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[Duvida] Sistema de movimentação de personagem em 4 direções.

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DÚVIDA [Duvida] Sistema de movimentação de personagem em 4 direções.

Mensagem por FerX95 em Qui Fev 25, 2016 8:36 pm

Boa tarde pessoal, gostaria de saber como implementar movimentação de um personagem em 4 direções (esquerda, direita, cima e baixo) para game em 2D, fiz alguns testes aqui mas não obtive resultados satisfatórios, pois pressionando teclas como cima e esquerda jutas acarreta na movimentação diagonal. confused


Última edição por FerX95 em Qui Fev 25, 2016 9:00 pm, editado 1 vez(es)
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DÚVIDA Re: [Duvida] Sistema de movimentação de personagem em 4 direções.

Mensagem por hellkiller em Qui Fev 25, 2016 8:43 pm

Da uma olhada nesse tutor simples:
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DÚVIDA Re: [Duvida] Sistema de movimentação de personagem em 4 direções.

Mensagem por dfop02 em Qui Fev 25, 2016 8:48 pm

seu game é em 2D ou 3D?
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DÚVIDA Re: [Duvida] Sistema de movimentação de personagem em 4 direções.

Mensagem por FerX95 em Qui Fev 25, 2016 8:57 pm

dfop02 escreveu:seu game é em 2D ou 3D?

Me desculpem esqueci de mencionar isso, ele é 2D pessoal.
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DÚVIDA Re: [Duvida] Sistema de movimentação de personagem em 4 direções.

Mensagem por hellkiller em Qui Fev 25, 2016 9:04 pm

Que tipo de jogo?
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DÚVIDA Re: [Duvida] Sistema de movimentação de personagem em 4 direções.

Mensagem por dfop02 em Qui Fev 25, 2016 9:11 pm

FerX95 escreveu:
dfop02 escreveu:seu game é em 2D ou 3D?

Me desculpem esqueci de mencionar isso, ele é 2D pessoal.

Nesse caso você pode usar o script que eu mesmo escrevi, vou te passar, é bem básico, mas é pra você ter uma noção.

Código:

public Rigidbody2D PlayerRigidbody;


 void Update() {

             if (Input.GetKeyDown("a")){
                PlayerRigidbody.MovePosition(PlayerRigidbody.position - new Vector2(1, 0));
            }
            else if (Input.GetKeyDown("d")){
                PlayerRigidbody.MovePosition(PlayerRigidbody.position + new Vector2(1, 0));
            }
            else if (Input.GetKeyDown("w")){
                PlayerRigidbody.MovePosition(PlayerRigidbody.position + new Vector2(0, 1));
            }
            else if (Input.GetKeyDown("s")){
                PlayerRigidbody.MovePosition(PlayerRigidbody.position - new Vector2(0, 1));
            }
}
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DÚVIDA Re: [Duvida] Sistema de movimentação de personagem em 4 direções.

Mensagem por FerX95 em Qui Fev 25, 2016 9:47 pm

dfop02 escreveu:
FerX95 escreveu:
dfop02 escreveu:seu game é em 2D ou 3D?

Me desculpem esqueci de mencionar isso, ele é 2D pessoal.

Nesse caso você pode usar o script que eu mesmo escrevi, vou te passar, é bem básico, mas é pra você ter uma noção.

Código:

public Rigidbody2D PlayerRigidbody;


 void Update() {

             if (Input.GetKeyDown("a")){
                PlayerRigidbody.MovePosition(PlayerRigidbody.position - new Vector2(1, 0));
            }
            else if (Input.GetKeyDown("d")){
                PlayerRigidbody.MovePosition(PlayerRigidbody.position + new Vector2(1, 0));
            }
            else if (Input.GetKeyDown("w")){
                PlayerRigidbody.MovePosition(PlayerRigidbody.position + new Vector2(0, 1));
            }
            else if (Input.GetKeyDown("s")){
                PlayerRigidbody.MovePosition(PlayerRigidbody.position - new Vector2(0, 1));
            }
}

Eu tinha feito algo muito parecido com o que vc apresentou, só que tinha mais linhas de código haha Very Happy. Mas pelo que testei aqui a sua implementação também apresenta essa ação de mover na diagonal, pressione A e W junto, você vera que o objeto vai pra diagonal
Código:

if (Input.GetKeyDown (KeyCode.LeftArrow)) {
         player.transform.position = new Vector2 (player.transform.position.x - velocidade, player.transform.position.y);   
      }

      else if (Input.GetKeyDown (KeyCode.RightArrow)) {
         player.transform.position = new Vector2 (player.transform.position.x + velocidade, player.transform.position.y);
      }

      else if (Input.GetKeyDown (KeyCode.UpArrow)) {
         player.transform.position = new Vector2 (player.transform.position.x, player.transform.position.y + velocidade);   
      }

      else if (Input.GetKeyDown (KeyCode.DownArrow)) {
         player.transform.position = new Vector2 (player.transform.position.x, player.transform.position.y - velocidade);
      }
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DÚVIDA Re: [Duvida] Sistema de movimentação de personagem em 4 direções.

Mensagem por dfop02 em Qui Fev 25, 2016 9:51 pm

Nesse caso, eu acho que adicionar um FreezeRotation ao seu personagem deve resolver, impossibilitando ele de realizar duas ações ao mesmo tempo, e indo apenas em uma direção.

A deia é proibir ele de mudar de direção até concluir a primeira =)
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DÚVIDA Re: [Duvida] Sistema de movimentação de personagem em 4 direções.

Mensagem por FerX95 em Qui Fev 25, 2016 11:09 pm

hellkiller escreveu:Que tipo de jogo?
A movimentação é parecida com a do game The Legend of Zelda: A Link to the Past do Super Nintendo Very Happy
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DÚVIDA Re: [Duvida] Sistema de movimentação de personagem em 4 direções.

Mensagem por FerX95 em Qui Fev 25, 2016 11:56 pm

Boa noite pessoal, consegui implementar uma movimentação em 4 direções, não esta perfeita mas já é um bom começo, abaixo segue o código lol!  

Código:


float eixo_x = Input.GetAxisRaw ("Horizontal");
float eixo_y = Input.GetAxisRaw ("Vertical");

if(eixo_x == 0 && eixo_y == 0){
   player.velocity = new Vector2 (velocidade * eixo_x, velocidade * eixo_y);   
}

if(eixo_x < 0 || eixo_x > 0){
   player.velocity = new Vector2 (velocidade * eixo_x, 0);
}
       
if(eixo_y < 0 || eixo_y > 0){
   player.velocity = new Vector2 (0, velocidade * eixo_y);
}

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