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[TUTORIAL] Como usar NaveMesh para inimigos desviarem de obstáculos

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TUTORIAL [TUTORIAL] Como usar NaveMesh para inimigos desviarem de obstáculos

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Jan 07, 2015 6:31 pm

Vídeo explicando:



Script utilizado:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class INIMIGO : MonoBehaviour {
 public Transform Player;
 public NavMeshAgent naveMesh;
 void Start (){
 naveMesh = transform.GetComponent<NavMeshAgent> ();
 }
 void Update (){
 naveMesh.destination = Player.position;
 }
}


Última edição por MarcosSchultz em Ter Jun 07, 2016 9:14 pm, editado 1 vez(es)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como usar NaveMesh para inimigos desviarem de obstáculos

Mensagem por RC0D3 em Qui Fev 26, 2015 10:58 pm

fico otimo e e bem simples...

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como usar NaveMesh para inimigos desviarem de obstáculos

Mensagem por pauloHFAccin em Sab Fev 06, 2016 12:44 pm

cara eu nao estou conseguindo o script n esta dando, todos os scripts q eu coloco nao vao me ajuda ae pf, fala isso: the associated script can not loaded. please fix any compile errors and assing a valid scrip

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como usar NaveMesh para inimigos desviarem de obstáculos

Mensagem por MS em Sab Fev 06, 2016 3:26 pm

pauloHFAccin escreveu:cara eu nao estou conseguindo o script n esta dando, todos os scripts q eu coloco nao vao me ajuda ae pf, fala isso: the associated script can not loaded. please fix any compile errors and  assing a valid scrip

Qual versão da Unity vc está usando? Acabei de testar aqui e funcionou normalmente, eu uso a versão 5.3.2f1
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como usar NaveMesh para inimigos desviarem de obstáculos

Mensagem por JohnnyKills em Seg Jul 04, 2016 3:40 pm

No caso do jogo ser em 2D. Como faço para utilizar o NavMesh?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como usar NaveMesh para inimigos desviarem de obstáculos

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Jul 04, 2016 11:25 pm

JohnnyKills escreveu:No caso do jogo ser em 2D. Como faço para utilizar o NavMesh?

Não existe NavMesh para 2D... é um pedido que já fizeram para a equipe da Unity, mas sei lá por qual motivo os caras não conseguem fazer algo que tem em 3D para a versão 2D .-.

Tem que fazer teu próprio pathfinding ou esperar lançarem o recurso.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como usar NaveMesh para inimigos desviarem de obstáculos

Mensagem por NOME-ALEATORIO em Seg Ago 08, 2016 6:22 pm

Marcos Se Usar Esse Script (desse tutorial seu Clique

Código:
using UnityEngine;[size=14][/size]using System.Collections;[size=14][/size]public class AIPOINTS : MonoBehaviour {[size=14][/size] public Transform[] AIPoints;[size=14][/size] public float velocidadeDeMovimento = 5;[size=14][/size] private int AIpoitAtual;[size=14][/size] private float distanciaDoJogador;[size=14][/size] void Update () {[size=14][/size] if(AIpoitAtual < AIPoints.Length){[size=14][/size] Vector3 target = AIPoints[AIpoitAtual].position;//posicoes dos waypoints[size=14][/size] transform.LookAt(target);//olha na direcao desses waypoints[size=14][/size] transform.position = Vector3.MoveTowards(transform.position,target,velocidadeDeMovimento * Time.deltaTime);[size=14][/size] if(transform.position == target){[size=14][/size] AIpoitAtual = Random.Range (0,AIPoints.Length);   [size=14][/size] }[size=14][/size] }[size=14][/size] }[size=14][/size]}




A IA Ira Andar Aleatoriamente Pelo Cenario?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como usar NaveMesh para inimigos desviarem de obstáculos

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Ago 09, 2016 1:19 am

NOME-ALEATORIO escreveu:Marcos Se Usar Esse Script (desse tutorial seu Clique

Código:
using UnityEngine;[size=14][/size]using System.Collections;[size=14][/size]public class AIPOINTS : MonoBehaviour {[size=14][/size] public Transform[] AIPoints;[size=14][/size] public float velocidadeDeMovimento = 5;[size=14][/size] private int AIpoitAtual;[size=14][/size] private float distanciaDoJogador;[size=14][/size] void Update () {[size=14][/size] if(AIpoitAtual < AIPoints.Length){[size=14][/size] Vector3 target = AIPoints[AIpoitAtual].position;//posicoes dos waypoints[size=14][/size] transform.LookAt(target);//olha na direcao desses waypoints[size=14][/size] transform.position = Vector3.MoveTowards(transform.position,target,velocidadeDeMovimento * Time.deltaTime);[size=14][/size] if(transform.position == target){[size=14][/size] AIpoitAtual = Random.Range (0,AIPoints.Length);   [size=14][/size] }[size=14][/size] }[size=14][/size] }[size=14][/size]}




A IA Ira Andar Aleatoriamente Pelo Cenario?

você teria que pegar o script de algum editor de códigos e não do fórum e colar no fórum, senão ele perde a formatação...

Mas em relação a dúvida, se for o segundo script sim, o inimigo deve andar aleatoriamente, conforme a descrição no próprio tutorial.
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