estavam trocados, troquei -90 por 90 e vice e versa e deu certo.Muito obrigado!

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