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(Ajuda) Girar objetos.

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DÚVIDA (Ajuda) Girar objetos.

Mensagem por rafaelllsd em Ter Fev 23, 2016 4:27 pm

Olá, estou tentando desenvolver um jogo para android, mais sei o basico. Bom, quando você clica em um botão que ta na tela ele instancia um item, e eu quero fazer um sistema de girar este objeto, tentei algumas coisas mais sempre que giro 1 objeto todos giram. Queria uma ideia para fazer isto, por que não consegui pensar em algo que funciona.

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DÚVIDA Re: (Ajuda) Girar objetos.

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Fev 23, 2016 4:36 pm

poste os sistemas que você tentou... para girar todos os objetos, você tem que estar fazendo algo bem errado...

a princípio, basta um simples sistema de rotação com eulerAngles

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DÚVIDA Re: (Ajuda) Girar objetos.

Mensagem por rafaelllsd em Ter Fev 23, 2016 5:18 pm

Então, eu fiz uma gambiarra, que quando aperta-se o botão o Objeto e o objeto com a Tag "Objetos" girasse se tivesse com a boleana True. mais acabava que sempre que eu instanciava, eles ficavam true, e todos giravam, eu ja exclui as linhas que tinha feito, por que ficou ruim. só quero uma ideia de como faze-los.

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DÚVIDA Re: (Ajuda) Girar objetos.

Mensagem por ismarspn em Ter Fev 23, 2016 10:35 pm

Amigo, como o Marcos pediu, posta o sistema que você usa para analisarmos onde está o erro.

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DÚVIDA Re: (Ajuda) Girar objetos.

Mensagem por rafaelllsd em Qua Fev 24, 2016 1:08 pm

Não postei antes por que eu tinha excluido mais refiz novamente, desde já, aviso que eu não tinha ideia quando-o fiz. por isso pedi alguma ideia de fazer o sistema de giro.
Código:

   public Vector3 screenPoint;
   public Vector3 offset;
   public Vector3 scanPos;
   public RectTransform b;
   public bool Movimento;
   public static bool MovimentoAll;
   public static bool PodeGirar;
   void Start () {
      Movimento = true;
      PodeGirar = true;
   }
   void Update (){
      scanPos = transform.position;
      if (MovimentoAll == true) {
         Movimento = false;
      }

   }
   public void OnMouseDown() {
      if (Movimento == true) {
      screenPoint = Camera.main.WorldToScreenPoint(scanPos);
      offset = scanPos - Camera.main.ScreenToWorldPoint(new Vector3(Input.mousePosition.x, Input.mousePosition.y, screenPoint.z));
   }
   }
   public void OnMouseDrag() {
      if (Movimento == true) {
         Vector3 curScreenPoint = new Vector3 (Input.mousePosition.x, Input.mousePosition.y, screenPoint.z);
         Vector3 curPosition = Camera.main.ScreenToWorldPoint (curScreenPoint) + offset;
         transform.position = curPosition;
         b.transform.position = curPosition;
      }
   }
      public void GirarObjetos () { //Botão de Girar o objeto instanciado
      if(PodeGirar == true) {
      transform.Rotate (0, 0, 10);
}
   }
      public void TerminarObjeto () { //Botão de terminar e para de girar o objeto, e instanciar outro.
      PodeGirar = false;
      Movimento = false;
      }
}
No outro script quando instanciar outro objeto, o "PodeGirar fica true".

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DÚVIDA Re: (Ajuda) Girar objetos.

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Fev 24, 2016 3:33 pm

aqui está o problema:

Código:
public void GirarObjetos () { //Botão de Girar o objeto instanciado
      if(PodeGirar == true) {
         transform.Rotate (0, 0, 10);
      }
   }

A void é pública, e todos os objetos que tem este script serão afetados por ela...

Você poderia especificar beeem detalhadamente como está a sua cena e como planeja girar os objetos??? tipo, quer girar apenas o objeto que acabou de instanciar?

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DÚVIDA Re: (Ajuda) Girar objetos.

Mensagem por rafaelllsd em Qui Fev 25, 2016 2:35 pm

Bom, quando ele é instanciado eu queria que uma boleana ficasse true, e quando eu instanciasse outro objeto contendo mesmo script ele ficasse false, para não se movimentar e o instanciado fica true para girar. Para girar os objetos, eu to usando um botão da canvas.
Más ja tentei também quando a pessoa pressionar o botão na tela ele gira. usando Input.GetMouseButtonDown(0)), mais não deu muito certo.

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DÚVIDA Re: (Ajuda) Girar objetos.

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Fev 25, 2016 2:40 pm

Cara, não precisa de booleana nem nada, basta guardar o objeto instanciado em uma variável, exemplo:

Código:
GameObject objetoInstanciado = Instantiate (objetoASerInstanciado, transform.position, transform.rotation)as GameObject;

depois disso, basta aplicar a rotação a este "objetoInstanciado", e só ele será afetado

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DÚVIDA Re: (Ajuda) Girar objetos.

Mensagem por rafaelllsd em Qui Fev 25, 2016 3:18 pm

Marcos eu tenho uma duvida previa, eu tenho 2 scripts um que instancia o objeto e outro que vai no objeto. esse codigo acima é oque vai no de instanciar certo. e no script de movimento tenho que adicionar algo?
Script que instancia itens:
Código:

   public GameObject Bola;
   public GameObject Rampa;
   public Transform Ponto;
   public GameObject BotaoC;
   public int Instanciar;
   public GameObject[] objetoInstanciado;
   void Start () {
      Instanciar = 10;
   }
   void Update () {
   }
   
   public void Terminar () {
      BotaoC.SetActive (false);
      Bola.SetActive (true);
      MovimentoMouse.MovimentoAll = true;

   }
   public void Ramp () {
      if (Instanciar >= 1) {
         GameObject objetoInstanciado = Instantiate (Rampa, Ponto.position, transform.rotation)as GameObject;
         Instanciar -= 1;
      }
   }
}

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DÚVIDA Re: (Ajuda) Girar objetos.

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Fev 25, 2016 3:22 pm

Cara, faça tudo em um script só, no caso, nesse que você usa para instanciar... a referencia já está nele, então basta aplicar a rotação agora

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DÚVIDA Re: (Ajuda) Girar objetos.

Mensagem por rafaelllsd em Qui Fev 25, 2016 5:19 pm

Fiz o seguinte:
Código:

   public Vector3 screenPoint;
   public Vector3 offset;
   public Vector3 scanPos;
   public RectTransform b;
   public bool Movimento;
   public static bool MovimentoAll;
   public static bool PodeGirar;
   // Itens Behaviour
   public GameObject Bola;
   public GameObject Rampa;
   public Transform Ponto;
   public GameObject BotaoC;
   public int Instanciar;
   public GameObject[] objetoInstanciado;
   void Start () {
      Movimento = true;
      PodeGirar = true;
      Instanciar = 10;
   }
   void Update (){
      scanPos = transform.position;
      if (MovimentoAll == true) {
         Movimento = false;
      }
      if (Input.GetKey (KeyCode.R)) {
         transform.Rotate (0, 0, 10);
      }
   }
   public void OnMouseDown() {
      if (Movimento == true) {
      screenPoint = Camera.main.WorldToScreenPoint(scanPos);
      offset = scanPos - Camera.main.ScreenToWorldPoint(new Vector3(Input.mousePosition.x, Input.mousePosition.y, screenPoint.z));
   }
   }
   public void OnMouseDrag() {
      if (Movimento == true) {
         Vector3 curScreenPoint = new Vector3 (Input.mousePosition.x, Input.mousePosition.y, screenPoint.z);
         Vector3 curPosition = Camera.main.ScreenToWorldPoint (curScreenPoint) + offset;
         transform.position = curPosition;
         b.transform.position = curPosition;
      }
}
      public void TerminarObjeto () { //Botão de terminar e para de girar o objeto, e instanciar outro.
      PodeGirar = false;
      Movimento = false;
      }
   public void Terminar () {
      BotaoC.SetActive (false);
      Bola.SetActive (true);
      MovimentoMouse.MovimentoAll = true;
   }
   public void Ramp () {
      if (Instanciar >= 1) {
         GameObject objetoInstanciado = Instantiate (Rampa, Ponto.position, transform.rotation)as GameObject;
         Instanciar -= 1;
      }
   }
}
Mais não sei se está certo ou foi isto que você disse. eu coloquei Input.GetKey(KeyCode.A) para testar e não deu certo tem algo de errado?

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DÚVIDA Re: (Ajuda) Girar objetos.

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Fev 26, 2016 1:53 am

Fiz um modelo resumido para você entender melhor:

Código:
   public GameObject Rampa, Ponto;
   private GameObject objetoInstanciado;

   void Update(){
      if (Input.GetKeyDown (KeyCode.E)) {
         Instanciar ();
      }
      if (Input.GetKey (KeyCode.R)) {
         Rotacionar ();
      }
   }

   void Instanciar () {
      objetoInstanciado = Instantiate (Rampa, Ponto.transform.position, transform.rotation)as GameObject;
   }

   void Rotacionar(){
      if (objetoInstanciado != null) {
         objetoInstanciado.transform.Rotate (0, 0, 10 * Time.deltaTime);
      }
   }

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DÚVIDA Re: (Ajuda) Girar objetos.

Mensagem por rafaelllsd em Sex Fev 26, 2016 1:41 pm

Valeu Marcos. primeira vez que estou trabalhando com Mobile.

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