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[Ajuda] Sistema de Texto na tela

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DÚVIDA [Ajuda] Sistema de Texto na tela

Mensagem por dfop02 em Qui Fev 25, 2016 6:25 pm

Eu estava evitando sair criando vários tópicos, mas já que me pediram, obrigado por continuarem me ajudando ^-^

Vamos lá, meu objetivo agora é dar uma mensagem de boas vindas ao Player quando começa o jogo, na Stage_1. A mensagem deve apagar após pressionar qualquer tecla, e logo em seguida aparecer a mensagem 2, e por fim a 3. Eu tentei fazer o que olhei no outro tópico mas não funciona, vou mostrar o que tentei.

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;

public class Textstart : MonoBehaviour {

    private float velocidade, tempoanimbkp;
    public Text texto1;
    public Text texto2;
    public Text texto3;
    public float tempoanim;

    // Use this for initialization
    void Start () {
        texto1 = GetComponent<Text>();
        tempoanimbkp = tempoanim;

        texto2 = GetComponent<Text>();
        tempoanimbkp = tempoanim;

        texto3 = GetComponent<Text>();
        tempoanimbkp = tempoanim;
    }
   
   // Update is called once per frame
   void Update () {

        tempoanim -= Time.deltaTime;
        if (tempoanim <= 0) {
            texto1.enabled = !texto1.enabled;
            tempoanim = tempoanimbkp;
        }

        else if (tempoanim <= 0){
            texto2.enabled = !texto2.enabled;
            tempoanim = tempoanimbkp;
        }

        else if (tempoanim <= 0){
            texto3.enabled = !texto3.enabled;
            tempoanim = tempoanimbkp;
        }

    }
}

Podem me ajudar?

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DÚVIDA Re: [Ajuda] Sistema de Texto na tela

Mensagem por weslleyFx em Qui Fev 25, 2016 7:29 pm

bom o que vc tem que fazer eh
Código:


  public Text texto;

  void Start()
  {
  texto.enabled = true;
  }
 
  void Update()
  {
    if (Input.anyKeyDown)//ser a entrada que no caso e qualquer tecla for pressionada para baixo
        {
            texto.enabled = false;
        }
  }

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DÚVIDA Re: [Ajuda] Sistema de Texto na tela

Mensagem por dfop02 em Qui Fev 25, 2016 7:42 pm

weslleyFx escreveu:bom o que vc tem que fazer eh
Código:


  public Text texto;

  void Start()
  {
   texto.enabled = true;
  }
  
  void Update()
  {
     if (Input.anyKeyDown)//ser a entrada que no caso e qualquer tecla for pressionada para baixo
        {
            texto.enabled = false;
        }
   }

Devo repetir 3x para cada texto, ou apenas um para todos os 3?

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DÚVIDA Re: [Ajuda] Sistema de Texto na tela

Mensagem por weslleyFx em Qui Fev 25, 2016 7:47 pm

depende do que vc for fazer

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DÚVIDA Re: [Ajuda] Sistema de Texto na tela

Mensagem por dfop02 em Qui Fev 25, 2016 8:17 pm

weslleyFx escreveu:depende do que vc for fazer

Eu expliquei acima o que eu pretendia fazer, por isso que quando comentou pensei que apenas 1 se aplicava aos 3, e é isso mesmo?

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DÚVIDA Re: [Ajuda] Sistema de Texto na tela

Mensagem por hellkiller em Qui Fev 25, 2016 10:46 pm

Vc pode criar um int e verificar em qual mensagem esta!

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DÚVIDA Re: [Ajuda] Sistema de Texto na tela

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Fev 26, 2016 1:33 am

Pelo que eu entendi, seria algo assim:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;

public class Textstart : MonoBehaviour {

   private bool habilitarTextos;
   private int mensagemAtual;
   public float tempoAnim = 1;
   public Text texto1;
   public Text texto2;
   public Text texto3;

   void Start () {
      habilitarTextos = false;
      mensagemAtual = 1;
      StartCoroutine(EsperarXSegs (tempoAnim));
   }
      
   IEnumerator EsperarXSegs(float tempo){
      yield return new WaitForSeconds (tempo);
      habilitarTextos = true;
   }

   void Update () {
      if (habilitarTextos) {
         if (Input.GetMouseButtonDown (0)) {
            mensagemAtual++;
         }
         if (mensagemAtual == 1) {
            texto1.enabled = true;
            texto2.enabled = texto3.enabled = false;
         }else if (mensagemAtual == 2) {
            texto2.enabled = true;
            texto1.enabled = texto3.enabled = false;
         }
         else if (mensagemAtual == 3) {
            texto3.enabled = true;
            texto1.enabled = texto2.enabled = false;
         }else{
            texto1.enabled = texto2.enabled = texto3.enabled = false;
         }
      }else{
         texto1.enabled = texto2.enabled = texto3.enabled = false;
      }
   }
}

A questão é, você quer que fique salvo??? Tipo, acontece 1 vez e depois nunca mais??? se quiser, ai tem que fazer um playerprefs simples no start

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DÚVIDA Re: [Ajuda] Sistema de Texto na tela

Mensagem por RenanMSV em Sex Fev 26, 2016 1:46 am

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;

public class Textos : MonoBehaviour {
   public Text[] texts;
   private int index;

   // Use this for initialization
   void Start () {
      index = 0;
      for (int i = 0; i < texts.Length; i++) {
         texts [i].enabled = false;
      }
      texts [0].enabled = true;
   }
   
   // Update is called once per frame
   void Update () {
      if (Input.anyKeyDown) {
         if (index <= texts.Length - 2) {
            texts [index].enabled = false;
            texts [++index].enabled = true;
         } else {
            texts [index].enabled = false;
         }
      }
   
   }
}


Simples e rapido. Utilizando unity texts UI. Crie um objeto vazio e coloque este script. Depois ligue corretamente os textos na ordem correta. Depois teste.


ps: Funciona com qualquer quantidade de textos. Desde que a intenção seja apresenta-los seguidamente


Última edição por RenanMSV em Sex Fev 26, 2016 1:53 am, editado 1 vez(es)

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DÚVIDA Re: [Ajuda] Sistema de Texto na tela

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Fev 26, 2016 1:48 am

Nanana, faço um sistema completão e vem o Renan usando array, soh pra sair por cima. heueheueheueh

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DÚVIDA Re: [Ajuda] Sistema de Texto na tela

Mensagem por RenanMSV em Sex Fev 26, 2016 1:54 am

Se liga que agora dei uma melhorada :v kkk -q
Zoas manin

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DÚVIDA Re: [Ajuda] Sistema de Texto na tela

Mensagem por dfop02 em Sex Fev 26, 2016 3:35 pm

RenanMSV escreveu:Se liga que agora dei uma melhorada :v kkk -q
Zoas manin

Pô, ficou otimo!!

Mas só faltou uma coisa, eu preciso que o meu personagem fique imóvel até passar todas as 3 mensagens, como eu faço? No caso da pra aplicar aquelas variaveis de "Sleep" e "Awake"??

Ou então um FreezeAll, mas como faço para desativar o freeze all? se tudo estivesse na mesma script eu saberia, mas como não está... eu fico meio perdido...

Eu pensei nisso:

Código:
void Start (){

//Trav. mov. do player durante os textos
        PlayerRigidbody.constraints = RigidbodyConstraints2D.FreezeAll;
}

void Update(){
  //Destrav. mov. do player após os textos
        if (Textos.?????) {
            PlayerRigidbody.constraints = RigidbodyConstraints2D.None;
        }
}

Foi até onde eu cheguei sozinho /\, está certo ou próximo?

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DÚVIDA Re: [Ajuda] Sistema de Texto na tela

Mensagem por RenanMSV em Sab Fev 27, 2016 4:31 am

Tudo depende do script de movimentação que voce usa.

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DÚVIDA Re: [Ajuda] Sistema de Texto na tela

Mensagem por dfop02 em Sab Fev 27, 2016 9:31 am

RenanMSV escreveu:Tudo depende do script de movimentação que voce usa.

Vou lhe mostrar:

Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.SceneManagement;

public class Player : MonoBehaviour {

    public Rigidbody2D PlayerRigidbody;
    public float velocidade = 5;
    public float velDeResposta = 2;
    private Vector2 ProximaVelocidade;
    public float Forca = 11500f;
    // Use this for initialization

    void Start() {
        PlayerRigidbody = GetComponent<Rigidbody2D>();
        PlayerRigidbody.gravityScale = 0;
        PlayerRigidbody.constraints = RigidbodyConstraints2D.FreezeRotation;

        //Trav. mov. do player durante os textos
        //PlayerRigidbody.constraints = RigidbodyConstraints2D.FreezeAll;

    void Update() {

if (PlayerRigidbody.velocity.magnitude < 0.1f) {
             if (Input.GetKeyDown("a"))     {
                 ProximaVelocidade = new Vector2(-velocidade, 0);
            }
            else if (Input.GetKeyDown("d")) {
                ProximaVelocidade = new Vector2(velocidade, 0);
            }
            else if (Input.GetKeyDown("w")) {
                ProximaVelocidade = new Vector2(0, velocidade);
            }
            else if (Input.GetKeyDown("s")) {
                ProximaVelocidade = new Vector2(0, -velocidade);
            }
        }

//Velocity
        PlayerRigidbody.velocity = Vector2.Lerp(PlayerRigidbody.velocity, ProximaVelocidade, Time.deltaTime * velDeResposta);

//Textos
        //if (Textos.?????) {
        //    PlayerRigidbody.constraints = RigidbodyConstraints2D.None;
        //}
}
    void OnCollisionEnter2D() {
        ProximaVelocidade = new Vector2(0, 0);
    }
    
}

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DÚVIDA Re: [Ajuda] Sistema de Texto na tela

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Fev 27, 2016 5:57 pm

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;
using UnityEngine.SceneManagement;
[RequireComponent(typeof(Rigidbody2D))]
public class Player : MonoBehaviour {

   private Rigidbody2D PlayerRigidbody;
   public float velocidade = 5;
   public float velDeResposta = 2;
   public Text[] textos;
   private int index;
   private Vector2 ProximaVelocidade;
   private bool podeMover;

   void Start() {
      PlayerRigidbody = GetComponent<Rigidbody2D> ();
      PlayerRigidbody.gravityScale = 0;
      PlayerRigidbody.constraints = RigidbodyConstraints2D.FreezeRotation;
      index = 0;
      podeMover = false;
      foreach (Text tex in textos) {
         tex.enabled = false;
      }
      textos [index].enabled = true;
   }
   void Update() {
      if (PlayerRigidbody.velocity.magnitude < 0.1f) {
         if (Input.GetKeyDown("a"))    {
            ProximaVelocidade = new Vector2(-velocidade, 0);
         }
         else if (Input.GetKeyDown("d")) {
            ProximaVelocidade = new Vector2(velocidade, 0);
         }
         else if (Input.GetKeyDown("w")) {
            ProximaVelocidade = new Vector2(0, velocidade);
         }
         else if (Input.GetKeyDown("s")) {
            ProximaVelocidade = new Vector2(0, -velocidade);
         }
      }
      //
      if (Input.anyKeyDown && index < textos.Length-1) {
         index++;
         foreach (Text tex in textos) {
            tex.enabled = false;
         }
         textos [index].enabled = true;
      } else if(Input.anyKeyDown && index >= textos.Length-1) {
         foreach (Text tex in textos) {
            tex.enabled = false;
         }
         podeMover = true;
      }
      if (podeMover == false) {
         ProximaVelocidade = new Vector2(0, 0);
      }
      PlayerRigidbody.velocity = Vector2.Lerp(PlayerRigidbody.velocity, ProximaVelocidade, Time.deltaTime * velDeResposta);
   }
   void OnCollisionEnter2D() {
      ProximaVelocidade = new Vector2(0, 0);
   }
}

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DÚVIDA Re: [Ajuda] Sistema de Texto na tela

Mensagem por Mauricio Maggot em Dom Fev 28, 2016 10:44 pm

E se eu quiser tipo apertar um botão e aparecer um texto....
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

void Start (){

void Update (){
if(Input.GetKeyDown ("u" //Usei "u" como exemplo)){
Esse código seria útil?

Um Public Text seria util também?
Exemplo:
Código:
 using UnityEngine;
using Sytem.Collections;
using UnityEngine.UI //Texto é UI se não me engano...
public Text texto;
void Update () {
if(Input.GetKeyDown("u")) {

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DÚVIDA Re: [Ajuda] Sistema de Texto na tela

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Fev 29, 2016 1:38 am

Sim, ai basta colocar dentro do if:

texto.enabeld = !texto.enabeld;

para ficar ativando ou desativando conforme pressiona. Ou brincar um pouco com booleanas

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DÚVIDA Re: [Ajuda] Sistema de Texto na tela

Mensagem por Mauricio Maggot em Sab Mar 05, 2016 2:46 pm

MarcosSchultz escreveu:Sim, ai basta colocar dentro do if:

texto.enabeld = !texto.enabeld;

para ficar ativando ou desativando conforme pressiona. Ou brincar um pouco com booleanas
Então me manda um Script completo por favor.

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